Autor Tópico: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re  (Lida 3196 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Euller

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://eullermonteiro.multiply.com/
Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« em: Outubro 10, 2008, 02:29:35 pm »
Amigos,

Saudações Brasileiras :)

    Bom, eu estou procurando para construir um dubleto alguem que possa fornecer (por um preço justo) blocos para um diâmetro de 100mm, há como algun dos colegas ai na grande Europa, me dar esta dica ou até quem sabe ajudar na aquisição, pois aqui no Brasil não consegui encontar......

Abraços:
Euller
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Euller

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://eullermonteiro.multiply.com/
Re: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« Responder #1 em: Outubro 22, 2008, 12:13:32 pm »
Nenhum amigo tem uma dica???

Bom, eu continuo aguardando. . . .

abraços. . .
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« Responder #1 em: Outubro 22, 2008, 12:13:32 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« Responder #2 em: Outubro 22, 2008, 01:28:24 pm »
Viva Euller,
Aqui em Portugal o ATM tem uma expressão talvez um pouco fraca.. Não é muito frequente encontrar gente que saiba como desbastar vidro, e menos frequente ainda é fazer lentes com diferentes tipos de vidro. Não sei mesmo responder à pergunta. Talvez procurando em firmas que lidem com vidro, mas pode ser sempre necessário importar as peças..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Euller

  • Mensagens: 3
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://eullermonteiro.multiply.com/
Re: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« Responder #3 em: Novembro 06, 2008, 05:35:08 pm »
Citação de: "Fil"
Viva Euller,
Aqui em Portugal o ATM tem uma expressão talvez um pouco fraca.. Não é muito frequente encontrar gente que saiba como desbastar vidro, e menos frequente ainda é fazer lentes com diferentes tipos de vidro. Não sei mesmo responder à pergunta. Talvez procurando em firmas que lidem com vidro, mas pode ser sempre necessário importar as peças..

Fil, muito obrigado, e saudações aos amigos lusitanos. . . .

Sabe está difícil encontrar alguem que tenha informações concretas sobre o assunto :(|  tô batento cabeça hehehe :!: , más, vou ver o que consigo.

Abraços:
Euller. :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« Responder #4 em: Maio 23, 2009, 09:14:27 pm »
Caro amigo

Bom, as duas bolachas de vidro terão de ser de vidros de tipo diferente: a que vai gerar o elemento convergente terá de ser de vidro "crown". A que vai gerar o elemento divergente terá de ser de vidro "flint".
Mas só isso não basta. É preciso conhecer bem as características ópticas de cada vidro, e o
indice de refracção de cada um deles, para três cores diferentes (riscas C, F e d) e pelo menos com cinco casas decimais. Para, a partir daí, determinar o número de Abbe. O vidro tem de ter muita uniformidade óptica, ou seja, tem de ser opticamente homogéneo até um nível de exigência muito elevado. Caso contrário, a boa construção óptica será inútil.

Ou então, se o vidro for encomendado directamente a um fabricante de vidro óptico (Schot, Hoya, LZOS, ...), o que quer dizer caro, o fabricante, nas suas tabelas, dá logo o número de Abbe para cada vidro, essencial ao cálculo das potências focais específicas de cada lente.
Depois o processo envolve algum cálculo e a escolha das curvaturas para cada uma das 4 faces a trabalhar, o que dá alguns graus de liberdade mas impõe optimização.


Um livro que explica, passo a passo, todos os passos práticos a dar é este livro americano:

"MAKING A REFRACTOR TELESCOPE -- HOW TO DESIGN, GRIND, POLISH, TEST CORRECT AND MOUNT A DOUBLET LENS",

da autoria de Norman Remer e publicado pela William-Bell. Este livro pode ser visto e até encomendado aqui:

http://www.willbell.com/tm/refractor-telescope.htm  

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Re: Onde encontrar Blocos de Vidros Flint e Crown para re
« Responder #4 em: Maio 23, 2009, 09:14:27 pm »