Autor Tópico: Glaciar activo encontrado em Marte  (Lida 488 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1693
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Glaciar activo encontrado em Marte
« em: Dezembro 21, 2007, 11:10:41 am »
Uma elevação de gelo foi descoberta na região de Deuteronilus Mensae, entre o hemisfério sul rugoso e as planícies do norte do Planeta Vermelho. Os glaciares descobertos anteriormente em Marte tinham diversos milhares de anos, e o presente é o primeiro a contar apenas séculos.

«Se fosse uma imagem da Terra, eu diria ‘glaciar’ de imediato», afirmou à BBC o Dr. Gehard Neukum, cientista chefe da equipa da sonda espacial ESA Mars Express.

«Mas ainda não pudemos identificar a assinatura da água. Mas podemos sobrevoar a área nos próximos meses para tirar medidas. Os glaciares normalmente têm gotículas brancas, que só se encontram em gelo fresco». Sinais deste género foram pouco encontrados no planeta devido ao clima, que torna o sólido gasoso em poucos segundos.

O Dr. Neukum calcula que a água seja originária do subsolo e que tenha chegado a terra à cerca de 10 mil anos. «Isso significa que hoje pode ser um glaciar activo», afirmou. A água terá então congelado e formado os glaciares.

Contudo, nem todos os cientistas partilham esta opinião. Alguns acreditam que a queda de neve seja a responsável pela formação dos glaciares, como sucede na Terra. O Dr. Neukum crê que a precipitação em Marte é demasiado escassa para o efeito.

O cientista afirma ainda que os glaciares são locais privilegiados para a procura de evidências de vida em Marte. Se os micróbios podem sobreviver no subsolo, talvez ascendam à superfície com a ajuda da água.

In Sol
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo