Autor Tópico: “Kaguya” inicia a sua missão de observação da Lua  (Lida 1800 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
“Kaguya” inicia a sua missão de observação da Lua
« em: Dezembro 26, 2007, 10:40:30 am »
A Agência de exploração espacial japonesa (Jaxa) anunciou hoje que a sua sonda “Kaguya” começou, como previsto, a sua missão de exploração do solo e das profundezas da Lua, depois de terminada a fase de controlo de equipamento.

A sonda “Kaguya” (nome de uma princesa de um conto tradicional japonês) foi lançada a 14 de Setembro pelo foguetão nipónico H-2A. A sua missão deverá terminar no Outono de 2008.

Desde o início, a sonda realizou vários testes para verificar o bom funcionamento dos 15 equipamentos de medição que leva a bordo. “Obtivemos resultados dentro das nossas previsões”, conta a agência em comunicado. Apenas foram detectadas duas pequenas anomalias que serão corrigidas.

“A sonda entrou na fase operacional” e a recolha de dados pode começar, precisou a Jaxa.

A “Kaguya”, dispositivo constituído por uma sonda principal e dois satélites anexos, tem por objectivo elaborar uma cartografia da Lua, observar a distribuição dos minerais e outros elementos no solo e estudar a natureza da superfície, bem como das camadas inferiores. Além disso, a sonda deverá ainda avaliar os fenómenos magnéticos lunares e o comportamento das partículas energéticas e plasmas.

Esta missão, com um custo de cerca de 355 milhões de euros, foi apresentada como o mais ambicioso projecto lunar depois dos programas norte-americanos Apollo nos anos 1960-1970.

A China também lançou um satélite de observação lunar e a Índia prepara-se para o fazer.

In Publico
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

“Kaguya” inicia a sua missão de observação da Lua
« em: Dezembro 26, 2007, 10:40:30 am »