Autor Tópico: Na Europa  (Lida 3078 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Na Europa
« em: Junho 18, 2008, 09:45:44 am »
Passei por aqui, a tomar um café, para informar aos meus amigos portugueses que em julho, finalmente, aos 41 anos, vou conhecer a Europa, um sonho de uma vida. Vou passar 21 dias no velho continente e poder ver um pouco do céu do hemisfério norte. Vou ver a tal da estrela polar que serve para alinhar as montagens equatoriais e algumas constelações que não enxergo daqui do hemisfério sul. Vou visitar meu irmão em Lyon, sul da Fraça, e conhecer Milano, Frankfurt, Paris e Londres. O võo, pela TAP, faz escala em Lisboa. Na bagagem, uma paixão sem fim pela cultura européia, principalmente, música filosofia e Astronomia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Na Europa
« Responder #1 em: Junho 18, 2008, 01:13:08 pm »
Hum!
Fico contente por você concretizar um sonho, mas não posso deixar de lamentar que não venha a Portugal...  :(
Boa estadia e que as expectativas sejam mesmo superadas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Re: Na Europa
« Responder #1 em: Junho 18, 2008, 01:13:08 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Na Europa
« Responder #2 em: Junho 18, 2008, 02:27:17 pm »
Já te informaram que aqui andamos todos de pernas para o ar?  :-D
Boa viagem!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Na Europa
« Responder #3 em: Junho 18, 2008, 05:32:38 pm »
Citação de: "AJC"
Passei por aqui, a tomar um café, para informar aos meus amigos portugueses que em julho, finalmente, aos 41 anos, vou conhecer a Europa, um sonho de uma vida. Vou passar 21 dias no velho continente e poder ver um pouco do céu do hemisfério norte. Vou ver a tal da estrela polar que serve para alinhar as montagens equatoriais e algumas constelações que não enxergo daqui do hemisfério sul. Vou visitar meu irmão em Lyon, sul da Fraça, e conhecer Milano, Frankfurt, Paris e Londres. O võo, pela TAP, faz escala em Lisboa. Na bagagem, uma paixão sem fim pela cultura européia, principalmente, música filosofia e Astronomia.

Olá João Marcos, forte abraço.
Finalmente vais poder observar as Estrelas variáveis do Hemisfério Norte... Vai ser um pouco confuso, penso eu, estar a colocar o equipamento em estação... Mas depois aguardamos a tua visita aqui ao Forum para nos contares essas aventuras. Já hà muito tempo que não aparecias por aqui, é bom saber que tudo está bem e que se avisinha essa maravilhosa viagem. Tenta dividir o tempo, parte nocturna / parte diurna. Há muita coisa linda para ver cá pela Europa...

Que corra tudo bem,

Cumprimentos,

Valdemar Piedade
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Re: Na Europa
« Responder #4 em: Junho 19, 2008, 01:43:09 am »
vou trazer na bagagem alguns livros de óptica, em alemão, talvez alguma coisa do mestre Zeiss.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
Re: Na Europa
« Responder #5 em: Setembro 07, 2008, 06:15:27 pm »
Citação de: "Valdemar"
[Mas depois aguardamos a tua visita aqui ao Forum para nos contares essas aventuras.Que corra tudo bem,

EUROPA 2008
De volta ao Brasil depois de ter vivido esse sonho de conhecer a Europa aos 41 anos de idade, confesso ter sentido saudades do céu que vejo aqui a 20 graus sul e as conclusões são as seguintes:

A Astronomia amadora na Europa perde muito com esse tal horário de verão. No início de agosto, na França, na latitude +45 graus, o sol se põe as 21hs...o que? 21hs!!! Que horror!!! Isso já é hora de ir dormir!!! Aqui no Brasil, na latitude 20 graus sul, no verão, o sol se põe as 19:40hs, ou seja, tenho 1h e 20 min. a mais que os europeus, no verão. E no inverno por aqui a temperatura de noite raramente abaixa dos 12 graus positivos, ou seja, tenho céu com fartura, o ano todo, em boas condições de observação.

Na Alemanha o céu é decepcionadamente poluído por usinas termo-elétricas a carvão e muita indústria; em Londres e Paris a poluição luminosa embaça o céu; em Milão não pude avaliar em função da chuva e o céu nublado na única noite que fiquei por lá só me restando o céu de Grenoble, próximo a Lyon, sul da França.

Em Londres pude comprar um livro de Astronomia, ATLAS OF THE SKIES com 240 páginas em papel couche a cores, algo inexistente no Brasil, por 6 libras, printed in China, é claro. Mas lojas de instrumentos astronômicos...não vi nenhuma na Europa. Nem na Alemanha, que domina a óptica mundial. Vi alguns telescópios em lojas de óculos. Nada de Zeiss, Takahashi ou Celestron. Tentei achar algum livro de óptica na Alemanha...mas...aonde estão as livrarias na Alemanha? Em Frankfurt levei quase duas horas para encontrar uma livraria e quando isso aconteceu já se passava das 19hs e estava fechada. Como um comércio fecha às 19hs com o sol se pondo as 21hs? Quando eu terminava de fazer as visitas aos lugares turísticos mais importantes aproveitando a luz do dia e então íamos para as compras o comercio já estava fechado. Em Paris as lojas fecham pro almoço...as ruas cheias de turistas e as lojas fechadas em pleno verão. INACREDITÁVEL. Cadê a competitividade do povo europeu?

Minha nossa!!! Como o céu é estranho a 45 graus de latitude!!! E ainda se complica com o horário de verão!!! Como Charles Messier conseguiu ver o M70 e o M69 a apenas 12 graus de altura no horizonte? E o M54 e o M62 a apenas 14 graus acima do horizonte? A lua crescente, melhor pra observação de crateras, no máximo a 22 graus, altura em que a turbulência atmosférica prejudica demais a imagem!!! Júpiter a 21 graus de altura!!! Não existe Centaurus e o Escorpião, uma das mais belas constelações do céu, tangencia o horizonte sendo facilmente obstruído por uma casa, prédio ou árvore.

Se algum dia vocês da Europa vierem ao Brasil, vão endoidar com o céu que se vê por aqui com a lua e os planetas altos no céu o ano inteiro, pouco afetado pelo horário de verão, com clima propício à observação noturna ao longo de todo o ano e um céu riquíssimo na latitude de 24 graus (São Paulo, Rio de Janeiro) e 20 graus ( Minas Gerais, Brasília e Bahia).
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Na Europa
« Responder #6 em: Setembro 08, 2008, 02:37:42 pm »
Viva AJC,

Aqui na Europa, no Verão as horas ficam um pouco trocadas, com as noites mais curtas que os dias.. Dependendo do horário de cada país, o Sol pode pôr-se por volta das 22:00, e começar a amanhecer às 5:00 da manhã.. Mas no Inverno pode acontecer o contrário também, com o Sol a pôr-se às 18:00 e a levantar-se às 6:00.. São noites um pouco mais longas.
Por outro lado o tempo que o céu demora a escurecer ou a ficar claro é mais lento aqui do que aí..

Quanto a encontrar-se telescópios Takahashi ou Zeiss facilmente, não é verdade.. Não existem propriamente lojas que vendam tendo-os em exposição, somente o distribuidor na Europa, e é só uma loja.. ou outra na Alemanha que o tipo é mais um hábil comprador e revendedor de material.. Não é coisa que se encontre em todas as esquinas..

Mas o céu perto do equador ou mesmo do Hemisfério Sul tem coisas maravilhosas, sim.. Só que até a Terra fazer uma pirueta, a gente tem que se contentar com este lado.. :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Na Europa
« Responder #7 em: Setembro 08, 2008, 03:35:15 pm »
Caro AJC.
Espero que se tenha divertido na sua viagem pela Europa. Pena não ter rendido muito em termos astronómicos.

O clima da Europa central, é muito diferente dos países mediterrânicos. Aqui chove muito menos que em França ou Alemanha, e as temperaturas são bem mais quentes. No sul de Portugal, onde vivo, costuma chover cerca de 700mm de chuva por ano, o que o classifica como um clima mediterrânico, com invernos suaves e verões quentes e secos.

Por outro lado, a poluição luminosa é bem mais intensa na maior parte da Europa, devido à elevada taxa de concentração habitacional. Mesmo assim, o cenário em Portugal, continua bastante melhor do que em França por exemplo. Mas claro que no Brasil e noutros países com densidades populacionais bem mais baixas, consegue-se encontrar áreas enormes de céu muito escuro. Em Portugal, essas áreas resumem-se provavelmente ao Alentejo.
Nestas coisas existem sempre vantagem e desvagens. Por enquanto, por aqui ( pela minha experiência), é relativamente seguro sairmos à noite para observar, desde que conheçamos os sítios para onde vamos.
Tenho pena que não tenha conseguido observar alguns objectos que não se vêem daí, como o duplo enxame do perseu, ou a galaxia de Andrómeda, que são visíveis nesta época.
Quanto a Júpiter estar baixo, pois. Aqui em Portugal também está baixo, mas mais alto que em França. Isto deve-se, como sabe, à elíptica. No entanto, no inverno, ela passa quase no zénite. Saturno, por exemplo, tem estado praticamente no zénite nos ultimos anos e Júpiter, já passou o ponto mais baixo e começa agora a "subir". Só daqui a "meia órbita de Júpiter" é que ele vai andar pelo zénite, nos meses de inverno.

Mesmo assim, se me dessem a escolher, escolhia o hemisfério sul para observar, de preferência, um país com pouca criminalidade, para sair à noite descansado. O centro da galáxia está quase no zénite e existem outros objectos, que aqui nunca vemos, como as nuvens de magalhães. Mas pronto. É a vida.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline AJC

  • Moderador Global
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 144
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Astronomia e Música
ao Brasil
« Responder #8 em: Setembro 10, 2008, 05:45:23 am »
Citação de: "joao marum"
Caro AJC.
Espero que se tenha divertido na sua viagem pela Europa. Pena não ter rendido muito em termos astronómicos.

Mesmo assim, se me dessem a escolher, escolhia o hemisfério sul para observar, de preferência, um país com pouca criminalidade, para sair à noite descansado. O centro da galáxia está quase no zénite e existem outros objectos, que aqui nunca vemos, como as nuvens de magalhães. Mas pronto. É a vida.

Realmente a violencia em paises emergentes como o Brasil é algo muito sério. O que se faz por aqui é observar em lugares privados, particulares, como no quintal de casa, sítios, fazendas, clubes e casas de campo. É como estar em uma bolha deixando a guerra do lado de fora. Como uma ilha.

Mas fica o convite para vocês virem ao Brasil. Aliás, nas nove horas de vôo do Brasil a Portugal não vi portugueses no avião. Apenas brasileiros. Nem na conexão de Lisboa para Lyon. Vocês deveriam viajar mais. Vi chineses por todo o lado. Nossos ancestrais no século XV foram grandes viajantes. Servem de inspiração?

Me senti em casa voando pela TAP não só pela questão do idioma como também pela hospitalidade e simpatia de vocês portugueses tanto dentro das aeronaves quanto no immmmmenso aeoroporto de Lisboa!!!

O Brasll tem algumas coisas que senti falta na Europa: por aí, tem muita segregação, tipo, branco, preto e asiático. Aqui tudo se mistura, japoneses, muçulmanos, negros, judeus, indios, portugueses, budistas...tudo em harmonia...essa mistura não existe na Europa. É estranho. Por aqui temos restaurantes tipo SELF SERVICE, onde você mesmo se serve nas proporções que quer. Na Europa não vi isso. Os pratos já vem prontos. As frutas na Europa são caríssimas. A comida no Brasil é farta, abundante e barata. Come se muito bem por 2 Euros. Percebi na Europa uma falta de energia...não tem petróleo nem gás natural. A energia em muitos paises europeus é subsidiada e mesmo assim ainda é cara. A população europeia está muito envelhecida e as famílias muito reduzidas. Faltam jovens. A CULTURA EUROPEIA É MARAVILHOSA mas fica a sensação que vai sucumbir à falta de energia. Em muitas cidades a falta de espaço faz com que os carros fiquem expostos na rua, na chuva e na neve. Falta espaço na Europa. Uma residencia de 70 metros quadrados custa 150 mil Euros na França...20 mil Euros no Brasil.

Venham conhecer o Brasil. O idioma é o mesmo e aqui ainda tem mmmmmmmuito espaço e energia!!! Terei imensa alegria em receber qualquer um de vocês e mostrar-lhes um pouquinho disso aqui. Aliás, diga-se de passagem, todo estrangeiro é muito bem tratado por aqui, principalmente europeu.

Tenho o palpite de que alguns de vocês não vão querer voltar para a Europa depois que conhecerem o Brasil.
HEHEHE!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
AstroSaudações,
http://astronomiaemusica.no.comunidades.net/index.php?pagina=1980008586
Três Marias - Minas Gerais - Brasil
AJC - pesquisador da AAVSO 100 ANOS - 1911 / 2011

ao Brasil
« Responder #8 em: Setembro 10, 2008, 05:45:23 am »