Autor Tópico: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008  (Lida 15612 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #15 em: Julho 30, 2008, 06:16:57 pm »
Olá a todos,

pelo que percebi ninguém faz ideia do que se irá passar nem local exacto para o evento. Já disponibilizei alguns dos créditos lá de casa para ir ao evento. Contudo, como diz o jac e muito bem, ir para o alentejo em pleno Agosto sem ter certezas minimas também não me agrada muito  :s !!

Em relação ao equipamento levarei comigo o LXd55 e a D40, entre alguns acessórios e claro o material de camping.

Espero por novidades brevemente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #16 em: Julho 30, 2008, 06:51:47 pm »
Eu tambem devo ir, ainda não sei se sexta ou sabado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #16 em: Julho 30, 2008, 06:51:47 pm »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #17 em: Julho 30, 2008, 09:09:02 pm »
Eu em principio vou, mas por questões de logística, só devo arrancar para lá no Sábado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Eureka ?
« Responder #18 em: Julho 30, 2008, 11:40:54 pm »
Pessoal, Será que achei o sítio?

O que se segue não é nada oficial.
Baseado nas páginas que referi antes, e no que aprendi sobre o a freguesia de Vila Nova de São Bento, parti à procura dos limites da freguesia, no goole Earth.
Após 2 dias de busca, finalmente achei o local correspondente à imagem que aparece na pagina da Rota do Guadiana, em que fala no posto de S Marcos da brigada fiscal. As dicas que segui foi que isto se localizaria numa estrada que liga V.N.S.Bento às Minas de S. Domingos, e que estaria perto de de uma ligação à fronteira. A freguesia está limitada pela Ribeira do Chança a Sul que a separa de Espanha.
O que encontrei foi isto, no google maps, que parece ser tal e qual a imagem da localização do dito posto da Guarda Fiscal que se vê abaixo (como está na página da Rota do Guadiana):


Para mais algumas fotos da zona, podem ver na fototeca da Rota do Guadiana.

Custou, mas já estou convencido de que consigo lá ir ter!.. Aquilo fica ali perto de cascos de rolhas :P Sítios para comer, é que não estou a ver não.. E mesmo o acampar não parece que seja coisa "oficial"..  Onde é que a gente toma um duchezito?..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline mpbschique

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 117
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Eureka ?
« Responder #19 em: Julho 31, 2008, 12:04:13 am »
Citação de: "Fil"
Pessoal, Será que achei o sítio?

O que se segue não é nada oficial.
Baseado nas páginas que referi antes, e no que aprendi sobre o a freguesia de Vila Nova de São Bento, parti à procura dos limites da freguesia, no goole Earth.
Após 2 dias de busca, finalmente achei o local correspondente à imagem que aparece na pagina da Rota do Guadiana, em que fala no posto de S Marcos da brigada fiscal. As dicas que segui foi que isto se localizaria numa estrada que liga V.N.S.Bento às Minas de S. Domingos, e que estaria perto de de uma ligação à fronteira. A freguesia está limitada pela Ribeira do Chança a Sul que a separa de Espanha.
O que encontrei foi isto, no google maps, que parece ser tal e qual a imagem da localização do dito posto da Guarda Fiscal que se vê abaixo (como está na página da Rota do Guadiana):


Para mais algumas fotos da zona, podem ver na fototeca da Rota do Guadiana.

Custou, mas já estou convencido de que consigo lá ir ter!.. Aquilo fica ali perto de cascos de rolhas :P Sítios para comer, é que não estou a ver não.. E mesmo o acampar não parece que seja coisa "oficial"..  Onde é que a gente toma um duchezito?..

Ora aqui está,

Qual CSI qual quê!!   :-D

Dois dias de pesquisa e finalmente temos uma vaga ideia de onde poderemos ir parar....! Epá em relação ao banho penso que não haverá problema. Como nem vai estar calor nem nada a malta nem sequer transpira. Comida também não vejo qual o problema com tanta " Azeitoneira" ali nas redondezas.

Poderia até ser no deserto. Nós lá iamos ter!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Marco Santos
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #20 em: Julho 31, 2008, 10:36:38 am »
Já aluguei quarto, mas longe dessa porra! Vou ficar em Pias, a cerca de 30km...
Alguma novidade em relação a programa, localização exacta???
É que são 530km para baixo e 530km para cima...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #21 em: Julho 31, 2008, 10:55:32 am »
A falta de divulgação apropriada vai acabar por matar estes eventos :( pena.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #22 em: Julho 31, 2008, 12:36:39 pm »
Pois... o pior é que a seguir a estes vêm outros... e o pessoal na insegurança não vai, é triste
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline ricardex

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 583
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.ricardospace.com
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #23 em: Julho 31, 2008, 01:04:31 pm »
Citação de: "jaclerigo"
A falta de divulgação apropriada vai acabar por matar estes eventos :( pena.

Numa altura em que cada vez há mais canais de informação. Não dá para entender!  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a duvida." - Carl Sagan

http://www.ricardospace.com

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #24 em: Julho 31, 2008, 01:10:53 pm »
Citação de: "ricardex"
Citação de: "jaclerigo"
A falta de divulgação apropriada vai acabar por matar estes eventos :( pena.

Numa altura em que cada vez há mais canais de informação. Não dá para entender!  :?
Eu quando vejo numa entrevista a dizerem que o Máximo Ferreira é quem mais faz pela astronomia em Portugal... está tudo dito...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #25 em: Julho 31, 2008, 02:21:58 pm »
Até certo ponto "é"!..  O problema é que "é" segundo uma medida que não tem a melhor relação com a realidade.. É uma medida algo "política".. O Máximo Ferreira se calhar está metido em inaugurações de espaços novos, eventos com visibilidade jornalística, e outras coisas que aparecem em currículos! Tudo isso conta para a tal medição do que é feito na astronomia em Portugal.
Depois faltam os outros pormenores, que tipicamente são as outras pessoas que o rodeiam que fazem mas que passam desapercebidas.. Coisas como lidar com comunidades e divulgação à comunidade ou organização e divulgação atempada da logística toda.. Penso que é necessário mais gente que só o Máximo Ferreira.

Se até amanhã não tiver aparecido um programa, eu vou ser obrigado a dizer "antes de tempo" uma das coisas que lá vou fazer (em princípio)..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline sssilva

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #26 em: Julho 31, 2008, 03:02:19 pm »
Realmente é pena! Até parece um sítio que promete um bom céu e se calhar se fosse aqui a 100 km nem era precisa grande informação. Mas sendo a Astrofesta e sendo o local um bocado longe é natural que as pessoas queiram saber sobre as condições disponíveis e sobre o que se vai passar. Pelo menos saber as condições disponibilizadas para acampar, comer (ainda que fosse. "Vão ter de se desenrrascar com latas de atum!"), e (ainda que à baldada) tomar banho para conseguir ficar perto do pessoal durante as observações :D.

Eu, dado o panorama actual e correndo porventura o risco de perder uma boa Astrofesta, não devo ir. A não ser que programe alguma coisa para aqueles lados e calhe em caminho.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #27 em: Julho 31, 2008, 03:52:17 pm »
Citação de: "Fil"
Até certo ponto "é"!..  O problema é que "é" segundo uma medida que não tem a melhor relação com a realidade.. É uma medida algo "política"..

O Máximo Ferreira, para mim, é o que eu costumo de chamar, e sem qualquer desprezo, de "o astrónomo do Reino". E efectivamente ele é-o no que toca a estes eventos "oficiais". Não o culpo a ele pela falta de informação, certamente mais culpadas são as entidades que estão por de trás que não fazem o seu devido trabalho. Infelizmente, depois quem leva com as culpas é sempre a pessoa que dá a cara.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #28 em: Julho 31, 2008, 05:25:43 pm »
Algo já mexe... Já temos poster para a Astrofesta!

Na página da APAA:
http://astrosurf.com/apaa/AF2008/AF08a.pdf

Adianta-se algumas coisas sobre actividades, e já se conseguem ver os apoios.

A imagem de funco é que parece um Sol activo e uma DeathStar?

Entretanto tenho fortes suspeitas que o sítio que indiquei no google maps, corresponde ao local.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline veludo

  • Mensagens: 4
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #29 em: Agosto 04, 2008, 06:01:49 pm »
É pena que façam a astrofesta sempre nos mesmos locais, ou em Serpa ou em Constancia, terra natal do Sr. Máximo Ferreira, senão estou enganado, depois pelo meio Serra d´ Ossa e outros locais. Se é para divulgar e para os astronomos amadores conviverem talvez fizesse mais sentido fazer a astrofesta junto aos centros urbanos, as pessoas teriam mais facilidades em comparacer. Claro que a ideia do alentejo é o excelente céu, mas também não podemos ir por aí porque se há nuvens, lá se vai a astrofesta.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Astrofesta (Serpa) - 8/10 Agosto 2008
« Responder #29 em: Agosto 04, 2008, 06:01:49 pm »