Autor Tópico: Projecto ATM 60mm  (Lida 3587 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Projecto ATM 60mm
« em: Abril 23, 2008, 08:37:52 pm »
Boas,

No ambito de um projecto escolar que tenho de desenvolver, pretendo contruir um telescopio refractor de 60mm. Ja adquiri as lentes, que consiste num doublet acromatico. No entanto, as lentes nao têm celula, isto e, vieram como peças separadas. Entao surgiram 2 problemas: como e que construo o doublet correctamente? E como instalo a objectiva depois de feita ao tubo que sera em PVC? A montagem sera Alt-Az e de madeira.

Espero puder contar com os vossos conhecimentos e/ou ideias,

Um abraço,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #1 em: Abril 23, 2008, 11:59:11 pm »
bom, os dubletes costumam levar uns espaçadores finos e "não comprimíveis". costumam ser 3, por razões óbvias.. Tens que saber é que faces ficam separadas por esses espaçadores.. Aí desconheço como olhar para um dublete e identificar o lado da frente e de trás de cada elemento óptico. Não tenho grande experiência nisso. Penso que o elemento bi-convexo fica à frente, e o plano-côncavo fica do lado de dentro do tubo, com a face plana para dentro. Em princípio os dois elementos ficarão virados um para o outro nas faces cuja curvatura melhor se aproximar.. Os espaçadores talvez tenham uma espessura de duas folhas de papel normal.. Mas isto estou a dizer de cabeça.. Era o que eu faria, mas desconheço se estou a dizer alguma barbaridade :P
A célula, faz-se :) costuma ser um anel que enrosca noutro, e em que no meio ficam as lentes. Mas podes improvisar outro esquema qualquer... A vantagem disto é que as lentes deverão ficar alinhadas com o tubo sem problemas para um acromático desses.. Se quiseres acrescentar 3 ou 6 parafusos para colimação já é um luxo! :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #1 em: Abril 23, 2008, 11:59:11 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #2 em: Abril 24, 2008, 02:32:54 pm »
Citação de: "Fil"
A célula, faz-se :) costuma ser um anel que enrosca noutro, e em que no meio ficam as lentes. Mas podes improvisar outro esquema qualquer... A vantagem disto é que as lentes deverão ficar alinhadas com o tubo sem problemas para um acromático desses.. Se quiseres acrescentar 3 ou 6 parafusos para colimação já é um luxo! :)

Quanto a posição das lentes e como dizes Fil, mas essa parte é simples. O problema está em fazer o tal anel :s  e o anel segura as lentes por compressao? Onde arranjo esses aneis e os espaçadores? Os espaçadores deverao ser colados as lentes?  :?

Desculpem a carrada de perguntas, mas isto nao esta mto facil :(
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #3 em: Abril 24, 2008, 04:07:59 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Quanto a posição das lentes e como dizes Fil, mas essa parte é simples. O problema está em fazer o tal anel :s  e o anel segura as lentes por compressao? Onde arranjo esses aneis e os espaçadores? Os espaçadores deverao ser colados as lentes?  :?

Desculpem a carrada de perguntas, mas isto nao esta mto facil :(

Pois, é assim que os Portugueses trabalham... HI. Primeiro arrancam com a obra, o projecto vem no fim...

A minha ideia meu caro André, é ires para o "terreno". Vais  fazer uma visita às casas que vendem tubos para canalização, levas o paquímetro e procuras tubo de hidronil com as medidas mais aproximadas possíveis ao tamanho das lentes. Este tubo normalmente tem paredes grossas, cerca de 5mm. Levas a um torneiro e ele gasta o tubo por dentro até entrarem as lentes bem justinhas e na profundidade que dê para caberem as duas lentes, o isolamento entre elas, que deve ser uma pequena borracha, e um tampão que deverá ser também ser construido. Penso que uns 3 cm devem chegar para caberem estas peças lá dentro. A tampa será feita também com uma rodela do tubo em causa, agora desgastada por fora, demaneira que fique dentro do outro tubo, a segurar as lentes  cortada certinha no torno. A peça principal terá de ter o comprimento suficiente para ser adapatada ao restante tubo de PBC.

Posso fazer uns desenhos e colocar aqui para explicar melhor a minha ideia...

Editei e coloquei um boneco:

                                               

Mas não passa de uma ideia, claro.

Cumprimentos e força com o projecto...

Valdemar
« Última modificação: Abril 24, 2008, 04:35:02 pm por Valdemar »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #4 em: Abril 24, 2008, 04:11:43 pm »
Problema nenhum, isso das perguntas! Até é giro pensar nisso :) Podes Maquinar num torno mecânico, se tiveres acesso a isso.. Podes agarrar em tábuas de madeira grossas e fazes o buraco! Não precisa de ser redondo, pode ser triangular! Depois a abertura redonda faz-se com um bocado de cartolina tapando o triângulo.. :P a compressão das tábuas de madeira pode fazer-se com parafusos e porcas.. Mas uns 3 além dos da colimação :P

Se fores jeitoso com arame também dá para fazer, imitando as armaduras de arame nas rolhas das garrafas de champagne :P Desde que não caia, acho que vale tudo :)  A menos que queiras uma coisa com bom aspecto :oops:..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #5 em: Abril 24, 2008, 10:16:10 pm »
Gstei da ideia do Valdemar e da tua dos triangulos, mas acho que vou pesquisar mais com base na do Valdemar pois parece-me mais simples, pois ja fico com o tubo e, em principio, garantirá que as lentes ficam em posiçao. Onde e que posso obter hidronil? É que eu estava a pensar so em PVC...e depois convem colar os tubos para a objectiva nao cair certo?

Obrigado pelas resposta e sugestoes,

Cumprimentos,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #6 em: Abril 25, 2008, 12:38:59 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Onde e que posso obter hidronil? É que eu estava a pensar so em PVC...e depois convem colar os tubos para a objectiva nao cair certo?

André Gonçalves

Hidronil compra-se no mesmo local que o PBC, ou seja qualquer casa que venda materiais para Canalizações. PBC tem a parede fina, é mais usado para canalização de esgotos, o Hidronil já é um tubo mais resistente e usa-se em canalizações de água, sanitárias, abastecimento, rega, etc. É um tubo mais resistente e «está preparedo para que se possa abrir roscas no mesmo, portanto tem as paredes grossas. Pelo facto dá para desbastar em Torno Mecânico, tanto no interior como no exterior, o que permite adaptar medidas com as lentes e com tubo de PBC que fique perto das medidas escolhidas. No PBC tens medidas de 17mm, 32, 40, 50, 63, 75, 90, 110, ... Já no Hidronil é em polegadas, Por exemplo 2,5 Polegadas são cerca de 63,5 mm, o que não foge muito à medida do PBC 63, logo é questão de agarrares nas lentes e deslocares-te a uma casa dessas e encostar as peças ao material, falar com as pessoas, que por vezes como trabalham com estes materiais, podem até ter outra visão que nãos não estejamos a ver e dar ideias mais válidas.


Bom fim de semana,

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #7 em: Abril 25, 2008, 12:52:04 pm »
É isso mesmo que vou fazer Valdemar ;-)  Muito obrigado pela ideia :)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #8 em: Maio 10, 2008, 04:50:56 pm »
Boas pessoal,

 As lentes precisam de estar ligeiramente separadas, mas muito pouco. Alguma sugestão de algo que possa usar como separadores?

Abraços,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #9 em: Maio 10, 2008, 05:15:33 pm »
Papel? Pode ser dobrado para duplicar a espessura.. Não sei..
Se conseguires cortar uma tira de cortiça muito fina e de espessura constante, podes dividi-la em 3 espaçadores e também serve.. A chatice é cortar a cortiça tão fino. O que me vem à cabeça é atropelar uma rolha de cortiça bem compacta com uma plaina ou um daqueles utensílios de cozinha para cortar batatas às rodelas, desde que se consiga regular a profundidade do corte..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #10 em: Maio 10, 2008, 06:09:07 pm »
Acho que vou optar por aquele cartao muito duro e praticamente incompressivel. NAo sei se se chama cartao prensado ou laminado :s

E como "colo" os separadores? Com cola??? :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #11 em: Maio 10, 2008, 09:33:13 pm »
Não, essa é a parte mais simples :) não colas!.. :) basta manter os elemntos quietos (sem andarem a dançar para os lados) e mantê-los comprimidos.. É assim que as ópticas costumam estar mesmo.. Simples e eficaz.. Constatei isso quando desmontei o meu de 60mm..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #12 em: Maio 11, 2008, 12:03:42 pm »
So que a ideia do Valdemar ja nao vai dar. E comprimir aquilo de maneira a que nao caiam nao e nda facil, acho que tenho msm de colar. Isto vai interferir na optica?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #13 em: Maio 11, 2008, 01:37:45 pm »
Evita pôr cola no vidro.. se as lentes estiverem a dançar arranja material para lá colocar para ficar mais justo.. Umas cunhas de madeira (pedaços de palito, por exemplo). No fim, a ideia do Valdemar pode ser feita com rosca (se for feito num torno mecânico), ou colada.. quando colares é ficar a fazer pressão para colar "no sítio".
Se não gostares da ideia dos palitos, podes fazer como nos porta oculares de 2 parafusos. Fazes dois buracos no tubo a 120º de distância, no mesmo sítio onde vão estar as lentes, e depois de as lentes lá estarem, podes enfiar "algo" que fique a fazer pressão de encontra o lado das lentes, para manter as lentes no sítio. É uma forma de colmatar a folga..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #14 em: Maio 18, 2008, 08:19:12 pm »
Caro Orion PKFD

1. O elemento convergente fica à frente ( do lado do objecto a observar com o telescópio) e volta a sua face de MENOR raio de curvatura para o elemento divergente.

2. A espessura dos espaçadores é da ordem de 1/10 de milímetro. Nada de espesuras enomes. Os espaçadores são colados ao elemento divergente. Como exmelpo a fita cola transparente clássica tem 60 micrómetros de espessura (0,060 mm). Aconselho película autocolante de folha de alumínio (vende-se no Corte Inglês), que tem cerca de 0,10 mm de espessura.Não convém que os epaçadores sejam compridos a ponto de se verem notoriamente depois de se ter metido a lente no sua célula de encaixe. Proponho que cada pedaço tenha 4 mm na direcção radial e uns 8 mm na direcção paralela ao bordo da lente. Não se procupe por o alumínio não ser preto. As reflexões serão para fora e em conta-luz será sempre preto.

3. O conjunto das duas lentes não deverá ficar entalado dentro da sua célula nem deverá ser brutalmente comprimido na direcção paralela ao eixo óptico. Se a célula for um pouco folgada pode-se colocar três pedaços de fita-cola colados na bordas, abrangendo as espessuras dos dois elementos, mas sem ultrapassar a espessura global do conjunto. Conv+em que ficam nas direcções dos três espaçadores entes referidos.

4. A maneira clássica de prender a slentesd entro da célula e com uma anel roscado que tem dois traços de serra (ou dois furos) por inde se aperta com suavidade até aconchegar as duas lentes, sem as espremer, o que, comprimmindo-as demasiado, origina o famoso caso de "pinched optics" e por vezes formas temporárias de astigmatismo (temporárias até se desfazer o aperto excessivo). No entanto a construção desse anel é cara e em vez disso pode usar um anel interno, bloqueado por três parafusos radiais, muito pequenos, quase na frente da célula. Serve perfeitamente.  A parte restante da célula enfia no tubo do telescópio.  

5. Para um projecto escolar, siga o indicado nas páginas 241 a 246 do nosso livro Introdução à Astronomia e às Observações Astronómicas, disponível na Galáctica. Como a sua objectiva é acromática, obterá resultados ainda melhores, mas cuide de duas coisas: a) garantia que as duas lentes ficam bem centradas e nenhuma resvala para o lado em relação a outra; b) garanta que o plano de apoio das lentes é mesmo perpendicular ao eixo do tubo. Disse que era uma objectiva de 60 mm, mas com que distância focal ? será 700 mm?

Boa construção
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Re: Projecto ATM 60mm
« Responder #14 em: Maio 18, 2008, 08:19:12 pm »