Autor Tópico: Colimação de um reflector de Newton D/f4  (Lida 14225 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Colimação de um reflector de Newton D/f4
« em: Maio 25, 2008, 12:20:11 pm »
Olá a todos!
Como alguns de vocês já devem saber adquiri um novo reflector de Newton da Vixen.
Características do R200SS:

 - D = 200 mm (parabólico)
 - f = 800 mm
 - f/D = 4

Adquiri simultâneamente um corrector de coma e um extensor de focal f 7.5 da Vixen, ambos concebidos especificamente para este telescópio.

Mas está descolimado!
E depois! - dirão alguns de vocês - estás farto de colimar o teu R114.  :-D
Pois é! mas este telescópio assusta-me mais, porque logo à partida o manual, a Vixen aconcelha a levar o telescópio ao fornecedor para ser colimado, o que não me faz muito sentido, porque a deslocação é grande (ida e volta 300Km).
Como alternativa dizem para ir buscar instruções específicas a http://www.vixenoptics.com/, onde não encontrei as ditas instruções.
Mas, o jaclerigo enviou-me estas instruções, que se encontram na seguinte página http://www.vixenamerica.com/Products/Default.asp?Extra=Help
Não coloquei aqui a imagem porque não sei se posso, mas seria útil.
Nesta página eles alertam para o facto de o espelho secundário ter um afastamento de 3,8mm do eixo do focador, mantendo a distância ao primário.  :(|
Isto preocupa-me porque é difícil de verificar se está tudo bem alinhado e afastado.
A imagem das instruções mostra a reflecção do focador na reflecção do espelho secundário encostado à esquerda, já é uma dica.
Parto do princípio que este desvio é suficientemente rígido para ser afectado por deslocações ou outras forças. Isto a avaliar pela rigidez da aranha.



Outra das preocupações é o facto de mais uma vez o espelho primário não ter o centro marcado, e foi muito caro para perder o direito à garantia só por ter de  desmontar o primário para marcar o centro. E aliás não existem instruções para retirar a célula do primário, e como se lembram da outra vez podia ter corrido melhor se as instruções fossem completas, afinal é quase uma exigência marcar o centro do espelho primário para colimar um reflector.

O factor mais importante é campo de imagem de boa qualidade no plano focal, como referido por Guilherme de Almeida, noutro tópico, para um reflector f 4 é de 1,4 mm, muito reduzido, o que exige muito mais rigor, como já é sabido.

O melhor é mostrar como se encontra o bicho:

Esta fotografia está focada na imagem reflectida no espelho, o espelho primário está para a direita.
A primeira observação que tenho a fazer é facto da ocular Cheshire não deixar ver a totalidade do secundário, para ver o secundário na totalidade teria de puxar a ocular Cheshire quase até a ponta do porta oculares, ficando muito solta.
Ao observar a reflexão da Cheshire pode ver-se que existe um desvio para a direita e para baixo relativamente à mira da Cheshire.

Esta fotografia está mais ou menos focada na mira da Cheshire.
Já li muito manual de colimação, mas mesmo assim preciso de ajuda.
« Última modificação: Maio 25, 2008, 04:07:46 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #1 em: Maio 25, 2008, 01:14:49 pm »
Olá Dubeni.
Vais precisar mesmo de ver a totalidade do secundário, pois o primeiro passo da colimação é a centragem do secundário debaixo do focador. Mesmo rodando o focador para o tubo vir todo pra fora e puxando a cheshire um pouco pra fora não dá sem ficar demasiado solta? Talvez tenhas uma cheshire um pouco comprida de mais para esse telescópio. Mas pronto. Não te preocupes com esses 3.4mm, pois quando fazes o primeiro passo da colimação, que é a centragem do secundário debaixo do focador, se o contorno exterior do secundário estiver concêntrico com o tubo da cheshire, ele fica automaticamente com o offset necessário em direcção ao primário. Para ficares com o offset completo, além desse offset em direcção ao primário, precisavas de outro na direcção oposta ao focador, mas eu não me preocuparia muito com isso, pois dá um bocado de trabalho de se fazer, pois tens de andar a regular o comprimento das patas da aranha. Eu pelo menos, não o uso no dob. De qualquer forma, os offsets não influenciam a qualidade das imagens. Apenas a iluminação uniforme de todo o campo, o que só se notaria, pelo menos visualmente, com oculares de grande campo real, mas eu visualmente, nunca notei no meu, mesmo com a nagler31mm.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #1 em: Maio 25, 2008, 01:14:49 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #2 em: Maio 25, 2008, 01:51:45 pm »
Olá joão marum,
Pois é! na realidade eu também gostaria de não me preocupar com o afastamento do secundário, aliás acho que, como se pode ver na foto, a aranha não pode ser regulada e é bastante rígida, penso que o afastamento do espelho secundário é regulado na própria célula de suporte do secundário.
Quanto à centragem do secundário, penso que a melhor solução é usar uma tampa de colimação, já que com a Cheshire não o vejo completo.
Note-se no entanto que o campo de imagem de boa qualidade de um f 4 é muito pequeno, 1,4 mm de acordo com o Guilherme de Almeida, o que penso eu de que... implica com uma centragem muito precisa.
Citação de: "joao marum"
Para ficares com o offset completo, além desse offset em direcção ao primário, precisavas de outro na direcção oposta ao focador
Atenção que o offset é na direcção oposta ao focador e não em direcção ao primário, segundo eles.
Já desenhei à escala o conjunto óptico para tentar perceber como funciona, mas não é fácil, porque como dizes e bem, se há um afastamento na direcção oposta ao focador, também tem de haver um deslocamento em direcção ao primário para manter a mesma distância ao espelho primário.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 29, 2008, 07:23:15 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #3 em: Maio 25, 2008, 03:48:16 pm »
Olá Dubeni! Olha, 200 / 800 não dá 4 :P É o f/D que dá 4 :P A relação focal é a dist. focal a dividir pela abertura, F/4.. Estavas lá perto ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #4 em: Maio 25, 2008, 04:06:13 pm »
Olá Fil
Citação de: "Fil"
Olá Dubeni! Olha, 200 / 800 não dá 4 :P É o f/D que dá 4 :P A relação focal é a dist. focal a dividir pela abertura, F/4.. Estavas lá perto ;-)
Tens toda a razão, já tinha dado pela gralha.
Vou corrigir.

Ando preocupado com a colimação do telescópio R200SS, talvez seja preocupação a mais.  ;-)
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #5 em: Maio 25, 2008, 04:45:47 pm »
Joao marum,
Já reparei que usas o sistema "Catseye" para colimar o teu telescópio, fui ao site ver e ler o método de colimação e tentar perceber como funciona, e graças ao sr. Nils Olof Carlin, deu para ter uma ideia da precisão de como funciona o auto-colimador, no entanto, e se não estou em erro ele equipara este método ao da colimação com barlow e laser.
http://web.telia.com/~u41105032/Acoll/Acoll.htm

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #6 em: Maio 25, 2008, 10:18:54 pm »
Ola Dubeni,

Tens aí um grande aranhão!!!

Isso e bastante grosso o que vai agravar a difracçao. No meu aquilo tem, no máximo, 1mm...

Mas tbm nao e um Vixen..........................

Cumps,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #7 em: Maio 25, 2008, 11:08:34 pm »
Olá Dubeni. Existem mesmo dois offsets. Um em direcção ao primário e outro na direcção oposta ao focador.
Sim. Uso o catseye e estou bastante satisfeito com ele. Outra alternativa é efectivamente o laser com barlow, mas de qualquer forma, precisas sempre de um "sight tube" para centrar o secundário debaixo do focador.
O próprio documento que acompanha o catseye fala nos offsets e como consegui-los.
Mais um post sobre colimação no cloudynights. Nunca é de mais:
http://www.cloudynights.com/ubbthreads/showflat.php/Cat/0/Number/2193204/page/0/view/collapsed/sb/5/o/all/fpart/1
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #8 em: Maio 26, 2008, 10:37:52 am »
Citação de: "Orion_PKFD"
Ola Dubeni,
Tens aí um grande aranhão!!!
Isso e bastante grosso o que vai agravar a difracçao. No meu aquilo tem, no máximo, 1mm...

Olá! Orion PKFD,
é verdade! penso que o propósito é dar rigidez ao posicionamento do espelho secundário, já que não há ajuste possível na aranha, no entanto, acredito que hoje em dia se poderia maquinar uma aranha mais leve mantendo a rigidez.
Assim como poderia ter uma tampa de acesso aos parafusos de colimação de desenroscar em vez de uma tampa colada, o que a bem da verdade é irritante.  :(|
Quanto à difracção, ainda não sei responder como deve ser, pois as oportunidades de observação têm sido muito escassas, posso no entanto afirmar que a difracção só se nota nas estrelas mais brilhantes, as restantes apresentam-se como pontos.
A aquisição deste telescópio tem, para mim, dois propósitos: a observação de objectos de céu profundo, e iniciar-me na astrofotografia, mas isso é outra história.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 29, 2008, 07:26:12 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #9 em: Maio 26, 2008, 11:36:48 am »
Citação de: "joao marum"
Olá Dubeni. Existem mesmo dois offsets. Um em direcção ao primário e outro na direcção oposta ao focador.
Sim. Uso o catseye e estou bastante satisfeito com ele. Outra alternativa é efectivamente o laser com barlow, mas de qualquer forma, precisas sempre de um "sight tube" para centrar o secundário debaixo do focador.
O próprio documento que acompanha o catseye fala nos offsets e como consegui-los.
Olá joao marum,
Claro! só depois é que percebi o que eles (Vixen) queriam dizer quando afirmam que a distância ao primário se mantém, mantem-se porque existe uma offset igual no sentido do espelho primário.

Faz-me falta um "sight tube", tenho usado, como tampa de colimação uma caixa de rolo fotográfico com a tampa furada.

Aqui tens uma fotografia tirada ontem através da dita tampa:

Esta fotografia foi tirada com duas folhas de papel branco, uma do lado oposto ao focador e outra em frente do espelho secundário.
Apesar do desvio do olho, ou camera fotográfica, em relação ao eixo óptico, dá para perceber que o espelho secundário não está bem centrado, digo eu.
O espelho primário está para a direita, e aquela peça preta à direita do espelho secundário é uma pequena patilha colocada por debaixo do suporte do espelho, que faz uma pequena sombra no próprio espelho, ainda não sei para o que serve. Será para afinar os offsets?
Penso que os manuais deveriam ser muito mais explícitos.

Pode-se avaliar melhor nesta outra fotografia o desvio do espelho secundário, que foi tirada com um acessório que mandei vir da Alemanha, o "Concenter Eyepiece", custou-me 54€ mais portes de envio.


É um instrumento curioso, tipo "sight tube", com um furo de milímetro para espreitar e um disco transparente com um furo de 3 mm e círculos concêntricos gravados em redor do furo. Note-se que o instrumento é em plástico ou acrílico, não sei bem, nesse aspecto estava à espera de outra coisa, não deixa de ser útil. http://www.spheretec.de/justage.htm
Este instrumento foi-me dado a conhecer por roger crespo.

Note-se que o conjunto "Cats Eye" só existe para focadores de 2", e apesar do meu ser de 2", não tenho porta oculares dessa dimensão.

Já agora digo-vos quais os instrumentos de colimação que possuo:

 - Ocular Cheshire
 - Concenter "Eye piece"
 - Colimador laser
 - Estrela artificial

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #10 em: Maio 26, 2008, 12:52:27 pm »
Olá Dubeni.
Estás a falar da peça escura no rebordo do lado direito do secundário, que parece um triangulo e um quadrado a acasalar?  :-D
Serve apenas para agarrar o secundário ao suporte no caso que ele queira ganhar pernas e fazer um ataque kamikase contra o primário  :lol:
Não gosto muito do sistema, pois acaba por fazer pequenos riscos no secundário onde ela toca. Principalmente se de vez em quando retirares o secundário para o limpar. Retirei a tal peça do meu dob quando colei o secundário com silicone há algum tempo.
Quanto ao sistema catseye vir apenas na versão de 2 polegadas, é verdade. Apenas têm a cheshire em versão 1.25, tanto o sight tube como o autocolimador não.

Esse acessório, o "concenter eyepiece", não conhecia. Realmente é útil para avaliar não só se o secundário parece bem centrado, mas também se ele parece perfeitamente redondo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #11 em: Maio 26, 2008, 01:33:52 pm »
Olá joao marum,
Finalmente começo a receber respostas concretas.
O pequeno triângulo é reflexo da ponta dessa patilha, que tem os cantos chanfrados, por isso parece um triângulo, e que na minha opinião não deveria lá estar (o reflexo).  ;-) , por isso pensei que servia para indicar o offset, já que de acordo com o diagrama da Vixen o reflexo do tubo do focador apresenta-se chegado ao lado esquerdo do reflexo do espelho secundário no primário.
Mas pelo que tu dizes parece que um destes dias irei ter de desmontar o bicho todo, nem que seja só para marcar centro do espelho primário.
Mas entretanto estou à espera que o jaclerigo me envie instruções mais precisas da Vixen, pois eles esqueceram-se de incluir o manual do telescópio.
Tem sido o jaclerigo  ;-)  que me tem enviado Pdf's, que vai buscar aos sites da Vixen North America, e infelizmente alguns desses manuais estão muito mal digitalizados, esperar-se-ia melhor de um país com tanta tecnologia, até eu era capaz de digitalizar melhor.  :lol:

Tenho estado a pensar se a vigneta causada pela Cheshire não será por estar a usar uma de 1,25", se calhar se usasse o do sistema Cats Eye isso já não aconteceria, com o Concenter Eye piece isso não acontece porque o tubo é tão justo dentro do porta oculares, que dá para escolher a altura a que queremos usá-lo, sem ter de apertar o parafuso. No entanto eu tenho um problema é que os meus olhos focam muito mal ao pé, e aquilo que se vê na fotografia está muito melhor do que aquilo que os meus olhos vêm.  :-D  :-D  :-D

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton F/4
« Responder #12 em: Maio 26, 2008, 02:01:59 pm »
Citação de: "dUbeni"
aquilo que se vê na fotografia está muito melhor do que aquilo que os meus olhos vêm.  :-D  :-D  :-D
Pode ser uma boa alternativa! Se se conseguir garantir que uma máquina fotográfica fica sempre no mesmo sítio, e que o sítio é o "ideal" para esse fim, poder-se ia fotografar o processo e fazer os ajustes em função disso. Tem-se a vantagem de ter uma capacidade de "parar o tempo" e de ampliar/amplificar a imagem de modo a ver as coisas quase até ao píxel! É preciso é que a câmara esteja sempre no sítio certo! Comparar as duas imagens também é simplesmente questão de voltar a ver.. O registo é bem fiel! Pode até fazer-se um ajuste e ver em que direcção foi o movimento, para estimar qual o próximo ajuste :) Mas isto são só ideias, e precisam que a câmara esteja muito bem colocada, para que a noção de "colimado" seja a mesma na câmara e no olho humano :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #13 em: Maio 26, 2008, 02:04:31 pm »
Dubeni, e que tal o bicho? Isso deve ser um mimo para astrofoto  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #14 em: Maio 26, 2008, 02:48:21 pm »
Olá Miguel Lopes,  :D
Não posso dizer que tenha experimentado fotografar com o bicho, embora eu e o Fil tivéssemos feito uma boa tentativa, mas a falta de material impediu-nos de concretizar o nosso objectivo, provávelmente viste a foto do Fil com os nossos telescópios em cima da montagem dele "solid rock"  :-D , foi na astrofesta do Redondo, bela noite.
 :sunny:
De qualquer forma posso dizer que é excelente para a observação do céu profundo, mesmo os planetas vêm-se lindamente e melhor ainda com o extensor de focal f 7.5
Por outro lado ainda me falta algum equipamento para fazer astrofotografia, não todo, felizmente.  ;-)
Quando for altura, irei aos tópicos para astrofotografia digital.

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Re: Colimação de um reflector de Newton D/f4
« Responder #14 em: Maio 26, 2008, 02:48:21 pm »