Autor Tópico: Intes Micro...o fim?  (Lida 4880 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline aalto

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Intes Micro...o fim?
« em: Outubro 11, 2007, 10:38:06 pm »
Tenho estado em contacto com um tipo da optique-unterlinden que como devem saber é o representante em França da Intes Micro, que me assegurou que o fim da Intes estava eminente, inclusive já não estavam a garantir a continuidade da linha em alguns modelos. A fonte da informação parece-me ter alguma credibilidade até porque ao que parece a unterlinden é o revendedor na Europa que mais telescópios da Intes vende (segundo a própria Intes)...alguém confirma/desmente esta info?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #1 em: Outubro 12, 2007, 12:34:37 am »
Well....eu não sei mas, como proprietário de um Intes Mak 66 deluxe, acho uma pena , porque têm muito boa qualidade ! Se for verdade, é uma perda! :?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #1 em: Outubro 12, 2007, 12:34:37 am »

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #2 em: Outubro 12, 2007, 10:33:01 pm »
Citação de: "aalto"
Tenho estado em contacto com um tipo da optique-unterlinden que como devem saber é o representante em França da Intes Micro, que me assegurou que o fim da Intes estava eminente, inclusive já não estavam a garantir a continuidade da linha em alguns modelos. A fonte da informação parece-me ter alguma credibilidade até porque ao que parece a unterlinden é o revendedor na Europa que mais telescópios da Intes vende (segundo a própria Intes)...alguém confirma/desmente esta info?
Olá,
Uma notícia deveras preocupante, caros amigos. Mas eu correspondo-me regularmente com o óptico-chefe da Intes-Micro (Petr Zakaznov)e ele não me falou em nada disso. E falamos por e-mail em média uma vez por semana, desde há largos meses, debatemos problemas técnicos, soluções eficazes, resolução de problemas, optimização de pormenores construtivos etc. É claro que ele pode não ter falado nisso por razões estratégicas.
De momento, pelo que sei, estão a acabar o desenvolvimento de um novo modelo MNT. E isso tem dado muito trabalho. Mas tanto quanto posso saber, não há aparentemente nada disso.

Como sabem,  no passado, a fábrica Intes teve uma fuga de ópticos que saindo de lá foram fundar a Intes-Micro, a STF e a Santel (criada por Anatoly Sankovich). A certa altura não havia já ópticos na Intes e ela teve de fechar. Têm subsistido a Intes-Micro (a maior), a Santel e a STF.  A empresa Intes Plus nunca fabricou nada e encarregava-se apenas dos aspectos comerciais das vendas e exportações.
A concorrência chinesa tem feito com que as fábricas russas de telescópios tenham perdido muitas vendas. Embora os Mak-Cassegrain chineses (Sky-Watcher Pro) não sejam tão bons como os russos, nem sequer perto, na verdade custam quase 1/3 do preço (para igual abertura). E isso é muitas vezes determinante nas vendas. Nem todos os compradores sabem ver a diferença e muitos olham só para o preço. Por exemplo, um Maksutov-Cassegrain Sky-Watcher Pro de 180 mm f/15, "Gregory", custa em França 989 Euros e um MCT M715DX ("Rumak"), de 180 mm f/15 custa 2690 Euros. Notem que 989/2690= 1/2,72 .
De facto estão a vender-se cada vez mais Maks chineses e cada vez menos Maks russos. Na Alemanha (APM) dizem-me que há mais de 2 anos que não vendem nenhum OTA russo...porque estão a vender imensos OTAs chineses! Quando lhe lembrei que os MCT Intes-Micro são muito melhores do que os MCT Chineses, ele disse-me que sim, claro, concordava, mas que os compradores preferiam comprar mais barato, mesmo que de pior qualidade e com muitíssimo maior probabilidade de obterem "limões"...

Estou muito satisfeito com o meu MCT M715DX, de 180 mm f/15 com apenas 27% de obstrução.
Boas observações
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #3 em: Outubro 12, 2007, 11:54:13 pm »
Pois...isso é muito bom de facto..mas o preço conta mt...mas msm muito...eu tbm preferia ter um APO em vez do SVP 8"..mas cada um "caça" com o que pode...e um SVP 8" ja nao é nada mau, estou satisfeito com o meu :-D

Mas claro que um russo e melhor que um chines..isso nem se discute! ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #4 em: Outubro 13, 2007, 03:45:39 am »
Isso faz-me lembrar muitas outras comparações que se podem fazer na vida, no nosso dia-a-dia... Realmente não se pode optar sempre pela melhor solução, a mais cara... Cada um tem de avaliar a sua situação e optar pelo "melhor"...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline aalto

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #5 em: Outubro 13, 2007, 11:36:57 am »
Então confirma-se o que me disseram na unterlinden, os produtos chineses estão a asfixiar as outras propostas que se destinam ao mesmo segmento. É óbvio que quem vai por um Taka...não está preocupado com o preço de um Sky-Watcher, ou mesmo Vixen (cada vez mais fabricado na China e menos no Japão), mas em relação ao Intes sofre a concorrência na pele. Em todo o caso para mim esta "noticia" já teve o condão de acelarar a minha decisão...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #6 em: Outubro 13, 2007, 02:55:04 pm »
Pois, isto é um pau de dois bicos! No meu caso, comprei um Intes porque foi em segunda mão, através do site da Galáctica, com apenas um ano, e a metade do preço! Se fosse novo talvez não o comprasse, porque apesar de saber que os russos têm muito boa fama como fabricantes de òptica, se calhar  não poderia gastar tanto! Quem tem dinheiro nem pensa nisto, pode dar-se ao luxo de comprar o melhor sem ter que fazer contas à vida......nós os pobres....já é diferente, não é? Mas se for como diz o Guilherme, que não ouviu dizer que a Intes Micro vai fechar, então ainda bem! A ver vamos! 8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #7 em: Outubro 13, 2007, 03:10:57 pm »
O problema de quem constrói bem, é sempre o custo, como é óbvio, porque normalmente os equipamentos não são feitos em série, pelo menos totalmente. O controlo de qualidade também é muito mais apertado.

Ao contrário os equipamentos que proliferam vindos da China, lá é tudo feito em série, o controlo de qualidade nem sempre é o melhor (apesar de ter vindo a melhorar) e os salários são reduzidos, isto faz com que os equipamentos tenham preços muito inferiores.

O resultado é que empresas, que apesar de nos darem produtos de qualidade muito superior, se não tiverem um bom capital e não se actualizarem de acordo com o mercado, provavelmente não irão sobreviver à "enchente" chinesa.

Provavelmente isso está a acontecer com a Intes Micro, tal como já aconteceu com a Miyauchi, que neste momento tem toda a sua produção de binóculos suspensa pelas mesmas causas. Tenho quase a certeza que o mesmo irá acontecer com outras marcas, infelizmente.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #8 em: Outubro 13, 2007, 03:25:59 pm »
Falta falar da VERDADEIRA razão para os preços chineses:
O yuan está subvalorizado artificialmente pelo governo chinês. Se flutuasse livremente, os preços DUPLICAVAM.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #9 em: Outubro 13, 2007, 05:01:33 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
Pois...isso é muito bom de facto..mas o preço conta mt...mas msm muito...eu tbm preferia ter um APO em vez do SVP 8"..mas cada um "caça" com o que pode...e um SVP 8" ja nao é nada mau, estou satisfeito com o meu :-D
Mas claro que um russo e melhor que um chines..isso nem se discute! ;-)
Olá,
Caros amigos
Caro Orion_PKFD
Caro Roger Crespo

Venho chamar a atenção para 3 coisas:

1--Reparem que um SVP não é um Maksutov-Cassegrain e é de MCTs e de MNTs (os telescópios produzidos pela Intes-Micro) que esta linha de conversa vem.  

2--De facto, o meu M715DX foi comprado em segunda mão (Modelo de 2003) e para tal tive de vender um outro Intes-Micro MCT que tinha, um Alter-T de 150 mm f/10 (produzido em 1992). Há um MCT Intes-MIcro Alter M703 (D=180 mm f/10) à venda na secção de usados do Fórum Galáctica. Já lá foram ver?

3--Também é verdade que vamos comprando telescópios melhores à medida que avançamos na idade. Só consegui ter o Intes-Micro MCT Alter -T de 150 mm aos 47 anos. Quando eu tinha a idade de muitos dos participantes nesta lista, estava bem pior equipado. Ou seja, quem ainda vai nos vinte e tal, trinta e tal anos não deve ficar espantado pelos telescópios de quem já vai muito além dos 55 anos. A vossa vez também chegará (!!!) e por outro lado, vejo cada vez mais (e ainda bem) as pessoas adquirirem telescópios aos 30 anos que outros nem aos 60 conseguiram ter. Por exemplo, vemos actualmente muitos amigos na casa dos 30 trinta e tal anos a comprarem Apos de mais de 130 mm, quando o meu primeiro Apo (de 115 mm) só chegou depois dos meus 55 anos. O caminho é longo e a vez de cada um chegará. Não haja pressas...

Boas observaões
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #10 em: Outubro 14, 2007, 08:35:16 pm »
[quote="Guilherme de Almeida1--Reparem que um SVP não é um Maksutov-Cassegrain e é de MCTs e de MNTs (os telescópios produzidos pela Intes-Micro) [/quote]

Claro q nao! Mto longe disso! :-D

Mas para mim o SVP 8" vai ter de servir nos proximos aninhos ;-)

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Emanuel

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1398
  • Karma: +11/-0
    • Ver Perfil
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #11 em: Outubro 15, 2007, 03:49:49 pm »
Bem, nesse caso Guilherme, quer dizer que eu, por exemplo, que quando tinha 14 anos construí uma luneta de 50 mm , a partir de uma lupa, com uma qualidade horrível, agora  tenho 34 anos tenho um Intes Mk 66 deluxe ( de 6"), quando tiver 50 ou 60 anos vou ter uma granda máquina, é isso?? :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Takahashi FSQ 106 ED
Iptron IEQ45 Pro mount
Nikon D5300 Modd
Qhyccd Polemaster
QhyCCD 5L-II mono guider
Omegon off-axis guider

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #12 em: Outubro 17, 2007, 09:16:02 pm »
Citação de: "Emanuel"
Bem, nesse caso Guilherme, quer dizer que eu, por exemplo, que quando tinha 14 anos construí uma luneta de 50 mm , a partir de uma lupa, com uma qualidade horrível, agora  tenho 34 anos tenho um Intes Mk 66 deluxe ( de 6"), quando tiver 50 ou 60 anos vou ter uma granda máquina, é isso?? :mrgreen:
Provavelmente será...
Abraço
GA
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Guilherme de Almeida

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Principiante
  • *****
  • Mensagens: 316
  • Karma: +6/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
    • artigosediversos
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #13 em: Outubro 17, 2007, 09:28:31 pm »
NOVIDADES INTES-MICRO

Lembram-se da preocupação que deu lugar a esta thread (eventual fecho da Intes-Micro, sufocada pelas vendas de Mak-Cassegrain chineses e baratos, a invadirem os mercados) ?? Sabeos que os chineses não têm a qualidade Intes-Micro, mas para muitos mercados e compradores, o preço é factor decisivo na escolha...
Já tenho novidades. Vejam o que o meu amigo Petr Zakaznov, Óptico-Chefe da Intes-Micro me disse:
(Atenção, o inglês dele não é completamente perfeito, mas isso não é problema ).

<< Hi, dear Guilherme
Sorry! A lot of work. Though all holydays.
It's rather pleasant that the world worries about our small factory! There were times the worst. We are calmy (...)

Simple "INTES" , the initial firm, had only TWO 6-inch models : MK [Maksutov-Cassegrain]and MN [Maksutov-Newton], MK-91 was issued in number about 5 (...), then this model perform Anatoly Sankovich. MK-71,72 arrises at the end of the Victor Vasiliev's "INTES". Then this models passed to STF.

Our factory [Intes-Micro] differs from the above mentioned by the wide assortment. Only now we have 35 models and we easy can to create any model to 20". And it's not only Maksutovs: that's apochromats, Lurie cameras and many others,... to aviation and mil.technique. We might do all that you want. That's our force. But the worst of all that the prices for all arrises rapidly in Russia. Here is the indeed problem.

Regards
All the best for you!
Petr Zakaznov
>>

Como todos podem ver, a Intes-Micro tem grande capacidade técnica e ainda muito para dar. O modelo mais recente que eles lançaram foi um Maksutov-Newton de 140 mm. Talvez um dia destes apareçam por aí os Apos Intes-Micro.

Um abraço para todos os apreciadores dos telescópios Maksutov-Cassegrain e dos Maksutov-Newton.
Guilherme de Almeida
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Guilherme de Almeida

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #14 em: Outubro 17, 2007, 10:05:30 pm »
Ainda bem que esta tudo bem com a Intes Micro...assim daqui a 50 anos compro um APO de 20" :-D  :lol:  8)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Intes Micro...o fim?
« Responder #14 em: Outubro 17, 2007, 10:05:30 pm »