Autor Tópico: Abrasivos para Realização de Espelhos  (Lida 4056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Abrasivos para Realização de Espelhos
« em: Março 12, 2008, 06:25:03 pm »
Boa tarde a todos...

encontro-me neste momento na fase inicial da construção de um dobson mas estou com algumas
dificuldades em encontrar os abrasivos (Carbureto de Silício e Óxido de Alumínio) para cortar e
desgastar o vidro que servirá de espelho primário.

Alguém me pode indicar uma loja em Lisboa que os tenha????  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1694
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #1 em: Março 12, 2008, 07:13:35 pm »
Dragão - Abrasivos, Lda.
http://www.hotfrog.pt/Empresas/Drag-o-Abrasivos-Lda

Foi onde compramos da ultima vez... mas não sei se vendem em pouca quantidade :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline fcardoso

  • Mensagens: 12
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #2 em: Março 30, 2008, 09:35:35 pm »
sempre podes comprar o espelho já polido...... :(| !
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #3 em: Abril 09, 2008, 08:47:36 pm »
olha so carlos viana ja tive no forum por causa d uma montagem vixen sensor antiga modificada com systema eq 5  no goto
gostaria de saber se olguem poderia me informar aonde ce pode encontrar material para construir un espelho primario
abrasivos,vidros,et qu em poderia metalisar o espelho ext ...tenho  dois livros frances sobre o thema  par construire un telescopio de 300 mm.
so me falta o material de base carboneto vidro pirex et uma firma que me posa faser uma metalisaçao d aluminio no esphelo
com qualidade.
ce olguem tem imformaçao sobre o problema favor de responder
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #4 em: Abril 09, 2008, 08:52:57 pm »
ps carlos viana et cmvbobinagem est a mesma pesoa tchao
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Amadan

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #5 em: Maio 22, 2008, 04:52:53 pm »
Comprei abrasivos na Harker Sumner. Na altura, há já alguns anos, eles tinham um loja no Largo do Corpo Santo, perto do Cais do Sodré. Sempre poderás encontrar o site deles através do Google e pedires informações pelo telefone.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #6 em: Maio 29, 2008, 09:58:47 am »
Citação de: "Amadan"
Comprei abrasivos na Harker Sumner. Na altura, há já alguns anos, eles tinham um loja no Largo do Corpo Santo, perto do Cais do Sodré. Sempre poderás encontrar o site deles através do Google e pedires informações pelo telefone.

tudo bem amadan muinto obrigado por a tua dica fico contente de saber que a uma loja que poderia ter os abrasivos ca em portugal vo me por em comtacto qu on eles para ter mais imformação ,ja agora tu compraste abrasivos par polir um espelho.
ce es o caso gostaria de ter mais imformações sobre o tema .
por exemplo aonde ce pode encontrare espelhos ca em portugal.
obrigado carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Anonymous

  • Visitante
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #7 em: Maio 29, 2008, 10:09:21 am »
Citação de: "nunomac"
Boa tarde a todos...

encontro-me neste momento na fase inicial da construção de um dobson mas estou com algumas
dificuldades em encontrar os abrasivos (Carbureto de Silício e Óxido de Alumínio) para cortar e
desgastar o vidro que servirá de espelho primário.

Alguém me pode indicar uma loja em Lisboa que os tenha????  :?

tudo bem nunomac estas a construire um espelho sera que me posas ajudar,aonde e que tu compraste o vidro .
ja comceguiste acabar o teu projecto ce es o caso gosteria de ver algumas fotos du bichino aqui no forum para ter uma ideia de que estas a construire.
carlos viana
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #8 em: Maio 29, 2008, 02:59:27 pm »
Olá Carlos

Em relação ao vidro comprei numa vidreira em Santarém mas teve de ser por encomenda, e mesmo
assim só consegui arranjar de 19mm, pelo que me disseram este será o máximo que se consegue
arranjar em Portugal, em venda directa ao Público. Não é o mais adequado em termos de espessura
mas serve bem para projectos entre 130 e 170mm. Tive alguma sorte pois o dono da vidreira também
gosta de Astronomia.

Adquiri 4 vidros (2 espelhos + 2 ferramentas) de 25cm x 25cm x 19mm porque pensei que se o projecto
corresse bem poderia fazer dois espelhos, um ligeiramente maior que o outro. O valor rondou os
75€ pelos 4 vidros.

Podes ver as fotos do que está concluído no meu site na secção projectos. Assim que puder coloco as
fotos dos vidros.

Normalmente começa-se a fazer o espelho e depois o resto do telescópio mas eu começei ao
contrário, tenho quase tudo pronto só me faltam os espelhos :-) Mas eu sou mesmo assim.

Assim não perco a vontade e vou ter mesmo de o fazer e de acordo com as especificações previstas  :)

Ainda não adquiri os abrasivos mas estou a pensar fazê-lo mais perto do verão para aproveitar
a maior disponibilidade do tempo... a ver vamos.
« Última modificação: Maio 30, 2008, 02:19:10 pm por nunomac »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #9 em: Maio 29, 2008, 03:38:09 pm »
Olá,

já encontrou local para aluminizar os espelhos?

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #10 em: Maio 29, 2008, 03:44:38 pm »
Uma vez que efectuo muitos negócios no ebay, já tive a oportunidade de obter alguns
contactos nos EUA e Inglaterra quando for necessário. Em Portugal ainda não encontrei
nada. Mas ainda estou a pensar se não vou eu mesmo "pratear" o espelho. Sei que a
durabilidade, devido á ausência de uma camada protectora, não é a mesma mas estou
tentado a fazer isso.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #11 em: Maio 29, 2008, 04:22:08 pm »
Ok, ainda bem! Agora demonstrando a minha ignorancia: Como vai aplicar a camada "espelho" no vidro?

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #12 em: Maio 29, 2008, 04:26:12 pm »
O único problema da "prateação" é que exige o manuseio de quimicos potencialmente perigosos...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #13 em: Maio 29, 2008, 04:37:37 pm »
Pelo processo de deposição química mas como diz o colega Astrolupa é um processo
um bocado perigoso  :shock:  

Este processo pode provocar uma explosão, além da inalação de vapores tóxicos...

Bem na altura logo verei se compensa o risco e a despesa até porque não fica assim
tão cara a aluminização...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Keyser

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 210
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Abrasivos para Realização de Espelhos
« Responder #14 em: Junho 03, 2008, 12:47:01 pm »
Encontrei este vídeo que me parece bastante bom http://www.skyatnightmagazine.com/mirror_video.asp
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Newton 8" para Astrofotografia + Refractor 70mm Acromático Guia
EQ5 Dual Axis
ETX-70
Canon 450D + Phillips SPC900NC