Autor Tópico: 1º EIAAFG  (Lida 6960 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: 1º EIAAFG
« Responder #15 em: Agosto 08, 2008, 11:43:23 pm »
Desde que não coincida com fim de semana de Prevenção, pode-se contar com mais dois, eu e o mais novo, também inscrito no Forum...

Bom fim de semana para todos,

valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: 1º EIAAFG
« Responder #16 em: Agosto 10, 2008, 07:39:58 pm »
ola a todos
tenho andado um pouco afastado do forum desde há uns meses por razoes estritamente profissionais, no entanto sempre que posso dou por cá uma vista de olhos.

Este fim de semana que coincidiu com a Astrofesta, fomos convidados para fazer uma palestra e uma sessão de observação ao Sol no Observatorio de Vila Nova na Serra da Lousâ.

Este local tem todas as condiçoes que queremos , no centro do País, perto de Coimbra, com um excelente acesso agora totalmente alcatroado, electricidade, agua, casas de banho , e abrigo para passar a noite TUDO á nossa disposicao, o unico inconveniente é realmente o vento que se faz sentir em alguns dias.

Hoje por exemplo estava uma ventania terrivel, (não é por acaso que estão lá os AeroGeradores)  Montamos o equipamento  na parte Sul do recinto a coberto do vento pelo edificio do observatório, e a "coisa"  estava estavel pelo menos para a observação.

No entanto nesta zona de montanha há muito espaço abrigado do vento em zonas + baixas  podendo eventualmente servir de 2ª ou 3ª opcao caso as condiçoes junto ao observatorio não fossem as mais indicadas.

Pode ser uma alternativa ao local a escolher. e temos o apoio da Junta de freguesia de Vila Nova para o que precisarmos.

Em termos de Céu não conheco mt bem mas é fora de qualquer aldeia que fica mt metros abaixo.

Podem ver fotos do local e condicoes na categoria dos "projectos" Observatorio de Vila Nova  na Galeria da Galactica.

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Re: 1º EIAAFG
« Responder #16 em: Agosto 10, 2008, 07:39:58 pm »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: 1º EIAAFG
« Responder #17 em: Agosto 11, 2008, 12:14:40 am »
Citação de: "Carlos Reis"
ola a todos
t... no Observatorio de Vila Nova na Serra da Lousâ.

...  e temos o apoio da Junta de freguesia de Vila Nova para o que precisarmos.

Em termos de Céu não conheco mt bem mas é fora de qualquer aldeia que fica mt metros abaixo.

Podem ver fotos do local e condicoes na categoria dos "projectos" Observatorio de Vila Nova  na Galeria da Galactica.

Um Abraço

Reis, se for aqui neste lical, posso estar de Prevenção e participar, a Linha do Norte passa perto, em 1/2 Hora estou junto aos carris...

Quanto a céus, o primeiro céu que vi em condições, antes do encontro no Redondo, foi precisamente ali ao lado de Vila Nova, mais a Sul, em S. João do Deserto, onde o pessoal de Coimbra costumava ir. ( 39º 59' 37.62''N  -  8º 19' 29.40''  -  749m  )

Cumprimentos a todos e vão pensando nisso.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #18 em: Agosto 12, 2008, 07:54:28 pm »
Boas,

eu tenho estado no "Universo das Férias" mas claro que podem contar comigo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #19 em: Agosto 13, 2008, 09:38:47 pm »
Olá a todos, passados alguns dias a recolher informação, junto aqui já aquilo que poderá ser a aproximação daquilo que poderá vir a ser o primeiro encontro do pessoal aqui do fórum.

Plano preliminar do 1º EIAAFG

Data prevista: 30 e 31 de Agosto.
Noite sem Lua. Pensei muito cuidadosamente nas sugestões que deram para Setembro, mas acontece que o Setembro deste ano para mim é critico. Tenho previsto o nascimento de mais um membro da família para esse mês e tenho de estar de “plantão”... pelo que tenho de arriscar para a data que proponho.

Local: Observatório Astronómico de Vila Nova (40° 2'43.06"N /  8°16'34.53"W).
Este local é praticamente no centro do País, perto de Coimbra, agora com um excelente acesso totalmente alcatroado (apenas à uns 4 meses) e tem boas condições para servir de base de apoio ao encontro. Tem electricidade, agua, casas de banho, anfiteatro equipado com projector e computador, e pode ainda servir de abrigo para passar a noite, quer do lado de dentro (basta praticamente um saco cama, limitado em lugares) quer do lado de fora para quem traga tenda. Se alguém quiser alojamento mais cómodo terá de se deslocar à Vila.

Programa Preliminar:

- Recepção do pessoal a partir das 14 horas do dia 30.
- Possibilidade de se fazer palestras desde as 15h até às 19h. Vamos precisar de voluntários. Não vamos querer palestras de temas muito básicos ou pouco práticos. Queremos “acção”! Temas como “Como Colimar o seu Telescópio”, “Astrofotografia Planetária”, “Alinhe a sua Montagem” serão prioritários e os mais apetecidos. Objectivo aqui é partilhar experiências que possam ser usadas!
- Possibilidade de observação ao Sol / Lua durante o dia.
- Jantar a partir da 19h. Aqui temos várias hipóteses que podemos equacionar. Comer no local poderá ser possível, uns frangos assados ou leitão, batatas fritas, pão e umas bebidas (aí vai requerer que o pessoal pague uma pequena quantia para suportar esses custos) ou poderão descer até à Vila.
- Inicio das observações após o jantar. O local exacto da observação irá depender fortemente das condições do vento. Caso haja vento, o mais certo é que o local fique a cerca 250m a 300m de distancia a Sul, mais a baixo do observatório. Continua a haver possibilidade de levar carro até ao local.

Obviamente, como é a primeira vez que iremos organizar um encontro naquele local, há ainda muitos “ses” e é sempre provável que alguma coisa não corra como esperado. Mas tem de haver sempre uma primeira vez para tudo. Correndo bem estará aberta uma porta para uma continuidade.

Fico à espera dos vossos preciosos comentários e sugestões.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fabio_R_21

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #20 em: Agosto 14, 2008, 01:07:53 am »
Bem, eu também alinho, desde que ainda não tenha começado as aulas, aí já é mais difícil a minha deslocação, mas em principio eu vou. Só preciso mesmo de saber a data! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
[size=85]F.A. Rodrigues[/size]

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #21 em: Agosto 14, 2008, 12:48:14 pm »
Então pessoal? Não há mais "feedback" em relação a este assunto? Preciso das vossas opiniões!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #22 em: Agosto 14, 2008, 05:56:33 pm »
Até ao momento, agradou-me o que li.. Provavelmente vou estar no Algarve antes dessa data sugerida, mas como tenho que regressar a Lisboa, posso fazer um "desvio" até Vila Nova :-) Como devo ter que dar boleia a outro Astrónomo Amador, tenho que lhe perguntar se também gostava de lá aparecer :)..
Em termos de oradores, eu posso mandar umas bocas sobre montagens equatoriais e assim.. Mas colimação não me sinto muito à vontade..
Atendendo a que é uma coisa aqui do fórum, também pode ser pensado mais em função das "necessidades" de quem for.. Uma espécie de "call for proposals", perguntar quais os temas mais desejados, com alguma antecedência..
Se bem que de agora até dia 30, faltam 2 semaninhas!.. Não é muito, já..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #23 em: Agosto 14, 2008, 06:38:05 pm »
Citação de: "Fil"
Em termos de oradores, eu posso mandar umas bocas sobre montagens equatoriais e assim.. Mas colimação não me sinto muito à vontade..
Atendendo a que é uma coisa aqui do fórum, também pode ser pensado mais em função das "necessidades" de quem for.. Uma espécie de "call for proposals", perguntar quais os temas mais desejados, com alguma antecedência..

Uma excelente proposta. Assim sendo, vamos a isso:
- Aos necessitados, peçam aqui os temas que achem que mais gostariam de ter ao vosso dispor.
- Pelo outro lado, quem se sentir à vontade para se oferecer ao tema, é favor de avançar :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: 1º EIAAFG
« Responder #24 em: Agosto 14, 2008, 11:13:17 pm »
Eu vou estar pelos Algarves nesta quinzena. Não sei quando vou regressar, se fore no Sabado vou fazer um forcing para aparecer os dois dias.
Estou a cerca de 20 Km do local... é o local mais favorável que posso ter, mas ainda não sei quando vai ser o regresso. Como a mais velha tem um exame na segunda... pode ser que o regresso seja antecipado...
Vamos aguardar...

Bom feriado, bom fim de semana e até dia 30 ou 31.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #25 em: Agosto 15, 2008, 07:36:26 pm »
Olá a todos,

estive hoje de manha mais o Carlos Reis no Observatório de Vila Nova e andamos à procura do local alternativo para a observação. Os locais que tínhamos pensado poderão resultar bem na protecção do vento caso venha a ser necessário. Medimos o vento, vindo de norte perto do observatório, hoje tinha uma média de cerca de 20km/h. Nos locais a sul, a média era de 5km/h, ou seja quase imperceptível.

A paisagem naquele local é impressionante. Hoje dali conseguíamos ver o mar.

Já está reservado o observatório para o nosso encontro para dia 30 e 31, inclusive até já temos as chaves.
Tal como já tinha dito anteriormente, este local tem todas as condições para servir de base de apoio ao encontro. Junto algumas fotos hoje:


Como podem ver, ir até ao observatório agora está muito mais facilitado com o caminho totalmente alcatroado.



Esta sala poderá ser usada e ajustada para quem quiser passar aqui a noite (ou parte dela). Se tiverem frio, há aquecedores.


Há frigorífico e microondas a funcionar, para quem quiser usar. A máquina de café também poderá ser útil, mas não verifiquei se estava funcional.



O anfiteatro para o uso dos oradores, caso haja.



Casas de banho, para homens e mulheres, e reparem, com chuveiro e água quente, totalmente a funcionar.


Aqui dentro (esqueci-me de tirar foto de lá de dentro do recinto), será o local primário para observação.


Os restantes caminhos são de terra batida (diria mesmo, rocha, gera pouco pó)


O local secundário para observação, a Sul. Foto virada a Norte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #26 em: Agosto 15, 2008, 07:40:04 pm »
Que condições excelentes esse observatório tem!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fabio_R_21

  • Mensagens: 10
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #27 em: Agosto 16, 2008, 12:39:30 am »
Sim, tem condições excelentes! Sempre é dia 30 e 31?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
[size=85]F.A. Rodrigues[/size]

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #28 em: Agosto 17, 2008, 01:55:33 am »
Olá a todos,

estive a gozar uma semana de férias e estive agora a recuperar o tópico e de tudo o que li parece-me tudo bem!!

Obrigado João e Carlos pelo trabalho!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: 1º EIAAFG
« Responder #29 em: Agosto 19, 2008, 07:11:41 pm »
Meh! Meh! Acabei de vir de férias...
Não estou cá nesse fim de semana  :(  :-(  :(
É mesmo azar.... vou falar com a cara metade a ver o que se pode fazer  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: 1º EIAAFG
« Responder #29 em: Agosto 19, 2008, 07:11:41 pm »