Autor Tópico: M31  (Lida 4546 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
M31
« em: Novembro 23, 2007, 02:16:50 am »
Ola  a todos
Aproveitando estas noites em que as condições atmosfericas estão "impróprias para consumo astronómico",  :)  resolvi dar uma volta pelas imagens que tinha tirado há umas semanas atrás e fazer um novo processamento de 4 imagens da M31 e suas companheiras, depois da conversa que tivemos aqui no forum sobre o processamento das imagens.
aqui fica o resultado em tamanho reduzido:

Setup: Orion ED80 + canon 350D 4x960s a Iso1600 + Filtro deep sky




ou em versão um pouco maior na galeria da Galactica em :

http://galeria.gem51.com/v/Deep+Sky/M31 ... ewsIndex=3

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #1 em: Novembro 26, 2007, 03:07:46 pm »
Nada mal ...mas parece-me um pouco azulada !!!

Não dá para passá-la pelo photoshop e usares a selective color para por as estrelas mais brancas ? Isto se obviamente achares necessário. Eu tentava.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Re: M31
« Responder #1 em: Novembro 26, 2007, 03:07:46 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #2 em: Novembro 26, 2007, 05:12:46 pm »
Está bonitinha sim!.. A cor é mesmo o que precisa de uns ajustes.. Mas acho que mexendo na cor toda (não só das estrelas) melhora a galáxia também.. Uma ideia é escolher uma estrelinha e tentar mexer nas cores de modo a tornar essa estrela mais branca. Mas há muitas estrelinhas nessa zona que têm um ar mais avermelhado do que branco..
Mas muitas vezes quando tiro uma fotografia fico na dúvida sobre qual a cor que devia aparecer, ou que ficaria melhor aparecer.. Nessas alturas o melhor é deixar estar a imagem assim e voltar a tentar no dia seguinte, já com a cabeça limpa de preconceitos..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: M31
« Responder #3 em: Novembro 26, 2007, 09:09:50 pm »
Provavelmente as estrelas vermelhas sao msm vermelhas. Mas eu sugiria comparar com outras fotos e ver assim as cores das estrelas e so depois mexer no hue para melhorar (ou nao :? ) a imagem.

Ah, e parabéns pq msm assim esta mto porreira! :-D

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: M31
« Responder #4 em: Novembro 27, 2007, 10:30:55 am »
Ola  a todos
Sim!  eu deixei a imagem com tons ligeiramente azulados de propósito  :-D .
Talvez realmente fosse melhor comparar com outras e depois mexer na tonalidade.
Aliás esta imagem aqui reduzida está bem mais azuluda do que a coloquei no link, porque  achei (aquela hora da manha  :? ) que neste ton azulado as partes exteriores da M31 se notariam mais.

Mas como sempre o pessoal está vontade para mexer e apresentar novas soluções !!
Assim aprendemos todos, e sempre vamos treinando   ;-)
Obrigado pelo v/ contributo

Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #5 em: Novembro 27, 2007, 11:22:22 am »
O que se pode tentar fazer é ajustar a curva do canal azul para reduzir o brilho das partes mais brilhantes e manter o actual para as intermédias e baixas. Ou seja, as estrelas, pelo menos as mais brilhantes, ficam menos azuis e a galáxia, como é de intensidade intermédia, ficaria azulada. Vou tentar logo à noite... Caso contrário, é só mexer no hue até as estrelas ficarem brancas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #6 em: Novembro 27, 2007, 01:28:33 pm »
Carlos, tentei fazer um processamento sobre esse jpg mas o centro da m31 está muito saturado e não tem níveis suficientes para ser processado. Se quiseres ajustar as curvas, vais precisar de uma imagem com o estado anterior a esta, que tenha menor compressão nas intensidades mais elevadas.
Aquela sugestão que dei de mexer nas curvas do canal azul não funcionou muito bem. Tentei fazendo o contrário, ou seja, aumentando o canal vermelho e verde nas intensidades maiores e funcionou melhor. A imagem ficou mais definida e as dust lanes mais interiores ganharam uma côr própria.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: M31
« Responder #7 em: Novembro 27, 2007, 01:39:17 pm »
Pois..pq ao diminuir o canal azul provavelmente vais "apagar" um bcado as parte menos brilhantes da galaxia. O Carlos deve ter-se apercebido disso quando escreveu isto:
Citação de: "Carlos Reis"
Aliás esta imagem aqui reduzida está bem mais azuluda do que a coloquei no link, porque achei (aquela hora da manha :? ) que neste ton azulado as partes exteriores da M31 se notariam mais.

Experimenta mexer um bcado na matiz e por a imagem menos azulada sem perder o brilho nas partes exteriores...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: NGC2244
« Responder #8 em: Dezembro 01, 2007, 05:12:43 pm »
Ontem resolvi aproveitar o pouco tempo que restava antes da Lua nascer para experimentar captar alguma coisa da NGC2244.
O setup do costume: Orion 80ED + canon 350D
As condicoes atmosfericas e a poluição luminosa e a nabice do observador :-) não permitiram fazer melhor  :-D




 em ponto maior  no sitio do costume:

http://galeria.gem51.com/v/Deep+Sky/ngc ... ewsIndex=2

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline rpdelgado

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 106
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #9 em: Dezembro 11, 2007, 12:46:09 pm »
Mesmo não gastando "muito" dinheiro - ED80 e a 350D são acessíveis quando comparados com outros equipamentos - conseguem-se fotografias bastante interessantes. Esta é a prova.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Que falte a luz logo à noite.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #10 em: Dezembro 11, 2007, 04:45:02 pm »
Citação de: "rpdelgado"
Mesmo não gastando "muito" dinheiro - ED80 e a 350D são acessíveis quando comparados com outros equipamentos - conseguem-se fotografias bastante interessantes. Esta é a prova.
Não vou dizer que não, mas convém dar o resto do contexto, para quem entrar aqui a meio.. Além do ED80 colado a uma 350D, isto passa-se à noite (ok, esta parte é óbvia) e tem que seguir o céu nocturno. Ou seja, requer uma montagem equatorial com motor, e aqui é que vem o gasto de dinheiro maior para quem partir do zero e quiser tirar estas fotos..  Era só por isto que eu queria fazer este reparo.. Mas montagem à parte, fazem-se umas coisas bonitas com material modesto, sim.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: M31
« Responder #11 em: Dezembro 14, 2007, 05:02:38 pm »
Ola

Sim pode-se dizer que uma boa montagem com um alinhamento  "5 estrelas" é meio caminho andado para uma boa astrofotografia ou como dizem alguns: "umas brincadeiras".

Um Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31
« Responder #12 em: Dezembro 14, 2007, 05:06:11 pm »
Eu com a CG5 sem guiagem, a 945mm de distância focal, consigo 30 a 80 segundos sem arrastamento, o que já dá para muita coisa.
Sendo a montagem boa, sendo a distância focal curta, o que limita mais é o erro periódico.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: M31
« Responder #13 em: Dezembro 14, 2007, 06:45:40 pm »
Mas afinal que montagem usas Carlos?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: M31
« Responder #14 em: Dezembro 14, 2007, 10:13:23 pm »
Ola novamente

Tal como disse anteriormente , só agora ao fim de muitos anos tinha conseguido arranjar as condiçoes minimas indespensaveis para fazer uns "bonecos" e obviamente que só agora ao fim de muitos anos comecei a aprender esta nova area para mim da captacao de imagens do céu profundo.
Claro que para tras ficaram muitas noites de experiencias, com o equipamento que na altura tinha disponivel , mas que nunca me permitiram obter os resultados que eu desejava, basta ver as primeiras tentativas  de "deep sky" na Galeria da Gem51 :-D
Na altura tinha uma eq5 (e ainda tenho) com um erro periodico não muito grande mas o suficiente para nao poder captar imagens sem arrasto com mais de 30 a 45 segundos. :(|
Claro que com um ceu poluido luminosamente e com estes tempos de integração não se consegue grande coisa.
Resolvi começar por ir procurar uma montagem que me oferece-se as minimas condiçoes para os objectivos, principalmente um bom seguimento, pois era aí que estava a chave, o sistema GOTO nao era muito importante para mim pois conhecendo +/- o céu não seria dificil dar com os objectos.
Claro que havia muito mais opcoes, mas nestas coisas quando se "embica " para um lado....
Depois de muita ponderação, optei por uma G11, e até a ver  (knoc,knoc) não estou arrependido.
De facto é uma excelente montagem, mas por sí só não chega para fazer uns "bonecos".
Há muito mais para além de uma boa montagem!  e isso só fui agora aprendendo com  as dificuldades que se me iam deparando.
A minha convicção é que sem um equipamento que nos satisfaça os objectivos e sem um conjunto de tecnicas que vamos apreendendo ao longo das sessoes é muito dificil obter  resultados .
Claro que tudo isto depende muito de cada um de nós. Dos objectivos que nos prupuzemos, da altura da "fasquia" . Nestas coisas o que para uns pode ser uma boa fotografia, para outros é uma espécie de......
No fundo o que conta é que quem o faz  (os bonecos) se sinta bem. Isso é que é importante.
Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Re: M31
« Responder #14 em: Dezembro 14, 2007, 10:13:23 pm »