Autor Tópico: Colocar o tubo paralelo...  (Lida 1274 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunoagameiro

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 250
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Colocar o tubo paralelo...
« em: Maio 26, 2008, 09:45:56 am »
Boas,

Cá estou eu mais uma vez...

Estive a ler (ou melhor reler) o livro do Sr Guilherme de Almeida, "Telescópios" (o que aliás está magnifico, principalmente para mim, que não entendo nada disto), e diz que o tubo estará paralelo ao eixo polar, quando o eixo de declinação marcar 90º. Pois o meu não está (nem pouco mais ou menos) e isto porque não vem fixo de fábrica. Posso move-lo a meu belo prazer.

Não consigo alinhar o meu tal como mostra no livro. Não sei se percebi bem a explicação.

Passos muito resumidamente;

1) Alinhar o buscador;
2) Rodar o telescópio em torno do eixo (AR) até que se consiga que o objecto fique sempre no centro...

Ora, parece-me que ao rodar o eixo de AR, o objecto irá sempre "subir" ou "descer" quando olho pelo buscador. Estou certo ?

Alguem me consegue ajudar na forma de colocar o tubo de forma a que o mesmo esteja paralelo ao eixo ??

Muito obrigado...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colocar o tubo paralelo...
« Responder #1 em: Maio 26, 2008, 11:53:45 am »
Citação de: "nunoagameiro"
(...) o eixo de declinação marcar 90º. Pois o meu não está (nem pouco mais ou menos) e isto porque não vem fixo de fábrica. Posso move-lo a meu belo prazer.
Isso é normal, e é bom que se consiga fazer isso para o acertarmos com precisão.


Citação de: "nunoagameiro"
Não consigo alinhar o meu tal como mostra no livro. Não sei se percebi bem a explicação.
Desculpa lá, mas agora sou eu que não percebo o que queres alinhar.
Não tenho aqui o livro, mas creio que quando se falou em colocar o tubo paralelo ao eixo, era só para ilustrar a marcação dos 90º.

Citação de: "nunoagameiro"
1) Alinhar o buscador;
2) Rodar o telescópio em torno do eixo (AR) até que se consiga que o objecto fique sempre no centro...

Ora, parece-me que ao rodar o eixo de AR, o objecto irá sempre "subir" ou "descer" quando olho pelo buscador. Estou certo ?
Tecnicamente, se estiveres a olhar com o telescópio paralelo ao eixo, até deverias ver as coisas a rodar.

Precisas de inclinar a montagem o suficiente para que aponte para um objecto fixo preferencialmente longínquo, por exemplo uma árvore facilmente identificável na paisagem, ou um poste de alta-tensão. Primeiro alinhas o buscador polar da montagem pelo mesmo processo: Olhar pelo buscador, ver onde ele está, rodar em AR, e mover o retículo para a nossa estimativa do centro de rotação (basta mover sempre metade do desvio após uma rotação de 180 graus, por exemplo)
Depois de sabermos para onde é que o eixo da montagem está relamente a apontar, é repetir o processo com o telescópio. (Para isso pode dar jeito ter o buscador do telescópio também alinhado com o telescópio.)
Quando apontares o telescópio para o mesmo ponto em que a montagem está alinhada aplica-se a mesma política de ajuste. Atenção que isto só se consegue fazer se na base dos anéis do telescópio houver uns parafusos para fazer esse ajuste de perpendicularidade com o "eixo" DEC. Caso contrário, só com espaçadores em baixo dos anéis, ou entre os anéis e o tubo, para o levantar um pouco..

Para apontar a objectos distantes, a montagem tem que ser colocada numa posição que pode ser periclitante ou instável.. E se o tripé não está bem preso, isso pode tombar.. Convém ter cuidado a fazer isso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Colocar o tubo paralelo...
« Responder #1 em: Maio 26, 2008, 11:53:45 am »