Autor Tópico: Filtro IR  (Lida 14723 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #15 em: Junho 14, 2008, 02:01:32 pm »
Tem muito ruído, a imagem? Pois! compras isso noutra loja, tem logo ruído!.. Se tivesses comprado na Galáctica, tinha menos ruído!
Quanto ao filtro, há por aí umas opiniões que dizem que só faz diferença num refractor, em especial num acromático. Há uns puristas, donos de reflectores, que ainda defendem que um APO não corrige "bem" todo o espectro de luz a que o sensor é sensível, e como tal deve-se usar o filtro num APO também. O princípio é que a luz que vem desviada por refracção vai ficar desfocada se for de outra frequência, o que diminui o contraste da luz que está focada. Pessoalmente acho que ainda há a questão da figura de difracção que é maior no infra-vermelho do que no azul. Portanto, independentemente do telescópio, acho boa ideia usar o filtro. Claro que é mais notório nos casos em que a luz que estiver "borrada" tenha o seu "borrão" maior que o tamanho do píxel.
Dito isto, nota-se uma melhoria na imagem, sim, no caso de um telescópio acromático.. Nos outros não tenho muita experiência, ainda.. Ainda não fiz uma comparação entre com e sem IR.. Mas é fácil fazer, por acaso..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtro IR
« Responder #16 em: Junho 14, 2008, 02:46:28 pm »
O filtro nao e so para isso Fil. O CCD é sensível aos infravermelhos, por isso estes vao causar um efeito de desfocado na imagem. Cortando os IR's ha menos interferencia e, por isso, imagens mais nitidas e focadas. O mesmo se passa com os UV, embora em menor grau. Daí que ate recomendava o IV-UV Block da Baader
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Filtro IR
« Responder #16 em: Junho 14, 2008, 02:46:28 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #17 em: Junho 14, 2008, 03:01:53 pm »
Citação de: "Fil"
Tem muito ruído, a imagem? Pois! compras isso noutra loja, tem logo ruído!.. Se tivesses comprado na Galáctica, tinha menos ruído!
Fil, Fil! Não digas isso muitas vezes senão o pessoal começa a acreditar  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #18 em: Junho 14, 2008, 03:20:35 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
O filtro nao e so para isso Fil. O CCD é sensível aos infravermelhos, por isso estes vao causar um efeito de desfocado na imagem. Cortando os IR's ha menos interferencia e, por isso, imagens mais nitidas e focadas. O mesmo se passa com os UV, embora em menor grau. Daí que ate recomendava o IV-UV Block da Baader
Pois, era mais ou menos isso que eu estava a querer dizer... Mas a razão para o desfocado vem da correcção cromática (ou falta dela) para os comprimentos de onda do IR e UV.. Daí que a malta que tenha reflectores se sinta contente com os espelhos isentos de aberração cromática :) Claro que se o "borrão de difracção" da luz IR for de 9 micron, com um pixel de 5 micron, é óbvio que essa luz vai aterrar em mais do que um pixel. É por isso que acho que o filtro é sempre bom. Se o pixel tiver 12 micron, já não há problema.. As webcams costumam ter pixeis pequenos, por isso, filtro é bom! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #19 em: Junho 14, 2008, 04:37:12 pm »
Pois é!!Eu não aprendo mesmo!!Comprar na concorrência dá nisto, imagens com muito ruído!! :-D Agora mais a sério , tem mesmo bastante ruído, mas também foram feitos ( os avi`s ) em Nogueira da Maia, com bastante poluição luminosa e com o "seeing" bastante baixo!Vou ver se coloco uma imagem de Júpiter, tratada no Registax para ficarem com uma ideia!! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtro IR
« Responder #20 em: Junho 14, 2008, 05:37:39 pm »
Citação de: "Fil"
Pois, era mais ou menos isso que eu estava a querer dizer... Mas a razão para o desfocado vem da correcção cromática (ou falta dela) para os comprimentos de onda do IR e UV.. Daí que a malta que tenha reflectores se sinta contente com os espelhos isentos de aberração cromática :) Claro que se o "borrão de difracção" da luz IR for de 9 micron, com um pixel de 5 micron, é óbvio que essa luz vai aterrar em mais do que um pixel. É por isso que acho que o filtro é sempre bom. Se o pixel tiver 12 micron, já não há problema.. As webcams costumam ter pixeis pequenos, por isso, filtro é bom! :)

Percebo o que queres dizer. E concordo cntg! ;-)  :-D  Mas acho que te falta uma coisa, que foi o que quis dizer. O CCD recebe IR, por isso vai converter o sinal "numa imagem". O mesmo acontece com o visivel. Mas entao a parte com IR vai sobrepor-se em muitas zonas, senao todas, da parte visivel, criando uma certa interferencia parecerá ruido.

Citação de: "Emanuel"
Agora mais a sério , tem mesmo bastante ruído, mas também foram feitos ( os avi`s ) em Nogueira da Maia, com bastante poluição luminosa e com o "seeing" bastante baixo!Vou ver se coloco uma imagem de Júpiter, tratada no Registax para ficarem com uma ideia!! :)

A PL nao afecta em nada isso. O seeing afecta MUITISSIMO :lol:  Se o seeing foi mau, isso e natural, nao ha grande volta a dar. Jupiter? Nao te esqueças que Jupiter nao anda propriamente alto no ceu, o que tambem contribui para aumentar o efeito da turbulencia atmosferica! Another thing, o stacksize foi de quanto Emanuel? E o fps?

Abraço,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #21 em: Junho 15, 2008, 08:46:30 pm »
Sim , realmente tens razão, Júpiter anda mesmo baixo no horizonte, o que não contribui para o resultado final!! :? Em todo o caso, vou colocar uma imagem dele para vocês verem! Foi tratada pelo Registax, sem ter puxado muito pela imagem, gravada a 20fps e é um stack de +- 80 frames ( não tenho a certeza ) de um total de 2000 frames! A imagem tem todo o tipo de defeitos, mas agradeço desde já todas as criticas possíveis, pois só assim se aprende!! :)

« Última modificação: Setembro 17, 2009, 05:01:22 pm por Emanuel »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtro IR
« Responder #22 em: Junho 15, 2008, 10:03:26 pm »
Nao acho que esteja ma para uma primeira ou primeiras tentativas! E considerando que estava baixo e so com 80frames. Not bad at all! :-D  Tenta quadriplicar o numero de frames utilizaveis e deve sair melhor ;-)

Abraço,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #23 em: Junho 15, 2008, 10:24:32 pm »
Citação de: "Emanuel"
Sim , realmente tens razão, Júpiter anda mesmo baixo no horizonte, o que não contribui para o resultado final!! :? Em todo o caso, vou colocar uma imagem dele para vocês verem! Foi tratada pelo Registax, sem ter puxado muito pela imagem, gravada a 20fps e é um stack de +- 80 frames ( não tenho a certeza ) de um total de 2000 frames! A imagem tem todo o tipo de defeitos, mas agradeço desde já todas as criticas possíveis, pois só assim se aprende!! :)



80 frames? :s  :s  :s  :-(  :-(
O ruído que tens na imagem é falta de frames... tens que tentar empilhar cerca de 1000 frames para reduzir drasticamente o ruído.
Se tinhas 2000 frames e só conseguiste empilhar 80, isso quer dizer que (ou):

- o seeing era péssimo;
- telescópio mal focado/descolimado;
- a montagem não consegue seguir o disco com facilidade;
- as 20 fps levam a compressão e perda da qualidade da imagem;
- a NexImage não é das melhores webcams que andam por aí... as toucam são bem melhores pois conseguem ter menos ruído, embora me pareça que têm o mesmo CCD.

A tua imagem não mostra muita dispersão de vermelho e azul nos bordos superior/inferior do disco, por isso não deve estar descolimado, deve ser mesmo pouca transparência na atmosfera, uma vez que a PL não influencia a fotografia planetária. Notam-se alguns detalhes na imagem, mas estão esbatidos... talvez devido ao "frame rate" ser alto e levar a compressão dos dados. Procura baixar para 10fps (os 5fps só quando estiver uma noite muito boa) e tem cuidado com o "gain". Às vezes, na ânsia de termos no lcd do computador um disco muito brilhante e visível, aumentamos o gain e com isso também o ruído.

Quando a turbulência atmosférica é alta, esquece a fotografia planetária; a distorção da luz na atmosfera vai tornar impossível a focagem do disco e nem o filtro IR/UV te salva disso. Não há nada a fazer a não ser esperar por uma noite melhor.

Eu usei o filtro IR/UV da Baader mas com a minha DMK, que é monocromática e não a cores por isso não sei se as diferenças que obtive (quase iguais) se devem ao tipo de CCD ou não. Como as webcam perdem resolução com a cor... Por outro lado, como os filtros RGB que uso já têm IR, talvez seja essa a verdadeira razão de não ter havido diferenças nas imagens que fiz (MArte com filtros RGB Astronomik IIb vs. Marte com filtros RGB Astronomik IIb + Baader IR/UV).

De qualquer forma, o uso do IR/UV é para mim essencial (se usares filtros RGB com IR então não será necessário mais outro IR).
O fundamental mesmo é conseguir uma boa noite, com bom seeing para conseguir empilhar muitos frames dos 2000...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #24 em: Junho 16, 2008, 12:20:59 am »
Bem, acho que o principal problema tem mesmo o nome de MAÇARICO! :-D O seeing estava realmente mau e com o planeta tão baixo no horizonte , o resultado não poderia ser muito melhor! Em todo o caso, vou tentar empilhar mais frames para ver se o resultado sai melhor! Tenho mesmo é de esperar por uma noite melhor ! O que é estranho, ou não, é que a 15 , 10 ou 5 fps, a imagem no computador fica pior, mesmo jogando com o ganho e o inverso, a 25 ou 30 fps fica com ruído excessivo!!Desfocado, o telescópio não me parece estar, mas também não conseguindo detectar uma possível desfocagem em modo visual, como fazer? Através do desfocar uma estrela "in" e "out" para analisar as bandas?? Agora que falas nisso, noto na imagem , ao gravar , não em visual, um delocamento algo acentuado para o azul e vermelho nos bordos do planeta!!Será do ccd?? Ou do telescópio??
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtro IR
« Responder #25 em: Junho 16, 2008, 12:59:02 am »
Nem uma nem outra. É por estar baixo no horizonte ;-) a 5fps fica "pior" pq e mais afectado pelo seeing, por isso e q o xumaxer disse em noites com bom seeing :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #26 em: Junho 16, 2008, 11:01:57 am »
Citação de: "Emanuel"
Agora que falas nisso, noto na imagem , ao gravar , não em visual, um delocamento algo acentuado para o azul e vermelho nos bordos do planeta!!Será do ccd?? Ou do telescópio??

Isso é como diz o
Citação de: "Orion_PKFD"
Nem uma nem outra. É por estar baixo no horizonte ;-)

O Registax tem uma função que pode minorar esse efeito.
No tab dos wavelets, depois de alinhares e empilhares os frames,

1º clicas no RGB align e Estimate. Se ficares contente com o resultado, ok!


senão

2º alinhas os canais R B à unha



vê as imagens.

Será que ajuda?
Não te esqueças que o que faz uma boa imagem é uma boa captura. Nem o melhor software consegue salvar frames de "caca".
Rule of thumb do D.Peach: "uma noite de bom seeing representa 90% da qualidade final da imagem."
Claro que 'tou a gozar, mas ...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #27 em: Junho 19, 2008, 10:42:00 am »
Bem, só para dizer que ontem tentei novamente fazer uns avi`s de Júpiter e o resultado ainda foi pior, neste caso talvez  pela proximidade da Lua! Decididamente o seeing faz toda a diferença! Tenho que esperar por boas noites e por Júpiter mais alto no céu!Mesmo com as dicas que o Xumaxer deu, não melhorou, é como ele disse, se o avi já foi gravado com más condições atmosféricas, nem o melhor software consegue milagres!! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Filtro IR
« Responder #28 em: Junho 19, 2008, 10:53:52 am »
A proximidade da lua apenas poderá diminuir o contraste. Acho que o mais importante é mesmo o seeing.
Captura planetária é um passatempo que necessita de grande paciência. Mas naquelas noites mágicas que aparecem algumas vezes por ano é fantástico.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Filtro IR
« Responder #29 em: Junho 19, 2008, 10:59:56 am »
Ve quando Jupiter esta mais alto e sai nessa hora. E ainda um bocado tarde, mas num fim de semana e uma opçao. Eu tenho que esperar pelo fim dos exames e, depois, Jupiter que venha! :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Filtro IR
« Responder #29 em: Junho 19, 2008, 10:59:56 am »