Autor Tópico: Endireitar um veio de focador torto  (Lida 2164 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Endireitar um veio de focador torto
« em: Setembro 09, 2008, 04:22:17 pm »
...Consta no passado histórico do meu telescópio que algo aconteceu e entortou o veio do focador de cremalheira. Até aos dias de hoje isso nunca teve uma importância muito grande, uma vez que mesmo torto sempre rodou bem, e sempre serviu o propósito de focar a imagem :)
Contudo, eu vou acrescentar um acessório, para focagem fina, que assume o pressuposto de os veios serem "direitos" :) Vou, portanto, ter que endireitar o veio!

A roda da cremalheira está "esculpida" no próprio veio, e o veio está torto bem perto da roda dentada.
Em termos de dicas sobre formas de endireitar veios, a mais útil que encontrei foi esta: (na imagem, a última é a forma correcta)


Esta ideia assume que o veio não tem roda dentada :) mas mesmo assim devo guiar-me por ela usando uns apoios de madeira.
Hoje à noite tiro fotografias ao eixo a endireitar e coloco-as aqui, bem como o processo à medida que for avançando..

Se alguém tiver ideias, dicas ou sugestões, aproveitem para as fazer enquanto eu ainda não tiver partido o eixo ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #1 em: Setembro 09, 2008, 04:52:04 pm »
Olá,

a imagem não aparece...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #1 em: Setembro 09, 2008, 04:52:04 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #2 em: Setembro 10, 2008, 10:00:16 am »
Oops, olha, pelos vistos desapareceu.. bom mas a sugestão correcta é esta:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #3 em: Setembro 10, 2008, 02:22:39 pm »
Um focador com o eixo torto exibe o seguinte comportamento, de precessão do manípulo :)


O eixo que está ligeiramente dobrado não dá muito jeito para endireitar por causa da roda dentada (parte "sagrada" do eixo) a meio, e é possível que haja duas dobras, uma de cada lado da dita roda, embora uma claramente mais "influente" que a outra..
Aqui está a visão do eixo:


Penso que a vou tentar apoiar as partes mais largas do eixo em algum sítio de madeira (por exemplo) e conseguir arranjar algo que apoie na zona mais fina ao lado da roda dentada. Depois arranjo um torno (fixo) e tento apertar isto nos seguintes sítios:


Penso que será isto. Ao fim ao cabo, a pancada que o focador levou e que o entortou também foi aproximadamente destes sítios...
hmm...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Focagem num Maksutov
« Responder #4 em: Setembro 10, 2008, 02:40:24 pm »
Ena está aí um projecto que precisa de umas "marretadas" delicadas! Mas penso que estás no bom caminho.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #5 em: Setembro 10, 2008, 03:42:29 pm »
Fil,
para evitar as marteladas, prende o veio num torno e descobre o ponto do mesmo onde este começa a ficar torto e, no lado oposto a esse ponto aquece-o com um maçarico (bico fino). Quando estiver perto do rubro dá pequeninos toques no veio com um maço de madeira e deixa arrefecer. Não o ponhas na água. Aperta o veio na bucha de um berbequim e fá-lo rodar, dessa forma verificas se ainda está muito mau. Se ainda não estiver bom repete a operação até achares que já chega.
O inconveniente é que, provavelmente o aço do veio ficará escuro e se for cromado...  :?

abc
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #6 em: Setembro 10, 2008, 04:04:51 pm »
:| :shock: Maçarico?? Maçarico sou eu! não quero derreter nada! :)

Estou a pensar fazer isso sem a parte do maçarico.. :) Tenho um torno (descobri que tabém se chama "morsa" no Brasil, e em inglês é "vise") e vou tentar apoia-lo naqueles 3 sítios ou parecido e fazer pressão..
Entretanto também ando a ver se desccubro quanto custa e quanto tempo leva mandar arranjar... Se for barato, e atendendo a que preciso do veio bem direito para o que vou querer, pode ser que me compense mandar arranjar em vez de meter eu as mãos à obra.. :(
Preferia que o fabricante me dissesse que não arranjava e precisava de comprar um novo, porque assim ficava com um veio torto para brincar à vontade :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline whitehat

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ruibranco.com/
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #7 em: Setembro 10, 2008, 10:27:56 pm »
Mete o veio em um torno e podes bater à vontade com um maço(martelo) de madeira ou de borracha ou de cobre que o veio não é temperado.  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
observation log by Rui Branco http://www.ruibranco.com
-
[Vendo]
Laptop HP

-

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #8 em: Outubro 30, 2008, 02:52:20 pm »
Viva,
Entretanto resolvi esta situação do eixo torto, mas acabei por não relatar aqui. Então, cá vai:

Com alguma pena minha, resolvi a questão não da forma mais informativa de todas :(
Após algumas tentativas conservadoras para endireitar o eixo, optei por encomendar um eixo novo, já direito :P
:oops: Foi uma atitude de cobardia ATM perante o material :P mas optei por esta via porque entretanto descobri que a cremalheira também estava danificada em parte do percurso (muito provavelmente isto aconteceu na mesma altura em que o eixo se dobrou). Ou seja, já que ia encomendar uma cremalheira, optei por encomendar tudo e pronto. Não era caro, por isso avancei por esta via.
O que é certo é que fiquei com um focador como novo, e com uma suavidade que eu ainda não conhecia! :)

Sei que não era este o conteúdo que de mensagem que todos queriam, mas resolveu-se o problema..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Endireitar um veio de focador torto
« Responder #8 em: Outubro 30, 2008, 02:52:20 pm »