Autor Tópico: Astrofotografia com Konus 90 mm  (Lida 7894 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Astrofotografia com Konus 90 mm
« em: Outubro 06, 2008, 10:07:47 am »
Boas...

Agora que tenho o meu XT8, o meu "velhinho" Konus de 90 mm (refractor acromático) está literalmente arrumado na prateleira a apanhar pó. A minha duvida é saber o que posso fazer (se é que posso), em termos de Astrofotografia com ele.

Tirando a limitação dos 90 mm, tinha uma problema que era o de abanar "que nem varas verdes" quando estava algum vento (e se faz vento onde moro !!!). Penso que o problema estava no conjunto tripé/montagem, e não sei se o comprimento do tubo terá alguma coisa a ver.

Gostava de saber se vale a pena investir numa montagem mais firme, se bem que não faça a minima ideia do que quererá dizer, por exemplo, EQ3 ou EQ5.

WebCam ou máquina digital?

Enfim, a verdade é que a Astrofotografia nunca me disse muito, mas na semana passada vi a foto que o xuxumaxer pôs no forum da galáxia de Andrómeda, e mesmo com o problema dos vermelhos...FABULOSO!!! Sabendo que estou muito longe de ter um SCT (acabei de comprar o XT8, e a menos que queira sair de casa  :D  :D  :D ... é melhor esperar mais uns tempos)...

Vale a pena tentar com este equipamento?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #1 em: Outubro 06, 2008, 11:31:06 am »
Um SCT nem é o ideal para astrofotografia. Um telescópio de 70-90mm é o ideal para começares.
Mas é um Maksutov ou um refractor?

A dificuldade inicial da AP não está na câmara nem no telescópio. Está na qualidade da montagem e na infinidade de acessórios que é preciso comprar   :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #1 em: Outubro 06, 2008, 11:31:06 am »

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #2 em: Outubro 06, 2008, 11:41:10 am »
É refractor acromático.

Citação de: "Miguel Lopes"
A dificuldade inicial da AP não está na câmara nem no telescópio. Está na qualidade da montagem e na infinidade de acessórios que é preciso comprar
.

Essas são as minhas maiores duvidas.

Os acessórios variam se usarmos WebCam ou máquina, correcto? Tenho visto EQ3 ou EQ4 ou outros, isso refere-se à qualidade da montagem, certo? A minha não é a aconselhada, em definitivo, mas como posso saebr qual é? Assim já ficava com uma ideia.

Obrigado?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #3 em: Outubro 06, 2008, 11:51:27 am »
Podemos ver as coisas de outra maneira: quanto estás disposto a gastar?  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #4 em: Outubro 06, 2008, 11:57:47 am »
UUIIIII!!

Aí está "A" pergunta...

O facto é que no espaço de +/- 6 meses, já vou no segundo telescópio. Logo gostava de ir devagarinho, sabendo que estamos num hobbi, onde gastar pouco é dificil.

Mas não tenho ideia de que equipamento será necessário para começar. Logo, é uma pergunta um tanto ou quanto dificil de responder.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #5 em: Outubro 06, 2008, 01:25:17 pm »
A meu ver tens 2 hipóteses:

1) defines um orçamento e procuras o setup que te permite atingir o objectivo
2) escolhes um setup modular que permita melhorias futuras e embora seja fora do teu orçamento vais poupando ou comprando aos poucos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #6 em: Outubro 06, 2008, 02:05:51 pm »
O livro "Fotografar o céu" de Pedro Ré é uma boa aquisição ? Isto é, tira-me todas estas dúvidas?

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #7 em: Outubro 06, 2008, 02:16:07 pm »
Olá,
O livro é excelente e ensina muitos princípios básicos e avançados de astrofotografia, filme e CCD. Tem também uma parte muito interessante sobre a história da astrofotografia. Mas não tem preço de material (obviamente), pelo que não te vai dar directamente a "solução".
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #8 em: Outubro 06, 2008, 02:22:26 pm »
O meu principal problema neste momento, é que nem sei o que é que é preciso ter para começar, quanto mais fazer desde já um orçamento. Mas se calhar vou começar por arranjar uma máquina e um adaptador, e ver o que dá para fazer com o que tenho (as máquinas também não andam baratas), e depois vou, como dizes, comprando aos poucos.

Mas penso que vou mesmo começar pelo livro, afinal foi o que NÃO fiz com o telescópio, e acabei por me dar mal.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #9 em: Outubro 06, 2008, 02:26:28 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
O meu principal problema neste momento, é que nem sei o que é que é preciso ter para começar, quanto mais fazer desde já um orçamento. Mas se calhar vou começar por arranjar uma máquina e um adaptador, e ver o que dá para fazer com o que tenho (as máquinas também não andam baratas), e depois vou, como dizes, comprando aos poucos.

Mas penso que vou mesmo começar pelo livro, afinal foi o que NÃO fiz com o telescópio, e acabei por me dar mal.
Que máquina?

Já agora deixo-te os dois orçamentos mais baixos. Ambos assumem a existência de uma montagem com seguimento:
a) Toucam modificada para longa exposição. Orçamento: 90-150€ (arranjam-se em 2a mão)
b) DSLR montada com uma lente de 200-300mm. Esquece o Konus, usa directamente a câmara...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #10 em: Outubro 06, 2008, 02:47:05 pm »
já agora, um pormenor, o xumaxer mostrou a M33, que é a galáxia do triângulo ;-)

Esse livro, "fotografar o céu", dá-te uma boa ideia de todo o tipo de fotografia que se pode fazer ao céu e seus astros. É um livro algo abrangente, que tenta mostrar a quem nada sabe fazer, o mundo de coisas possíveis de fazer. Ele na realidade fala nos aspectos chave, mas especifica com exemplos de coisas que já não estão muito actuais.
Um problema das câmaras é que se desactualizam rapidamente, e eu acho que esse livro foi demasiado escrito a pensar na concretização no equipamento.. Foi escrito numa altura em que as webcams estavam a aparecer como coisas bastante baratas e como uma solução a explorar para certas aplicações, que as câmaras CCD eram caras e ainda estavam na infância, e não havia ainda DSLRs na astronomia..
Mas se queres comprar o livro só para tirar essas dúvidas, então serve perfeitamente!
Para mim, que já sabia umas coisas por ler noutros sítios, e de experiência própria anterior em fotografia e assim, acabou por não ser a compra que mais gostei de fazer.. A melhor que fiz, contudo, foi o livro "Telescópios" do Guilherme de Almeida.. Que apesar de não falar muito em astrofotografia, dá conhecimento que nos põe a pensar sobre minhentos aspectos. É uma enciclopédia! Mas pronto, não tem muito a ver com astrofotografia.

A meu ver uma montagem equatorial que faça seguimento (motor em AR) é essencial. Um motor em DEC dá jeito.. Para exposições mais longas que alguns segundos, pode ser necessário guiar (em especial se a montagem foi compra barata). para isso é necessário um telescópio-guia ou um off-asix guider.. Com alguma paciência, isto permite ficar a guiar manualmente enquanto a máquina fotografa.. Claro que ao fim de umas horas de experiência em guiar manualmente, vamos querer deixar de o fazer, e é aí que costuma ser precisa uma montagem nova, mais cara..

Que material tens por enquanto?
SLR de filme ? SLR digital?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #11 em: Outubro 06, 2008, 03:03:42 pm »
Citação de: "Fil"
já agora, um pormenor, o xumaxer mostrou a M33, que é a galáxia do triângulo

Então que galáxia é esta?
viewtopic.php?f=32&t=1973

Citação de: "nunoagameiro"
DSLR montada com uma lente de 200-300mm

Citação de: "Fil"
SLR de filme ? SLR digital?

Agora entendo a cara das pessoas quando começo a falar de informática ou de programação...é a de que não percebem nada do que lhes estou a dizer... :-D

Citação de: "Fil"
Que material tens por enquanto?
Neste momento, e para além do XT8, tenho o Konus, com uma montagem EQ (e ainda não percebi o que são os 4's e os 5's, etc...), com motor AR. Tenho também uma "máquinazinha" digital, mas é daquelas "de trazer por casa" da HP.

Quanto ao livro "Telescópios", uma enciclopédia, sem dúvida.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #12 em: Outubro 06, 2008, 03:18:35 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Citação de: "Fil"
já agora, um pormenor, o xumaxer mostrou a M33, que é a galáxia do triângulo

Então que galáxia é esta?
viewtopic.php?f=32&t=1973
errr... é a.. é a...  Hmm.. Olha que eu sou moderador e posso ir editar o meu post para não fazer figura de parvo!
:-D
Pois, enganei-me! tens razão :oops: :) :(| A M33 foi do Paulo Lobão :P

Citação de: "nunoagameiro"
Agora entendo a cara das pessoas quando começo a falar de informática ou de programação...é a de que não percebem nada do que lhes estou a dizer... :-D
Epá, desculpa.. é que quando comecei a escrever o post, a conversa estava mais curta, e quando acabei cresceu :P Demorei muito tempo a escrever...

Citação de: "Fil"
Que material tens por enquanto?
Neste momento, e para além do XT8, tenho o Konus, com uma montagem EQ (e ainda não percebi o que são os 4's e os 5's, etc...), com motor AR. Tenho também uma "máquinazinha" digital, mas é daquelas "de trazer por casa" da HP.
[/quote]A diferença entre a 4 e 5 é só de usar rolamentos ou anilhas.. Nada que seja assim muito importante para cargas leves estando tudo bem oleado.
Pois, a sugestão do Miguel de teres a objectiva com a câmara em cima da montagem pode ser o melhor. O telescópio podes usar para "guiar" com uma ocular de retículo e pronto. Não é preciso uma tolerância muito grande na guiagem, mas a cada 10 segundos dá para ir vendo como a montagem está a portar.
Se tiveres uma máquina tipo point&shoot é mais chato, por causa da limitação de tempo de exposição...

Mas com F/2.0 já se fazem umas coisas engraçaditas de grandes campos, de partes da nossa Via Láctea.. Convém é ser feito de um sítio escuro..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #13 em: Outubro 07, 2008, 01:04:18 pm »
Entretanto consultei um ilvro que tenho lá em casa - "Observar o céu profundo" - , e descobri que vinham lá umas dicas sobre este assunto. Não fala do equipamento necessário em concreto, mas fala das formas possiveis de efectuar a fotografia;

Se bem entendi, podemos fotografar directamente com a máquina, apenas com o telescópio a servir de guia; em afocal; e removendo a ocular e aplicar a máquina directamente no lugar da ocular.

Ora na primeira opção, parece-me evidente que necessitamos de o fazer a partir de um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível :s ; com a segunda, parece-me que quem faz esta faz a terceira, sendo que para a terceira, será necessário uma daquelas máquinas que conseguimos remover a objectiva, tipo Canon ou Sony, estou a pensar bem?

Sei que também existe a possibilidade de o fazer com WebCam, mas pelo que tenho visto, não sei se a (ainda grande) diferença de preço compensa, pois ao adquirir uma máquina fotográfica, não fica apenas para usar com o telescópio, sendo que com uma WebCam alterada, o mesmo não se verifica. E pelo que tenho visto, a qualidade final de uma e de outra, é enorme.

Em resumo, que isto já vai longo,  Para começar, e visto que já tenho um telescópio com tripe e motorizado (se bem que fraquinho), vou "apenas", e este apenas ainda são uns €€€€€ largos, de precisar da dita máquina e de um suporte para a mesma, certo?

ufa...!!!

PS: Estou a olhar para o céu, e parece-me que vou ter algum tempo para reflectir. E logo agora que começo a ter a grande nebuosa de orion mesmo em frente de onde observo  :(|  :(|  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #14 em: Outubro 07, 2008, 02:09:10 pm »
Citação de: "nunoagameiro"
Se bem entendi, podemos fotografar directamente com a máquina, apenas com o telescópio a servir de guia; em afocal; e removendo a ocular e aplicar a máquina directamente no lugar da ocular.
exacto, basicamente é isso.

Citação de: "nunoagameiro"
Ora na primeira opção, parece-me evidente que necessitamos de o fazer a partir de um lugar com o mínimo de poluição luminosa possível :s ; com a segunda, parece-me que quem faz esta faz a terceira, sendo que para a terceira, será necessário uma daquelas máquinas que conseguimos remover a objectiva, tipo Canon ou Sony, estou a pensar bem?
Bom, a poluição luminosa afecta todas as fotografias.. Mas realmente aquela que parece menos afectada é aquela feita em afocal. Mas a razão para isso tem a ver principalmente com o tempo de exposição bastante curto que costuma ser utilizado. Em geral é usado para fotografias a planetas brilhantes, com grandes ampliações. No outros casos, a poluição luminosa tem a tendência de se manifestar muito em fazer aparecer um gradiente no fundo.. O outro efeito que tem luz a mais no céu, é reduzir o espaço de manobra para se ir buscar "informação ténue"..
Mas concordo que fotografar com objectivas fotográficas, ao apanhar muita área de céu, torna fácil ver gradientes com exposições mais curtas..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Astrofotografia com Konus 90 mm
« Responder #14 em: Outubro 07, 2008, 02:09:10 pm »