Autor Tópico: M31 - Experiências  (Lida 6571 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #15 em: Outubro 10, 2007, 11:10:55 am »
Citação de: "Fil"
Hmm.. Quantas portas tens tu para controlar webcam + shutter da máquina + montagem + whaever ?
O amigo Astrolupa fumegou das orelhas um pouco, com o PHD, por causa de coisas como o controlo de longa exposição da webcam misturado com o controlo da Canon dele, numa só porta paralela.. Ao que parece o PHD (sigla para Push Here Dummy) não é muito flexível nas configurações... A ver se ele ilumina aqui a coisa, porque desconfio que se calhar o problema pode estar mais relacionado com o PHD do que com o Maxim..  Mas, nunca se sabe..

Tenho sempre 4 USB ligadas desta maneira:

O meu laptop tem 3 portas USB 2.0
Tenho um repartidor USB com 4 entradas que ligo a uma USB, por isso fico com apenas 2 no pc livres + 4 no repartidor.

A 350D é ligada ao PC através de 2 cabos:
a) cabo normal camara_USB para download de imagens e controlo remoto por pc até 30 segundos; b) cabo camara_série/série_USB para controlo do disparador para exposição +30".
Normalmente utilizo uma USB do computador + uma do repartidor

O controlo série_USB é feito com um driver da conceptronics para XP, mas as instalação diz que a compatibilidade do driver... etc "continuar/para com a instalação" mas o próprio manual de instalação menciona este facto e diz para continuar...

A webcam liga-se com 2 cabos:
1 paralelo (para a LX)
1 USB na porta livre que me resta

O controlo da montagem é feito via shoestring GPUSB, através de USB no repartidor.

No dia em que deixei aquilo a funcionar sozinho tinha ainda um disco externo para onde eram descarregadas as imagens, ligado através de outra porta USB do repartidor. Mas não me parece que tenha sido por isto que encravou.

Sistema operativo: XP profissional
RAM 1Gb
processador: pentium 4 a 2.8 GHz
comprado em 2002 :s  :s  :s  Toshiba Satellite S2450-401.
Não me perguntem coisas mais "informáticas". Eu sou UTILIZADOR e não operador e é pena porque as coisas não estão feitas na óptica do utilizador mas sim do entendido no assunto Bah! :oops:
não me lembro de mais nada e isto já é demais para mim
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #16 em: Outubro 10, 2007, 11:30:24 am »
Para evitar problemas deverias usar um controlador USB por aparelho. Para saber quantos controladores USB tens no portátil, vai a

painel de controlo ->Sistema-> hardware -> gestor de dispositivos -> controlador USB

Conta o número de USB root Hub
Podes ainda ver, dentro de cada um, o consumo de cada porta em mA. Podes também estar a alimentar mais do que o portátil permite... Cada controlador dá no máximo 500mA, na soma das suas portas. Além disso o próprio portátil pode limitar a corrente máxima da soma dos controladores.
Se vires que o número de controladores USB é insuficiente, podes comprar uma placa PCMCIA com mais portas USB.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: M31 - Experiências
« Responder #16 em: Outubro 10, 2007, 11:30:24 am »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #17 em: Outubro 10, 2007, 11:36:06 am »
Citação de: "xumaxer"
Sistema operativo: XP profissional
RAM 1Gb

Eu sei que isto não tem nada a ver... mas... tu tens é 1GB (Gigabyte) de RAM e não 1Gb (Gigabit)... Este erro é muito comum mesmo em lojas e empresas de informática.

1 Gigabyte = 10^9 Bytes = 1.000.000.000 Bytes = 8.000.000.000 bits
1 Gigabit = 10^9 Bits = 1.000.000.000 bits

Desculpem lá esta à parte.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #18 em: Outubro 10, 2007, 11:42:18 am »
Bem, já que estamos numa de cascar  :-D  se usarmos a definição histórica, 1GigaByte é 1024^3 e não 1000^3. Pelo sistema internacional de unidades é 1000^3. A questão não é assim tão pacífica porque os fabricantes de hardware aproveitam isto para "aldrabar" o tamanho dos discos, etc...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #19 em: Outubro 10, 2007, 12:22:13 pm »
eeeee. que desgraça, o que aui vai.. O pessoal não pode ver foto bonitas, começa logo a cascar no pobre autor!  :-D  :-D (estou no gozo, claro)
Mas alinho no mesmo: :)
Xumaxer, isso do Windows se queixar da "possível" incompatibilidade do driver, só quer dizer que os tipos não pagaram à Microsoft para não mostrar essa mensagem, ficando com um driver oficializado por ela.. Em princípio não há problema..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #20 em: Outubro 10, 2007, 02:35:19 pm »
Citação de: "Fil"
Xumaxer, isso do Windows se queixar da "possível" incompatibilidade do driver, só quer dizer que os tipos não pagaram à Microsoft para não mostrar essa mensagem, ficando com um driver oficializado por ela.. Em princípio não há problema..
Aqui na minha empresa já vimos o procedimento de fazer um driver oficial. Tem de passar uma série de testes e não são fáceis. Além disso, agora todos os drivers oficializados pela M$ têm de ser x32 e x64, o que é muito bom.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: M31 - Experiências
« Responder #21 em: Outubro 10, 2007, 05:49:06 pm »
Amigo xumaxer, realmente no teu caso não deverias ter tantos problemas já que fazes o controlo do disparador da Canon via USB->Série e não por uma porta paralela partilhada como eu faço... No entanto, faço controlo da guiagem com um adaptador USB->Série e este sim tinha um problema no driver que só à uns meses atrás é que o fabricante o resolveu. No meu caso, podia enviar comandos para a montagem, mas havia um bug no protocolo e o handshaking não era feito... se enviasse mais que X comandos "rapidamente" aquilo passava-se tudo.
Já viste se há actualizações para o driver?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #22 em: Outubro 10, 2007, 07:45:35 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Amigo xumaxer, realmente no teu caso não deverias ter tantos problemas já que fazes o controlo do disparador da Canon via USB->Série e não por uma porta paralela partilhada como eu faço... No entanto, faço controlo da guiagem com um adaptador USB->Série e este sim tinha um problema no driver que só à uns meses atrás é que o fabricante o resolveu. No meu caso, podia enviar comandos para a montagem, mas havia um bug no protocolo e o handshaking não era feito... se enviasse mais que X comandos "rapidamente" aquilo passava-se tudo.
Já viste se há actualizações para o driver?

Oi Astrolupa  ;-)

O controlo da montagem está impecável, pelo menos para os meus "standards". Como já sabem, sou apenas utilizador e se funcionar, procuro não mexer, tipo treinador de futebol  :-D
Em relação aos drivers, da Canon está tudo bem e hoje vou tentar ver se a comunicação pc/canon corre bem como ontem, quando decidi ligar esse cabo apenas depois da conexão com o maxim.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: M31 - Experiências
« Responder #23 em: Outubro 10, 2007, 10:03:29 pm »
Mr. Xumaxer!  :-D   Essa é uma boa ideia, a ordem de ligação e activação do sistema. Eu também tenho que seguir algumas regras (por causa da porta paralela partilhada) se quiser que a webcam e a Canon funcionem correctamente.

Ah... quando eu perguntei se já tinhas verificado se havia actualização para o driver, referia-me ao driver do conversor USB<->Série.  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #24 em: Outubro 10, 2007, 11:28:55 pm »
Citação de: "Astrolupa"
Mr. Xumaxer!  :-D   Essa é uma boa ideia, a ordem de ligação e activação do sistema. Eu também tenho que seguir algumas regras (por causa da porta paralela partilhada) se quiser que a webcam e a Canon funcionem correctamente.

Bem, lamento informar que hoje já não funcionou... :(|  :twisted:  :(|  :twisted:  :(|  :twisted:

Citação de: "Astrolupa"
Ah... quando eu perguntei se já tinhas verificado se havia actualização para o driver, referia-me ao driver do conversor USB<->Série.  ;-)

Sim, tinha percebido mais ou menos isso e fiz o download do site da Conceptronic mas parece-me que é igual, não houve alterações.

ACHO QUE SÓ ME RESTA FORMATAR O DISCO E INSTALAR DE NOVO! Tenho a impressão que o computador apanhou uma virose. Só pode ser!
Já nem o PHD consegue manter a estrela centrada.
O disparador manual da canon (remoto) funciona bem. as exposições via pc até 30" também.
No nebulosity as coisas funcionam e o disparador consegue fazer exposições de 120" e fazer o download para o pc. Mas o PHD perde a estrela guia quando descarrega o ficheiro...
No maxim, o download demora muito tempo e a foto fica com 10x10 pixel  :?  :?  :?
POr vezes consigo fazer funcionar mas logo depois volta tudo à estaca 0!

FORMAT C:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline Astrolupa

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Amador
  • *****
  • Mensagens: 998
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.astrosurf.com/nviegas
Re: M31 - Experiências
« Responder #25 em: Outubro 11, 2007, 10:08:44 am »
Ena!... Isso é tudo muito estranho! Essa do PHD perder a estrela guia enquanto a imagem é trazida da Canon é que me surpreende muito! O meu velho portátil (P4 2.5Ghz), só tem duas portas USB. Arranjei uma placa PCMCIA para me dar mais 4. Geralmente tenho tudo ligado (USB: Rato, USB: Placa wireless, USB: Canon, USB: Webcam, USB: Conversor USB-Série, USB: Leitor de cartões, Porta Paralela: Partilhada com o disparador da Canon e controlo de longa exposição da Webcam). A única coisa que provavelmente me está a "safar", é que cada porta USB do controlador PCMCIA é independente da outra. A única coisa chata é ter que instalar os controladores dos aparelhos que lá ligo para cada porta, mas isto também só se faz uma vez...  :)
A unica maneira que eu sei que o PHD perde a estrela guia, é quando se acede ao "camera setup" e aí sim, ele momentaneamente deixa de guiar e há-de eventualmente perder a estrela guia. Quanto ao resto, nao tenho problemas com o download simultaneo com a guiagem. Como a 300D tem um USB lento, prefiro gravar para o cartão. Não queres avaliar essa possibilidade?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
Nelson Viegas
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #26 em: Outubro 11, 2007, 10:46:47 am »
O problema de download e guiagem em simultâneo é o que eu tinha dito: embora tenhas 2 portas USB, elas devem usar o mesmo controlador. Ou seja, se o controlador está "saturado" a receber a imagem, não vai obedecer aos outros comandos enquanto não acabar esse.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #27 em: Outubro 11, 2007, 04:48:35 pm »
Astrolupa:

Estive ontem a arrancar mais alguns cabelos e no final, consegui sacar umas fotos partindo do maxim mas deixando-as gravadas no cartão. Assim funcionou! :D

Miguel:

O problema disto tudo é que o sistema já funcionou e muito bem! Como te disse, com as ligações USB feitas no repartidor e nas outras 2 livres do meu computador.
Ontem aliás, experimentei a PCMCIA com 2 USB 2 e assim não necessitei do repartidor. Resultado: igual; umas vezes dava, para logo a seguir empancar no download da imagem.
Outra situação que detectei foi a lcd da canon com as specs da imagem que estou a sacar, ficar intermitente, com a indicação buzy a piscar... e não sair dali.


Experimentei sacar fotos com o nebulosity (aquisição de imagem para DSLR) e focava bem, disparava bem e descarregava bem a imagem para o PC. O PHD é que não conseguia seguir bem a estrela, mas no final, quando arrumei tudo, verifiquei que um dos VSP estava mal colocado, pelo que deve ter sido essa a razão do PHD não seguir a estrela. Hoje à noite há nova estopada, mas desta vez com o pc formatado...

É por isto tudo que eu penso que ou é virús ou algum ficheiro do windows que não carregou bem por qualquer motivo, tipo desligar o pc da corrente sem bateria, fazer correr várias aplicações ao mesmo tempo, processamento demorado de imagem e toma lá um alt+ctrl+del...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #28 em: Outubro 13, 2007, 12:45:38 am »
Depois dos bonecos iniciais, comecei a pintar. Esta é uma primeira abordagem à conversão raw_para_cor.
Processada no Nebulosity e depois enviada para o CS2.
O mesmo nº de darks e lights que as anteriores.

« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: M31 - Experiências
« Responder #29 em: Outubro 13, 2007, 03:42:17 am »
Ena Ena!! Isso já é uma grande imagem!! Parabéns Sr. João!! fogo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: M31 - Experiências
« Responder #29 em: Outubro 13, 2007, 03:42:17 am »