Autor Tópico: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!  (Lida 24720 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #15 em: Outubro 25, 2007, 11:24:20 pm »
Bem, aqui por Leiria está um espectáculo!
Estava tudo cheio de nuvens e por isso não alinhei a montagem, mas agora ficou limpo e consigo ver muito bem a olho nu e a 44x vê-se perfeitamente!

Aqui fica um registo

Toucam + WO ZS80FD

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #16 em: Outubro 26, 2007, 11:23:46 pm »
xii pessoal.  :-D  Acabei de vir da rua agora e estive a observa-lo com o telescópio e o cometa é realmente um espectáculo. É o cometa mais estranho que já vi.
Mesmo no buscador, nota-se perfeitamente não ser estelar. Faz lembrar uma nebulosa planetária.
Agora com o telescópio, fiquei abismado. Está tão brilhante. As imagens do amigo xumaxer ilustram bem o que se vê no telescópio, se bem que o vi mais brilhante. O núcleo minúsculo vê-se bem com 138x, tendo aparência estelar e descentrado em relação à cabeleira. Dá-me a sensação de perto do limite exterior da cabeleira ter um anel concêntrico mais escuro. O limite exterior acaba por fazer lembrar um anel.
Pena a lua estar tão perto dele, se bem que o cometa é tão brilhante que se vê bastante bem mesmo assim. Espero que mantenha o brilho por mais uns dias, para ver se a lua se afasta dele.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #16 em: Outubro 26, 2007, 11:23:46 pm »

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #17 em: Outubro 27, 2007, 01:43:48 am »
ola a todos
 Realmente é pena apanhar esta fase de Lua Cheia,  de qqr modo aqui fica o registo de há pouco, mesmo com aquele "farol" enorme la no alto,  era perfeitamente visivel a olho nú.

A forma como se apresenta é que é um pouco fora do comum , dá ideia de vir na n/ direcção , isto é visto de frente e não de lado como estamos habituados a ver.

Canon 350D + Orion 80Ed + filtro deep sky
10 jpg x 45s  Iso 100 .


Um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #18 em: Outubro 27, 2007, 10:59:04 am »
Citação de: "Carlos Reis"
A forma como se apresenta é que é um pouco fora do comum , dá ideia de vir na n/ direcção , isto é visto de frente e não de lado como estamos habituados a ver.

Na verdade ele está a afastar-se de nós. E como este afastamento dele está em linha entre a Terra e o Sol a sua cauda apresenta-se perpendicular a essa linha... e por isso é que nesta perspectiva aparece assim.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #19 em: Outubro 27, 2007, 01:17:14 pm »
Boas.

Já a algum tempo que não vinha por aqui mas de vez enquanto tiro um bocadinho e venho ler as Maiores. :)

Venho aqui dar o meu contributo com umas fotos registadas  a noite passada.
Foram todas registadas com a Canon 350D

Abraços.

Esta foi feita com a maquina num tripé:


Esta foi pelo telescópio:


E ainda deu tempo para a Lua:


« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #20 em: Outubro 27, 2007, 03:15:13 pm »
Olá a todos, excelentes imagens!!!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #21 em: Outubro 27, 2007, 06:06:00 pm »
E uma tirada esta noite (27-10-2007 01:14), com barlow de aprox 3X:

Soma de 55 frames de 10s, com uma Atik-2HS.

Realmente é engraçado, agarrando no que o Jaclerigo disse a cerca da posição e movimentação do cometa:
Citação de: "jaclerigo"
Na verdade ele está a afastar-se de nós. E como este afastamento dele está em linha entre a Terra e o Sol a sua cauda apresenta-se perpendicular a essa linha...
Dá a impressão nesta foto que o cometa já largou o seu material e a "nuvem" resultante do seu outburst já se afastou dele... O cometa no céu mexe-se para Este e para Norte, mais ou menos na direcção em que a cauda vai, por causa do que o jaclérigo disse.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #22 em: Outubro 28, 2007, 12:13:01 am »
Observei hoje de novo o cometa. Parece-me ligeiramente diferente em relação a ontem. O pseudo-núcleo continua a ver-se, mas a cabeleira interior parece-me um pouco menos brilhante. Pelo menos está com um brilho mais semelhante à cabeleira exterior do que ontem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Antonio Lopes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #23 em: Outubro 28, 2007, 03:39:08 am »
Boas.

Então aqui ficam duas fotos recentes do Cometa 17P / Holmes.

Também se pode observar a proximidade de duas estrelas uma das quais já se encontra por detrás na nebulosidade que circunda o Cometa. Será que houve ocultação? Se tivesse reparado antes ainda tinha esperado um pouco para ver o desenrolar dos acontecimentos. Pelo menos dava para ver em que direcção ele se movia.

Abraços.

A 80x:


A 120x:
« Última modificação: Outubro 28, 2007, 04:05:17 pm por Antonio Lopes »

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #24 em: Outubro 28, 2007, 01:53:50 pm »
Excelentes fotos de todos vós! Eu tive a oportunidade de ir ao OAL (Observatório Astronómico de Lisboa) na sexta à noite e estive a ver o cometa num C8... muito bonito! Exactamente como as fotos aqui o retratam. Núcleo brilhante bem pontual, um ligeira "cauda?" tornando a coisa also assimétrica e um halo enorme em redor. A coloração semi-dourada dá um toque especial a este bizarro evento. Já estive a lêr numa das listas de Astronomia que o cometa perdeu cerca de 40% do brilho desde ontem para hoje... parece que o que o fez brilhar tanto já começou a dissipar-se. A ver se algum colega lhe tira umas fotos hoje pra validar isto...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #25 em: Outubro 28, 2007, 03:00:24 pm »
Ontem realmente. a parte brilhante central parecia-me mais ténue do que na noite anterior, com brilho semelhante à cabeleira exterior, se bem que a olho nu não me parecia ter perdido brilho. A lua de qualquer modo torna sempre as coisas mais complicadas. Pelo menos para se ver detalhes mais críticos. A ver se hoje o observo de novo.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Carlos Reis

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Curioso
  • *****
  • Mensagens: 70
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.gem51.com
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #26 em: Outubro 28, 2007, 06:32:05 pm »
Ontem também a oportunidade de observar o 17P/Holmes e regista-lo "para mais tarde recordar".
aqui vai com o setup do costume.



um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Carlos Reis
Marinha Grande
39º 46\' 46" N  -  8º 55\' 45" W

Offline sssilva

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #27 em: Outubro 28, 2007, 09:03:48 pm »
Olá a todos!

Com a névoa que está hoje já não vou a tempo de dar uma espreitadela ao animal (celeste entenda-se :)).

Pelo menos posso espreitar as vossas fotos. Muito porreiras!!

Abraço,

Samuel
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #28 em: Outubro 28, 2007, 09:19:53 pm »
Cá vai o report de hoje  8)
Normalmente ando sempre a dizer cobras e lagartos do S. Pedro, mas devo reconhecer que tenho tido sorte nestes dias. Espero que assim continue.
Hoje observei o cometa mais cedo do que das ultimas duas noites. cerca das 20:30. Com o cometa ainda não muito alto, estava à espera de que as condições não fossem as melhores, mas enganei-me. Foi a melhor observação até à data.
O facto da lua já estar mais "longe" do cometa ajuda bastante. O céu está notavelmente mais escuro na zona do perseu. Já se vêem mais algumas estrelas da constelação com maior facilidade.
O cometa está ligeiramente menos brilhante do que algol e mais brilhante do que delta persei, por isso estimo a magnitude em 2.5, ou seja, tem-se mantido estável.
Ao observa-lo no buscador, nota-se logo que o diametro aparente aumenta de noite pra noite.
A ocular de 20mm, a 63x, deu as melhores imagens esta noite. O cometa apresenta-se bastante brilhante, mas pareceu-me consideravelmente mais brilhante e contrastado esta noite, provavelmente devido ao fundo mais escuro. No entanto o pseudonucleo, quase estelar, pareceu-me mais brilhante. Pelo menos na primeira noite que vi o cometa, só notei o pseudo-nucleo com 138x. Agora com 63x destaca-se bastante bem.
O mais giro de tudo, no entanto foi o facto de uma estrela de fundo, de mag. aproximadamente igual ao do pseudo-nucleo estar "emaranhada" na cabeleira exterior do cometa. Very cool  8)
Só espero que ele se aguente mais umas noites assim, de modo a observa-lo sem lua de todo. Uma coisa que quero confirmar, foi uma especie de camada externa extremamente ténue que me deu a sensação de observar hoje e que já notei em algumas fotografias. A ver se o céu mais escuro ajuda.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #29 em: Outubro 28, 2007, 10:21:29 pm »
Ainda so o consegui ver com binoculos...nao tenho tido mto tempo e as noites tem sido mto fraquinhas com mta nebulosidade ja para nao falar da lua...mas pelo Calsky o cometa continua com magnitude 2,9...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #29 em: Outubro 28, 2007, 10:21:29 pm »