Obrigado Miguel.
Isso é que são boas notícias. Além da muito maior sensibilidade das ditas, deve ser óptimo poder trabalhar a temperaturas baixas e sempre constante (eu nunca mexi sequer numa, mas penso que isso é possível ou seja trabalhar a uma temperatura fixada por nós...desde que não ultrapasse a capacidade de arrefecimento do Peltier claro). Vamos lá começar a convencer a mulher que.....
Pois, é preciso ter cuidado com isso. As Meade não têm arrefecimento activo. As ATIK e as Starlight Xpress têm, mas não têm controlo activo de temperatura, ou seja, aquilo pode condensar (também pode com as outras, mas é outro assunto), é difícil de adaptar os darks, etc...
A ATIK alega que os CCDs da Sony e a electronica deles tem tão pouco ruído que nem sequer é preciso usar darks... Isso o Fil pode responder, mas suspeito que para exposições mais longas sejam precisos na mesma.
Tudo o que tenha CCD da Kodak precisa de uma excelente refrigeração e controlo de temperatura porque são extremamente ruidosos.