Autor Tópico: Novo Reflector  (Lida 3198 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Novo Reflector
« em: Novembro 13, 2008, 12:33:24 pm »
A vista desarmada parece que esta tudo bem.... mas mais tarde ou mais cedo terá que ser colimado, a minha pergunta é a seguinte será este instrumento http://www.gem51.com/verproduto.php?id=4404&fam1=1&fam2=14, apropriado para o efeito, e será bom.... deixo isso aos entendidos.

Se este não for o melhor método aceito sugestões!!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Re: Novo Reflector
« Responder #1 em: Novembro 13, 2008, 07:42:07 pm »

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo Reflector
« Responder #2 em: Novembro 16, 2008, 11:18:11 pm »
Esta por ai alguém que me responda!!  :?  :?  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo Reflector
« Responder #3 em: Novembro 17, 2008, 12:45:13 am »
Olá. É assim. Das experiências que tenho tido com instrumentos de colimação, o colimador que recomendo para reflectores é este:

http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... =1&fam2=14

Isto porque só a ocular cheshire que te recomendei, permite fazer o primeiro passo da colimação, que consiste em centrar o secundário em relação ao focador. O laser nao permite isso.
Além disso, o problema dos lasers é que são muito sensíveis a quaisquer folga que tenhas no porta oculares, o que vai fazer com que te pareça que o telescopio está colimado, mas retiras o laser e voltas a po-lo e ja parece descolimado de novo.

A ocular de colimação da orion, (já tive uma) apesar de ser um método visual de colimação ao contrário do laser, permite uma colimação bastante boa até f4.5 pelo menos.

Se precisares de mais detalhes sobre o funcionamento da cheshire, nao hesites em perguntar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Novo Reflector
« Responder #4 em: Novembro 18, 2008, 10:16:52 pm »
Citação de: "joao marum"
Olá. É assim. Das experiências que tenho tido com instrumentos de colimação, o colimador que recomendo para reflectores é este:

http://www.gem51.com/verproduto.php?id= ... =1&fam2=14

Isto porque só a ocular cheshire que te recomendei, permite fazer o primeiro passo da colimação, que consiste em centrar o secundário em relação ao focador. O laser nao permite isso.
Além disso, o problema dos lasers é que são muito sensíveis a quaisquer folga que tenhas no porta oculares, o que vai fazer com que te pareça que o telescopio está colimado, mas retiras o laser e voltas a po-lo e ja parece descolimado de novo.

A ocular de colimação da orion, (já tive uma) apesar de ser um método visual de colimação ao contrário do laser, permite uma colimação bastante boa até f4.5 pelo menos.

Se precisares de mais detalhes sobre o funcionamento da cheshire, nao hesites em perguntar.

Já que ofereces ...... podes então mandar detalhes sobre o funcionamento da Cheshire !!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline Nacibi

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 93
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.montargilforum.com/ncforum/forumdisplay.php?f=115
Re: Novo Reflector
« Responder #5 em: Novembro 19, 2008, 01:38:19 am »
Olá a todos.

  O que o João disse é verdade, depois de retirar o laser e voltar a colocar, parece que ficou um pouco descolimado, e também ao rodar o focador para cima ou para baixo o ponto do laser muda de local, mas isso deve ser por eu ter o folga no focador. Eu tenho o colimador que referiu em primeiro lugar, estou contente com o resultado. Mas como sou novato nestas andanças, passo a palavra aos mais entendidos.
  O colimador que tenho possui três parafusos para se poder colimar, o meu vinha descolimado, mas foi de fácil colimação.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Novo Reflector
« Responder #5 em: Novembro 19, 2008, 01:38:19 am »