Autor Tópico: As minhas primeiras astrofotos  (Lida 2717 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
As minhas primeiras astrofotos
« em: Fevereiro 22, 2008, 12:02:41 pm »
Bem não se riam  :-D  :-D  :-D
São defacto as minhas primeiras fotografias de um astro a Lua, não pensem que foi fácil, mas aproveitei o eclipse para tentar fazer umas experiências com uma Canon 350D sobre tripé, o que provocou um pequeno arrastamento.
Objectiva 90mm - 300mm.

A primeira foi ainda sem eclipse, mas acho que ficou curiosa  ;-)

Dados da fotografia:
20-02-2008 às 21:29:14
145mm
Exposição manual 1/20s @ f/ 5.6
Iso 800

O eclipse  :sunny:

O arrastamento é perceptível pela maior quantidade de luz na área da Lua mais exposta.
Dados da fotografia:
2008-02-21 às 3:12:28
300mm
Exposição manual 5s @ f/  5.6
Iso 800

O que é que acham  :-D
« Última modificação: Fevereiro 22, 2008, 05:25:51 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #1 em: Fevereiro 22, 2008, 05:23:49 pm »
dUbeni, Ficaram bem bonitas!.. Gosto muito da primeira!.. Parece uma pérola num leito de seda ;)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #1 em: Fevereiro 22, 2008, 05:23:49 pm »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #2 em: Fevereiro 22, 2008, 07:16:39 pm »
Obrigada Fil,
As fotografias também ganham com esta definição e enquadramento, ou seja, no seu tamanho natural (3456x2304) existe algum esfumanço, e fiz um pequeno crop às imagens.
Quando chegar o controlador para os motores, vou poder fazer novas experiências em piggyback.  ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #3 em: Fevereiro 22, 2008, 09:15:46 pm »
Parabéns Bernardo, tão muito boas.
Tiveste sorte, a maioria do pessoal apanhou a Lua antes do Eclipse sem nuvens e na hora em que queriam registar o mesmo as nuvens não deixaram.
Eu tirei umas fotos cerca das 20H00 e depois das 21H30 o céu cobriu-se todo. Arrumei a "tralha"  e fui até Vale de Lençois, acho que acertei.

Também já ando a tentar registar alguma coisa com uma SPC900NC, tenho tido umas aulas particulares do André, Orion_PKFD via PM, mas o tempo não tem ajudado e a montagem Dobson também não...

Um abraço e venham muitas fotos.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #4 em: Fevereiro 22, 2008, 10:06:41 pm »
Estao mto boas! Com 300mm de focal ja se consegue uma lua jeitosa! :P

Parabens dubeni!

PS: Valdemar, força nisso da SPC900NC ;-)

Abraços,
André Gonçalves
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #5 em: Fevereiro 23, 2008, 12:14:45 am »
Eu também gostei. Acho que ficaram bem fixes! 8)
Keep up.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #6 em: Fevereiro 23, 2008, 10:20:40 am »
Aqui está a primeira tentativa com a SPC900NC, apesar de já ter mostrado ao professor André Gonçalves e ter levado nas orelhas, mas decidi mostrar para depois haver evolução, se mostrar somente as que saírem bem ( se saírem... ), não se notará evolução na ARTE.
É difícil ainda para mim trabalhar com os controles do QcFocus, ganhos e coisas tais, e então com o Registax nem se fala... para não falar do seguimento com a montagem Dobsoniana... :(|

Aqui fica então o que se arranjou no dia 15 de Fevereiro, primeiro dia de contacto com o material.




Críticas são bem vindas, se positivas o mérito será meu, se negativas, ai a culpa vai toda para o professor André...  :-D .

Cumprimentos e aproveitem para limpar o material neste fim de semana pois céu limpo é coisa que não verão...

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #7 em: Fevereiro 23, 2008, 02:06:37 pm »
Ele deu-te nas orelhas por causa dessa imagem?.. Epá, se essa imagem dá direito a castigo, então eu preciso de aprender mesmo muito também! :-D..  Bom, a menos que tenha sido das letras amarelas em fundo branco.. isso concordo que não se lê, mas o que está por baixo das letras está muito fixe!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #8 em: Fevereiro 24, 2008, 04:40:22 pm »
Citação de: "Valdemar"
Aqui está a primeira tentativa com a SPC900NC, apesar de já ter mostrado ao professor André Gonçalves e ter levado nas orelhas

Ai, ai, ai, que nao é bem assim! :P Tu nao me mostraste essa imagem, por isso cmo posso ter dado nas orelhas? A imagem está bastante porreira, mto mlhor do que as que me mandaste que estavam cm mto ruído(aí é que dei nas orelhas, mas nao foi bem no sentido negativo, atençao!!! :-D ). Nessa ainda se nota um bcado, mas para 1º esta bastante boa, e com um stacksize maior deve fcar 5stars ;-)

Continua a trabalhar nisso, pois a experinecia faz o mestre! :lol:  8)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #9 em: Fevereiro 25, 2008, 11:33:12 am »
Obrigado pelos vossos comentários,  ;-)
Por volta das 21:00 quando fiz as primeiras fotos também pensei que não ía haver eclipse para ninguém,
de qualquer forma deitei-me um pouco mais cedo vestido em cima da cama, porque já sei que entrando no belo vale dos lençóis já não se de lá sai,  :-D  puz o despertador para as 3:00, acordei espreitei lá para fora e qual o meu espanto havia mesmo um aberta e toca de levar tudo para o terraço, telescópio, máquina fotográfica e tripé, binóculos, etc. e acabei por ficar até às 4:00 e pela primeira vez pude observar um eclipse bem equipado.  :sunny:  

Citação de: "Valdemar"
... se mostrar somente as que saírem bem ( se saírem... ), não se notará evolução na ARTE.
Valdemar a tua fotografia está fantástica, e todos os fotógrafos que conheço só apresentam as fotografias que mais gostam, eu próprio fiz 3 fotos com as nuvens e outras 3 durante o eclipse e naturalmente escolhi as que achei melhor, no entanto acho bem que apresentes todas as fotografias ao teu professor,  :-D bem nem todas há sempre umas experiências mais bizarras. :(|
Parabéns ao professor Orion ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #10 em: Fevereiro 25, 2008, 07:23:45 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Citação de: "Valdemar"
Aqui está a primeira tentativa com a SPC900NC, apesar de já ter mostrado ao professor André Gonçalves e ter levado nas orelhas

Ai, ai, ai, que nao é bem assim! :P Tu nao me mostraste essa imagem, por isso cmo posso ter dado nas orelhas? A imagem está bastante porreira, mto mlhor do que as que me mandaste que estavam cm mto ruído(aí é que dei nas orelhas, mas nao foi bem no sentido negativo, atençao!!! :-D ). Nessa ainda se nota um bcado, mas para 1º esta bastante boa, e com um stacksize maior deve fcar 5stars ;-)

Continua a trabalhar nisso, pois a experinecia faz o mestre! :lol:  8)

Abraço
As minhas desculpas caro professor, mas isto tudo és estratégia... HI.

Eu sei que esta não mostrei, pois ainda não estava idealizada. Mostrei 2 ou 3 piores do que esta, fui devidamente ilucidado dos erros cometidos e tentei melhorar e parece que saiu melhor esta, por isso caro André, é motivo para estares satisfeito com a ajuda prestada. Não te vou deixar mal.

Bernardo, obrigado pelo incentivo, temos de ir com calma, mas parece que estas imagens do primeiro dia sairam melhor do que as seguintes onde alterei vários valores no software para ver diferenças, e ainda não acertei com os valores correctos.

Mas já estou a ver que os melhores resultados aparecem depois dum sono em cima da cama...

Cumprimentos a todos, boa semana.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Re: As minhas primeiras astrofotos
« Responder #10 em: Fevereiro 25, 2008, 07:23:45 pm »