Autor Tópico: M45  (Lida 4588 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: M45
« Responder #15 em: Novembro 20, 2007, 07:53:29 pm »
Citação de: "Fil"
.. Mas a propósito disto e da preocupação do Carlos Reis com ver ou não alguma coisa da cabeça do cavalo..

Pois era essa a minha duvida , e na verdade fiquei  :D  quando vi o resultado que aqui junto agora sem qualquer redução.

Esta imagem é um crop da imagem original obtida depois da soma das 4 frames.

Assim a Cabeça do cavalo ja tem uma dimensão interessante e não o "cagalhoto" que apresentei nas imagens acima  :-D



Uma duvida que ainda tenho relaciona-se com o  " equilibrio dos brancos"  na propria maquina, e aí tenho de fazer mais umas experiencias.
Até que ponto influenciam ou nao a cor na imagem obtida?

Fotografei uma folha branca ao Sol e fui variando o equilibrio dos brancos e os resultados são realmente diferentes, deixei a maquina na opcao que melhor se aproximava da realidade.  Será isto correcto?

um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M45
« Responder #16 em: Novembro 20, 2007, 08:36:11 pm »
Se gravar em Raw não faz grande diferença. Pode calibrar depois  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: M45
« Responder #16 em: Novembro 20, 2007, 08:36:11 pm »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: M45
« Responder #17 em: Novembro 20, 2007, 09:58:02 pm »
Citação de: "Carlos Reis"
Uma duvida que ainda tenho relaciona-se com o  " equilibrio dos brancos"  na propria maquina, e aí tenho de fazer mais umas experiencias.
Até que ponto influenciam ou nao a cor na imagem obtida?

Fotografei uma folha branca ao Sol e fui variando o equilibrio dos brancos e os resultados são realmente diferentes, deixei a maquina na opcao que melhor se aproximava da realidade.  Será isto correcto?
Estamos a falar de quê? De dia ou de noite?
Se for tirado em RAW, não influencia nada, como referiu o Miguel Lopes.. Em Jpeg, influencia.
Acho que a única altura durante a noite que merece um cuidado com balanço de brancos é a tirar fotografias a fogo de artifício, que convém usar o "daylight", segundo consta, por dar cores mais vivas..
Em relação à noite, a diferença na quantidade de luz é abismal, pelo que pode não ser o mais exacto usar o balanço de brancos da nossa estrela G2V (Sol) ;) Se por ventura resultar essa forma de white balance, então não esquecer de usar o mesmo filtro que se usa à noite!..

fotografando em RAW é a forma que mais espaço ocupa no cartão, e no disco do computador, mas é também a que não perde informação nenhuma para se poder mexer na imagem à vontade. Caso seja mesmo desejado gravar as imagens em jpeg, então eu sugiro tirar uma foto destas em RAW, no computador ver qual o setting de balanço de brancos que resulta melhor na imagem em RAW, e usar esse igual na máquina para as fotos em jpeg.
Infelizmente, dependendo da transparência, se há lua ou não, e se a fotografia é tirada bem alto ou perto do horizonte, o balanço de brancos também muda.  Por estas e por outras, é que o pós processamento é a melhor alternativa..

O que falei em G2V há pouco diz respeito a estrelas do mesmo tipo que o nosso Sol, que se pode argumentar aceitavelmente que são brancas. Basta encontrar uma estrela dessas na imagem (ou tirar outra foto a uma) para saber o que fazer às cores de forma a tornar a estrela branca, e como tal, ajustar as cores de tudo o resto da forma supostamente mais natural possível. À falta de G2V umas G quaisquer e pronto..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: M45
« Responder #18 em: Novembro 21, 2007, 01:04:25 am »
obrigado a ambos pelos esclarecimentos.
Era essa mais ou menos a ideia que eu tinha.
Vou ter que  começar a ter mais atencao ás cores aquando do processamento :)
um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Re: M45
« Responder #18 em: Novembro 21, 2007, 01:04:25 am »