Autor Tópico: Primeira captura - Saturno  (Lida 2293 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline devoid

  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Primeira captura - Saturno
« em: Fevereiro 17, 2009, 01:34:09 pm »
Pela primeira vez consegui colocar Saturno a frente da maquina. Não que tenha ficado bom... mas é um começo. Viver num apartamento rodeado por montes de lampiões é o que dá.
De qualquer forma, neste momento estou mais desiludido do que propriamente entusiasmado, uma vez que não ficou com qualquer tipo de detalhe, apenas uma bola branca.
Alguem me sabe dizer o porquê?

[attachment=0:2pfhua1y]sat4.jpg[/attachment:2pfhua1y]13/02/2009

O meu setup foi:
Meade LXD75 - N6 (152mm diâmetro 762mm focal [F5])
Philips ToUcam (firmware SPC900) sem qualquer tipo de mod, em prime focus +TeleVue Barlow 3x
Apenas fiz um pequeno vídeo, o qual passei pelo RegistaxV4.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #1 em: Fevereiro 17, 2009, 01:59:04 pm »
Olá devoid

não desanimes se a tua primeira imagem não correspondeu às tuas expectativas... Isso acontece com todos! :D
Parece que a tua imagem sofre de alguns pormenores ainda não dominados e que só com mais e mais experiências começarás a controlar.

a imagem está saturada... deves procurar usar tempos de exposição mais baixos.
Tens ainda que experimentar diferentes settings para o gain, brilho, contraste, etc. Só depois conseguirás saber quais os melhores para cada planeta e condições.
Depois tens que aprender a "mexer" no Registax para conseguires sacar os detalhes que estão presentes nas frames.
Há um DVD espectacular para isso e o que ainda é melhor é que é em português 8)
É o DVD do Paulo Casquinha! Procura nas lojas de Astronomia , como por exemplo, aqui:
http://www.gem51.com/verproduto.php?id=935&fam1=4

A melhor coisa que podes fazer para processar uma imagem é a captura da mesma. Se tiveres uma boa captura, será fácil processar e retirar tudo o que lá está. Se a captura sofre de falhas, quantas mais tiver, mais difícil será conseguir alguma coisa dela. Nem os melhores do mundo o poderiam fazer.

Não desanimes e aproveita esse "fracasso" para tentares uma e outra vez ainda, até veres como podes ser bem sucedido nessa tarefa.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #1 em: Fevereiro 17, 2009, 01:59:04 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #2 em: Fevereiro 17, 2009, 04:44:42 pm »
Usas-te em B&W? Ou ficou mesmo assim? Tenta não usar o gain mto alto porque senao fica com mto ruido. Usa um exposição mais curta e depois ajusta o gain (tenta nao ultrapassar os 50-60, e msm assim...) nao uses mais do que 15fps, se o seeing estiver mau usa 10fps se tiver bom ou mais ou menos usa 5fps. O brilho, gamma, etc, deixa ficar a meio nos 50. Que software usas? Experimenta o wxastrocapture (para captura) e o WcCtrl (para os settings da webcam) que é o que eu uso com a minha SPC900. E tem calma, isso só lá vai com paciencia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline devoid

  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #3 em: Fevereiro 18, 2009, 01:05:57 am »
Desanimar eu? Nunca...
A minha principal dúvida era mesmo se não seria "limitações" do equipamento, ou neste caso dos espelhos (um scope vindo do Lidl pode causar alguma desconfiança  :-D ). Além disso, foto está bastante semelhante ao que vejo através da ocular (Plöst Meade 4000 26mm), apesar de ver ainda mais pequenino.
Quanto as regulações da câmara, experimentei de tudo (com o WcCtrl, e tentei capturar com o K3CCtools Free, mas como bloqueava constantemente, acabei por remediar com o VDub), acabei por optar por 5fps, shutter mais lento (1/25 se não estou em erro?), P&B, e os restantes parâmetros a volta de 50~60%... foi o que me pareceu ficar melhor, mas sempre sem qualquer detalhe.

Nota: como não tenho vista para norte, a montagem não estava mesmo nada alinhada...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #4 em: Fevereiro 18, 2009, 03:10:36 pm »
Usa o wxastrocapture com o WcCrtl. Brilho e gamma a meio, gain como a imagem ficar melhor e dependendo do shutter speed. Porque usaste a P&B??? Nao ganha nada com isso (so perdes informaçao da cor), a camara nao vai ficar mais sensível pois o seu CCD vai ser sempre a cores. E depois há o seeing, como estava? Tenta outra vez e segue os passos que te decrevi e vais ver que ficas aí com um Saturno jeitoso (em princípio :P).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline devoid

  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #5 em: Fevereiro 18, 2009, 04:39:08 pm »
Obrigado pelas dias, desconhecia o wxAstroCapture, já o instalei e parece funcionar muito bem, adoro programas do género open source gratuitos. Ao contrário do K3CCDTools, o qual não entendo o porquê de tanta reputação...
Usei P&B porque pareceu-me ficar melhor na altura, ao escolher a cores ficava com tons azulados ou até vermelhos... mas vou seguir os teus conselhos.
Quanto ao seeing achei que estava relativamente bom, se bem que havia muita luz artificial para o lado que estava a apontar, e também estava distante de zénite, o que acho que também não ajuda.
Vou continuar a praticar, agora que já perdi o medo  :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #6 em: Fevereiro 18, 2009, 05:57:37 pm »
Citação de: "devoid"
Usei P&B porque pareceu-me ficar melhor na altura, ao escolher a cores ficava com tons azulados ou até vermelhos... mas vou seguir os teus conselhos.
Quanto ao seeing achei que estava relativamente bom, se bem que havia muita luz artificial para o lado que estava a apontar, e também estava distante de zénite, o que acho que também não ajuda.
Isso do vermelho e azul é devido ao facto de provavelmente ele estar baixo em relação ao horizonte e é provocado pela refracção da luz na atmosfera. Mesmo assim, a cores vale sempre a pena. Logo vai estar bom tempo, aproveita e depois mostra ao pessoal. ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Primeira captura - Saturno
« Responder #6 em: Fevereiro 18, 2009, 05:57:37 pm »