Autor Tópico: Deixar o telescópio montado é prejudicial??  (Lida 1650 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Deixar o telescópio montado é prejudicial??
« em: Julho 16, 2008, 11:36:41 am »
Olá amigos,

desde que construi o observatório deixo sempre o telescópio montado e apontado ao NCP (afinal esta é uma das vantagem de ter um observatório). Nos meus passeios pela net já tenho lido que não se deve deixar o telescópio montado por muito tempo porque o peso que este exerce pode ser prejudicial à montagem. Será que é mesmo assim? O meu telescópio ainda é pesadito e a montagem parece-me fraquita. Será que devo desmontar o telescópio quando não planeio usa-lo durante uma ou duas semanas? Não me apetecia nada!  :(  Porque já tenho tudo arrumadinho ao meu gosto, cabos, pesos, etc...

O que é que vcs acham?
Um abraço!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Deixar o telescópio montado é prejudicial??
« Responder #1 em: Julho 16, 2008, 11:51:01 am »
As pessoas ás vezes inventam com cada uma... isso seria o equivalente a não se puder deixar o carro parado sobre os seus próprios eixos / rodas... com o argumento do tipo que o peso poderia danificar os rolamentos...
Não dês demasiada importância a essas coisas. Ela como está, está muito bem, não te preocupes.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Re: Deixar o telescópio montado é prejudicial??
« Responder #1 em: Julho 16, 2008, 11:51:01 am »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Deixar o telescópio montado é prejudicial??
« Responder #2 em: Julho 16, 2008, 11:56:30 am »
Só lhe faz bem! O maior stress mecânico sobre a montagem é quando montas/desmontas! Isso é que faz mal!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Deixar o telescópio montado é prejudicial??
« Responder #3 em: Julho 16, 2008, 03:37:33 pm »
Bom, há certas coisas que podem fazer mal a uma montagem.. Tirando os descuidos, cansar mecânicamente a montagem obrigando a flectir resulta em fadiga mecânica.. Se calhar uma montagem completamente carregada talvez só conseguisse resistir a um tremor de terra que durasse 2 anos consecutivamente a tremer :).. Não sei, mas se uma montagem se vergar sob a influência gravítica de um telescópio, é porque a montagem não foi feita para aguentar esse peso :)
Ainda não experimentei a fazer uma montagem equatorial com fios de solda, mas deve dar um efeito (efémero) giro! :)

Agora coisas que podem fazer mal é deixar a montagem montada ao Sol a descoberto.. Deixar a montagem montada exposta a temperaturas muito altas durante muito tempo ("liquefacção de lubrificante"). Ajustar afinar a montagem para não ter folgas num inverno Sueco, e emigrar no dia seguinte para o Deserto do Saara (ou percurso inverso), também deve fazer com que aumente a pressão entre as rodas dentadas..
Deixar a montagem em seguimento mais do que 12 horas consecutivas também não deve ser saudável quando o tubo for conhecer o tripé, ou o chão, ou uma parede..

Só coisas assim muito malucas é que dão cabo de um montagem :)
Se bem que pode haver alguns problemas mais subtis.. Se o ponto do orvalho (humidade) for inferior à temperatura da electrónica de uma montagem desligada, pode acontecer que a água condensada comece a oxidar algo que não devia..

Em relação às temperaturas altas, já ouvi outras coisas interessantes, a respeito de telescópio cuja focagem seja feita movendo o espelho primário.. A liquefacção da lubrificação no curso do espelho primário (à volta da baffle principal) começar a escorrer ao longo da baffle para alguma superfície óptica (tipicamente o espelho secundário) yummy.. Not good!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Deixar o telescópio montado é prejudicial??
« Responder #3 em: Julho 16, 2008, 03:37:33 pm »