Autor Tópico: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008  (Lida 15749 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #90 em: Março 31, 2008, 11:17:29 am »
Olá Pessoal,

pois é, deveria ser eu a fazer as honras da casa, mas neste momento estou sem internet em Casa (Redondo), pelo que não pude vir aqui ao forum comentar...

Mas aqui vai!

O encontro correu bem melhor que o esperado, em relação ao tempo, pensei que estivesse bem pior e que não pudessemos fazer observações, mas enganei-me redondamente, e ainda bem... Mas começando pela Sexta feira, pois, melhor, não começou, devido ao céu completamente nublado que esteve, mas no Sábado começou-se a fazer a recepção aos participantes, observando o Sol trocando umas palavras, e conhecendo o pessoal. Depois a abrir as Palestras tivemos o Zé Matos que falou sobre a ISS e a Missão Astrolab, vimos um filme a 3D que não se conseguiu ver melhor devido á luminosidade excessiva da sala, depois passou a vez ao Guilherme de Almeida que fez uma Introdução ao Céu Nocturno, esta palestra virada para os mais "novos" nesta matéria da Astronomia, depois o Pedro Ré Falou sobre Astrofotografia Digital, e Novamente o Guilherme de Almeida a falar sobre os Telescópios...
EM relação á quantidade de publico durante as sessões, tivemos uma média de 30 pessoas, e ao jantar esse numero subiu para as 39 pessoas, que mal cabiam no Restaurante :shock:  o número inicial era de 27 pessoas e subiu mais uns quantos... O que foi muito bom!
Depois do Jantar convivio avançámos então em direcção á Barragem da Vigia, o pessoal chegou praticamente todo ao mesmo tempo, e começámos a montar o material. Infelizmente não fizemos a Maratona, devido ao facto de ja termos chegado ao local pelas 22:00 e depois também pelo facto de qeu o horizonte Este ter assim uns Sobreiros a tapar a visibilidade! O local demarcado para as observações foi pequeno para todos os carros com telescópios. Se não me engano havia pelo menos 8 Telescópios, sendo o Rei da Festa, o Obsession de 15" do Alberto Fernando. Mas o pessoal ia-se dividindo pelos vários telescópios que havia por lá, ia-se tirando dúvidas, conversava-se, trocavam-se ideias... Enfim o Habitual nestas noites de Observação em conjunto.

Resumindo, acho que correu praticamente tudo bem (acho eu....), so o restaurante é que foi um pouco demorado... Mas em relação á Astronomia acho que a coisa correu muito bem! Tivemos um Céu bom, embora houvesse alguma instabilidade abaixo dos 30º, mas no zénit a coisa estava muito boa!

Quero Agradecer aqui publicamente aos 3 Palestrantes, e a todos os que estiveram presentes!

Abraços e para o ano espero realizar mesmo uma Maratona Messier, o local será ali por perto, mas desta vez vou tentar arranjar um planalto e começar logo pelo "Lusco-Fusco"!
« Última modificação: Março 31, 2008, 07:07:55 pm por vic_nunes »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1693
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #91 em: Março 31, 2008, 11:40:11 am »
Olá a todos,
Cá estamos regressados de mais um encontro, e cá estou para fazer um relato do evento, tal como foi visto e vivido por mim.

Saímos os 8 do costume da Marinha Grande por volta das 9:00 da manha, e após duas paragens pelo caminho (obrigatórias por motivos fisiológicos) chegamos ao Redondo por volta das 13:00. Antes de avançar, há que dizer, esta zona de Portugal é mesmo lindíssima. E para quem adora apreciar paisagens com extensas planícies com relvados multicoloridos aquela zona e o próprio Redondo são locais imperdíveis, o que me leva desde já a ficar arrependido por não ter lá ido o ano passado e não ter planeado ficar por ali mais um ou dois dias extra.

Primeiro objectivo, depois de chegar, almoçar. O restaurante que escolhemos era minúsculo, mas suficiente para as nossas necessidades imediatas. Acabamos de almoçar eram cerca de 15:00 e o segundo objectivo era encontrar o locar onde íamos “acampar”. A escolha sem dúvida que não podia ter sido melhor, com muita sorte conseguimos ficar num local chamado de “Parque do Redondo” que ficava a uns meros 900m do local de observação designado para a noite. Sem dúvida que o local foi muito bem escolhido.

Primeira Foto que fiz quando cheguei!


Local onde acampamos

Para quem está habituado à azáfama da cidade estes locais encantam-nos sempre. Só o prazer de podermos ouvir o som do silêncio e o cheiro dos milhares de flores que polvilhavam aqueles campos revigora qualquer um em segundos. Do local tínhamos acesso directo à albufeira da Vigia. O fascínio levou-nos a vaguear por ali durante um bom bocado a explorar aquela beleza natural e até descobrimos o “Hotel do Coice” onde estava alojado o “Burrinho da Euribor” (zurrava bem alto este amigo) e dois Lamas.




Está aqui um dos dois Lamas...

Esta distracção levou-nos a perder um bocado de tempo e acabamos por perder quase todas as palestras. No entanto ainda conseguimos assistir às duas últimas. De seguida, o jantar convívio.

Ao que nos pareceu, houve inscrições de última hora não planeadas e a mesa ficou mais curta do que os participantes. Como já estamos habituados a estas andanças e para facilitar a vida ao anfitrião dispuseram-se os nossos 8 lugares e sentámo-nos noutras mesas um bocado distantes da mesa principal. Mas nem por isso deixamos o convívio de parte e sem dúvida que as duas horas de espera para sermos servidos nos desanimou. O vinho do redondo é uma maravilha e a animação foi elevada, havendo inclusivamente até um pequeno teatro de marionetas (só possível de entender para quem viu).

Depois da grande barrigada de um bom riso, um Bacalhau Espiritual e umas Febrinhas à moda do Pires lá abalamos para a observação.

O céu estava espectacular, a magnitude estava bem nos 6 ~ 6,5. Contamos no local uns 10 telescópios incluindo os nossos 2. Antes de montarmos os nossos humildes equipamentos estivemos muito tempo a visitar os equipamentos que por ali estavam montados, mas estivemos a maioria do nosso tempo perto do Mr.Fil e do Dubni um à conversa. Também estivemos um bom bocado a ver objectos pelos binóculos Resolux, que penso, deixaram algumas pessoas de boca aberta pela qualidade que demonstraram.


O nosso objectivo da noite era tentar caçar o maior número de objectos Messier, por isso lá nos encostamos a um cantinho (que confesso ficou longe do resto do pessoal) e montamos os equipamentos. O Reis com o seu VC200L mais uma EQ-5 e eu com o objectivo experimental levei um William Optics Ferrari ZenithStar 70mm Apocromático com uma montagem iOptron SmartStar-A com “Go To”. A montagem surpreendentemente provou que funciona mesmo muito bem. Com um alinhamento a uma estrela, que naquele caso se usou Saturno, colocou quase todos os objectos procurados no centro da ocular. Foi fantástico, conseguimos ver com relativa facilidade cerca de 60 objectos. Era só escolher o objecto, carregar na tecla e “voilá”! Era observar e passar ao próximo.


Infelizmente, a elevada humidade havia no local levou-nos a ter de desistir pouco depois e uma terrível má disposição que atacou o Reis levou-nos a abandonar o local rapidamente, pelo que acabamos por não nos despedir de ninguém. Ainda assim, acho que por volta das 4:00 também começou a encobrir.

No dia seguinte, ainda tivemos a visita em tom de despedida matinal do Mr.Fil e do Dubni que foram dar com o nosso local de “acampamento”. Foi pena não terem chegado mais cedo senão tinham tomado o pequeno-almoço connosco. Fica para a próxima, combinado?

Tudo arrumado, foi com pena que deixamos o Redondo já envolto em chuva, mas não sem antes podermos aproveitar mais a região. Como sabíamos que na Vidigueira estava a decorrer o festival gastronómico “Pão e Laranjas”, decidimos descer mais uns 65km e ir almoçar ali. Também valeu a pena. Chegamos a casa por volta das 20:00.

Gastronomia na Vidigueira

Em resumo: Fantástico! Quando é que é o Astroredondo III?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #92 em: Março 31, 2008, 12:01:14 pm »
Bom dia a todos,
Aqui está mais ser muito satisfeito com o evento, o céu estava belíssimo, e o ambiente extraordinário.
Eu e o Fil tentámos fazer umas fotos com o meu novinho em folha R200SS, mas a bateria não tinha energia suficiente, o que foi pena, já que o setup, estava digno de se ver, 3 tubos montados na mesma montagem  :-D : O FS102 do Fil, o R200SS dUbeni mais o telescópio guia do Fil em cima da sua NPJ.
Enfim, além de andar a espreitar o céu nos telescópios dos outros eu e o Fil apontámos os nossos telescópios aos mesmos objectos para estabelecer diferenças entre eles, note-se que também levei o meu R114M.
Também fiquei a saber que vou precisar de um contra-peso igual ao que já tenho (3,7Kg) para suportar o R200SS na minha montagem, e isto só para visual. Foi giro porque tinha pedido ao João Clérigo para me levar um de 1,9Kg para experimentar, e manisfestou-se claramente insuficiente, depois experimentámos com um de 5Kg que o Fil tinha levado para eu experimentar que somado aos 1,9Kg que do João finalmente equilibrou a montagem.
Outra coisa que gostaria de salientar foi a quase não existência de torbulência, o que me permitiu observar estrelas duplas a 300x no R114M ( o que ultrapassa o limite das 2,5x) e ver os discos d'Airy direitinhos.
Eu e o Fil fomos os últimos a desmontar, já que ficávamos por ali não havia pressa, o céu manteve-se limpo até cerca de uma hora depois da Lua se ter levantado, depois começou a ficar nebulado.
Outro dos fenómenos interessantes foi defacto ver as estrelas espelhadas na água, dava-lhe uma profundidade extraordinária.

Gostaria de agradecer ao João Clérigo e Carlos Reis a disponibilidade que tiveram para levarem um contra peso para eu, moi, je,  :-D experimentar  ;-)

Cumprimentos
« Última modificação: Março 31, 2008, 07:33:55 pm por dUbeni »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #93 em: Março 31, 2008, 12:09:44 pm »
Pois é verdade, foi um encontro extremamente interessante..
Do meu lado, começou com um passeio preparativo até casa do dUbeni.. O meu carro tinha ainda algum espaço livre no banco de trás, por isso resolvi dar boleia a mais uma pessoa e respectivo equipamento :) Depois de rebater os bancos e de empurrar a tralha toda lá para dentro, fiquei admiradamente feliz pelos 25 cm livres até ao tejadilho ainda permitirem alguma visibilidade pelo espelho retrovisor! A suspensão traseira do carro nunca tinha estado tão baixa! :) Pouco mais de duas horas-e-meia depois, estávamos a estacionar no parque da Assembleia Municipal, com fome por ir conhecer as ementas do Café Central. A Vitela com molho de tomate tinha só uma ligeira falta de sal, porque se notava o doce do tomate, mas estava muito boa! Resisti à tentação de comer uma bruta fatia de Molotof como sobremesa, porque se comesse arriscava-me a ressonar durante as palestras - o que daria muito mau aspecto :)

Uma vez de volta à Assembleia Municipal, foi só esperar um pouco pelas 14:30.. Montaram-se dois telescópios de observação solar, um Schmidt-Newton com filtro solar, e um daqueles de cartão com projecção do Sol..
A seguir vieram as palestras.. Na do José Matos, entre outras coisas, ficou-se a saber que a ISS já está com a mesma idade da Ponte Vasco da Gama sobre o Tejo - mas que, espantosamente, ao contrário da ponte, ainda não está pronta ;) Vai ficar lá por cima até 2020 pelo menos! Depois falou o Guilherme de Almeida sobre como nos orientarmos no céu. Depois foi a vez do Pedro Ré falar sobre o leque de coisas que se fazem com sensores digitais apontados ao céu. E por fim, novamente o Guilherme explorou um pouco do mundo dos telescópios referindo a variedade de equipamentos e o que os distingue.

Durante este tempo, as nuvens altas e incomodativas vagueavam pelos céus.. Ocasionalmente deixavam ver umas manchas solares durante os intervalos.. Mais tarde foi a vez das folhas e ramos de árvore ocultarem as manchas.. Depois destas ocultações, o nosso destino era o restaurante "O Pires". À porta do restaurando, antes das 20:00 enquanto esperávamos, a luzinha falada na primeira palestra sobrevoou-nos de Oeste para Nordeste.. "É a ISS" - alguém identificou! (de facto, o calsky mostra uma ISS visível pelas 19:26 de dia 29!) Uma vez nós n'O Pires, a escuridão chegou incrivelmente rápido! Mais rápido que a chegada dos pratos para aquela quantidade de gente.. A nossa mesa tinha 16 de cada lado e um anfitrião à cabeça, o que dá mais de 33 pessoas.. Havia ainda pelo menos mais uma mesa para comensais.

O meu comentário de astrónomo amador esfomeado é que levou algum tempo fazer pratos para tanta gente, porque por duas vezes fui lá fora (com a desculpa que ia a acompanhar um fumador à rua) e vi um céu a ficar cada vez mais negro e desenevoado. Já estava a ficar com água na boca da gastronomia, e na boca da astronomia :D
Mas uma vez chegados os pratos, (cada adulto deve der cerca de 32 dentes) o obstáculo do jantar desapareceu num ápice devorado pelos muito mais de 1024 dentes.. 1Kdente é muito dente, e não haja dúvidas que não sobrou muito nos pratos.. Até me arrependi de não ter ido ao bacalhau, mas as febras estavam boas também..  Bom, dizia eu que o jantar desapareceu do prato, pelo que foi a vez de ir para o local de observação.
A noite, estava um espectáculo. Senti-me verdadeiramente desorientado quando olhava para o lado de Hércules.. Mesmo a constelação da Lira estava difícil de achar, na fosse Vega brilhar alguma coisa mais que as circundantes estrelas!
Montes de gente, montes de equipamento.. Acabei por não andar a passear muito a ver que outras máquinas andavam por lá, mas não me passaram desapercebidos o Merak de 12" e o Obsession de 15".. De resto estive atarefado a pendurar na minha montagem o Vixen RS200 do dUbeni mais dois refractores de 102 e 70 mm.. A montagem ficou uma "anti-aérea" curiosa! Acho que o dUbeni está radiante com o RS200 e com razão, que aquilo dá umas vistas giras.. Andei a comparar em poucos objectos com o APO F/8 da mesma distância focal, e a diferença na abertura dá uma variação bem grande na clareza com que se vêm alguns objectos. No refractor é preciso um ou dois segundos a habituar os olhos para ver os dois núcleos na M51, mas no RS200SS F/4 é só olhar e ver.. Eu não sou gajo de observação visual, por isso não soube fazer muito mais comparações. Faltou-me ainda material para tentar Saturno com maiores amplificações.. A ideia original era enfiar uma máquina fotográfica no RS200 para estrear o telescópio da melhor forma, mas ou faltava energia em quantidade abundante para ligar o portátil e a câmara CCD, ou faltava uma chavinha de parafusos de óculos para montar o adaptador-T para a DSLR.. À falta disto, lá se ficou pela observação visual.

Bom, a noite continuou, bastante húmida e relativamente transparente.. Cada um foi abalando do local à sua hora, os últimos a sair foram os acompanhantes do Obsession de 15" e o Victor Nunes já pelo raiar da Lua por entre as árvores. A Lua trouxe luz para podermos desmontar a tralha e montar e preparar o acampamento. Trouxe também as nuvens lá para as 4 e picos.. O senhor João Marum deitou-se mais cedo ignorando os dois inglórios trabalhadores nocturnos, que arrumavam telescópios e deixavam cair porcas no meio da relva.. Atendendo a que as críticas sonoras visaram só as vacas, significa que não fizémos muito estardalhaço a arrumar a tralha :)
Citação de: "joao marum"
Também quero agradecer ao ouriço enorme que quase atropelei ao entrar para o espaço de observação, por ter decidido não atravessar a estrada no momento errado e por ultimo às vacas que deviam estar a fazer uma Rave Party, pois não se calaram a noite toda. Deviam pensar que as luzes das estrelas, ainda por cima reflectidas na barragem, eram luzes de discoteca.
Esqueceste-te dos chocalhos que ornamentariam os pescoços das vacas, já que também "ornamentavam" a sonoridade nocturna.. :D

Mas dormiu-se bem.. Eu tinha um colchãozito que atenuou algumas dores de costas.. De manhã o que chateou mais foi os pés frios, mas não há nada como uma arrumação de tenda para aquecer :).. O João pisgou-se mais cedo, e eu e o dUbeni ainda fomos adivinhar onde andaria o João Clérigo e o Carlos Reis.. Tínhamos que ir devolver duas peças gentilmente emprestadas, uma Energy Station e um contra peso. Ambos foram extremamente úteis! Adivinhar onde eles estariam foi mais fácil do que parece, porque sabíamos que estavam alojados ali perto.. Como não era no Stand de Vendas, só podia ser no outro bloco de moradias :) Depois disto, foi só ir procurar os carros que tínhamos visto no jantar anterior, e topar uma filha da família :)

A seguir fomos ao pequeno almoço, e quando acabámos já chovia.. O dUbeni comentou comigo a boa altura em que nos levantámos, pois não apetecia nada ser acordado pela chuva do lado de fora da tenda. :)
Assim acabou a minha visão do encontro, cujo saldo foi extremamente positivo!

Segundo consta, durante a primeira parte da noite, alguém na posse de um laser verde quis mostrar onde estava um avião no céu.. Felizmente foi mal sucedido porque o avião manteve o rumo e continuou a voar, mas isto é uma coisa que não se deve fazer!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #94 em: Março 31, 2008, 08:14:16 pm »
Citação de: "nunomac"
Achei o encontro impecável e um céu estrondoso, embora tenha sido a primeira vez que fui a um encontro.
Em relação ás condições atmosféricas estavam excelentes, posso mesmo dizer que nunca tinha visto um céu
daqueles, tanto que até tive alguma dificuldade em encontrar os objectos no meio de tanta estrela  :-D

Mesmo a minha esposa que não costuma andar nestas "andanças" ficou espantada. Pena que o espelho
do meu reflector tenha enbaciado tão depressa senão a minha toucam tinha cheirado algum objecto, enfim
sempre restou a observação que foi muito boa. Bem pelo menos agora já tenho a certeza para que servem
certos acessórios  :s

Adorei o convívio com o pessoal e foi bastante enriquecedor , esclareceu-me algumas dúvidas e foi óptimo
Ver todo aquele material... em especial o Obsession :shock:
Espero lá voltar para o ano.

Onde estiveste Nuno?
Eras o vizinho ao lado do Nacibi, com o LTX70 ou eras o colega ao lado com o SK130 numa EQ2?
Que eu me recorde, estiveram por lá os colegas aqui do Forum:
Vic_nunes ( Penso que me cruzei com ele...),
Guilherme de Almeida,
dUbeni
Fil
Astrolupa
Joao Marum
Jaclerigo
Carlos Reis
Nacibi
e agora sei que esteve também nunomac,
e eu Valdemar com o João Tiago que também já se inscreveu aqui no Forum ontem de manhã, enquanto eu recuperava de uma directa e 9 horas a conduzir... 600 Km...

Mais alguém??? Em caso afirmativo deem dicas para eu me lembrar. Estava lá um Sr de barbas, com 3 filhos, não conheci?

Nunomac, até eu fiquei baralhado com tanta estrela, nos livros as constelações são mais fáceis, também é escuridão a mais... HI.

Cumprimentos e obrigado pela companhia, pela ajuda, pela pachorra em me aturar.

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #95 em: Março 31, 2008, 09:31:02 pm »
Citação de: "Valdemar"
Estava lá um Sr de barbas, com 3 filhos, não conheci?
Creio que era o senhor Jacinto Castanho, ligado ao próximo evento em Coruche, 9 e 10 de Abril, numa Escola Secundária, mas não consegui perceber se eram filhos ou alunos :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1693
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #96 em: Março 31, 2008, 10:15:45 pm »
Boas,

só para dizer que actualizei o meu "post" com algumas imagens.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline João Ferreira

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #97 em: Março 31, 2008, 10:39:41 pm »
Olá a todos,

Queria começar por agradecer os grandes momentos que me ofereceram, especialmente ao Vic_nunes por ter organizado o encontro, ao José Matos, Guilherme de Almeida e Pedro Ré, pelas palestras que me ensinaram muito e que me influenciaram ainda mais para esta grande ciência que é a astronomia, e ao resto de pessoal, alguns em particular, pelo convívio.

Sobre o encontro penso que está tudo dito. Resumidamente: as palestras estavam 5*, o jantar/convívio estava muito bom e para a noite não há palavras!

Quero por último dizer que a primeira coisa que fiz assim que cheguei a casa foi registar-me no fórum.

Comprimentos,


João Ferreira
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline pcoimbra

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #98 em: Março 31, 2008, 10:49:52 pm »
Olá a todos!
Pela 3ª vez, fui a um encontro de astronomia.
A 1ª, em Constância, por ocasião da Astrofesta, acabou mal, sem qualquer oportunidade de observação, devido ao incêndio na zona... Valeu o passeio e o convívio durante a tarde.
A 2ª, em Évoramonte, também Astrofesta, ficou-se pelo mesmo balanço: Céu nublado durante a noite, ficou o convívio e as palestras.
À 3ª, foi de vez, Astroredondo, finalmente foi possível observar!

Tomada a decisão de ir, são quase 600 km desde a minha casa, havia que arranjar alojamento. Depois de consultar a lista disponibilizada pelo Vitor (no site), optei pela Quinta da Talha, a cerca de 3 Km do Redondo, indo pela estrada do Freixo. Um local extremamente agradável, ou antes, precioso, detido por um casal extraordinário, não só pela sua simpatia, como por todo o encanto que transmitem. A repetir!
Antes da chegada ao destino, ainda saciei o meu apetite em Évora, na Adega do Alentejano, onde devorei uns excelentes pézinhos de coentrada e uma açorda, ambos divinais.
Quando cheguei ao Redondo já as palestras tinham começado. Ainda consegui apanhar parte da que estava a ser dada pelo Pedro Ré, sobre astrofotografia  e a seguinte, sobre telescópios, por Guilherme de Almeida.
Sem jantar marcado, falei com o Vitor, que conseguiu uma mesa no "Pires", embora fora do "grupo". Com o jantar bastante demorado, chegámos ao local de observação já um pouco tarde. Comecei por "acompanhar" o Guilherme de Almeida na visita guiada pelo céu, que me ajudou a situar e a orientar.
Depois foi um passeio pelo "campus", onde havia telescópios para todos os "gostos": desde o ETX 70 (penso que não estou errado), até ao impressionante Obsession de 15" do Alberto Fernando, que me deixou perfeitamente extasiado. Sou um fã do visual e como tal as grandes aberturas fascinam-me, pela qualidade da observação.
Depois, foi um passeio pelo céu profundo, observando objectos extraordinários, com uma definição nunca antes vista: Desde M104 (que nunca tinha visto) à M51, que costumo ver como manchas minúsculas e que vi aqui com todo o seu explendor, com as espirais perfeitamente definidas, passando  pela M97, com os 2 "olhinhos" bem notórios, pela M57 (não conseguimos ver a estrela central), mergulhando em M13, com uma imensidão de estrelas resolvidas, enfim, uma noite inesquecível  e bastante enriquecedora.
O meu obrigado a todos: ao Vitor, pela organização, ao Alberto pelo seu gosto em partilhar a sua incrível "máquina", ao Gulherme de Almeida pelo passeio e também pela a explicação que o ouvi dar sobre colimar com Barlow, sem esquecer todos os demais.
De regresso à "Quinta da Talha", pela 4 da manhã, ainda consegui dormir 4 horas, antes de um restaurador pequeno almoço que me deu o impulso para iniciar a viagem de regresso.
Obrigado!
A repetir...
Paulo Coimbra
41º 41' N, 7º 33' W
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #99 em: Março 31, 2008, 11:24:53 pm »
Mais um participante do encontro que não conheci...aliás, não estou a ver quem seja, mas se esteve a ouvir o Prof. GA a dar a aula como Colimar com Barlow, então estivemos um ao lado do outro, eu estava lá com o André Narciso. O Dobson branco era do André e o meu era o Dobson Orion, preto, que estava ao lado do dele e ao lado do Obsession.
Estive a ver pelas coordenadas da tua localização, elas empurraram-me lá para cima para Vilela do Tâmega, acima de Vila Real... e eu a pensar que era a peça que tinha ido de mais longe... eu fiz 600 Km mas ida e volta, fiquei pela metade...

Um abraço Paulo, e lá espero estar para o ano, e cativar mais adeptos ( viciados ), do céu...

Votos de boa semana,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline nunomac

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 439
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://nmac.apaaweb.com
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #100 em: Março 31, 2008, 11:32:26 pm »
Citar
Onde estiveste Nuno?
Eras o vizinho ao lado do Nacibi, com o LTX70 ou eras o colega ao lado com o SK130 numa EQ2?
Que eu me recorde, estiveram por lá os colegas aqui do Forum:
Vic_nunes ( Penso que me cruzei com ele...),
Guilherme de Almeida,
dUbeni
Fil
Astrolupa
Joao Marum
Jaclerigo
Carlos Reis
Nacibi
e agora sei que esteve também nunomac,
e eu Valdemar com o João Tiago que também já se inscreveu aqui no Forum ontem de manhã, enquanto eu recuperava de uma directa e 9 horas a conduzir... 600 Km...

Mais alguém??? Em caso afirmativo deem dicas para eu me lembrar. Estava lá um Sr de barbas, com 3 filhos, não conheci?

Nunomac, até eu fiquei baralhado com tanta estrela, nos livros as constelações são mais fáceis, também é escuridão a mais... HI.

Cumprimentos e obrigado pela companhia, pela ajuda, pela pachorra em me aturar.

Valdemar


Boas.. era o do SK130 com a EQ-2 :-)  aka nMAC (utilizo o login nunomac porque na inscrição
 não consegui utilizar o meu nick  :? )

Pachorra???? Qual quê foi um prazer! É para isso mesmo que serve o convívio!

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nuno Carregueira (aka nMAC)
-----------------------------------
http://nmac.apaaweb.com

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #101 em: Abril 01, 2008, 12:00:33 pm »
Olá pessoal!

Aqui fica o relato do AstroRedondo como foi visto por mim...

Parte 1: A chegada
Para não fugir à verdade, estive indeciso em ir até ao últmo minuto, altura em que marquei o jantar já em cima do "deadline". A previsão meteorológica desfavorável, a logística necessária para fazer-me acompanhar pela minha cara-metade que estava em Lisboa (sendo eu do Algarve) e outras coisas que não vale a pena mencionar aqui, estavam a colocar-me na defensiva.
Finalmente decidi-me que iria valer a pena, nem que fosse pelo convívio, já que os "posts" aqui no fórum pareciam indicar que iriamos estar bem representados. Isto fez-me decidir em não levar o telescópio "grande" e levei só o meu velho e fiel ETX70.
Saímos de Lisboa pelas 12h, já um pouco tarde demais pro meu gosto. Por volta das 14h estavamos a chegar ao Redondo, após uma relaxada viagem pelo Alentejo que se apresentava magnífico! Por sorte, e mesmo sem conhecer a localidade, fui logo direitinho ao estacionamento em frente ao edíficio onde se iriam realizar as palestras. Vislumbrei umas viaturas que reconheci como sendo a do Mr. Fil e do João Marum - Menos mal... pelo menos já conheço alguem.  :)
Para minimizar as despesas, resolvemos trazer umas "provisões alimentícias" para o almoço. Almoçamos num bonito parque ali perto. Voltámos à viatura, e no momento que pensavamos que iamos tentar encontrar o resto do pessoal, somos interpelados pelo intrépido Mr. Fil.
Afinal já estavamos ao pé do local, e nem tinhamos dado por isso.  :s
Lá estava o Vitor Nunes com o seu LXD a apontar para o Sol. Por acaso não tivemos oportunidade de observar porque estivemos entretidos a conversar um pouco com o pessoal que já lá se encontrava. O Mr. dUbeni é mesmo parecido ao "avatar" que aqui tem no fórum!  :-D Lá fizemos o registo e confirmação da presença para o Jantar e voltámos à amena cavaqueira.

Parte 2: As Palestras I
A abrir o ciclo, vem o Zé Matos, com uma apresentação dos 10 anos da ISS. Como o Mr. Fil aqui já referiu, tão "antiga" como a Ponte Vasco da Gama, mas ainda não está terminada... (ISS = International Santa-Ingrácia Station?). Apesar da sala não ter a luminosidade adequada para a óptima visualização do excelente filme que o Zé nos apresentou, ele está de parabéns. Gostei da apresentação, ele é um bom orador e o filme era muito original. (Zé, não fiques decepcionado contigo!). A seguir veio o nosso sobejamente conhecido Guilherme de Almeida, com uma palestra sobre o ceú em geral, mas com acentuado ênfase nas constelações - Interessante; Fiquei a saber mais um ou dois truques que ainda não conhecia.

Parte 3: Intervalo
Bem, não há muito a dizer aqui... fomos até ao café da esquina onde estavam muitos dos colegas astronomos amadores. Não havia nada muito "decente" pra se comer, mas ok...

Parte 4: As Palestras II
Voltando ás palestras... A próxima, de autoria do Pedro Ré, levou-nos ao mundo da astrofotografia digital. Como tinha visto esta uns dias antes no OAL (Observatório Astronómico de Lisboa), foi um bocado de "revisão da matéria dada", mas graças ao carisma do orador, a coisa repetiu-se bem. Por fim, regressa o Guilherme de Almeida com um "tour" aos telescópios e diferentes sistemas ópticos - Foi muito interessante!.

Parte 5: A janta!
Faltavam cerca de 30 minutos até ao jantar. Finalmente devolvi o sistema de colimação que o João Marum me tinha emprestado à já largas semanas (pra não dizer meses). Ele aproveitou para ali mesmo dar um jeitinho no seu DOB que tinha sido alvo de uma intervenção por técnico especializado :lol: no dia anterior. Não estava mau, ao que parece. Entretanto ficamos a conhecer o amigo "Nacibi" aqui do fórum também.
Após consulta com o Vitor, ele disse que o restaurante era "logo ali" e podiamos ir a pé. Alright! Let's go.

Parte 6: A Janta! (cont.)
Espera interminável.

Parte 7: A Janta! (cont.)
Boas conversas com o amigo Valdemar e filho, Nacibi, João Marum e com a Eva. Também chateei o Mr. Fil de vez em quando.

Parte 8: A Janta! (cont.)
Tenho fome!

Parte 9: A Janta! (cont.)
Quero comer!!!

Parte 10: A Janta! (cont.)
Ah!!! Vá lá que o bacalhauzito veio primeiro!  :-D

Parte 11: Para o sítio de observação!
Bom ceú, bom ceú!... Era o que nos era prometido logo à saída do restaurante. O pior era o avançado estado da hora. Eu, a Eva, o João Marum e o Nacibi regressámos ás viaturas e pusemo-nos a caminho. Deixámos que o menos desorientado J. Marum orientasse os mais desorientados. Parece que funcionou.
Quando lá chegámos, já havia bastante azáfama, com muitos carros e muita gente a fazer barulho. Adorei o local! O ceú estava magnífico! Montes de telescópios! Que maravilha! :D
(Pena que não vi o armamento do mr. Jac e do C.Reis porque resolveram "fugir" do pessoal...)
O Guilherme de Almeida ia apontando e explicando algumas constelações a um grupo de pessoas, conscientemente usando um laser verde. Infelizmente nem toda a gente percebe o quão perigoso um laser verde é (e aquele já tinha um potência razoável), e davam-lhe os usos mais diversos... desde apontar para o outro lado da lagoa (sabe-se lá se não estava lá alguem!), até apontar aos aviões... enfim... foi o lado negativo da observação. Deixei o grupo porque face à irresponsabilidade ali apresentada, não queria correr o risco de ficar prali mal de um olho só por brincadeira inconsequente de outros.
Voltando aos telescópios, deu pra ver quase de tudo!... Desde o ETX70, pequenos Reflectores EQ, Refractores Taka's e Vixen's, DOB's de 6", 8", 10", 12" e 15"... havia de tudo pra todos os gostos. O Obsession do Sr. Alberto foi bastante visitado, pela sua figura imponente que se destacava da multidão. Belas vistas que dá também. ;-)
A humidade não perdoou aos visitantes. Ao longo da noite a transparência também se degradou, mas nada de muito significativo.
A hora tardia da chegada e o advento do retorno a Lisboa ainda naquela noite, impediu-me de montar o meu singelo equipamento. A mudança da hora também não ajudou e encurtou a noite ainda mais. Por fim, e já tomando em conta as duas horas de viagem que ainda tinha pela frente, resolvemo-nos fazer à estrada.

Parte 12: Conclusão e opinião
Foi um belo evento. O S. Pedro colaborou, o local era óptimo, a organização esteve bem. O restaurante falhou um bocado; Demoraram muitoooooo tempo. Ainda a respeito do jantar, nunca sei muito bem se se deve incluí-lo nestes encontros ou não. Da próxima vez talvez um "buffet" na zona de observação? As pessoas que vão "só" visitar, são livres de jantar onde quiserem. As pessoas como eu que queriam levar equipamento mais "pesado" certamente não se importam de levar comida (com auxilio do "buffet") e comem por lá mesmo. Assim as pessoas podiam ir mais cedo para montar o equipamento, mais descansadas, e ao mesmo tempo permitia que outros os vissem melhor (ainda com luz do Sol) e daí partilhar as experiências. Algo a pensar, não?
De qualquer modo, parabéns ao Vitor e ás pessoas que o ajudaram e permitiram que este evento acontecesse, e, claro, aos ilustres palestrantes (Zé, "aquilo" correu bem!).

Até ao próximo AstroRedondo!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #102 em: Abril 01, 2008, 12:42:15 pm »
Citação de: "Astrolupa"
...Assim as pessoas podiam ir mais cedo para montar o equipamento, mais descansadas, e ao mesmo tempo permitia que outros os vissem melhor (ainda com luz do Sol) e daí partilhar as experiências. Algo a pensar, não?
De qualquer modo, parabéns ao Vitor e ás pessoas que o ajudaram e permitiram que este evento acontecesse, e, claro, aos ilustres palestrantes (Zé, "aquilo" correu bem!).
Estou plenamente de acordo, é muito mais fácil e muito mais giro montar os "bichos" ainda com luz diurna, e mais, permite-nos fazer algumas afinações e colimações caso seja necessário, não perder tanto tempo à procura de parafusos e outras coisas pequenas na relva.
Por exemplo eu deixei cair umas das tampas do buscador e durante a noite, e  de vez em quando dava uma voltinha com a lanterna vermelha, mas sem sorte, como ía lá dormir deixei para de manhã, e dito e feito de manhã lá estava ela no meio da relva a rir-se para mim.  :-D  :-D  :-D
Também gostaria de manifestar o prazer que deu conhecer pessoalmente os personagens aqui do forum e todos os participantes, não vou nomear ninguém porque já conhecem bem a lista.
Não há ninguém com mais fotos da maralha?  :-D

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Valdemar

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 308
  • Karma: +0/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #103 em: Abril 01, 2008, 07:09:04 pm »
Citação de: "dUbeni"
...
Também gostaria de manifestar o prazer que deu conhecer pessoalmente os personagens aqui do forum e todos os participantes, não vou nomear ninguém porque já conhecem bem a lista.
Não há ninguém com mais fotos da maralha?  :-D ...

Pois claro que há mais fotos, vi lá cada "maquinão", eu tirei só na primeira parte, e com um brinquedo... aqui fica o testemunho, vale pelo registo, não pela qualidade.

Boas Vindas:



Oradores, ou Palestrantes:








Equipamento para Observação Solar:

LTX:





SolarScope ( Penso ser assim que se chama a esta geringonça...






Observações ao Sol:
















E agora alguns dos bons conversadores:







Coloco só estas, peço desculpa aos feios, não apareceram nas fotos, dUbeni, estavas à espera de aparecer?

Cumprimentos,

Valdemar
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Ninguém se pode queixar de solidão, com um Céu repleto de coisas belas!
...
Valdemar Piedade - http://valdemar.piedade.web.simplesnet.pt  * 40.1

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1693
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: IIº ASTROREDONDO - 28, 29, 30 de Março - 2008
« Responder #104 em: Abril 01, 2008, 07:25:16 pm »
Citação de: "Valdemar"
Pois claro que há mais fotos, vi lá cada "maquinão", eu tirei só na primeira parte, e com um brinquedo... aqui fica o testemunho, vale pelo registo, não pela qualidade.

Parabéns e Parabéns! O primeiro pelas 47 voltas ao Sol feitas hoje o segundo pelas fotos.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo