Autor Tópico: Blogue  (Lida 4144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Blogue
« em: Junho 06, 2008, 10:26:45 am »
Olá a todos,

não sou muito bloguista, mas há que estar na moda. Gostaria de saber a vossa opinião para saber se vale a pena criar um blogue de apoio ao fórum.
E se sim, se há voluntários para participarem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #1 em: Junho 06, 2008, 11:07:26 am »
Podias explicar melhor a parte de "blogue de apoio ao fórum"?
Em que consiste?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Blogue
« Responder #1 em: Junho 06, 2008, 11:07:26 am »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #2 em: Junho 06, 2008, 11:55:02 am »
Bem, nem eu sei muito bem o que se poderia fazer, por isso estava à espera das vossas ideias e sugestões... provavelmente, isto até nem seria uma boa ideia...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #3 em: Junho 06, 2008, 12:32:57 pm »
hmm.. Um blogue não é a mesma coisa que um fórum, mas em que o que se diz no primeiro post é mais parecido com uma notícia do que um assunto de discussão? A gente já tem notícias no fórum.. Só se fosse para reorganizar isso..
Blogue de eventos? Não sei.. Estou mesmo à nora quanto a isso..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #4 em: Junho 06, 2008, 01:40:50 pm »
Ok, que tal isto? Um blog com o best-of do mês.
Cada gajo podia votar cada artigo para destaque do mês e no fim do mês o blog tinha o top10!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #5 em: Junho 06, 2008, 02:06:38 pm »
hmm...
Eu por acaso há precisamente 1 mês, olhei para uma estrela na constelação dos Cães de Caça e escrevi qualquer coisa sobre ela.. Para este mês tinha pensado fazer a mesma coisa para a estrela Arcturus, do Boieiro, usando o mesmo critério que usei para ter escolhido a Cor Carolis (constelação no Zénite no primeiro dia do mês).. Comecei a escrever, mas atrasei-me..  Realmente é um tipo de coisa que era porreiro ir para lá, mas eu não sou "pro" no assunto, e o que escrevo se calhar deveria ser revisto por um juri qualquer..

Mas mesmo assim isso não resolve o problema do blogue.. não vamos ter um blog para ser actualizado 1 vez por mês.. Falta mais qualquer coisa..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Blogue
« Responder #6 em: Junho 06, 2008, 03:04:01 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Ok, que tal isto? Um blog com o best-of do mês.
Cada gajo podia votar cada artigo para destaque do mês e no fim do mês o blog tinha o top10!

Acho boa ideia!

Citação de: "Fil"
hmm...
Eu por acaso há precisamente 1 mês, olhei para uma estrela na constelação dos Cães de Caça e escrevi qualquer coisa sobre ela.. Para este mês tinha pensado fazer a mesma coisa para a estrela Arcturus, do Boieiro, usando o mesmo critério que usei para ter escolhido a Cor Carolis (constelação no Zénite no primeiro dia do mês).. Comecei a escrever, mas atrasei-me.. Realmente é um tipo de coisa que era porreiro ir para lá, mas eu não sou "pro" no assunto, e o que escrevo se calhar deveria ser revisto por um juri qualquer..

Mas mesmo assim isso não resolve o problema do blogue.. não vamos ter um blog para ser actualizado 1 vez por mês.. Falta mais qualquer coisa..

Outra boa ideia! So actualizado uma vez por mes concordo que nao. Mas cada um de nos, semre que tiver tempo e paciencia pode por uma reviewzita de algum equipamento, foto de algum evento (tipo o crescente do xumaxer, ou outros que se seguirao), alguma coisa do genero que o Fil fez, noticias, etc.

Quanto ao nao sermos "pros" como diz o Fil, primeiro discutem-se aqui os artigos e se houver gafe, alguem ira corrigir. Depois da "aprovaçao/revisao" por todos nos, vai para o blog!

Cumprimentos,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Blogue
« Responder #7 em: Junho 06, 2008, 04:45:33 pm »
Citar
Outra boa ideia! So actualizado uma vez por mes concordo que nao. Mas cada um de nos, semre que tiver tempo e paciencia pode por uma reviewzita de algum equipamento, foto de algum evento (tipo o crescente do xumaxer, ou outros que se seguirao), alguma coisa do genero que o Fil fez, noticias, etc.

Cumprimentos,
André Gonçalves

Em relação ás reviews e eventos acho que era uma excelente ideia, isto para que a informação sobre este tema não fique muito distribuída pelo fórum.
Em determinada altura já será difícil pesquisar esta informação no forum, apesar de existir essa funcionalidade.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #8 em: Junho 06, 2008, 05:41:27 pm »
Pois.. Mas a minha pergunta é: esse tipo de coisas já pode ser feito no fórum e o que tem havido é em pouca quantidade. Se essa quantidade se mantiver em tão pouca, não sei se há volume de contribuição para o blog em quantidade..
Mas concordo que quanto mais gente escrever lá, mais aquilo vai avançando.. Eu pessoalmente não tenho muito jeito para divulgar notícias, porque não costumo ter aquele fulgor pela última novidade a respeito de algum assunto específico..

Bom, mas agora aproxima-se o verão.. Vai haver mais encontros, saídas e relatos.. Esse típo de coisas podem ir perfeitamente para o Blog..
Eu acho é que a discussão deve ficar mais focada no fórum.. Assim, as coisas do género "fiz isto" podiam ir para o blog, e os "fizeste bem!" ou "Ganda nabo, isso tá mal feito!" iam para o fórum :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Blogue
« Responder #9 em: Junho 11, 2008, 01:55:37 pm »
Outra coisa pode ser as votaçoes para foto do mes. Assim, pessoas extra-forum podiam votar, por exemplo...talvez desse é mais confusao :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #10 em: Junho 11, 2008, 02:22:45 pm »
Olá,

eu penso que é melhor manter toda a atenção no fórum. Manter o fórum organizado e com todo o tipo informação. Se tivermos um blog podemos perder um pouco o "norte"...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Blogue
« Responder #11 em: Junho 11, 2008, 03:48:48 pm »
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

eu penso que é melhor manter toda a atenção no fórum. Manter o fórum organizado e com todo o tipo informação. Se tivermos um blog podemos perder um pouco o "norte"...

Abraço

Concordo com o roger.
Ultimamente não se tem registado muita actividade aqui no forum. O pessoal anda ocupado com outras actividades/tarefas ou mesmo por causa do tempo.
Claro que se houver pessoal que tenha a possibilidade de ir mantendo o Blog actualizado regularmente, pode ser uma opção, mas... se for mais um para não trazer nada de novo, então penso que não valerá a pena IMHO.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline meteoropt

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 175
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://rastosdeluz.astronomo-amador.com
Re: Blogue
« Responder #12 em: Setembro 01, 2008, 10:01:53 pm »
Citação de: "xumaxer"
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

eu penso que é melhor manter toda a atenção no fórum. Manter o fórum organizado e com todo o tipo informação. Se tivermos um blog podemos perder um pouco o "norte"...

Abraço

Concordo com o roger.
Ultimamente não se tem registado muita actividade aqui no forum. O pessoal anda ocupado com outras actividades/tarefas ou mesmo por causa do tempo.
Claro que se houver pessoal que tenha a possibilidade de ir mantendo o Blog actualizado regularmente, pode ser uma opção, mas... se for mais um para não trazer nada de novo, então penso que não valerá a pena IMHO.

Boas noites

Porque não utilizam o antigo Rastos de Luz? A estrutura já está montada, o que tiver de se mudar muda-se, e transforma-se num blog comunitário. Eu não tenho a miníma hipótese de o continuar sózinho, mas poderia-se se tornar um blog comunitário. Se quiserem pode existir um novo editor, eu não me importo de apenas fazer parte dessa equipe e ajudar.
Por mim não existe problema, desde que seja um blog comunitário.
Apaguem os arquivos, mudem o layout, façam o que quiserem :) Quanto ao nome, há um certo carinho no nome :) mas a maioria dirá.

Céus Limpos

Paulo Heleno
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paulo Heleno
Editor "Rastos de Luz"
http://rastosdeluz.astronomo-amador.com

Offline Carlos Capela

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 92
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • Observações Nocturnas
Re: Blogue
« Responder #13 em: Julho 15, 2009, 04:02:33 pm »
Uma pergunta: O "Rastos de Luz" morreu de vez?
Se sim, tenho pena... neste tipo de blogues encontra-se muita informação boa e numa linguagem acessível.
Mas a grande vantagem dos blogues pessoais é lermos e sentirmos a visão individual que cada um tem da Astronomia, além dos factos físicos incontornáveis que todos temos à nossa frente. Quem escreve um texto dá-lhe sempre um toque pessoal, e essa partilha de sentimentos é fantástica.
Digo eu, que não vejo Estrelas e Planetas só como bolas de fogo ou rochas perdidas no Espaço.

Que tal um blogue onde cada um tivesse a oportunidade de deixar um texto acerca de como sente a Astronomia fora dos anos-luz, dos graus Kelvin, das dimensões das oculares ou das siglas que o pessoal usa e eu ainda não sei o que significam? :)  É isso que faço no meu blogue pessoal. Falo da Astronomia e apresento umas curiosidades, sem me preocupar apenas e só com factos.
É só uma ideia...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Capela
<a href=\"mailto:carloscapela@vorsat.org\">carloscapela@vorsat.org</a>
91 646 40 11
http://observacoesnocturnas.blogspot.com

Re: Blogue
« Responder #13 em: Julho 15, 2009, 04:02:33 pm »