Autor Tópico: UO em stock  (Lida 2813 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
UO em stock
« em: Outubro 11, 2007, 04:07:03 pm »
Olá a todos,

só para avisar que chegou para stock produtos da UO.
Incluído alguma reposição de stock para as maravilhosas Abbe e Abbe HD e as fantásticas barlow Klee.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: UO e Brainstorm
« Responder #1 em: Outubro 11, 2007, 04:25:49 pm »
Humm, ando à procura de uma ocular planetária... não é prioridade... um dia gostava de espreitar por essas UO.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: UO e Brainstorm
« Responder #1 em: Outubro 11, 2007, 04:25:49 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: UO e Brainstorm
« Responder #2 em: Outubro 11, 2007, 05:00:12 pm »
Sempre que preciso, enviamos à consignação, sem qualquer compromisso. Só os portes é que têm de ficar a cargo do cliente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: UO em stock
« Responder #3 em: Outubro 11, 2007, 09:49:15 pm »
Citação de: "jaclerigo"
Incluído alguma reposição de stock para as maravilhosas Abbe e Abbe HD e as fantásticas barlow Klee.

As Abbe e Abbe HD  sao bem corrigidas a nivel de distorçao de campo? isto porque o meu SVP 8" é um f/5 e precisa de oculares corrigidas, senao a coma nota-se muito...e como essas oculares so têm 4 lentes nao sei se serao boas para o meu telescopio :s
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: UO em stock
« Responder #4 em: Outubro 11, 2007, 10:23:22 pm »
As ortoscópicas são precisamente conhecidas por serem bastante corrigidas. Eu tenho uma UO HD 7mm e funciona bastante bem no meu f5. Uso-a apenas como ocular planetária.
Só um aparte. Quando se diz que uma ocular é "mal corrigida" para funcionar bem em telescópios rápidos, estamos normalmente a falar de astigmatismo introduzido pela ocular e não em coma. A única coisa que conheço que corrige coma é mesmo um corrector de coma como o paracorr, portanto não tem nada a ver com a ocular.
A quantidade de coma é determinada apenas pela razão focal do telescópio e pelo campo real da ocular usada.
Até oculares como as naglers apresentam coma em telescópios rápidos. Não apresentam é astigmatismo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: UO em stock
« Responder #5 em: Outubro 11, 2007, 11:25:07 pm »
Sim...mas usa uma Kellner e uma Nagler num f/5 e ve a diferença da coma..esta é acentuada se usares a Kellner pois tem menor correçao quanto a curvatura de campo, pronunciando mais a coma (penso eu de que)

Os f/5 precisam de oculares bem corrigidas porque os raios luminosos chegam muito inclinados em relaçao ao eixo optico da ocular, o que faz com que se notem mais pronunciadamente as suas aberraçoes.

Penso eu de que....
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: UO em stock
« Responder #6 em: Outubro 12, 2007, 12:36:56 am »
E num F/12? Será que se comportam bem?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: UO em stock
« Responder #7 em: Outubro 12, 2007, 11:29:54 am »
Sim, geralmente quanto maior a relação focal de um telescópio, menos exigente em termos de oculares ele se torna. Claro que um dos pontos negativos é o campo reduzido que estes apresentam...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: UO em stock
« Responder #8 em: Outubro 12, 2007, 02:36:14 pm »
Citação de: "Emanuel"
E num F/12? Será que se comportam bem?

Num f/12 comportam-se ate muito bem!!! Com essa distancia focal nao notarás nenhuma aberraçao. Sao altamente recomendadas as ortoscopicas, principalmente para ver o sistema solar, pois nao necessitarás de grandes campos e dao imagens bastantes boas.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: UO em stock
« Responder #9 em: Outubro 12, 2007, 06:12:28 pm »
Olá. Certezas não tenho, por isso gostaria de ouvir a opinião de alguém com mais experiência do que eu sobre o assunto.
De qualquer modo, o que eu tinha dito é com base em artigos como este:  http://www.cloudynights.com/item.php?item_id=1338
Se veres os pontos 5 e 10 do artigo, na parte das aberrações, segundo o autor, a coma que se vê no campo de uma ocular é quase sempre causada pelo espelho e não pela ocular. Com o astigmatismo é precisamente o contrário. É a aberração mais comum introduzida pelas oculares baratas. Ainda mais se estiveres a falar de oculares widefield. Num telescópio rápido, uma boa plossl pode ser do mesmo preço do que uma ocular widefield e onde se vai notar mais astigmatismo vai ser na ocular widefield e não na plossl, simplesmente porque quanto mais pequeno é o campo, mas facilmente se corrige qualquer aberração.
Não digo que uma ocular muito rasca não possa apresentar coma, mas pelo que percebo, o astigmatismo introduzido pela ocular é quase sempre a aberração dominante.
De qualquer modo, estando a falar de telescópios rápidos, estou a assumir que estamos a falar no mínimo de plossls ou ortoscópicas
De qualquer modo, a coma manifesta-se mais quanto menor seja a relação focal do telescópio e quanto maior o campo real da ocular. Ora, quando se fala em oculares de distância focal reduzida e ainda mais, numa ocular de campo aparente reduzido como a ortoscópica, ainda menos coma irias ver, pois o campo real da ocular só abrange o centro do cone de luz que vem do telescópio. Pelo menos eu, no meu f5 vejo coma é nas naglers, principalmente a 31mm, embora a 20mm já mostre alguma. Agora na minha hd ortho de 7mm? Nunca vi coma, nem  astigmatismo tão pouco. As estrelas são pontuais até ao bordo do campo.
Agora, eu estou a falar de telescópios de newton clássicos e não no Schmidt-Newton . Cada tipo de telescópio interage sempre de maneira diferente com as oculares, pelo que os resultados poderão talvez ser outros.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: UO em stock
« Responder #10 em: Outubro 12, 2007, 09:48:44 pm »
Olá,
É de facto tal como diz o amigo João Marum.

Coma (fora do eixo) é a aberração dominante dos telescópios newtonianos de relação focal curta. Não é defeito, é uma característica típica dos parabolóides de curta razão focal.  Minimiza-se substancialmente com um corrector de coma (por exemplo o Paracorr). Neste caso o que a boa ocular faz é amplificar o que tem à frente, com coma e tudo. Mas não é a ocular que a origina essa coma.

Coma no centro do campo é uma característica dos telescópios descolimados, de qualquer tipo: refractores, SCT, MCT, newtonianos, Mak-Newton, Schmidt-Newton (menos detectável nos Ritchey-Chrétien).

O astigmatismo junto à borda do campo é uma característica das oculares, quase todas, em maior ou menor grau. É mais notório quando as oculares são de grande distância focal  (porque o campo analisado por elas é mais amplo, incluindo pontos muito longe do centro do campo), nas de campo muito extenso( e menos apuradas) ou ainda quando as oculares são usadas em telescópios de relação focal curta. A Nagler apresenta astigmatismo junto à borda do campo, mas é cerca de 1/10 do de uma Erfle.

Astigmatismo no centro do campo é uma característica de más ópticas (objectivas de refractores e espelhos primários de reflectores que ou são maus ou estão demasiado apertados nos seus suportes a ponto de gerar astigmatismo por deformação elástica das superfícies ópticas. Ou ainda uma característica de lentes correctoras de catadióptricos excessivamente apertadas nos seus suportes.

As oculares ortoscópicas são provavelmente as melhores oculares que se podem comprar por um dado preço. Só gastando muito mais dinheiro é que se conseguem ligeiras melhorias nas imagens observadas. A distorção de uma ocular ortoscópica é praticamente nula (como a própria palavra "ortoscópica" implica, por definição). Esta distorção é muitíssimo menor do que nas Nagler, muitíssimo menor do que nas Panoptic e bastante menor que nas Plossl. Numa ocular ortoscópica, um segmento de recta é visto como um segmento de recta e um quadrado é um quadrado e não um ecrã de televisor antigo.  

Uma ocular ortoscópica de 25 mm de distância focal vai mostrar algum astigmatismo na borda do campo quando utilizada num telescópio f/5. Isso acontece porque o diafragma de campo é suficientemente grande para conter pontos a uns 9 mm do eixo. Mas uma ocular planetária tem geralmente distância focal pequena, por exemplo 9 mm; então, o diafragma de campo é bastante pequeno (uns 3,5 mm de raio) e só observaremnos pontos pouco afastados do eixo: o astigmatismo será insignificante e não haverá problema algum, mesmo em f/6. E até mesmo em f/5. E numa Orto de 7 mm, ou menos, ainda melhor.

Os benefícios das Nagler e das Panoptic, em relação às ortoscópicas, notam-se apenas no que diz rspeito à nitidez na borda do campo, quando são oculares de distância focal relativamente grande ou o telescópio tem relação focal muito curta. Mas a nitidez no eixo de uma ortoscópica não é inferior à das Nagler ou das Panoptic para f/D acima de 6.  E veja-se que uma Panoptic custa mais de três vezes o preço de uma Orto, para imagens que, em uso planetário puro, não são melhores. Não estou com isto a despromover as Panoptic e as Nagler, mas estou a afirmar que a relação performance/custo de uma Orto é muito superior à das outras. E que no seu terreno de acção típico (uso planetário e lunar) a diferença de performance é minima, para uma diferença abismal no preço. Mas para céu profundo e para wide field, é claro que uma Panoptic ou uma Nagler são muito mais vantajosas.

Existem as oculares da família LV de curta focal, com o benefício acrescido de um afastamento maior da pupila de saída do que as oculares ortoscópicas, e isso  é verdade. Mas é também verdade que uma orto tem 4 superfícies ar-vidro e uma LV tem 8 superfícies ar-vidro, com todas as oportunidades de difusão adicional de luz que tal implica...

Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: UO em stock
« Responder #11 em: Outubro 12, 2007, 10:20:28 pm »
Ok Guilherme e Joao ;-)

Muito obrigado pela correçao e alguns extras! :-D

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: UO em stock
« Responder #12 em: Outubro 13, 2007, 02:58:56 pm »
Bem, obrigado também eu pelas explicações! Sou capaz de comprar uma para experimentar! :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: UO em stock
« Responder #12 em: Outubro 13, 2007, 02:58:56 pm »