Autor Tópico: "Concurso" de processamento de imagem  (Lida 4068 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
"Concurso" de processamento de imagem
« em: Dezembro 18, 2007, 03:23:35 pm »
Boas,

Andei a pensar no seguinte: como ainda não tenho o meu setup pronto para DSO's, ando a processar imagens de outras pessoas para ir treinando. E aqui no fórum vamos trocando impressões. Embora isso seja extremamente útil, o ideal era termos várias pessoas a treinar sobre os mesmos RAWs e ver os pontos positivos do processamento de cada um.
Portanto proponho que cada um possa colocar um conjunto de frames RAW num ftp a designar e depois seja criado um tópico para cada imagem, a ver o que cada um consegue fazer.
A condição é que cada um registe os passos de processamento para depois podermos todos melhorar com este conhecimento  :D
Se ninguém quiser fazer isto, começo eu, mal tenha as primeiras imagens de jeito.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #1 em: Dezembro 18, 2007, 04:38:12 pm »
hmm.. A ideia em si não me desagrada.. Não acho é que se deva mesmo fazer a coisa nos moldes de um concurso.. A menos que só se revelem os passos seguidos depois de acabada a votação, mas dessa forma perdia-se a utilidade da discussão entre várias opiniões..
Se por ventura a gente usasse software gratuito para processar as imagens, ainda era uma mais valia curiosa!..
Nesse caso seria de se criar uma discussão nova ("processamento") no fórum anterior a este (fotografia e imagem) para esse efeito não? Sugiro isto porque pode ser aplicável a filme de película e a digital, ou à mistura dos dois (um dos meus "bichinhos")..

Jaclérigo?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #1 em: Dezembro 18, 2007, 04:38:12 pm »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #2 em: Dezembro 18, 2007, 04:47:47 pm »
Sim, até pus concurso entre aspas... não seria para ninguém se gabar de capacidades de processamento. O termo concurso seria para avaliar os truques que melhor funcionaram em cada imagem. Ou seja, na imagem do gajo "A" as estrelas ficaram apertadinhas. Na do gajo "B" a côr da nebulosa ficou melhor.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #3 em: Dezembro 18, 2007, 05:01:55 pm »
'Tou-t'a ver..
Realmente um veredicto conclusivo sobre as diferentes abordagens parece algo interessante de ter.. Não sei como conseguir resumir num truques-board "truque A - fixe nestes aspectos, truque B - fixe naqueles, truque C - não presta mas foi boa tentativa" :)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #4 em: Dezembro 18, 2007, 05:03:49 pm »
ola
eu por acaso tenho isso em  http://creis.gem51.com/astro/ para um teste que fiz com o João.

Não é bem o local indicado ,mas se quiseres aproveitar so tens de fazer o "downiló!"

um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #5 em: Dezembro 18, 2007, 05:13:32 pm »
Olá,

Um ideia interessante! Eu gostei!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #6 em: Dezembro 18, 2007, 11:33:34 pm »
Eu tbm alinho ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #7 em: Dezembro 19, 2007, 12:56:51 am »
Citação de: "Carlos Reis"
ola
eu por acaso tenho isso em  http://creis.gem51.com/astro/ para um teste que fiz com o João.

Não é bem o local indicado ,mas se quiseres aproveitar so tens de fazer o "downiló!"

um abraço

Carlos, ando aqui às voltas e não consigo reduzir o ruído tanto como vejo na tua foto em
http://galeria.gem51.com/v/Deep+Sky/m33.jpg.html?g2_imageViewsIndex=1

Usaste mais frames? Os zips têm 6. Já andei a seguir este EXCELENTE tutorial
http://www.covingtoninnovations.com/dslr/MaxDSLR/index.html
mas o resultado tem sempre muito ruido. Ou ainda tenho muito para aprender ou então usaste mais de 6 frames para obter aquela foto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #8 em: Dezembro 19, 2007, 09:22:36 am »
Ola bom dia
Sim essas são só mesmo as 6 frames utilizadas nessa imagem.
Todas com 960 s todas em 1600 iso com filtro deep sky.
Tambem tirei os darks  com o mesmo tempo e ISO e tb   +/- á mesma temperatura.
Tirei igualmente os flats porque ja existem algumas "particulas de poeira no CCD da 350D
Esta foi a minha primeira captacao da M33 para estes fins  e só fiz 6 frames para testar e ver como ficava .
O ruido foi tirado no PS2 atravez de uma ferramenta chamada "noise ninja"
Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #9 em: Dezembro 19, 2007, 10:01:06 am »
Ainda bem que tiraste flats, também havia não-uniformidades de brilho na imagem  :D
Bem, para já deu para entrar no mundo das SLRs. Deu para ver que preciso de MUITA memória e um processador rápido também (pelo menos com o Maxim).
Tentei 3x o processamento, cada vez com melhorias. Mas ainda não tinha partido para ferramentas de redução de ruído.
Já agora, chegaste a um ponto e fizeste binning ou processaste tudo e depois é que reduziste a imagem?

Na questão da captura, mais algum tempo de exposição seria excelente  :D  Ou então mais frames, para reduzir o ruído.

Nota-se também uma dificuldade na captura do vermelho, problema das SLRs em geral...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #10 em: Dezembro 19, 2007, 02:25:05 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Já agora, chegaste a um ponto e fizeste binning ou processaste tudo e depois é que reduziste a imagem?

Na questão da captura, mais algum tempo de exposição seria excelente  Ou então mais frames, para reduzir o ruído.


O processo de captacao de imagem envolve muitas variaveis das quais algumas podemos controlar outras não :-)
Podemos controlar o tipo de equipamento a utilizar, as distancias focais, o local, o timing da captura,os parametros da maquina ( tempo de exposicao ,ISO ,etc), mas não podemos controlar por exemplo as condiçoes atmosféricas, humidade, vento,temperatura nebolusidade, poluição luminosa etc, etc.
Serve isto para dizer que cada caso é um caso ,cada foto uma foto, não há condiçoes excatamente iguais de local para local ou até mesmo no proprio local de  noite para noite. Temos que nos adaptar ás condiçoes existentes no momento da captação (penso eu de que....)
Neste caso a poluição luminosa está bem presente e tenho de utilizar filtros para a combater (infelizmente não tenho outro sitio com as
infraestruturas que preciso para fazer os "bonecos")
A M33 tb não é um objecto brilhante de facil captacao daí que associado a + uma serie de condicionantes torna o problema ainda
mais complicado. (só desculpas :-) )
960s são 16 minutos! Este foi o valor que encontrei melhor para obter os Raws no meu caso com as minhas condiçoes. Noutro local o valor
podia ser algo diferente.
Abaixo de 960s pouco ou nada ficava registado (estamos a falar de um lugar com poluicao luminosa nos suburbios da cidade, com um refractor
de apenas 80mm  e que para sair alguma coisa tenho de usar um filtro)
Acima dos 960s a exposicao começava a ser excessiva com o pico no histograma a subir a cima dos 50%.
A solução está como dizes na captacao de mais frames e disso não tenho a menor duvida, mas o tempo de aquisicao total vai muito para além
dos 6x960s, contando com os tempos de montagem, afinação, focagem, enquadramento, testes, busca da estrela guia, centragem e focagem na ccd, novos testes, e por fim tirar as imagens propriamente ditas, ir verificando o histograma, e no final da sessão registar os darks que devem ser tirados com o mesmo ISO á mesma temperatura e com o mesmo tempo de exposicao.
Feitas as contas uma noite bem aproveitada dá para pouco mais que isso talvez 10 ou 12  frames.
Depois vem todo o trabalho de processamento das imagens.
Deitar fora as que por algum motivo ficaram defeituosas ( e isso acontece ).
Calibrar,alinhar e juntar as imagens é o passo seguinte que qualquer software  para este efeito faz +/- bem
No fim fica 1 imagem resultado de uma noite inteira :-) no meu caso um tif de perto 47MB
Depois vem os ajustes no PS2 e por fim reduzu-a  para as medidas que +/- preencham o ecran dependendo da resolução  obviamente.
Realmente é mt trabalho para uma foto só :-)

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #11 em: Dezembro 19, 2007, 02:35:37 pm »
Sim, eu imagino a dificuldade de obtenção dessas 6 fotos com 960s  :-D

A calibração e stack fiz sem dificuldade.
O problema foi depois, na conversão para RGB (de-bayer) com pesos mal medidos e no processamento de curvas.
Hoje vou tentar novamente o processamento. Vou dividir a imagem em zonas de ruído e ver o que consigo  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #12 em: Dezembro 19, 2007, 03:07:42 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
O problema foi depois, na conversão para RGB (de-bayer) com pesos mal medidos e no processamento de curvas.

Pois o grande problema está aí :-)
Aliás começa logo no modo com se juntam as imagens. Dependendo do software há varios tipos na forma como se faz o stack.
Depois ha uma serie de ajustes que podem ser feitos e para os quais utilizo o PS2.
-o White Balance
-a aplicação de uma curva não linear
-a neutralização do fundo
-o remover a vinhetagem e zonas não uniformes
-nivelar o fundo
-limpar imperfeições deixadas pelo processamento
-ajustar as partes luminosas e sombreados
-dar mais cor á imagem
-reduzir o ruido
-e por fim dar um toque pessoal ao "boneco"

è aqui nestes ajustes que normalmente se obtem resultados muito diferentes.

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #13 em: Dezembro 19, 2007, 06:59:09 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
Sim, eu imagino a dificuldade de obtenção dessas 6 fotos com 960s  :-D

A calibração e stack fiz sem dificuldade.
O problema foi depois, na conversão para RGB (de-bayer) com pesos mal medidos e no processamento de curvas.
Hoje vou tentar novamente o processamento. Vou dividir a imagem em zonas de ruído e ver o que consigo  :D

No MaximDL deves usar os seguintes valores para converter para cor:

R 197,6 G 100,1 B 124,6

podem variar mas são os recomendados...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #14 em: Dezembro 19, 2007, 11:16:20 pm »
Bem, quem para já ganhou qq conhecimento com isto fui eu  :-D
Vejam a diferença entre o "Antes" e "Depois" noise ninja:



Para preservar o detalhe no núcleo, é possível "pintar" uma máscara no noise ninja que faz com que essa àrea não seja afectada pelo algoritmo de redução de ruído  8)

Ainda estou longe da qualidade final da do carlos (principalmente na côr) mas posso dizer que nestes 2 dias, após 4h de  :(|  aprendi qualquer coisa  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: "Concurso" de processamento de imagem
« Responder #14 em: Dezembro 19, 2007, 11:16:20 pm »