Autor Tópico: Astronautas prolongam caminhada espacial a pedido da Nasa.  (Lida 679 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Astronautas prolongam caminhada espacial a pedido da Nasa.
« em: Junho 04, 2006, 02:16:36 pm »
O cosmonauta russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams prolongaram hoje em mais de uma hora sua caminhada espacial na Estação Espacial Internacional (ISS) a pedido da Nasa, informaram fontes russas.

"Os colegas da Nasa pediram que continuássemos a caminhada, e nossos analistas autorizaram prolongá-la a seis horas e trinta minutos", disse Alexandr Alexandrov, director do programa de vôos do consórcio Energia, maior fabricante de naves espaciais russas.

Em vez das 5 horas e 40 minutos inicialmente previstas, a caminhada espacial durou 6 horas e 32 minutos, sendo um dos trabalhos mais difíceis já realizados pelos astronautas.

Os dois cosmonautas, com os trajes espaciais russos Orlan-M, que na Terra pesam 130 quilos cada um, levaram muito tempo para sair do módulo russo e ir até o módulo americano, explicou Alexandrov.

Para ir de um módulo ao outro os cosmonautas usaram o guindaste de transporte Strela, atrelado ao módulo russo Zvezda.

Durante a caminhada, Vinogradov e Williams consertaram uma válvula do sistema Elektron, que gera o oxigênio para a ISS, e também instalaram e desmontaram mostras de materiais como parte dos experimentos científicos Kromka e Biorisk.

No módulo americano Unity, os dois cosmonautas substituíram uma câmara defeituosa no sistema de transporte do braço robótico Canadarm-2.

Na volta, Vinogradov e Williams fotografaram os propulsores do módulo Zvezda para analisar uma falha ocorrida no início do ano em uma manobra para corrigir a órbita da ISS.

Assim, Vinogradov fez sua sexta caminhada espacial e Williams, sua segunda, mas no registro da ISS ficou como a primeira caminhada dos tripulantes desta 13º expedição permanente, a ISS-13.

A caminhada espacial mais longa na ISS, de 8 horas e 56 minutos, foi feita em março de 2001 pela astronauta americana Susan Helms e seu compatriota James Voss durante uma missão da nave Discovery.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m