Autor Tópico: Shutter Cable para Nikon D40  (Lida 15225 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #15 em: Julho 17, 2008, 04:38:34 pm »
Elá! Nao digas essas coisas que mais logo ainda alguem começa a acreditar que é verdade!... génio!... ora essa agora...  :lol:

Bem, só há uma coisinha na D40 que ainda não vi bem... permite ela ligar um cabo disparador? Ou tem software em PC que faz isso via USB?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #16 em: Julho 17, 2008, 04:41:35 pm »
Bem, eu tenho uma Nikon D40, não tenho nenhuma experiência na utilização dela ligada ao PC, só mesmo no modo Bulb! Agora , se me permitem, a menos que haja um erro de impressão, na página 44 do manual, diz que no modo Bulb e com controlo remoto activado, o máximo de tempo para exposição são 30 minutos e não 30 segundos!!Mas também ainda não comprei o controlo remoto, por isso não tenho a certeza absoluta!! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #16 em: Julho 17, 2008, 04:41:35 pm »

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #17 em: Julho 17, 2008, 04:46:14 pm »
Citação de: "mpbschique"

LXD55 SN 8" é uma maravilha. Foi recentemente e pela primeira vez, completamente desmontado para lubrificação pelas mãos do génio Nelson Viegas. Noto uma diferença abrupta nos suaves movimentos que são tão importantes nas nossas observações.

Abraço,

Marco Santos

Pois. Qualquer dia tenho de fazer o mesmo ao meu. Está a precisar de uma revisãozita. Infelizmente não tenho tido muito tempo, e este tipo de "cirurgias" requerem tempo e paciência.
Já agora, e se não for abusar muito  :-D , que tipo de massa usaram  para a a lubrificação?

Obrigado pelas dicas e boas observações.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #18 em: Julho 17, 2008, 04:49:39 pm »
Citação de: "Emanuel"
Bem, eu tenho uma Nikon D40, não tenho nenhuma experiência na utilização dela ligada ao PC, só mesmo no modo Bulb! Agora , se me permitem, a menos que haja um erro de impressão, na página 44 do manual, diz que no modo Bulb e com controlo remoto activado, o máximo de tempo para exposição são 30 minutos e não 30 segundos!!Mas também ainda não comprei o controlo remoto, por isso não tenho a certeza absoluta!! :)

30 Segundos é o limite sem usar o Bulb. usando o PC penso que não tem limite de tempo, é o software que controla. Com o Controlo remoto não sei.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #19 em: Julho 17, 2008, 04:51:08 pm »
Citação de: "Emanuel"
Bem, eu tenho uma Nikon D40, não tenho nenhuma experiência na utilização dela ligada ao PC, só mesmo no modo Bulb! Agora , se me permitem, a menos que haja um erro de impressão, na página 44 do manual, diz que no modo Bulb e com controlo remoto activado, o máximo de tempo para exposição são 30 minutos e não 30 segundos!!Mas também ainda não comprei o controlo remoto, por isso não tenho a certeza absoluta!! :)

Isso está certíssimo, no modo "não-bulb", o máximo é 30". No modo bulb, com o controlo remoto pode fazer vários minutos. A questão é: Não existe alternativa ao controlo remoto? Por exemplo nas Canon, existe uma ficha "jack" standard de 2,5mm que permite através de um interruptor (ou aparelho electronico) controlar a exposição.
Bem, nada que uma adaptação no controlo remoto para este puder ser controlado pelo PC que não resolva!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #20 em: Julho 17, 2008, 05:03:36 pm »
Citação de: "ricardex"
Citação de: "mpbschique"

LXD55 SN 8" é uma maravilha. Foi recentemente e pela primeira vez, completamente desmontado para lubrificação pelas mãos do génio Nelson Viegas. Noto uma diferença abrupta nos suaves movimentos que são tão importantes nas nossas observações.

Abraço,

Marco Santos

Pois. Qualquer dia tenho de fazer o mesmo ao meu. Está a precisar de uma revisãozita. Infelizmente não tenho tido muito tempo, e este tipo de "cirurgias" requerem tempo e paciência.
Já agora, e se não for abusar muito  :-D , que tipo de massa usaram  para a a lubrificação?

Obrigado pelas dicas e boas observações.

Olá ricardex

Apesar de ser  :offtopic:  aqui fica a resposta á tua questão.

http://www.wd40.pt/dynamic-MASSA%20BRANCA%20DE%20L%C3%8DTIO.htm?fid=1004&cid=1009&sid=1013

Atenção que a que é mostrada na imagem é em spray e a que utilizamos é num tubo tipo gel. Já vi isto á venda no AKI. O Nelson já tinha utilizado anteriormente na dele, e sugeriu me a mesma aplicação com excelentes resultados.

Abraço :-)

Marco Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #21 em: Julho 17, 2008, 05:08:10 pm »
Obrigado Marco,

realmente acho que já vi dessa massa à venda no AKI.
Quando fizer a operação abro um tópico na secção própria para pedir a orientação das vossas mãos mais experientes que as minhas de newbie!  :-D

boas observações
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #22 em: Julho 17, 2008, 05:17:21 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Citação de: "Emanuel"
Bem, eu tenho uma Nikon D40, não tenho nenhuma experiência na utilização dela ligada ao PC, só mesmo no modo Bulb! Agora , se me permitem, a menos que haja um erro de impressão, na página 44 do manual, diz que no modo Bulb e com controlo remoto activado, o máximo de tempo para exposição são 30 minutos e não 30 segundos!!Mas também ainda não comprei o controlo remoto, por isso não tenho a certeza absoluta!! :)

Isso está certíssimo, no modo "não-bulb", o máximo é 30". No modo bulb, com o controlo remoto pode fazer vários minutos. A questão é: Não existe alternativa ao controlo remoto? Por exemplo nas Canon, existe uma ficha "jack" standard de 2,5mm que permite através de um interruptor (ou aparelho electronico) controlar a exposição.
Bem, nada que uma adaptação no controlo remoto para este puder ser controlado pelo PC que não resolva!  :D


Agora que já entendi mais ao menos como funciona a exposição na D40, tentei efectuar no modo "não-bulb" e o máximo que foi permitido foram 30". Vou aguardar pelo remoto para efectuar os primeiros testes de longas exposições. Darei depois feedback. Entretanto vou tentar umas quantas exposições de 30" em M31. A máquina vem com um cabo USB e software NIKON, não sei é, qual a sua função... :mrgreen:

Abraço,

Marco Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #23 em: Julho 17, 2008, 05:20:00 pm »
Estive mesmo agora a dar uma vista de olhos no manual e um dos acessórios para a Nikon D40, entre outras da Nikon é o software que se compra em separado e se chama "camera Control Pro". Para ficarem com uma ideia melhor, aqui fica um excerto tirado directamente pa página da Nikon (   http://www.europe-nikon.com/product/pt_ ... rview.html )  :

""Camera Control Pro 2 - Full version - Retail box
 
 Este software permite o controlo remoto das definições da maior parte das câmaras digitais SLR da Nikon. A ligação entre o computador e a câmara pode ser feita com um cabo USB ou através de uma LAN com ou sem fios que utilize um transmissor sem fios. São suportadas funcionalidades avançadas da câmara, incluindo LiveView, sistema de Controlo de Imagem e Viewer, que permitem conjuntamente a pré-visualização e selecção de imagens antes da transferência para um computador. Também suporta fluxos de trabalho do exclusivo software de retoque fotográfico e browser da Nikon.
     Características Principais
Controlo remoto da maior parte das definições de câmaras digitais SLR da Nikon, incluindo modo de exposição, velocidade e abertura do obturador, a partir de um computador.
Funcionamento através de LAN com e sem fios quando se utiliza um transmissor sem fios.
Transferência directa de imagens a partir de uma câmara para um computador e gestão do fluxo de trabalho de todos os procedimentos, do disparo à salvaguarda de imagens.
A função Viewer melhorada permite a apresentação em imagens em miniatura armazenadas num computador.
As imagens na memória temporária de uma câmara podem ser confirmadas ou eliminadas com apresentação de miniaturas ou pré-visualização num computador antes da transferência.
Suporta os modos LiveView (Portátil e Tripé), em que o sensor da câmara é utilizado para permitir a uma pré-visualização em tempo real através da objectiva. O suporte de LiveView permite o ajuste simultâneo do ponto de focagem e/ou do disparo do obturador, para além da confirmação da imagem num ecrã de computador. Em modo Tripé, é possível a selecção remota do ponto de focagem automática pretendido.
Suporta o sistema de Controlo de Imagem, que permite a selecção e o ajuste de parâmetros de imagem num computador, bem como a criação de curvas personalizadas (dados de compensação de tom) que são posteriormente guardadas na câmara.""
 Espero que ajude!!Um abraço :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #24 em: Julho 17, 2008, 05:36:00 pm »
Obrigado Emanuel!

Marco: Toca a instalar o software e explorar a possibilidade de controlar o obturador através do PC via USB! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline devoid

  • Mensagens: 43
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #25 em: Julho 18, 2008, 12:10:07 am »
Olá, eis um conversa que vejo-me a vontade em participar, já que possuo uma Nikon D60... é praticamente uma D40 com alguns esteróides.
Em relação a ideia de usar o software Camera Control Pro 2 da Nikon, não vai resolver questão do Bulb, já que não é uma opção suportada pelo programa... pena. Mas sempre da para usar os 30 segundos sem ser necessário tocar na maquina.
Relativamente ao controlo remoto infra-vermelho, é de facto a melhor solução, apesar de ter o limite de 30 minutos de exposição.

Eu próprio já me mentalizei em adquirir um controlo remoto, e no eBay será realmente a melhor opção.
Já agora, já alguem adquiriu o T-Ring da Nikon? Onde e quanto?

 :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #26 em: Julho 18, 2008, 09:36:24 am »
Citação de: "devoid"
Olá, eis um conversa que vejo-me a vontade em participar, já que possuo uma Nikon D60... é praticamente uma D40 com alguns esteróides.
Em relação a ideia de usar o software Camera Control Pro 2 da Nikon, não vai resolver questão do Bulb, já que não é uma opção suportada pelo programa... pena. Mas sempre da para usar os 30 segundos sem ser necessário tocar na maquina.
Relativamente ao controlo remoto infra-vermelho, é de facto a melhor solução, apesar de ter o limite de 30 minutos de exposição.

Eu próprio já me mentalizei em adquirir um controlo remoto, e no eBay será realmente a melhor opção.
Já agora, já alguem adquiriu o T-Ring da Nikon? Onde e quanto?

 :sunny:

Olá bom dia devoid,

Em primeiro lugar agradeço te por teres "limpo" esse dilema em termos de tempo de exposição com e sem o programa. De facto, mesmo ontem tentei sem comando e o máximo permitidos foram os 30"! Em relação ao disparo como fazes para que não toques nela sem o comando?  Utilizas o temporizador automático e depois foges ?  :)

Assim sendo, quais os pontos a destacar na utilização de um programa deste género? Faz alguma coisa que outro programa freeware não faça?

Adquiri o comando no ebay por $2.99 e aguardo que o mesmo chegue. Poderei á semelhança do que ja referi anteriormente, ser cobaia na sua utilização e depois dár-vos feedback acerca do mesmo. O anel adquiri-o na astrofoto por cerca de 30€, e custou me menos 15€ do que a versão Nikon. O material de que é feito é precisamente o mesmo, a rosca tem muito boa qualidade e a diferença que vi é mesmo na marca pois este é Soligor.

Um abraço

Marco Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #27 em: Julho 18, 2008, 09:39:42 am »
Citação de: "Astrolupa"
Obrigado Emanuel!

Marco: Toca a instalar o software e explorar a possibilidade de controlar o obturador através do PC via USB! :D

Buenos dias Mr Astrolupa,

Pena que a versão que vem no kit é demo. Não sei se tiveste oportunidade de ver o que sugeri num post anterior. Se possivel dá uma vista de olhos e diz me o que achas, please. Se calhar até faz o mesmo serviço e assim escuso de investir em software ( Coisa que não faço á 28 anos ) :D

Grande Abraço

Marco Santos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #28 em: Julho 18, 2008, 09:57:53 am »
Err... Mr. Marco, essa agora de um post teu é que não estou a ver... Podes-me dar alguma indicação?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #29 em: Julho 18, 2008, 10:22:11 am »
Citação de: "Astrolupa"
Err... Mr. Marco, essa agora de um post teu é que não estou a ver... Podes-me dar alguma indicação?


Viva,

Foi um reply e não um post.  :s  Uma solução freeware que nos ajudasse no controlo do obturador via PC.

Encontrei este programa: http://home.arcor.de/th.bach/Software/Software2En.htm

Vou ver se consigo testar :-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Re: Shutter Cable para Nikon D40
« Responder #29 em: Julho 18, 2008, 10:22:11 am »