Votação

Existirá vida extraterrestre?

Não. Pode haver condições físicas necessárias mas a vida não se forma.
1 (2%)
Sim, vida inteligente e não inteligente.
47 (92.2%)
Sim, mas não vida inteligente.
3 (5.9%)

Votos totais: 38

Votação encerrada: Junho 30, 2006, 10:24:16 pm

Autor Tópico: Que opinião têm acerca da existência de vida extraterrestre?  (Lida 12507 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
A questão é polémica e, por vezes, tratada de maneira inadequada. Contudo, ao questionar-mo-nos sobre as nossas origens e a origem do cosmos, uma pergunta surge sempre: seremos os únicos seres no Universo? Existirão outras civilizações cósmicas? Dêem as vossas opiniões e expliquem os pontos de vista. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline joaorrpinto

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 522
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astrofotografia & Fotografia
(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 01, 2006, 02:35:56 am »
Bem, na minha opinião, quando se formou o universo, não foi só o nosso planeta que teve o "dom" da vida, mas tb acho que para além dos confins do  universo possa existir vida, nem q seja unicelular, mas tb possa existir civilizações mais evoluidas que a nossa...
Pegando no tema dos ovnis...isto poderá ser uma prova em que os seres extraterrestres tentem comunicar com a nossa civilização, como nós enviamos um satélite tentando procurar vida no infinito...o que se tem visto na nossa sociedade é que quando existe algum relato de uma pessoa que viu um ovni, este é imediatamente ridicularizado...em que se calhar o homem já descobriu que existe vida para alem do nosso planeta e não o quer divulgar por causa dos conflitos q possam vir a existir entre paises...mas eu sou mais apoiante desta teoria, porque acredito q o homem já descobriu formas de vida no exterior esconde sempre as suas provas...como na famosa base secreta na américa "area 51", em que se acredita q é naquele sitio q estão guardadas todas as provas de existencia de vida extraterrestre...por isso votei na opção 2 - "Sim, vida inteligente e não inteligente."
Bem, fico à espera da vossa opinião....

Cumps.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por rapidix »
Castelo Branco - Penamacor
Latitude:40.167
Longitude:-7.167
Altitude:494 m


(sem assunto)
« Responder #1 em: Julho 01, 2006, 02:35:56 am »

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #2 em: Julho 01, 2006, 03:20:58 am »
Citação de: "rapidix"
quando se formou o universo, não foi só o nosso planeta que teve o "dom" da vida

Apoiado, aliás está provado que (embora muita gente não saiba) a matéria distribui-se de forma mais ou menos igual e proporcional pelo Universo e que as moléculas responsáveis pela formação da vida se formam espontâneamente a partir de condições apropriadas. Para além disso, pensa-se agora mais do que nunca, que a maior parte das estrelas está acompanhada por planetas, o que aumenta e muito as probabilidades de vida (mesmo que seja apenas não inteligente e unicelular).

Citação de: "rapidix"
Pegando no tema dos ovnis...isto poderá ser uma prova em que os seres extraterrestres tentem comunicar com a nossa civilização, como nós enviamos um satélite tentando procurar vida no infinito...o que se tem visto na nossa sociedade é que quando existe algum relato de uma pessoa que viu um ovni, este é imediatamente ridicularizado...em que se calhar o homem já descobriu que existe vida para alem do nosso planeta e não o quer divulgar por causa dos conflitos q possam vir a existir entre paises.


Devo confessar que neste assunto entramos noutro campo, no entanto há 2 pontos inegáveis:
 
 - Ha muitos relatos de OVNI's por ano
 - Existem factos muito mal explicados pelas autoridades que entram em actividade em alturas de supostos incidentes destes.

O que, como é óbvio, não significa que estes relatos sejam contactos com civilizações avançadas. Contudo, penso que estes incidentes deveriam ser criteriosamente estudados a fim de determinar as causas e apurar mais detalhes.
Quanto à teoria sobre a qual o homem pode ja ter descoberto vida noutro planeta so que o estar a esconder é perfeitamente coerente. Basta pensar um pouco para arranjar mais de mil razões que essas pessoas arranjariam para não divulgar esta descoberta. Aliás, quem viu o filme "Contact" escrito pelo astrónomo Carl Sagan sabe a que me refiro. Rebentaria autenticamente uma onda de polémica, e superstição, medo e outras coisas que poderiam e iriam abalar muito o nosso planeta.

Contudo, esta é uma questão em que são muito mais as dúvidas do que as certezas e como tal são aceites opiniões a favor e contra. Venham elas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline mmontes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 52
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://mmontes.dyndns.org
(sem assunto)
« Responder #3 em: Julho 01, 2006, 10:13:12 am »
Eu acredito que exista vida, e também vida inteligente, polvilhando esse Universo por aí. Só que está demasiado dispersa e distante (em termos humanos) para a descobrirmos (ou ela a nós).

Parece-me um bocado "egoísta" pensarmos que somos únicos. Com tantos milhões de galáxias, com tantos milhões de sóis... porque haveria a Terra de ser o único planeta com vida, e ainda por cima inteligente (se bem que às vezes tenho dúvida se a raça humana é tão inteligente como gosta de apregoar :twisted: ) ?

Em relação à questão dos OVNIS (que acho que não tem nada a ver com o tópico, mas pronto, se quiserem levar a discussão por aí...): eu não acredito em OVNIS; não acredito que andem por aí homenzinhos verdes ou cinzentos em discos voadores a raptar pessoas para as estudar; não acredito que os EUA tenham na area 51 corpos de extra-terrestres, ... no fundo, essa treta toda.

Resumindo e concluíndo, acredito na vida para lá da Terra, só não acredito é que ela ande "por aqui".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por mmontes »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #4 em: Julho 01, 2006, 12:27:33 pm »
Bem, eu escolhi a ultima opção. Acredito veemente q existe vida fora da Terra mas não inteligente. Já todos temos a consciência q somos um grão de pó no Universo e pq haveriamos de ser os únicos a beneficiar deste "dom" da vida? Acredito q haja mts planetas com condições de vida inorgânica, bacteriológica. Ovnis? Há mts de facto mas lembrem-se q significa Objecto Voador Não Identificado por isso não acredito q algum seja extraterrestre. Se estivessemos a ser visitados por seres inteligentes não acham q deviam ser inteligentes o suficiente p conquistar este nosso minúsculo mundo? Com a tecnologia q teriam p poderem fazer viagens tão grandes, bastava um simples "estalar de dedos" da parte deles p nos rendermos à sua força. Se a intenção deles é apenas estudar o nosso planeta, não acham q já tinham mais q tempo (desde os primeiros relatos de supostos ovnis) p saberem tudo de trás p a frente?
Sinceramente é tudo uma questão de imaginação dos humanos q alimentaram esta ficção desde os tempos em q se julgava q Marte era habitado - viu-se q realmente é... :roll:
Bem, é apenas a minha opinião.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #5 em: Julho 01, 2006, 12:50:04 pm »
Vamos lá ver.. Eu acho tão improvável que um meteorito caia num planeta, que se calhar também é altamente improvável que haja vida, inteligente ou não, noutro planeta..
Dito por outras palavras, temos uma Lua bem à nossa vista, que mostra que meteoritos a cair em planetas é do que mais por aí há.. Portanto Vida, se calhar, não é assim tão improvável de encontrar..

Quanto a mim a grande questão é mais: estamos a falar "em quanto tempo?".
Do que eu imagino, entre haver vida até ela ser inteligente, é só uma questão de tempo.. É só um intervalo entre meteoritos..
O "haver vida" em si, é que é mais problemático.. Precisa de umas temperaturas jeitosas, de uns comportamentos atmosféricos apelativos, de uns componentes quimicos interessantes, etc.. Precisa de alguma estabilidade para evoluir, ao fim-ao-cabo..
Outra vertente de "quanto tempo" estamos a falar, pode estar relacionado com o quão distante "nós" (e quem somos nós?) vamos demorar a "chegar/ver" a onde houver vida? Imaginemos que existe vida, mas que está tão longe que não conseguimos chegar lá, ou ver até lá.. Se isso acontecer, não há meio de nós sabermos que há mesmo vida! Portanto, podemos ficar sem resposta, ou pensarmos que "por enquanto" ela ainda não existe..

"Isto" é tão grande que deve haver qualquer coisa - é a minha opinião - nem que isso tenha que ser em alturas diferentes, de forma a que as "civilizações" não se encontrem.. Mas duvido que nestas próximas gerações a gente ache alguém vindo de fora.. Ainda nos deviámos achar a nós cá dentro, antes de procurar lá fora..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Fil »
Fil.
GOAAA

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #6 em: Julho 01, 2006, 08:20:06 pm »
É assim, eu acredito qu haja vida extraterrestre.
Agora ela está num sitio que o mais provavel é não chegarmos lá.
E esse sitio é numa outra galaxia.
E com certeza são bem mais inteligentes que nós. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

Offline igomes

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 337
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #7 em: Julho 03, 2006, 10:05:14 am »
Eu não quero ser controverso mas...porque é que temos que achar que nós humanos é que somos vida inteligente ? Ou melhor, que somos a única vida inteligente existente neste Universo imenso ?

Tal e qual como a Terra, devem existir ai milhares de planetas por esse Universo fora que têm caracteristicas semelhantes ao nosso. O nosso problema é que temos que ver para crer  :?

E quem nos diz a nós que eles necessitam de água, de oxigénio e que são feitos de carbono como nós ? Talvez eles nem necessitem disso para se formarem e para viverem.

Eu acredito que existem, que não somos a única espécie neste imenso Universo...talvez eles não estejam aqui logo ao lado e talvez nem lhes apeteça fazer contacto connosco (o que não seria de espantar visto nós humanos sermos bons em guerras  :? )
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por igomes »
Galactica M51 Team powaaaa \":)\"
Konichiwa mina-san ^^

Vendo : Clio 2 1.2 16V Expression - Cor Cinza Perola - 59000km - Revisão aos 52000km - Pneus novos - Inspeccionado ...Interessados contactem-me por Mensagem Privada...

[ur

Offline Miguel G

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 69
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #8 em: Julho 03, 2006, 04:17:10 pm »
Citação de: "igomes"
Tal e qual como a Terra, devem existir ai milhares de planetas por esse Universo fora que têm caracteristicas semelhantes ao nosso. O nosso problema é que temos que ver para crer  :?

E quem nos diz a nós que eles necessitam de água, de oxigénio e que são feitos de carbono como nós ? Talvez eles nem necessitem disso para se formarem e para viverem.



Exacto, uma das nossas tendências é classificar planetas como favoráveis à vida...Mas esta vida é "tal como a conhecemos", logo pode existir vida fora daquilo que achamos possível ("vida tal como não a conhecemos" :D ). Nós humanos temos várias presunções:
1 - Achamo-nos os únicos num Universo gigantesco (milhões de planetas em milhões de estrelas, distribuidas por milhões de galáxias)
2 - Pensamos que a biologia extraterrestre tem de ter por base o Carbono
3 - Classificamos os planetas do nosso ponto de vista (Vénus, para nós, pode ser um inferno, mas para outros seres poderá ser uma interessante e luxuriante estância termal)
4 - Achamos que seres superiores terão interesse em fazer contacto connosco (embora seja provável que sim, seres superiores não devem ter muito interesse em contactar a Humanidade, que ja deu provas de uma estupidez compulsiva - Guerras, conflitos, racismo, corrupção, e um desinteresse crescente pelo Cosmos em que se inserem...)

Assim, acho que a perspectiva extraterrestre deve ser melhor estudada, examinando e ponderando se, por exemplo, os extraterrestres (se os há) respiram, se bebem água, se morrem de frio ou de calor (e que frio e calor são esses?), se têm biologia baseada em Carbono e se (ainda) possuem conflitos internos. Neste âmbito, recomendo o livro "As Ligações Cósmicas - Uma Perspectiva Extraterrestre" de Carl Sagan, editado pela Gradiva, que eu acho ser um "must" do autor.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Miguel G »
"Mortal as I am, I know that I am born for a day. But when I follow at my pleasure the serried multitude of the stars in their circular course, my feet no longer touch the earth. "
                                        -Plato

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Extraterrestre
« Responder #9 em: Setembro 25, 2006, 05:14:04 am »
Deve haver inteligência e consciência em algum outro lugar só não sei onde. Sobre o sistema solar posso citar uma frase do Carl Sagan:
OS MARCIANOS SEREMOS NÓS.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por AJC »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 25, 2006, 11:40:42 pm »
Vejam o documentário que começou mesmo agora no canal 2: "Extraterrestre".

Um grupo de conceituados cientistas da NASA e das mais prestigiadas universidades do mundo, partilham ideias de como serão determinadas formas de vida extraterrestre e em que planetas podem habitar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 26, 2006, 10:09:17 pm »
Mas quem é que aqui tem dúvidas??? Não acham que seria presunçoso demais da nossa parte presumir que somos os únicos no universo?? No universo????? Com um tamanho estupidamente grande??? Meus amigos, é impossível não haver mais nenhum tipo de vida, inteligente ou não! Agora que me falem no problema tecnológico que temos?? Sim senhor, ainda somos muito maçaricos, no que respeito diz às viagens pelo espaço, e temos muito que aprender para encurtar distâncias! Quem é que, à 100 anos atrás diria que hoje tinhamos uma estação espacial em órbita da terra, entre outros exemplos? Um maluco?? Só podia ser maluco , só de pensar nisso!!! Tempo, meus amigos, tempo é tudo aquilo que precisamos para provar a existência de vida extraterrestre! Se "eles" já se encontram entre nós, ai sou mais céptico, não digo que não mas, certamente que alguns governos, principalmente o americano, aproveitam-se disso para encobrir segredos de estado e projectos secretos! Mas as provas já começaram aparecer: quantos planetas extrasolares já se descobriram? dezenas? Centenas? Daí até saber se têm vida é mais um passo, por isso é como digo, TEMPO, è preciso TEMPO para se chegar lá!!! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Iridium

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 84
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 26, 2006, 10:40:19 pm »
Citação de: "Emanuel"
Mas quem é que aqui tem dúvidas??? Não acham que seria presunçoso demais da nossa parte presumir que somos os únicos no universo?? No universo????? Com um tamanho estupidamente grande??? Meus amigos, é impossível não haver mais nenhum tipo de vida, inteligente ou não! Agora que me falem no problema tecnológico que temos?? Sim senhor, ainda somos muito maçaricos, no que respeito diz às viagens pelo espaço, e temos muito que aprender para encurtar distâncias! Quem é que, à 100 anos atrás diria que hoje tinhamos uma estação espacial em órbita da terra, entre outros exemplos? Um maluco?? Só podia ser maluco , só de pensar nisso!!! Tempo, meus amigos, tempo é tudo aquilo que precisamos para provar a existência de vida extraterrestre! Se "eles" já se encontram entre nós, ai sou mais céptico, não digo que não mas, certamente que alguns governos, principalmente o americano, aproveitam-se disso para encobrir segredos de estado e projectos secretos! Mas as provas já começaram aparecer: quantos planetas extrasolares já se descobriram? dezenas? Centenas? Daí até saber se têm vida é mais um passo, por isso é como digo, TEMPO, è preciso TEMPO para se chegar lá!!! 8)



1000% de acordo!!  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Iridium »
Espaço...
A ultima fronteira...

º

Offline sara

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 81
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #13 em: Outubro 08, 2006, 01:07:27 pm »
estive a ler um livro de extraterrestres muito interessante. Achei uma coisa interessante,houve uma mulher que teve um "encontro2 de quinto grau com um et, ela diz que eles lhe disseram que queriam aterrar na terra pacificamente, se que as pessoas tenham medo odio ou outro sentimento mau.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por sara »

Offline Tiago Dias

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 166
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 08, 2006, 08:11:03 pm »
Ja agoara qual é o livro Sara.
 :wink:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Tiago Dias »

(sem assunto)
« Responder #14 em: Outubro 08, 2006, 08:11:03 pm »