Autor Tópico: O Fim! Amanha.  (Lida 1406 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
O Fim! Amanha.
« em: Setembro 09, 2008, 10:49:38 am »
O LHC (Large Hadron Collider - Grande Colisor de Hadrões) está prestes a entrar em acção. É já esta quarta-feira e alguns cientistas dizem que pode provocar o fim do mundo.

Trata-se do maior acelerador de partículas, localizado no CERN (Organização Europeia para Investigação Nuclear), na Suíça, possui um túnel de 100 metros na fronteira com a França, onde os protões serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 27 km de circunferência e 8,6 km de diâmetro.

Vem aí outro «Big Bang»
Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, tentando desvendar alguns segredos do universo. O desafio é fazê-lo sem destruir o mundo.

Produzindo um feixe de protões em cada direcção do anel, a intenção é colidi-los quando estiverem na máxima velocidade. O impacto é capaz de simular condições próximas às que existiram logo após o Big Bang.

Os cientistas envolvidos nesta experiência, a maior de sempre, até já foram alvos de ameaças de morte, precisamente devido a esse risco de causarem o fim do mundo. Várias pessoas têm recebido e-mails e chamadas telefónicas ameaçadoras, de pessoas que dizem temer o surgimento de terramotos e tsunamis, denunciou o The Telegraph.

In Diário IOL


Grande Colisor de Partículas está pronto para desvendar segredos do universo
O Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, começará a funcionar com toda a sua capacidade nesta quarta-feira na fronteira entre França e Suíça, penetrando nos mistérios da matéria e da origem do Universo, há 13,7 bilhões de anos.

Este instrumento colossal, no qual trabalharam cerca de 5.000 físicos e engenheiros durante mais de uma década, é o maior projeto científico dos últimos anos.

Robert Aymar, diretor geral da Organização Européia para a Pesquisa Nuclear (CERN), está convencido de que o LHC proporcionará aos cientistas "descobertas que mudarão nossa visão de mundo, em particular sobre sua criação".

A partir de 1996, a CERN iniciou a construção a uma profundidade de 100 metros sob a terra nas imediações de Genebra um anel de 27 km de circunferência, esfriado durante dois anos até chegar a menos 271,3 graus centígrados, ou seja, 1,9º C a mais que o zero absoluto.

Ao redor do anel foram instalados quatro grandes detectores, em cujo núcleo serão produzidas grandes colisões de prótons (partículas da família dos hádrons). O LHC atingirá 99,999% da velocidade da luz, de cerca de 300.000 km por segundo.

Em potência máxima, 600 milhões de colisões por segundo gerarão o surgimento de partículas, algumas das quais nunca foram observadas.

Para selecionar os 15 milhões de gigaoctetos de dados recolhidos anualmente, onze centros distribuirão a informação bruta para 200 instituições do mundo, que a analisarão e arquivarão.

Entre os detectores, o Atlas e o CMS foram desenhados para esquadrinhar o chamado Bóson de Higgs, uma partícula elementar que dotaria outras partículas de uma massa. Sua ausência sacudiria a física teórica.

"Há uma forte probabilidade de que o Bóson de Higgs possa ser observado", afirma Yves Sacquin, do Instituto francês de Pesquisa sobre Leis Fundamentais do Universo (Irfu).

A respeito do Higgs, "estamos convencidos de que existem no universo várias partículas muito mais pesadas do que as que conhecemos. É o que chamamos sem dúvida de matéria negra", explica Aymar.

"O LHC proporcionará a identificação e a compreensão dessa matéria negra", que compõe 23% do universo, enquanto que a ordinária representa 4% e o restante é constituído de energia escura.

Outro detector, o LHCb, tentará elucidar o que aconteceu com a antimatéria, presente no momento do Big Bang em partes iguais com a matéria.

O Alice analisará as colisões de íons de chumbo com o objetivo de recriar em um lapso relâmpago a "sopa" primordial de quarks e glúons que formavam a matéria durante os primeiros microssegundos do universo, antes da criação de prótons.

Quando entrar em funcionamento na quarta-feira de manhã o primeiro feixe de partículas, serão injetadas no acelerador pacotes de 100 bilhões de prótons.

Após o arranque do segundo feixe, que girará em sentido inverso ao primero, serão provocadas colisões de energia cada vez mais elevadas, até alcançar sete vezes a potência do Fermilab norte-americano, até agora o acelerador mais potente.

O projeto, que teve a contribuição de países europeus, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão, custou 3,76 bilhões de euros.

In AFP
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim! Amanha.
« Responder #1 em: Setembro 09, 2008, 11:14:05 am »
Aguardo curiosamente os resultados desta experiência... Sucesso? Falhanço? "Acidente"?

Espero que seja um grande sucesso! É um enorme investimento e uma grande "obra"!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: O Fim! Amanha.
« Responder #1 em: Setembro 09, 2008, 11:14:05 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim! Amanha.
« Responder #2 em: Setembro 09, 2008, 11:53:55 am »
Ainda falta um ano... para atingir a "velocidade de ponta"  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline rukia

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim! Amanha.
« Responder #3 em: Setembro 10, 2008, 05:38:19 pm »
io a todos

tenho aqui a duvida sobre o acelarador. o teste foi hoje ás 10h 30 segundo o CERN mas.. não vão levar uns dias até os feixes opostos se encontrarem na potência total? digo eu, n deve ser assim rápido conseguir obter a força de um BIG BANG.
Cá para nós aí é que vai acontecer.
Pode ser q descobram coisas muito interessantes. já era bom se "virasse a mesa" na dependência mundial dos combustíveis sólidos.
é que eu quero um skate igual áquele do regresso ao futuro. eheh 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
]

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: O Fim! Amanha.
« Responder #4 em: Setembro 10, 2008, 06:00:07 pm »
:)
Pois, este teste de hoje parece que correu com êxito!..
Êxito quer dizer duas coisas: O mundo não acabou, e os protões já conseguem percorrer o percurso de 27 km. :P

Isto começa devagarinho, ninguém vai arrancar um instrumento de medida a partir do nada e tirar logo as conclusões todas sobre a física moderna na primeira experiência :) Isso só acontece nos filmes :)
à medida que as coisas estiverem a ir funcionando bem, como esperado, eles irão avançando no programa, até terem aquilo pronto a usar para investigação, disponível ao resto da comunidade científica..

Ora o que esta pista de 27km de perímetro faz é só acelerar protões a velocidades 7x mais rápidas que o acelerador mais potente antes dele (Fermilab, penso). Mas no fundo, penso que a energia libertada (2.2 micro Joule) na colisão das partículas anda só perto daquela que dois mosquitos bem carregadinhos de uma noite de alimentação libertariam se chocassem no ar à velocidade que voam :)

O facto de estes choques libertarem partículas que não eram "vistas" desde o Big Bang (ou não conseguiram ser observadas entretanto) não quer dizer que seja preciso um Big Bang para as fazer aparecer.. :)

Contudo, acho mais provável que o LHC gere uma reacção em cadeia no subsolo, que afecte a composição química do petróleo tornando-o mais caro, e que o mundo como o conhecemos venha a acabar por causa disso :P

Edit:
Ora se um mosquito pesar 2.2 miligramas, e se a colisão dos mosquitos libertar toda a energia cinética deles, estamos a falar de 2*1/2* 0.0022*v^2 Joule.. Para isto corresponder aos 2.2 micro Joule, a velocidade de colisão tinha que ser de perto de 1 m/s. Parece rápido, mas razoável.. :) Um mosquito consegue voar normalmente a metade dessa velocidade!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: O Fim! Amanha.
« Responder #4 em: Setembro 10, 2008, 06:00:07 pm »