Autor Tópico: Vixen SXD: o que já consigo fazer  (Lida 1994 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Vixen SXD: o que já consigo fazer
« em: Setembro 23, 2008, 10:06:25 pm »
Após 5 meses de luta contra o tempo e contra a montagem, finalmente consegui fazer algumas coisas de jeito esta semana. Dubeni, esta informação é para ti:

O que já consigo fazer:
- Guiagem! Por ASCOM as correcções são grosseiras mas por GPUSB funciona. Em DEC está extremamente estável (a montagem está mal alinhada e equilibrada). O RMS em DEC dá  0.5 -> 1 arc seg. Em RA ainda não está muito perfeito e tem algumas oscilações até aos 5 arc seg mas que a guiagem corrige de imediato. Acho que ainda dá para melhorar muito, é questão de acertar nos parâmetros e equilibrar melhor a montagem. Usei o ST80 com uma barlow o que dá FL 800mm.
- ligação pelo TheSky6 (sem ser ASCOM)
- powerup e ligação directa ao TheSky sem precisar de usar o starbook!
- envio para a posição de Park usando o TheSky

O que não consigo ainda fazer:
- envio para a posição Home a partir da posição Park
- consistentemente ligar a partir do TheSky. Por vezes não liga...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #1 em: Setembro 23, 2008, 10:26:27 pm »
Actualização:
Com a mudança do guide rate em RA para 0.6x sideral já consegui 0.35 arc seg em DEC e <1 arc seg em RA e MUITO estável  :D

Agora vou para dentro que está uma humidade estúpida!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #1 em: Setembro 23, 2008, 10:26:27 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #2 em: Setembro 23, 2008, 11:26:09 pm »
Aqui está um dado interessante. Fiz a correlação dos erros em X e Y e deu 0.02, o que é excelente! A correlação das correcções aplicadas deu 0.05.
Para quem não sabe o que nos dá a correlação, significa que os erros em X e Y não estão relacionados, ou seja, que são variáveis independentes.
Ou seja, um movimento do motor de um eixo não tem impacto no outro eixo.
Isto são boas notícias, porque algumas pessoas que têm esta montagem queixavam-se disso...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #3 em: Setembro 24, 2008, 11:34:07 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Aqui está um dado interessante. Fiz a correlação dos erros em X e Y e deu 0.02, o que é excelente! A correlação das correcções aplicadas deu 0.05.
Para quem não sabe o que nos dá a correlação, significa que os erros em X e Y não estão relacionados, ou seja, que são variáveis independentes.
Ou seja, um movimento do motor de um eixo não tem impacto no outro eixo.
Isto são boas notícias, porque algumas pessoas que têm esta montagem queixavam-se disso...
Penso que se as correcções forem feitas alternadamente em AR e em DEC, e se a câmara estiver mal alinhada com as direcções de AR e DEC, isso pode acontecer..
Epá, mas tens aí uma rica montagem, sim senhor :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rjsc2001

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 127
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #4 em: Setembro 25, 2008, 09:26:48 am »
Fixe. Isso quer dizer que os problemas que algumas pessoas têm tido com essa montagem não têm tanto fundamento assim.

Já agora, não há por ai imagens da montagem e de fotografias tiradas por ela  :-D ??

ricardo
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ricardo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #5 em: Setembro 25, 2008, 10:07:42 am »
O problema é que o tempo tem estado tão mau que não dá para fazer uma sessão de mais de uma hora! Outro problema é que ainda não tenho o hardware/ software necessário para robotizar tudo.

Por exemplo ontem:
- Liguei tudo e apontei para a bubble.
- Tentei encontrar a bubble mas o ccd é tão pequeno e o telescópio é tão grande que é quase impossível só com go-to sem plate solve
- fiz um plate solve para ver se estava perto mas não devia estar porque ele não encontrou a localização
- apontei para 3 estrelas brilhantes na zona, centrei-as com a ocular e disse ao TheSky que essas eram as suas localizações
- novo goto. mais perto mas ainda não aparece no CCD
- usando uma ocular no telescópio guia encontrei as estrelas de referência e finalmente encontrei a bubble
- procurei uma estrela brilhante para guiar mas como a minha webcam ainda não permite longas exposições, estou limitado a estrelas de magnitude 7 com barlow e 8 sem barlow. Tive que guiar sem barlow
- rotinas de calibração falharam 3x porque estavam feitas para o uso com barlow
- tudo pronto para captura! (20min)
- portátil vai abaixo porque me esqueci do carregador na empresa  :(
- fui para dentro de casa cravar o carregador do portátil da Sónia mas ela estava a usá-lo
- 30min à espera do carregador, embora conseguia continuar a trabalhar a partir do pc de casa (remote desktop para o pc do observatório). Só não conseguia fazer capturas porque como não tenho maneira automática de tirar darks não podia fazer remotamente
- já tenho o carregador! Corro para o observatório!
- bubble 60s mas não vejo nebulosidade! Olho para o telescópio e está embaciado!
- com o Thesky mando o telescópio para posição de PARK e fecho o observatório
- passado meia hora abro aquilo e aponto para a bubble
- já passou do meridiano e perdi a localização exacta dela!
- desisto por hoje  :(|
- aproveito uma estrela próxima e testo uma guiagem
- 200s a FL 1460mm e as estrelas são redondas e sem arrasto  :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #6 em: Setembro 25, 2008, 10:15:47 am »
Citação de: "rjsc2001"
Fixe. Isso quer dizer que os problemas que algumas pessoas têm tido com essa montagem não têm tanto fundamento assim.

Já agora, não há por ai imagens da montagem e de fotografias tiradas por ela  :-D ??

ricardo
A montagem tem problemas, sim. Felizmente não são mecânicos. Ela veio um bocado presa mas após algum uso agora está a rolar bem, embora faz barulhos inquietantes...
O firmware do Starbook é que é uma m#$%#$%. Para observação simples não há problemas. Para AP, após várias tentativas descobri que só usando a porta ST4 é que funciona.
Problemas que ainda não têm solução:
- não tem posição de PARK. Eu simulo isso no TheSky e funciona. Mas depois não consigo passar a montagem de PARK para HOME... pelo menos para já...
- não há driver ASCOM oficial. O que existe é de um gajo que não tem nada a ver com a Vixen mas o driver não é grande coisa. Em princípio vou conseguir usá-la com o TheSky sem o ASCOM
- todas as configurações têm de ser feitas no starbook, não dá para fazer via PC. Isto limita um bocado a robotização total, mas acho que depois de arranjar bons settings de guiagem não mexo mais naquilo

Já vi imagens tiradas com ela e um C9.25 e são um espectáculo. Procura um espanhol chamado Juan na lista da SBIG.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #7 em: Setembro 25, 2008, 10:23:14 am »
ui.. pois..
Uma sugestão para te facilitar essas coisas de encontrar o objecto: quererás ponderar a hipótese de ter um mini-telescópio (mero buscador) com uma câmarazita, sempre preso ao telescópio fotográfico, só para o efeito de encontrar o alvo? Assim tinhas duas coisas presas uma à outra em que conseguias saber para onde estava o telescópio apontado... Mas pronto, uma brincadeira destas ainda custa no mínimo uns 200 euros.. Mas pode ser uma objectiva de fotografia presa numa qualquer câmara.. Com engenho, até se podia fazer com uma DSLR; o problema é que a DSLR é uma coisa que se vai querer andar a pôr e tirar várias vezes..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #8 em: Setembro 25, 2008, 10:37:57 am »
Citação de: "Fil"
ui.. pois..
Uma sugestão para te facilitar essas coisas de encontrar o objecto: quererás ponderar a hipótese de ter um mini-telescópio (mero buscador) com uma câmarazita, sempre preso ao telescópio fotográfico, só para o efeito de encontrar o alvo? Assim tinhas duas coisas presas uma à outra em que conseguias saber para onde estava o telescópio apontado... Mas pronto, uma brincadeira destas ainda custa no mínimo uns 200 euros.. Mas pode ser uma objectiva de fotografia presa numa qualquer câmara.. Com engenho, até se podia fazer com uma DSLR; o problema é que a DSLR é uma coisa que se vai querer andar a pôr e tirar várias vezes..
Fil, eu tenho um telescópio guia de 80mm com uma webcam... o problema é que o CCD é mesmo pequeno e a distância focal é muito grande... para dar uma idéia, a M27 enche o CCD...
E de momento não quero investir porque estou a poupar para o meu setup definitivo que vai resolver isso tudo.
E a solução final é o TheSky + ACP + Pinpoint com go to's perfeitos com plate solving...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Vixen SXD: o que já consigo fazer
« Responder #8 em: Setembro 25, 2008, 10:37:57 am »