Autor Tópico: O espelho de 8,4m do LSST  (Lida 1081 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
O espelho de 8,4m do LSST
« em: Junho 21, 2008, 12:03:19 pm »
Para quem gostar de ler notícias e comentários misturadas no mesmo saco :)
Estava há pouco a ler uma notícia do fabrico de um espelho de 8.4m de diâmetro com uma configuração peculiar, e ao fazer umas contas baralhei-me..



A notícia da NewScientist fala da conclusão da parte "mais fácil" da construção de um espelho de 8,4m. Trata-se do espelho do futuro LSST (Large Synoptic Survey Telescope), e que vai parar aos Andes Chilenos lá para 2015. Esta parte "mais facil" foi só o derretimento de 14 toneladas de vidro num molde rotativo :)
O dito espelho é especial, pois na realidade são dois, esculpidos no mesmo naco vítreo: um espelho primário e um terciário, ambos côncavos. Isto obriga que o inerte transparente seja particularmente espesso: 1 metro no bordo, e 1/3 disso na zona mais fina.
Só de imaginar isto já tem piada, porque se esculpisse a forma do espelho pela forma clássica de ATM, ia sobrar muito vidro! Daí que o molde seja rotativo (enquanto o vidro está maleavelmente derretido), o que poupa bastante trabalho e material.


(A primeira pedra... de vidro)

Mas para fazer o gosto aos mais "techies", o que vai sofrer o último impacto dos fotões tem 60cm de largura e pixeis de 10 micron. Belo! Nem quero imaginar o débito de nitrogénio líquido que vai fluir pelas veias da câmara..

Bom, mas o que realmente me baralhou a cabeça nas especificações foi o que li na notícia a cerca do que o telescópio vai "ver"! O Projecto propõe tirar uma fotocópia do céu inteiro a cada 3 dias, e a ajudar a isso está um campo de visão - e passo a citar - "40 vezes maior que a Lua Cheia". Ora lendo isto, o comum dos leitores menos informado (vulgo "eu") vai pensar duas coisas: - A Lua Cheia tem um tamanho diferente da Lua Nova (ok, esta foi a brincar :-D), e o campo de visão tem um diâmetro 40 vezes maior que o diâmetro da Lua..
Com isto, além de me cair o queixo, surgiram-me umas dúvidas quanto à veracidade da coisa.. É certo que o maior sensor (analógico) com o qual brinquei até agora foi uma tira de filme fotossensível com 60mm de largura, mas conhecendo a dimensão aparente da Lua no perigeu e com um espelho de 8,4 metros não ia conseguir meter 20 graus de ângulo sólido celeste numa chapa 20% mais larga que meio-metro. Para fazer isso, o espelho tinha que ter 1700mm de focal e, consequentemente, ser um F/0,2.. E eu sempre ouvi dizer que era impossível ter relações focais inferiores a 1!!! Muito embora haja objectivas fotográficas nessas condições curiosas, F/0,2 era demasiadamente ainda mais impossível :)

Ora só depois de consultar o site oficial do LSST é que percebi a falácia escorregadia em que me tinha metido ao ler a notícia!
Neste site eles já apontam 10 graus quadrados de área de céu perscrutada por fotografia.. Ora 10 graus quadrados, num sensor quadrado, já daria raíz-quadrada de 10 por raíz quadrada de 10 de área de céu.. Isto já se faz com uma distância focal um nadinha à quem dos 11 metros.. O que com os 8,4m de abertura já aponta uma relação focal mais realista de F/1,3.
Ora temos aqui um novo desenho óptico a concorrer com a fama das câmaras de Schmidt!


Mais pormenores sobre o telescópio estranho podem ser vistos no PDF que faz o overview do LSST. Tem umas imagens giras e uns gráficos bonitos que também coloquei aqui.. Para quem, como eu, não quer ler 29 páginas incluindo referências, saltem logo para a página 10, que mostra a localização da câmara entre o secundário e o terciário. Dêem também um salto cómico à página seguinte, para verem que uma pessoa cabe dentro da câmara entre o obturador de cortina e o segundo elemento do corrector. Cada elemento do corrector dava uma bela antena parabólica, se pintado da cor a condizer! :)

Uma outra forma mais confortável de ter uma noção do que vai ser o LSST é seguindo a "visita guiada".
Não percam estas e outras imagens e vídeos do processo de contrução.
E para ver como é que se fazem fotos a cores num sensor mono-cromático deste tamanho, a resposta está no vídeo (844KB) do engenhoso sistema de colocação de filtros.

Bons passeios,
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

O espelho de 8,4m do LSST
« em: Junho 21, 2008, 12:03:19 pm »