Autor Tópico: Nasa inicia projetos para viagens tripuladas à Lua e a Marte  (Lida 1043 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
A Nasa iniciou hoje o Project Constellation ("Constelação de Projetos") que pretende levar o homem novamente à Lua e preparar viagens tripuladas a Marte nas próximas décadas, de acordo com a proposta anunciada há dois anos pelo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.

Para o primeiro passo do projeto, segundo a agência espacial americana, a preparação das estruturas das novas naves ficará a cargo de dez centros de investigação e laboratórios.

Segundo um comunicado da Nasa, milhares de pessoas participarão das tarefas, e cada um dos centros "desempenhará um papel vital nos esforços para transformar em realidade a Visão para a Prospecção Espacial" proposta por Bush.

A distribuição dos trabalhos pelos centros da Nasa faz parte de uma iniciativa para utilização de pessoal, instalações e recursos de maneira produtiva, afirmaram fontes do programa espacial.

"Nossa experiência nos deu a base para dar forma à capacidade associada à preparação espacial necessária para criar uma presença permanente na Lua e (para as viagens) a Marte", afirmou Scott Horowitz, administrador adjunto para os sistemas de missões da Nasa.

"Nossos programas e projetos evoluem enquanto desenvolvemos o necessário para realizar a Visão para a Prospecção Espacial", acrescentou.

Entre as instalações que serão encarregadas de dar forma ao Project Constellation está o Centro Ames de Pesquisas da Nasa, que desenvolverá os sistemas de proteção térmica para uma nova nave espacial que se chamará Veículo de Exploração Tripulada (CEV, na sigla em inglês).

O Centro Ames também desenvolve um satélite de observação de crateras na Lua que partirá em 2008 junto com o Lunar Reconnaissance Orbiter (Orbitador de Reconhecimento Lunar) e descerá ao pólo sul da Lua em busca de água.

O Centro Espacial Kennedy continuará sendo o local de lançamento das missões e todas as atividades vinculadas à partida e chegada das naves.

O Centro Dryden de Vôos se encarregará das operações de segurança e de suspender as missões caso seja necessário, enquanto o Centro Glenn de Pesquisa controlará as tarefas relativas ao módulo de serviço do Veículo de Exploração Tripulada.

O módulo permitirá o controle do sistema de propulsão, gerará a energia através de painéis solares e manterá a temperatura das naves mediante radiadores.

O Centro Goddard de Vôos Tripulados será encarregado das comunicações e mecanismos de apoio e direcionamento do CEV, e o Laboratório de Propulsão a Jato (JLP) planejará as atividades de engenharia vinculadas ao desenvolvimento e preparação dos processos.

Outras instalações da Nasa que participarão ativamente no projeto são o Centro Espacial Johnson, o Centro Langley de Pesquisas, o Centro Marshall de Vôos Espaciais e o Centro Espacial Stennis, segundo um comunicado da Nasa.

Há dois meses, a Nasa anunciou que enviaria novamente um homem à Lua com uma nave diferente das atuais e que será muito parecida às cápsulas Apolo, com as quais coroou seu domínio do espaço no final da década de 1960 e durante a de 1970.

As naves voltarão utilizando pára-quedas como as Apolo, que realizaram seis viagens à Lua.

A missão pioneira, a da Apolo XI, fez com que Neil Armstrong fosse o primeiro homem a pisar a Lua, em 20 de julho de 1969.

"Aproveitando o melhor da Apolo e a tecnologia das naves, a Nasa criará um sistema de exploração que será acessível, versátil e seguro", afirmou a agência espacial.

Embora parecidas com as cápsulas Apolo, essas naves serão três vezes maiores, poderão levar e trazer quatro astronautas, e contarão com uma tripulação de seis pessoas para as futuras missões a Marte.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m