Autor Tópico: Telescópio da Sibéria prepara-se para mostrar eclipse solar  (Lida 992 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Telescópio da Sibéria prepara-se para mostrar eclipse solar
« em: Agosto 01, 2008, 11:26:46 am »
Mikhail Levchenko, veterano da II Guerra Mundial, construiu um telescópio no meio das couves e flores do quintal da sua casa na cidade de Barnaul, Sibéria. Passados mais de 30 anos, os vizinhos recuperaram o engenho, mesmo a tempo de verem o eclipse solar total de amanhã.

No meio de um jardim de rosas, violetas e couves, ergue-se uma estranha torre de madeira com cúpula de alumínio. Mikhail Levchenko, um entusiasta pela astronomia, construiu do nada este telescópio e observatório em 1973, trabalhando longe dos grandes centros de investigação, outrora o coração da corrida espacial soviética e norte-americana.

Agora, os vizinhos e habitantes de Barnaul querem recuperar a obra que os fascinou em crianças e esperam que o eclipse solar de 1 de Agosto inspire outros entusiastas a apoiar a sua missão.

Desde que Levchenko morreu, em 2002, o telescópio com uma lente de 40 centímetros de diâmetro, cobriu-se de pó. Houve quem tentasse arrombá-lo.

“O instrumento criado por Levchenko é único. Dá-nos imagens tão precisas como mais nenhum outro”, comentou Oleg Petrov que, em criança, olhou através das lentes do telescópio e ouviu as lições de Levchenko. Hoje é um dos que o querem restaurar.

Segundo a NASA (agência espacial norte-americana), o eclipse solar total, o primeiro em dois anos, vai ser visível no Canadá, China, Mongólia e Rússia. O Sol deverá desaparecer por dois minutos e 16 segundos.

“Vão chegar à região de Altai observadores de França, Itália e América”, disse Petrov. “Gostávamos de lhes mostrar este telescópio”.

Estrelas e almas

Na década de 70, o entusiasmo de Levchenko inspirou muitas pessoas. Amigos, crianças e até vizinhos bêbados encheram o seu quintal para as observações das estrelas. Saíam inspirados. “Muitos ficaram fascinados pela Física, Matemática e Astronomia”, contou Petrov.

Em 1973, Levchenko demorou um ano a construir o seu observatório, no seu quintal sossegado, a partir de restos de metal e madeira. “Ele tentou esconder a sua paixão pela astronomia durante a Era Soviética”, explicou a filha, Nadezhda. “Tinha medo de parecer excêntrico”. Mas os vizinhos estavam encantados. Petrov lembra-se de como, uma vez, um vizinho bêbado foi convidado por Levchenko para olhar para Saturno e pouco depois desistiu da bebida. “Ele explicou à sua mulher que alguma coisa mudou dentro da sua alma. Compreendeu que há muitas coisas interessantes na vida, enquanto ele perdia tempo com a bebida”.

Nadezhda recorda, divertida, que as mulheres empurravam os seus maridos para o telescópio para que Levchenko os tratasse da bebida.

À medida que a sua fama crescia, as pessoas começaram a pedir a Levchenko para ler as estrelas e dizer-lhes qual a melhor altura para plantar batatas e couves. “O meu pai nunca acreditou nos horóscopos, mas era capaz de prever o tempo, com a ajuda do telescópio”.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Telescópio da Sibéria prepara-se para mostrar eclipse solar
« Responder #1 em: Agosto 01, 2008, 11:42:46 am »
Um refractor de 40cm? foi isso que li? Isso dá uma cúpula com mais de 4 metros de diâmetro, para não pensar na montagem/suporte para o telescópio.. Fazer isso nos anos 70 é obra!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Telescópio da Sibéria prepara-se para mostrar eclipse solar
« Responder #1 em: Agosto 01, 2008, 11:42:46 am »