Autor Tópico: APAGÂO  (Lida 2952 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
APAGÂO
« em: Junho 24, 2008, 11:25:05 am »
Olá a todos,

Ontem à noite houve um apagão parcial aqui no concelho de Cascais, parcial porque as luzes que se apagaram foram as das vias públicas, havia luz nas habitações, estendeu-se a quase todo o concelho, e durou algumas horas.
Fui ao terraço por voltas das 22:30 e vi umas nuvens brancas, brancas?!? normalmente estão amarelas, olhei para baixo e as luzes das ruas estavam apagadas.
Foi fantástico perceber que para aí uns 80% da poluição é causada pela iluminação pública, as luzes das habitações contribuem pouco.
Infelizmente o céu estava nublado, no entanto por entre as abertas dava para distinguir claramente estrelas que normalmente preciso de fazer algum esforço para ver, ou não as vejo de todo.

Aguardando um apagão sem nuvens.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #1 em: Junho 24, 2008, 11:35:17 am »
Olá,
A página da EDP tem uma lista de apagões previstos para os próximos 15 dias:

http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/Clients/Energy_services/Services/CortesProgramados.htm

Infelizmente só dá mesmo 2 semanas e não dá para emitir um relatório para todo o país, senão daria para fazer um report semanal de apagões...

Uma vez, quando ainda não tinha observatório, estive a observar até às 2 da manhã. Arrumei tudo, vesti o pijama e tivemos um apagão. Estava um frio de rachar mas mesmo assim fui lá fora e a diferença era abismal.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: APAGÂO
« Responder #1 em: Junho 24, 2008, 11:35:17 am »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #2 em: Junho 24, 2008, 01:08:49 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
A página da EDP tem uma lista de apagões previstos para os próximos 15 dias
Infelizmente não tem nenhum programado para a Lua Nova que se aproxima.
Será que dá para infiltrar um bug da Lua Nova no sistema da EDP.  :lol: , só porque a experiência é interessante, e não precisa de ser tudo basta a iluminação pública.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #3 em: Junho 24, 2008, 02:24:43 pm »
Se há uma página para informar dos apagões, devia ainda haver um formulário para requisitarmos um!.. Isso era fixe!..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #4 em: Junho 24, 2008, 10:49:18 pm »
Citação de: "Fil"
Se há uma página para informar dos apagões, devia ainda haver um formulário para requisitarmos um!.. Isso era fixe!..


 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D
Nova forma de pouparmos €€€ e CO2  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Sempre é parecida com a fórmula que o Sr. Dr. Engenheiro arranjou para diminuir a produção de CO2: 118Km/h de velocidade máxima nas AE portuguesas....!!!!

 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D
Já me doi a barriga de tanto rir.

Aqui em Leiria então não há grandes problemas pois a luz normalmente falta regularmente...! :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #5 em: Junho 25, 2008, 09:57:22 am »
Citação de: "xumaxer"
Aqui em Leiria então não há grandes problemas pois a luz normalmente falta regularmente...!  
Sortudo  :lol:
Ontem por exemplo bem que podiam ter desligado as luzes e a ventoínha, estava uma noite bastante transparente embora com muita torbulência.
E o problema não era só o telescópio tremer de vez em quando, era eu que abanava mais, quase que tinha que me agarrar ao tubo para não vacilar.  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #6 em: Junho 25, 2008, 11:44:20 am »
Citação de: "dUbeni"
Citação de: "xumaxer"
Aqui em Leiria então não há grandes problemas pois a luz normalmente falta regularmente...!  
Sortudo  :lol:
Ontem por exemplo bem que podiam ter desligado as luzes e a ventoínha, estava uma noite bastante transparente embora com muita torbulência.
E o problema não era só o telescópio tremer de vez em quando, era eu que abanava mais, quase que tinha que me agarrar ao tubo para não vacilar.  :lol:  :lol:

 :-D  :-D  :-D  :-D  :-D  :-D
Cumpre-se a velha máxima dUbeni:

Citar
"Quando bebo observo com os binóculos, pelo menos vejo a dobrar" in dUbeni's brain"
não só vês a dobrar como também "abanas"... :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:
 :-D  :-D  :-D  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #7 em: Junho 25, 2008, 12:03:01 pm »
Citação de: "xumaxer"
não só vês a dobrar como também "abanas"...      
Finalmente alguém descobriu o meu ponto fraco  :lol:  :lol:  :lol:
O que vale é que reina o bom fumor  :lol:  :lol:  :lol:
Se calhar o ideal será levar mais lastro para o terraço, um six-pack de cada lado e já não abano, pelo menos enquanto estiverem cheias  :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #8 em: Junho 25, 2008, 01:07:37 pm »
Citação de: "dUbeni"
O que vale é que reina o bom fumor  :lol:  :lol:  :lol:

fumor??? estranha maneira de pronunciar os "h"s... honix! :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Citação de: "dUbeni"
Se calhar o ideal será levar mais lastro para o terraço, um six-pack de cada lado e já não abano, pelo menos enquanto estiverem cheias  :lol:  :lol:  :lol:

Quando estiverem vazias, pelo menos podes culpar os 6-pack quando tu abanares...!
Mas, pensando melhor, como irás tu abanar se o peso do recheio das garrafas está dentro de ti??? :s  (coçando a cabeça!!!!)
Hum! parece que o problema é mesmo na "tubagem", seja ela de observação astronómica ou interior...
 :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

"A brincar a gente vai-se entendendo.". Espero!
« Última modificação: Junho 25, 2008, 08:45:20 pm por xumaxer »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #9 em: Junho 25, 2008, 03:26:29 pm »
Citação de: "xumaxer"
"A brincar a gente vais-se entendendo.". Espero!
Só cá estamos para brincar, as estrelas e os planetas são a brincar, os cometas é preciso ter cuidado, só se for com uma pista em 8  :lol:  :lol:  :lol:
Citação de: "xumaxer"
Mas, pensando melhor, como irás tu abanar se o peso do recheio das garrafas está dentro de ti???  (coçando a cabeça!!!!)
Assim sendo eu não abano a cabeça é que fica a abanar :lol:  :lol:  :lol:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: APAGÂO
« Responder #10 em: Julho 04, 2008, 11:44:50 am »
Ontem à noite houve mais um apaguinho, pois durou muito menos tempo, por volta das 22:30 as luzes das ruas já estavam de volta.
Este foi um dos não previstos, ou então a EDP prefere não dizer nada a ninguém para não ser contestada.  :lol:  :lol:  :lol:
Aproveitei este período, ainda com alguma luz do sol no horizonte Oeste, para observar Marte e Saturno, que se encontram cada dia mais próximos, depois fui jantar e quando voltei ao terraço já havia luz.
Esteve uma excelente noite para fazer observações, tendo em conta o local de observação.
Observei o M7 em Escorpião, e M8 e M17, é bom saber que há noites em consigo ver estes objectos aqui neste posto de observação.  ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: APAGÂO
« Responder #10 em: Julho 04, 2008, 11:44:50 am »