Autor Tópico: Atenção! Noites de boa estabilidade!!  (Lida 6815 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« em: Janeiro 27, 2008, 04:03:43 pm »
Pessoal, pelo que tenho estado a ver, pelo menos na região centro-norte vamos ter 3 noites, a partir de hoje, com GRANDE estabilidade! Hoje a começar às 23h!!  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2008, 04:50:13 pm »
Como é que obtens essa informaçao Miguel?

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #1 em: Janeiro 27, 2008, 04:50:13 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #2 em: Janeiro 27, 2008, 06:32:16 pm »
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #3 em: Janeiro 27, 2008, 07:02:35 pm »
Costumo usar o meteoblue e penso que é fiável, pelo menos aqui para estes lados.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #4 em: Janeiro 27, 2008, 08:30:14 pm »
Confirma-se: já estou com seeing de 5/10 (http://uk.geocities.com/dpeach_78/pickering.htm) e a minha previsão diz que o melhor só depois das 23h...
Já vi marte, com a calote polar azul/branca! A M42, embora esteja muita baixa no céu, cerca de mag 3.5 naquela zona, mosta um core granulado, 5 estrelas no trapézio, a sombra sobre o core, a M43 e um braço que sai do core e se extende 4x o tamanho do core...
Vim só cá ao pc para o desligar elevar parao observatório  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #5 em: Janeiro 28, 2008, 09:10:40 am »
Bah!
É a m$&&% de morar perto do mar  :(  A partir das 22h caíu um nevoeiro e embora houvessem estrelas a humidade impedia mais do que 10min de observações  :-(
Só tinha a fita de aquecimento para o de 6" e colei aquilo ao tubo mas só aquecia metade de cada vez  :(|

Bem, hoje e amanhã também têm bons prognósticos. É hobbie de insistência, não há dúvida...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #6 em: Janeiro 28, 2008, 10:14:59 am »
Por cá por baixo parece que começou um pouco antes. No Sábado fui pró "campo" a ver se tirava uma foto pra participar no concurso e realmente a noite esteve muito boa à excepção da forte humidade que se fez sentir. Nem mesmo com a fita aquecedora, a zona central da lente correctora do Schimdt-Newton teimava em não limpar.  :(  Usando a escala de pickering, estimo que tivesse chegado a 6/10, e isto usando uma estrela que rondava os 38º de altitude!
Infelizmente houve vários problemas de ordem técnica que me encurtaram a sessão fotográfica. (há sempre qualquer coisa!)...  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #7 em: Janeiro 28, 2008, 04:23:25 pm »
Pois, confirmo o que o Astrolupa disse.. Posso ainda acrescentar que no Domingo estava ligeiramente pior antes da Lua nascer.. Mas às 2:00 já estava mais estável do que no Sábado!.. Infelizmente eu tinha mesmo que ir para a cama e não pude gozar da estabilidade..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #8 em: Janeiro 28, 2008, 05:00:12 pm »
Miguel essas precisoes estao a falhar :lol:  ;-)

Ontem (domingo) por aqui esteve com alguma humidade mas o pior msm era o seeing :s E para alvos abaixo de 45º pareciam que estavam a borbulhar, estava msm mau... talvez uns 3-4/10 na escala de pickering. Nem pude usar a barlow+ SPC900NC em saturno porque simplesmente nao focava por causa do seeing :(

So resta esperar por noites + estaveis...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #9 em: Janeiro 28, 2008, 05:24:32 pm »
Ontem às 21h estava 5/10. Depois com a humidade piorou para 3/10.... mas hoje deve estar bem melhor, se a humidade não der cabo da noitada.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #10 em: Janeiro 29, 2008, 12:01:25 am »
Hoje foi do piorio! Mesmo com a fita de aquecimento no máximo, passados 15min a lente correctora (ou lente condensadora?) parecia o ring de patinagem de santo amaro de oeiras.  :-D
Então fechava o observatório, esperava 10min, abria, centrava marte, focava (+/-) e sacava 3 min de frames. Depois aquilo já estava condensado  :(|
Fiz isto 5x... depois desisti. Aqui vai o melhor esforço. Tenho a certeza que consigo bem melhor, mas para primeira tentativa, com tantas adversidades, está razoável. Seeing de 5/10.


Ainda estive a pensar esperar por saturno mas ainda demorava 2h e vim para dentro  :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #11 em: Janeiro 29, 2008, 01:28:38 pm »
Aqui fica o testemunho de domingo à noite com um seeing 4/10. Marte estava bem alto no céu. Com o SVP 8" + barlow APO 2x + SPC900NC + UV-IR filter. Resized 200%.



Ainda vi Saturno e 4 luas. Divisao de cassini e bandas na atmosfera nao deu para ver :s

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #12 em: Janeiro 29, 2008, 01:48:14 pm »
Epá, foram tiradas à mesma hora! Pelo menos apanharam a mesma parte do planeta... Marte é mesmo complicado de capturar...

Saturno nem cheguei a ver mas com o C9, mesmo com seeing 3/10 vejo a divisão de cassini e pelo menos uma banda atmosférica  :D

Previsão para hoje, zona do Porto: humidade de quase 100%, nem me dou a trabalho de sair de casa...
Zona centro litoral é capaz de estar boa...

5ª feira: boas perspectivas: humidade relativa baixa e seeing razoável no início da noite
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #13 em: Janeiro 29, 2008, 02:36:42 pm »
Como vai a colimação do teu C9 ?
Aqui pelas Lisboas hoje amanheceu com um céu espectacular em termos de transparência e humidade.. Não te fies só em previsões e espreita também a ver como estão as coisas na altura..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #14 em: Janeiro 29, 2008, 02:58:57 pm »
A colimação está... razoável. Sei que está +/- centrado no disco de airy, mas tenho de esperar por melhor noite para ver se está perfeito. Tenho ainda de avaliar se se altera com a mudança de posição da OTA e com o uso de diagonal. Foi colimado com diagonal, pq para já vai ter mais uso visual. As imagens planetárias são feitas sem diagonal, pelo que podem não ser as melhores possíveis.
O que já consegui excluir foi o astigmatismo. Parece-me perfeito nesse aspecto. Depois faços umas fotos de uma estrela desfocada in e out focus. Já agora, o in e out são muito mais semelhantes entre si do que no C6. Tenho ainda umas dúvidas se um tubo daquele comprimento tem flexão com a posição. Como não tenho nada em piggy back não deve haver problema. De qq maneira tenho planeados vários testes para ir fazendo ao longo do ano.
Ah! uma coisa: praticamente não tem mirror shift! Acho que até tem menos do que o C6! Fantástico!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Atenção! Noites de boa estabilidade!!
« Responder #14 em: Janeiro 29, 2008, 02:58:57 pm »