Autor Tópico: Marvão, a Lua e Marte !  (Lida 2056 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Marvão, a Lua e Marte !
« em: Janeiro 11, 2008, 09:59:43 pm »
Vivam,

Deixo-vos aqui uma pic que fiz na noite de Natal 2007. O local é o Cabeço do Mouro em Portalegre, mas já em pleno parque natural da Serra de S.Mamede.

À direita Marvão a cerca de 10Km. À direita, a Lua e Marte, a muitos mais...

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2008, 10:39:22 pm »
Citação de: "rpdelgado"
À direita Marvão a cerca de 10Km.
Esquerda ;)

Ai, essas maravilhosas luzes laranjas de vapor de mercúrio tão mal colocadas.. Se não existissem havia ali tão belo sítio para observações!!..

A foto tem uma composição engraçada!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #1 em: Janeiro 11, 2008, 10:39:22 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #2 em: Janeiro 11, 2008, 11:59:13 pm »
Resolvi fazer uma coisa com essa foto :) Fui à procura à volta da altura do Natal quando é que a Lua estaria aí "abaixo" de Marte, e encontrei a tarde de 24 de Dezembro, por volta das 18:30~19:00. Pela distância que vai da Lua a Marte (10 graus nesse dia), a foto tem à volta de 0,07 graus por pixel. Ora uns 540 pixeis à esquerda de Marte está ali uma estrelinha, que bate certo a menos de 1 grau com a "Muscida 1 Omi UMa" da Ursa Maior :) Essa estrela está mesmo em cima do Marvão o que é porreiro para saber a localização do observador! A essa hora a estrela estava com azimute de 26 graus a Oeste da direcção "Sul". Portanto fui ao Google Earth ver quais as coordenadas de um ponto mais ou menos 10 Km do Marvão, numa direcção 26º a Este da Norte, e deu um ponto mesmo em cima da fronteira com Espanha  :geek:  , nas coordenadas 39º28' N 7º19'O.. Isto permite-me introduzir no Cartes Du Ciel as coordenadas do "observatório" para estimar melhor a posição da Lua no céu a essa hora. :)

O resultado foi esta imagem:

Não está muito certo porque tive que aldrabar um pouco e disfarçar para bater certo na posição, provavelmente por causa de alguma distorção comum nas objectivas fotográficas, mas é mais ou menos isso.

Edit: Ooops! não podes estar a Olhar para Sul nesta Foto e ver uma estrela da Ursa Maior! :(|  Enganei-me :oops:, estás é a 26º a Sul-Sudoeste de Marvão !!  Arg, mas foi boa a tentativa na mesma :-D Marquei o meu erro crasso a cor no texto  :(|
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #3 em: Janeiro 12, 2008, 12:04:39 am »
Wow :shock:

Lembras-te de cada uma Fil...

 :lol:  ;-)  :P
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #4 em: Janeiro 13, 2008, 09:48:20 pm »
um bom exercício Fil...mesmo com o pequeno erro acho que valeu a pena. e acertaste em cheio na altura e dia em que fiz a foto.
No entanto não sei até que ponto, o ponto não será ruído do ccd....?

Sobre ser um bom local de observação, comentei exactamente isso com um familiar meu há uns 3 anos atrás qd lá estive tb na altura do Natal. Eu que vivo num RC perto de uma grande cidade e ele que tem ali tudo para poder fazer boas noites de observação e diz-me que não percebe e não liga nenhuma à Astronomia. Ora bolas ! :-(

Pelas vezes que estive em Portalegre, e era de noite, acho que se pode dizer ser um local relativamente bom para observar. Sobretudo a norte pois para sul, pelo menos neste local especifico ficamos com a luzes da cidade a poluir o céu....em termos de magnitude não vos sei dizer que estrelas eram visíveis.

Acrescento que até hoje, de todos os locais do país em que já estive, nada como Vila Nova de Foz Côa. Ai sim posso dizer com relativa confiança que estamos num bom local para fazer observação. Outros que gostei, Portel e Proença-a-Nova. foi nesta ultima vila que passei algumas horas a ver "estrelas cadentes", o cometa Hale-Bopp ou a utilizar o binoculos pela primeira vez, e que mais tarde me fez ter um pouco mais de interesse sobre astronomia
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #5 em: Janeiro 13, 2008, 10:04:36 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Acrescento que até hoje, de todos os locais do país em que já estive, nada como Vila Nova de Foz Côa. Ai sim posso dizer com relativa confiança que estamos num bom local para fazer observação...

Confirmo!  :-D  A "poucos" kms, em Figueira Castelo Rodrigo encontrei os melhores céus por onde andei até hoje! Vou lá algumas vezes por ano e é sempre incrível...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #6 em: Janeiro 13, 2008, 11:22:10 pm »
Eu digo o mesmo! Apesar de a minha terra ser um pouco mais a norte ( aldeia de Estevais, concelho de Mogadouro ), e de ter um céu espectacular, a zona que fica entre Celorico Da Beira e Vila Nova De Foz Cõa é a melhor que já tive oportunidade de apreciar! Na altura, foi quando o cometa Hale-Bopp nos visitou! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #7 em: Janeiro 14, 2008, 12:38:32 am »
Pá, o alentejo pode ter mais noites limpas, mas aqui no norte chove mais e depois de uma chuvada fica melhor do que no alentejo!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Marvão, a Lua e Marte !
« Responder #7 em: Janeiro 14, 2008, 12:38:32 am »