Autor Tópico: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II  (Lida 1719 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« em: Junho 24, 2008, 12:43:26 pm »
Boa tarde a todos!

Encontro-me neste momento no início de outro projecto, a modificação de uma segunda Philips ToUcam  :D ,
desta vez a PRO II (840k). Neste momento estou na parte que se transfere a toucam para uma caixa de projecto
mas na frente onde vai ficar posicionado o CCD queria colocar um adaptador que tivesse dupla funcionalidade, passo
a explicar:

Necessito de ligar a camera a lentes Pentax K e ao mesmo tempo ter a possibilidade de colocar no foco
primário do telescópio.

Já vi que várias pessoas desmontaram o anel T e colaram o mesmo na caixa, podia fazer isso mas
mesmo assim não encontro o adaptador T para colocar em foco primário.  :(|

A questão é a seguinte: Existe algum adaptador (pela foto parece que sim) que tenha esta dupla funcionalidade
e onde posso encontrá-lo?

Basicamente o que queria era algo deste tipo:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« Responder #1 em: Junho 24, 2008, 02:48:26 pm »
Viva, o que está na foto parece-me "bricolagem" :)
Eu também já fiz isso para uma Canon:
 
trata-se de uma tampa de lente traseira das Canon EOS, comprada por 3 euros numa reputada loja de fotografia :P.. Na qual lhe apliquei uma subtracção (vulgo "buraco") seguida de um reforço, que se tivesse ficado bem feito ficava à justa para o barril de 1,25" de um adaptador 1,25"->T curto que comprei (10 euros :s ). Tudo com os devidos cuidados para o filtro não bater nos elementos ópticos da objectiva..
No meu caso a câmara tem rosca T fémea. Ficou tudo por 13 euros + dois dias de trabalho..
No teu caso, o que tu queres é um adaptador 1,25" -> rosca da webcam. Isso encontra-se facilmente à venda, acho que todas as lojas cá em Portugal têm. Possivelmente o adaptador será "comprido" demais para o que queres, e arranjar um curto poderá ser o problema. Um torno mecânico, ou uma serra, uma lima e muito jeitinho resolvem isso :)

No meu caso acho que precisei do reforço porque a câmara, ou neste caso a objectiva (porque era o que ia ficar pendurado) era pesada. no caso da webcam não é preciso tanto, e um pouco de cola resolve o problema.

Sei que há coisas já feitas para rosca T. Aí Perseu é o único sítio que conheço que vende isso, mas podes pedir logo para a Pentax K. Sei porque vendem um pouco a pensar nas Atik..

É preciso é garantir que o sensor da webcam não fica longe demais do foco.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« Responder #1 em: Junho 24, 2008, 02:48:26 pm »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« Responder #2 em: Junho 24, 2008, 04:05:14 pm »
Citação de: "Fil"
trata-se de uma tampa de lente traseira das Canon EOS, comprada por 3 euros numa reputada loja de fotografia :P.. Na qual lhe apliquei uma subtracção (vulgo "buraco") seguida de um reforço, que se tivesse ficado bem feito ficava à justa para o barril de 1,25" de um adaptador 1,25"->T curto que comprei (10 euros :s ). Tudo com os devidos cuidados para o filtro não bater nos elementos ópticos da objectiva..
             Pois... era o que eu pensava.... tenho de voltar á "bricolagem" com fiz na primeira toucam, fiz exactamente o mesmo com uma tampa da Nikon.

Citação de: "Fil"
Possivelmente o adaptador será "comprido" demais para o que queres, e arranjar um curto poderá ser o problema. Um torno mecânico, ou uma serra, uma lima e muito jeitinho resolvem isso :)

              Um dos problemas foi mesmo esse.. optei por cortar a rosca e colar o adaptador directamente na caixa...

Citação de: "Fil"
Sei que há coisas já feitas para rosca T. Aí Perseu é o único sítio que conheço que vende isso, mas podes pedir logo para a Pentax K.

Realmente sei que existe esse adaptador que dá directamente para colocar a objectiva, mas tenho de trocar de adaptadores sempre que utilizo uma técnica diferente.. O ideal era conseguir um sistema duplo  ;-)

Vou tentar arranjar uma máquina avariada retirar o anel K e colocá-lo na face da caixa. Depois coloco um extensor com +- a altura do adaptador da
toucam e assim já deve dar :-)

Assim como esta:
 
mas em vez de fazer um furo destes faço só o suficiente para o ccd e colo o adaptador  de 1.25" no meio para ficar assim:


Desculpem a referência e tamanho das imagens mas era a melhor maneira de me explicar :-)


Fil obrigado pelas dicas e imagens... Lá vai a bricolagem começar  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« Responder #3 em: Junho 24, 2008, 06:56:34 pm »
essa da máquina avariada é uma boa.. Vê lá é como consegues retirar a objectiva.. Não sei como funciona a baioneta Pentax K, mas convém certificares-te que a objectiva não faz o último "click" ao entrar ;) A menos que transponhas também o mecanismo de soltar a objectiva para a caixa.. Pode dar trabalho.. Se der para tapar o buraco, ou a reentrância que prende a objectiva, melhor ainda..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« Responder #4 em: Junho 24, 2008, 10:34:15 pm »
De facto desmontei hoje uma baioneta K e realmente não é fácil transpor o sistema
de fecho da objectiva. Mas posso sempre remover o perno e a mola desse mecanismo
quando o transferir para a caixa e fica resolvido :-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Re: Adaptador Pentax / 1.25" para ToUcam Pro II
« Responder #4 em: Junho 24, 2008, 10:34:15 pm »