Autor Tópico: Astrofotografia com Konus 90 mm  (Lida 7893 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #15 em: Outubro 13, 2008, 10:18:35 am »
Enquanto não posso ter o que preciso, investigo...

O que me dizem desta màquina ?
http://www.pixmania.com/pt/pt/463011/ar ... -af-s.html

Quais são as caracteristicas que a máquina precisa ter para fazer AF de jeito?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #16 em: Dezembro 02, 2008, 09:15:35 am »
Continuando…

O Pai Natal veio mais cedo, e deixou-me uma Sony a200. Mas com a dita, deixou também um monte de dúvidas.

Neste momento, e para me iniciar, estou a usar a montagem do Konus como tripé (este já vinha com uma pecinha para pôr uma máquina em cima), e para experiência ando a tentar fotografar a constelação de Orion. As primeiras (e unicas)fotos foram absolutamente pavorosas, tendo em algumas delas ficado mesmo com dúvidas do que estava a ver (a coisa não é fácil).  

Duvidas:
ISO :
Sei que é o que permite maior ou menor luminosidade na foto, mas mais não percebo. Nos rolos de fotografias vinha uma ‘range’ tipo 400-1600; aqui tenho de o configurar. Valores aconselhados?  

F?
Maiores ou menores valores?

Focagem para o infinito?
Isto quer dizer que foco para valores na objectiva menores ou maiores?

Tempos de exposição:
Existem por aí algumas tabelas com tempos médios para determinado tipo de objectos, ou vai-se adquirindo “calo” com o tempo?

Ainda muito longe de lá chegar, mas depois de conseguir atinar com o “bicho”, quais os programas que existem para sobrepor as imagens ?  

Como podem ver, ainda sou mais leigo em foto que em astronomia, pelo que alguns conselhos seriam um “must”.

Muito obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #16 em: Dezembro 02, 2008, 09:15:35 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #17 em: Dezembro 02, 2008, 11:35:31 am »
Citação de: "nunoagameiro"
uma Sony a200
Parabéns!
:arrow:ISO
Experimenta ;) Valores maiores permitem a "mesma" coisa em menos tempo.. No que toca a astro-fotografia, valores maiores geram mais ruído. Penso que ISO 200 pode ser bom para fotografias mais limpas, mas levas montes de tempo a fotografar.. ISO 400 talvez seja o mais prático...  Daí para cima, é o melhor para começar, pois ficas com exposições mais curtas.. Podes também usar uma resolução menor, para não se notar tanto o ruído ;)  Para começar dá lindamente.. Depois vais afinando consoante os gostos e resultados..
:arrow:F/# relação focal
F/1.4 é excelente, muita luz a entrar pela objectiva.. tempos de exposição mais curtos..  Mas relações focais tão grandes exigem mais das ópticas, e em geral as objectivas dão o seu melhor um pouco mais fechadas..  Talvez F/4 para uma 50mm, e F/8 para tele-objectivas mais compridas..  Nota-se mais é na aparência das estrelas nos cantos da foto.
:arrow:focagem
Focagem.... É feita onde focar.. :P O procedimento melhor é: foca, tira foto, refina focagem, tira foto, refina.. etc :) Para isto ser mais rápido aconselho uma máscara de Bahtinov ;)
:arrow:Tempos de exposição
Em filme é preciso algum calo.. Em digital, a coisa é mais simples, por o pessoal tem a mania (e boa) de combinar montes de imagens para homogeneizar o ruído.. Por outro lado também se vê logo se o tempo é a mais ou curto.. Dá para retocar na hora.. Mas assim por alto eu diria céu espectacularmente escuro = 10~15 minutos, céu assim-e-assim = 5 minutos, céu urbano < 1 minuto. :)
:arrow:software
eu uso o IRIS, mas aquilo demora um pouco a aprender a mexer :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #18 em: Dezembro 02, 2008, 12:56:49 pm »
Citação de: "Fil"
F/1.4 é excelente
O minimo é de 3.5. Fica no mínimo...

No link para gerar a Mascara de Bahtinov pede os valores do telescópio. Como neste momento estou a tentar usar apenas a máquina, introduzo os valores da máquina, ou a mascara serve apenas para para usa-la com o telescópio?

IRIS: Já fiz o download, obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #19 em: Dezembro 02, 2008, 09:57:27 pm »
Eu quase tenho a certeza que a mascara dá para objectivas também, Porque não ?!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #20 em: Dezembro 03, 2008, 09:29:54 am »
Bom, tentei gerar uma para a objectiva (F3.5; 55mm) e o resultado é um circulo completamente preto.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #21 em: Dezembro 03, 2008, 10:36:16 am »
Citação de: "nunoagameiro"
Bom, tentei gerar uma para a objectiva (F3.5; 55mm) e o resultado é um circulo completamente preto.
Então tenta os seguintes valores:

Focal length: 192.5 (atenção ao refresh automático a seguir à introdução deste valor - verifica se ficou como digitaste a seguir ao refresh)
Aperture: 55
Edge Thickness: 8

e mais à frente...
Slot Width Override: 1.2
Horizontal Slot Count: 20
Angled Slot Count: 20

E isto te gerará uma bonita e pequenina máscara de Bahtinov.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #22 em: Dezembro 03, 2008, 02:16:46 pm »
Boa, obrigado. Já tenho a "dita" imprimida...

Não querendo ser xato, mas não percebo nada disto...Os valores "extra" que me deste, servem para todas as DF, ou apenas para esta em concreto?

Agora faltava mesmo era o bom tempo.

Citação de: "Fil"
eu uso o IRIS, mas aquilo demora um pouco a aprender a mexer
"Pouco", parece-me apelido, ainda para mais, para quem é "verdinho" nestas andanças...Andei ontem a dar uma olhadela, ainda que muito superficial, e de facto parece-me complicado.

Uma ultima pergunta. O que preciso ter para acopular a máquina ao meu Konus (no sitio da ocular, sem ser afocal)?

Obrigado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #23 em: Dezembro 03, 2008, 03:08:15 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Boa, obrigado. Já tenho a "dita" imprimida...

Não querendo ser xato, mas não percebo nada disto...Os valores "extra" que me deste, servem para todas as DF, ou apenas para esta em concreto?

Não chateia nada! Em principio, e nesta nova versão, tudo o que é necessário para fazer uma máscara "funcional" são só os dois primeiros parametros. Os 3 últimos parametros foram para torná-la mais "eficaz". Alterámos a largura dos "slots" (espaços entre cada barra) do valor por defeito 0,6 para o dobro, porque se a experimentares com 0,6, as barras ficam muito estreitas e depois fica muito dificil fazer a máscara à mão. Os outros dois parametros foram para aumentar a quantidade de barras, que por defeito são 10, que preenche sensivelmente metade da máscara com barras. Claro que se diminuires o espaçamento entre as barras de 0,6 para 0,1, os outros dois parametros mesmo com o valor 20 já não vão preenchê-la toda com barras, já que estas agora são muito mais estreitas...

O melhor é ires variando um parametro de cada vez para veres a diferença.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #24 em: Dezembro 10, 2008, 09:17:22 am »
E praticamente impossível focar estrelas só com a máquina. Mal se consegue ver a estrela para a focar, e esta máquina não dá para ver a partir do LCD, só o menu ou o que acabámos de fotografar (ou pelo menos ainda não descobri como o fazer), o que torna a coisa ainda mais dificil.

Proximo passo: acopular a máquina ao telescópio.

Já sei que serão precisos um destes dois:
http://www.gem51.com/verproduto.php?id=536&fam1=1
http://www.gem51.com/verproduto.php?id=537&fam1=1

A minha pergunta é se é preciso também o anél T, ou basta um dos dois. E qual é a diferença entre eles.

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #25 em: Dezembro 10, 2008, 11:24:21 pm »
Por isso é que eu comprei (depois de muito ler !!), uma Canon EOS 450D, como têm live View, é só ligar, olhar para o LCD e focar... Melhor ainda ... tem um zoom de 10x em live view, o que faz com que o focagem possa ser feita com mais precisão... e depois também tem o programa nativo da Canon que da para estar a ver em "directo" no pc, o que estou a fotografar, além de poder mudar todos os parâmetros de foto para foto, sem ter de me levantar da cadeira, nice  :-D  :-D

No que diz respeito ao acopular ao telescopio... sim necessitas sempre de comprar o anel T, referente a tua maquina (Sony, certo?)...

Depois com esse anel (que vai encaixar na tua maquina no lugar da objectiva), podes enroscar nos diversos adaptadores... por exemplo, esses que mencionas...

- O primeiro e para encaixar directamente no local da ocular e usar o telescópio como Objectiva..

- O segundo serve o mesmo efeito, mas.... podes encaixar dentro dele uma ocular, para magnificar mais, bom por exemplo para fotografar planetas, para obter mais proximidade e detalhe.

Já agora, de onde és??
Pode ser que haja por aqui pessoal da tua zona, assim podes combinar uns encontros para trocar impressões e conhecimentos. Acredita vale bem a pena escutar ou observar quem já anda nestas andanças a algum tempo..... eu que o diga  :(|  :-D Por acaso também tenho um Konus :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #26 em: Dezembro 11, 2008, 10:21:06 am »
Pois, tenho visto que existem uma montanha de programas que funcionam directamente com as Canon. MAs dantes, com as SLR, também não se via no LCD (estou só a "desculpar" a minha Sony  :lol:  :lol:  :lol: ). Já existe um programa da Sony para usar a máquina a partir do PC, mas só serve para a A700, estou com muitas esperanças que não tarda nada possa ser usado por outros modelos.

Existem também programas que funcionam com a Minolta A2, mas ainda não tentei nenhum.

Como é que eu sei qual o anel T para a minha máquina ? Qualquer um para 35 mm serve?

Sou de São Marcos, perto de Sintra.

Já agora, qual é o Konus?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #27 em: Dezembro 11, 2008, 02:20:11 pm »
Tens mesmo que comprar o anel próprio para a tua maquina, já que cada marca tem um encaixe especifico para as suas objectivas, por isso o anel depende da marca...

Aconselho-te a levar a maquina quando fores comprar o anel. Deixo-te algumas fotos, do meu anel... desculpa a qualidade das fotos, foram tiradas com a maquina fotográfica do meu puto de 4 anos.

 
Em primeiro, o anel T da Canon, e o encaixe para o meu focador.


A Canon sem objectiva.

 
Primeiro só com o Anel T e depois com o encaixe do focador já enroscado no Anel T.

 
O focador em aberto, e depois a Canon já encaixada no focador.


Se és de Sintra estas quase aqui ao lado  :mrgreen: , Quando estiver bom tempo passa pela Atalaia (ao lado da Academia do Sporting no Montijo), ai podes ver vários Setups diferentes.
Eu sou da Margem Sul, mas muitos dos que vão a Atalaia moram mesmo perto de ti...

O meu Konus é um konusky 200, um Newton de 8", e o Whitehat, têm um Motormax 130. Apareçe..  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #28 em: Dezembro 12, 2008, 02:44:24 pm »
Citação de: "Keyser"
desculpa a qualidade das fotos, foram tiradas com a maquina fotográfica do meu puto de 4 anos

Desculpar um favor ????

Já está, encomendei. O anél é o mesmo para a da Minolta A2.

Agora, e mesmo para ser uma seca, passos:

Tenho lido sobre "Dark Frames",  etc.. e não percebo nada. O que é mesmo preciso para tirar uma astrofoto, partindo do principio que por exemplo, estou a tirar 4 fotos de 20 s? Tiro uma foto toda preta com os mesmo 20 s, certo? E mais?

Tirar fotos ao meu filho é bem mais fácil :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ahlberto

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 300
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #29 em: Dezembro 12, 2008, 06:08:03 pm »
Ola.há um novo focador para os newt da skywatcher proprio para astrofotografia em que é muito mais fáçil focar.Ter atenção que nas primeiras versões deste focador,os buracos dos parafusos do focador não coençidem com os buracos do tubo sendo preçiso fazer novos buracos-Porem a FLO forneçe uma versão actualizada em que não é preçiso fazer buracos nenhuns   http://stargazerslounge.com/index.php/t ... #msg358876
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #29 em: Dezembro 12, 2008, 06:08:03 pm »