Autor Tópico: Lentes de contacto. Sim ou não?  (Lida 4355 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Lentes de contacto. Sim ou não?
« em: Julho 29, 2008, 11:12:25 am »
Ter de usar óculos é uma chatice para nós que gostamos do céu nocturno e de espreitar pelo telescópio! Intervalamos a ocular do telescópio com as dos binóculos e com o viewfinder da câmara. Depois deixamos o equipamento de lado para apenas nos deitarmos no chão e observar o conjunto ou então olhamos para a imagem vermelha do ecran do computador ou de algum mapa que levamos connosco. E os óculos por onde andam? Em cima do banco? No chão cheios de terra? Pendurados no telescópio? Mesmo quando sabemos onde se encontram já estão com certeza a precisar de ser limpos de novo!

Bom.... isto tudo para perguntar: Valerá a pena usar lentes de contacto? Há algum inconveniente que desconheça em usar lentes de contacto no nosso hobby? É que estou a precisar de trocar as lentes dos meus óculos e parece-me agradavel o cenário de não ter que andar a tirar e a pô-los a toda a hora!

Obrigado amigos e boas observações !

 :shock:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #1 em: Julho 29, 2008, 11:47:23 am »
Apesar de não ter contacto com óculos ou lentes de contacto, parece-me que as lentes de contacto poderão ser uma muito melhor opção. A superficie destas é feita com bastante precisão e têm uma área muito pequena, quando comparando com os óculos e ainda tem a vantagem de puder aproveitar o campo máximo da ocular. Se conseguir "metê-las" nos olhos, acho que deveria experimentar.

Just my €.02
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #1 em: Julho 29, 2008, 11:47:23 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #2 em: Julho 29, 2008, 12:14:03 pm »
Depende do tipo de problema óptico. Se não me engano, se tiveres astigmatismo deves usar as lentes, se for miopia ou outra, podes retirar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #3 em: Julho 29, 2008, 12:27:11 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Depende do tipo de problema óptico. Se não me engano, se tiveres astigmatismo deves usar as lentes, se for miopia ou outra, podes retirar.

Pois, eu tb já não sei muito bem qual dos problemas tenho (ou se tenho os dois). Já há dois anos que fiz os óculos e sinto que tenho de trocar as lentes. O grau é pouco e nas coisas do dia-a-dia posso até não os usar sem grande problema, no entanto, tenho de usar os óculos quando faço as observações a olho nu, senão perco muita coisa. Sem óculos, e a olho nu, consigo observar Mizar e Alcor apesar de já ser algo dificil. Tiro sempre os óculos quando passo para a ocular porque as lentes ficam sempre marcadas da borracha e porque perco muito campo, mesmo com oculares com "eye-relief" grande.
À volta da Lua noto uma "imagem fantasma" que não é igual para os dois olhos (no olho esquerdo a imagem fantasma fica mais descentrada do limbo lunar). Quando uso os óculos estes fantasmas quase desaparecem mas, ainda estão lá.

Queria mesmo evitar os óculos mas tenho algum receio de não me adaptar às lentes. :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #4 em: Julho 29, 2008, 02:35:54 pm »
Bem... aqui posso eu falar.
Sem lentes sou mais cego que um morcego (sim eles têm radar, eu não). Antes de usar lentes de contacto, usava óculos, mas os óculos não tinham a "precisão" de corrigir o meu problema como as lentes de contacto o fazem tão excelentemente.

Obviamente, há sempre prós e contras no uso de lentes de contacto. As minhas são semi-rigidas e podem ser usadas durante vários anos, dependendo se a doença é evolutiva ou não. Isso para mim era uma vantagem, as primeiras que usei duraram vários anos sem ter de as substituir, mas agora a doença tem avançado mais rapidamente e tenho de trocar agora as lentes quase todos os anos.

Outra vantagem é que com óculos tinha de andar sempre a limpa-los, as lentes chega ao fim do dia tiram-se para dormir e ficam a limpar num liquido próprio durante o tempo de descanso.

O que mais detesto com o uso de lentes é:
- Não poder apanhar vento forte na cara sem que a lentes sequem no olho,
- Não poder mergulhar sem óculos de protecção,
- Não poder andar em ambientes com muito pó e vento ao mesmo tempo, qualquer poeira no olho e é uma desgraça,

Mas estas desvantagens acabam por ser mínimas quando comparadas com o uso dos óculos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #5 em: Julho 29, 2008, 03:00:45 pm »
Não sei como se tiram nem põem as lentes, mas eu dou por mim a fazer ginásticas interessantes para espreitar por certos sítios, e muitas vezes tenho que olhar assim muito para cima.. Não sei se isso faz cair lentes...

Eu sou um dos casos que não ganha nada com lentes de contacto, pois a forma que elas tinham que ter não as torna cómodas ou whatever.. Basicamente tenho o contrário de Miopia (Hipermetropia: vejo "bem" ao longe e mal ao perto). As lentes teriam que ser ainda mais "convexas/grossas" (convergentes), e isso é um problema para elas agarrarem ao olho e não saírem.. Penso que é essa a razão para não haver lentes para mim. No caso do astigmatismo, o problema seria em alinhar correctamente a lente com o olho.
Pessoalmente faz-me impressão enfiar coisas no olho. Para isso já me chega um telescópio guia de vez em quando :P. Em termos de astronomia não acho nada boa ideia lentes de contacto, pois corro o risco de achar que já posso investir dinheiro em oculares, o que é mão para a carteira :D

Há uns cordões para pôr nas hastes dos óculos para eles ficarem pendurados ao pescoço. Um tipo fica com mais uns 50 anos em cima só por usar isso, mas à noite ninguém vê :D Eu costumo pendurar os óculos na boca, que é mau quando me espanto com alguma coisa :P
O que era mesmo fixe era uns óculos que deviassem as lentes para o lado da cara com uma mordidela num botão-de-boca, deixando espaço para o olho chegar perto da ocular.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #6 em: Julho 29, 2008, 03:18:30 pm »
Citação de: "Fil"
Não sei como se tiram nem põem as lentes, mas eu dou por mim a fazer ginásticas interessantes para espreitar por certos sítios, e muitas vezes tenho que olhar assim muito para cima.. Não sei se isso faz cair lentes...

As lentes não caem... tal como uma folha de vidro se cola a uma superfície lisa que esteja molhada, o mesmo acontece com as lentes. Elas só saem em condições muito especiais, como por exemplo, ter o olho pouco húmido ao piscar pode fazer a lente sair. A maneira de as tirar é puxar o canto do olho, tipo fazer olho à chinês, e piscar o olho rapidamente. Nota, que falo de experiencia apenas com lentes semi-rigidas. As moles, penso eu, são muito diferentes.

Citação de: "Fil"
Pessoalmente faz-me impressão enfiar coisas no olho. Para isso já me chega um telescópio guia de vez em quando :P. Em termos de astronomia não acho nada boa ideia lentes de contacto, pois corro o risco de achar que já posso investir dinheiro em oculares, o que é mão para a carteira :D

Lembro-me a primeira vez que que o médico me colocou uma lente de contacto no olho, não custou nada. Redescobri que afinal tinha linhas nas mãos. Impressionante, era quase que como trocar um velho CRT por um LCD com 1080p. Colocar as lentes por mim próprio é que não foi a mesma coisa. Foi mesmo muito difícil habituar-me à ideia e até conseguir fazer isso sozinho andei um mês a "penar". Agora já faço isso com "uma perna às costas".

Citação de: "Fil"
Há uns cordões para pôr nas hastes dos óculos para eles ficarem pendurados ao pescoço. Um tipo fica com mais uns 50 anos em cima só por usar isso, mas à noite ninguém vê :D Eu costumo pendurar os óculos na boca, que é mau quando me espanto com alguma coisa :P
O que era mesmo fixe era uns óculos que deviassem as lentes para o lado da cara com uma mordidela num botão-de-boca, deixando espaço para o olho chegar perto da ocular.

Para isso tens as lentes de contacto... elas movem-se para onde o teu olho se move. Muito melhor que qualquer par de óculos, que para em certas situações tens de mover mesmo a cabeça.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #7 em: Julho 29, 2008, 03:33:43 pm »
Pois, está visto que a primeira coisa que tenho de fazer é descobrir se o meu problema permite a utilização de lentes de contacto. Acredito que sim, pois como digo o meu grau é muito pouco, as minha lentes são bem fininhas (e as minha mãos têm linhas mesmo sem os óculos  :-D ). Imagino, João, a sensasão que deves ter experimentado! Mesmo não vendo mal, quando usei os meus óculos a primeira vez, tudo pareceu ganhar uma nova vida. Os contornos das coisas eram mais definidos, os objectos ganhavam mais contraste.... no teu caso essa experiência deve ter sido ainda mais acentuada.

Vou colocar a questão à minha médica para ver o que ela diz. Se for possível vou experimentar. No dia-a-dia os óculos não me incomodam, mas no breu duma noite de observação...  pain in the... neck!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #8 em: Julho 29, 2008, 04:16:20 pm »
O hábito faz o monge, meu amigo!! Aqui o je também é pitosga  :-D , mas habituei-me!Agora a sério,  realmente é desconfortante usar òculos, eu sofro de miopía, não muito elevada, praí umas 2 dioptrias, mas  tenho andado seriamente a pensar numa cirugia lazer para eliminá-la de uma vez por todas! A ver vamos :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #9 em: Julho 29, 2008, 04:30:38 pm »
Citação de: "Emanuel"
O hábito faz o monge, meu amigo!! Aqui o je também é pitosga  :-D , mas habituei-me!Agora a sério,  realmente é desconfortante usar òculos, eu sofro de miopía, não muito elevada, praí umas 2 dioptrias, mas  tenho andado seriamente a pensar numa cirugia lazer para eliminá-la de uma vez por todas! A ver vamos :)

Aí cirurgia... quem me dera poder... no meu caso, só transplante de córnea ou a implantação de círculos de silicone. Ainda não sei qual delas a melhor  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #10 em: Julho 29, 2008, 04:35:17 pm »
Pá, meter a "faca" no olho é que, para mim, seria mesmo o último recurso!
Faz uma impressão...  :roll:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #11 em: Julho 29, 2008, 05:14:38 pm »
Um colega meu fez a dita cuja, e pelo que contou, não há faca..

Há uma anestesia local, dada fora do olho, claro. Colam uma ventosa no olho, que parece que não é nada de especial o que se sente, fica-se quieto uns 20 segundos, e já está.. o laser trata do resto. Depois é passar um mês de óculos escuros (oferecidos) evitar ar-condicionados, correntes de ar, poeiras, etc.. Não coçar ou esfregar o olho (esta parece que é a parte pior), não lavar os olhos.. e pronto..
Ainda não passou um mês desde que o meu colega fez isso, mas ele até está contente com a ideia de não usar óculos..

Eu uso óculos há bem mais que 2 décadas e não me importo :P Mas malta míope queixa-se de nunca se ter conseguido ver ao espelho sem óculos, e quando consegue ver comenta isso :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #12 em: Julho 29, 2008, 05:34:44 pm »
Fil, olha só se não mudavas logo de visual!
[attachment=0:1swo8met]mr_fil.png[/attachment:1swo8met]

 :-D Espero que não leves a mal esta brincadeira :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #13 em: Julho 29, 2008, 06:44:07 pm »
HEHEhehehe!!! :-D :-D Gostei :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #14 em: Julho 29, 2008, 08:26:50 pm »
Ficaste mais novo Fil! ehehehe
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Re: Lentes de contacto. Sim ou não?
« Responder #14 em: Julho 29, 2008, 08:26:50 pm »