Autor Tópico: Estrela Polar - alteração de coordenadas?  (Lida 2205 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Luis França

  • Mensagens: 13
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://tertuliadotempo.blogspot.com
Estrela Polar - alteração de coordenadas?
« em: Fevereiro 11, 2008, 04:21:23 pm »
Boa tarde a todos,

Tenho observado algumas oscilações na posição da estrela polar desde Junho de 2007 mas, dado que não sei fazer essas medições em tempo real (parto do princípio que se houver uma alteração de posição, os programas sobre estrelas não o consagram em tempo real), vinha solicitar ao fórum e aos seus membros se podiam fazer essas medições: em Junho/Julho de 2007 pareceu-me estar localizada não a norte mas um pouco para a direita NE.

Aliás, o sol no solstício de Verão "nasceu" a 70ºN, dando a impressão de ter nascido mais a norte e nesse dia, um amigo que tem um relógio solar com cerca de 200 anos num solar na Régua telefonou-me a dizer q o relógio marcava 12:30 e eram 14:40. Poderá ser isto normal ou existe aqui alguma anomalia? Ou poderá ter a ver com a precessão dos equinócios e alguma oscilação do eixo da Terra? Como aconteceu no dia do tsunami em 26-12-2004 que, salvo erro, foi de 1,5º graus.

Estarei errado ou há mesmo alguma mudança?  :shock:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Estrela Polar - alteração de coordenadas?
« Responder #1 em: Fevereiro 11, 2008, 05:22:17 pm »
Viva,

De facto, todas as estrelas mudam de sítio de ano para ano.. É o chamado movimento próprio (ou proper motion em inglês).

A Terra, pelo facto do eixo de rotação estar inclinado face à órbita em terno do Sol - tal como um peão - tem um movimento de precessão, com um período de 26000 anos. Isto faz com que o movimento das estrelas ainda seja mais "influenciado" a longo prazo. Em princípio, daqui a 26000 anos, as estrelas que estiverem mesmo "paradas" voltam a ficar no mesmo sítio em que estão agora :)

Daqui a 13000 anos, se calhar a nova estrela polar vai ser Vega... Muitas montagens equatoriais trazem mesmo retículos polares que têm "prazos de validade"! A minha aguenta-se até 2015, depois disso deixo de ter marcas para a estrela e tenho que estimar a olho a posição dela, ou alinhar de outra forma mais rpecisa. A estrela polar mexe-se aproximadamente a 4" por ano..

Isto são tudo movimentos bem lentos.. Não são coisas que se notam de um ano para o outro, a olho nu. Um faraó do Antigo Egipto que acordasse agora, talvez achasse estranho as estrelas fora do sítio, mas nós não conseguimos reparar nisso, pois não vivemos 4000 anos ou mais..

Em relação à posição de nascimento do Sol, o que queres dizer com 70ºN? Provavelmente queres dizer nascer nos 70º em azimute! 0º em azimute é a direcção Norte, 90º é a direcção Este.. 70º fica 20 graus a Norte da direcção Este, está perfeitamente dentro da eclíptica.. Ou seja, tudo normal. Ainda pode nascer 3 graus mais para Norte, ficando nos 67º em azimute.. A Terra está 23º inclinada face à órbita, portanto 90-23 = 67º ;)
O Terramoto que originou o tsunami, também ouvi dizer que afectou o eixo de rotação da terra, mas era algo mais na ordem dos 0,15 segundos de arco. (não cheguei a encontrar confirmação para isto)
Segundo consta, prevê-se que os dias tenham ficado mais curtos 3 milésimos de segundo, devido à deslocação de massa terrestre para mais perto do centro da terra (abatimento de uma placa tectónica). Segundo a mesma fonte, a Terra pode ter-se deslocado no eixo de rotação em 1 polegada (são americanos, claro).. Penso que isto seja à superfície terrestre, portanto isto seria 25mm a uma distância de 6000km do centro, ou seja um ângulo de 0,86 milésimos de segundo de arco.. Parece que a pressão atmosférica causa maiores alterações no movimento de rotação da Terra..

Em relação às horas, a hora Solar é bem diferente da hora legal.. Desde por ser Verão ou Inverno, ou porque em várias longitudes pode haver a mesma hora legal, etc..
Acho que está tudo dentro do "normal", e não há motivos para preocupação :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Estrela Polar - alteração de coordenadas?
« Responder #1 em: Fevereiro 11, 2008, 05:22:17 pm »