Autor Tópico: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?  (Lida 8352 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #30 em: Setembro 13, 2007, 12:38:03 pm »
Max71, acho que fez uma excelente escolha! É um óptimo telescópio, que lhe vai trazer muitas alegrias! Tal como se disse antes, o mais importante é que cada um escolha o telescópio mais adequado a si. Parece ser o seu caso, com o XT8 Também aconselho que entre este e o de 6" fique com o de 8". Como já deve ter percebido, quanto maior for a abertura, maior a "durabilidade", isto é, mais tempo o vai surpreender e mais coisas terá a observar com ele.

Desculpe ter-lhe invadido o tópico com esta troca de ideias, mas penso que o ajudou um pouco. Só quis mostrar que uma montagem equatorial não é nenhum quebra-cabeças e pode trazer algumas vantagens. Mas fico contente que tenha tomado uma opção!  ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline deborah

  • Astro-Novato
  • *
  • Mensagens: 1
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #31 em: Setembro 13, 2007, 01:38:35 pm »
hello eu preciso da vossa ajuda, pois queria comprar um telescopio e nao sei qual, pois sou nova nisto. mas tamb nao quero comprar um que nao valha nada.
alguma sugestao?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #31 em: Setembro 13, 2007, 01:38:35 pm »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #32 em: Setembro 13, 2007, 01:42:46 pm »
Olá deborah.
Bem vinda a este forum. Se puderes faz-nos uma breve apresentação tua neste tópico: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=2&t=10

Infelizmente a compra acertada de um telescópio não é tão linear como gostarias.
Aconselho-te a dar uma vista de olhos neste tópico: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=45&t=1281

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline aalto

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #33 em: Setembro 14, 2007, 10:29:19 am »
Estou triste...
Eu criei um "post" precisamente chamado DOBSONvsEQUATORIAL e salvo honrosas excepções, ninguém me passou confiança e agora vejo essa discussão aqui reproduzida,
e que traduz (na minha modesta opinião) o essencial das amarguras de um iniciante.
MAUS :(
Mas já agora tb queria deixar aqui as minhas dicas ao MAX 71 (com aquilo que sei...é preciso ter lata) mas aqui vai.

1) Compra o livro "Introdução à Astronomia e às observações astronómicas" do Guilherme de Almeida, editado pela Plátano Editora, são os 20€ que mais te vão fazer progredir neste momento.
2) Vai ao site da "Ciência Viva" e faz uma busca aos eventos que ainda restam do programa "ciência no verão / astronomia" e participa num com o teu filho, são muito pedagógicos (em geral) vais ter a oportunidade de contactar com muito do material que estás a ouvir falar, e o teu filho vai adorar. (Eu por ex. fui a um em Mira, em que chegaram mesmo a montar um planetário digital no meio de um pinhal - insuflável - e expuseram uma brilhante aula de astronomia com a ajuda do equipamento)
3) Esgotado o primeiro livro...compra o 2º! "Roteiro do Céu" do mesmo autor e editora, em simultâneo com os binóculos, que entretanto já são uma escolha informada através da leitura do primeiro, e do contacto com o "pessoal".
4) Esgotado o 2º livro...compra o 3º!  "Observar o Céu Profundo" igualmente do GA na Plátano, acompanhado do telescópio, que por essa altura já estarás mais que apto a decidir!

ah..."for the record" eu estou ainda na fase 3...mas enfim já tenho a lata de um expert! :-D
P.S. - Fui ontem ao planetário (Calouste-Gulbenkian) ver a sessão que tem em cartaz sobre o Hubble e gostei, leva lá o teu filho! Mas o mais importante é que eles me disseram que sábado vão fazer uma daquelas sessões mais pedagógicas, explicativas e interactivas, precisamente englobadas no "Ciência Viva" se puderes, dá lá um salto. Se for longe para ti, tens o do Centro Multimeios de Espinho, que ao que julgo saber até chegou mesmo a organizar pequenos cursos de Astronomia.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #34 em: Setembro 14, 2007, 10:36:25 am »
Citação de: "aalto"
Estou triste...
Eu criei um "post" precisamente chamado DOBSONvsEQUATORIAL e salvo honrosas excepções, ninguém me passou confiança e agora vejo essa discussão aqui reproduzida,
e que traduz (na minha modesta opinião) o essencial das amarguras de um iniciante.
MAUS :(

Olá,

da mesma forma que respondemos ao teu post no "DOBSONvsEQUATORIAL" também respondemos ao amigo Max71, não se fez nada de mal, só tentamos ajudar...

Quanto ao resto do post são boas dicas!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #35 em: Setembro 14, 2007, 12:05:01 pm »
Há quem diga que as conversas são como as cerejas.. Há até quem diga que numa caixa de chocolates não se sabe o que vai sair de lá quando se tirar um bom-bom cá para fora.. E acho que o rumo que muitas dicas e sugestões tomam, muitas vezes não é o esperado.
Um forum, devido a muitas características que tem, não é bem um repositório 100% organizado, onde uma resposta é dada unicamente uma vez.. Ou mesmo não é dada completa de uma vez no mesmo sítio..
Acho que pode ter sido isto o que aconteceu..

Ninguém aqui quer beneficiar uns e dar informação a menos a outros.. Simplesmente pode haver assim diferenças involuntárias, o que faz com que a leitura do forum acabe por ser uma coisa constante.. A cada dia, novos bocados da resposta à pergunta vão aparecendo, num sítio ou noutro; por uma razão ou por outra, ou se calhar sem uma razão mesmo.. Mas pronto, por estas e por outras razões é muito bom e extremamente saudável o pessoal participar. Isto inclui-te a ti, aalto, como bem o fizeste! Ninguém até agora tinha falado no livro, e fizeste muito bem a falar nele.
Quando uns tipos estão vidrados numa só solução esquecem-se de outras, e é aí que importa a participação de todos.  Eu lá atrás houve um bocadinho em que já só pensava em astro-fotografia, até me terem lembrado que astronomia não é só fotos!..

Boa!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Max71

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #36 em: Setembro 14, 2007, 12:20:54 pm »
Obrigado aalto,
Desculpa pelo desconforto, não tinha reparado no teu tópico, ainda bem que respondes-te, e por acaso já tinha pensado nisso, vou seguir o teu conselho, vou procurar adquirir mais conhecimento sobre astronomia, tentar, ter contacto com os diversos equipamentos, nos próximo eventos que surgirem, comprar livros sobre o assunto como propões, para assim estar mais á vontade na altura da compra do telescópio.
Em ralação ao Evento em Lisboa, vai ser um pouco difícil, mas de certeza ao de Espinho, irei, assim como ao do Europarque, na Feira, acompanhado pelo meu pequenito.
Deixo desde já o meu agradecimento a todos que responderam, uma vez que fiquei a saber de novas coisas q até agora era completamente desconhecido, já tenho um ponto de partida para a escolha do equipamento, mas ainda falta o essencial, saber distinguir geograficamente a posição dos astros, interpretar os seus mapas, as particularidades do correcto posicionamento e manuseamento de um telescópio, as oculares, toda a panóplia de conhecimento prévios e essenciais para de começar.
Mas penso que neste forum não me faltará recursos para me ajudar.

Max71
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #37 em: Setembro 14, 2007, 02:13:34 pm »
Olá,

importante também é não desaparecer aqui do fórum, pois quanto mais pessoas partilharem experiências e dúvidas mais "ricos" ficamos.

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline aalto

  • Mensagens: 26
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #38 em: Setembro 14, 2007, 04:22:21 pm »
Ei...ei...ei...CALMA!

A minha "tristeza" está longe de ser uma expressão de descontentamento.
Aliás...quero aqui manifestar o meu agradecimento por toda a disponibilidade e entreajuda que se vê (e eu já recebi) aqui no fórum. MTO OBRIGADO (se calhar deveria ter começado assim)...
Quanto ao "desaparecimento"...por mim ligo-me aqui quase todos os dias, a razão porque não participo mais...é ignorância, se não sei mais vale estar calado.
Em todo o caso, vou já de imediato fazer o que já deveria ter feito para não estar de consciência pesada: a minha apresentação no tópico correspondente.
Abraços celestes
P.S. - Não acho que seja obrigatório fazer a apresentação, se há pessoas que gostam de participar de outra forma, desde que cumpram as normas do fórum...óptimo. Quanto ao resto é da responsabilidade dos administradores.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #39 em: Setembro 14, 2007, 04:39:31 pm »
Citação de: "aalto"
...é ignorância, se não sei mais vale estar calado.
Não, não façam isto. Perguntem sempre, opinem sempre. A participação de todos é válida.
É claro que há aqui pessoas no fórum com vastíssimos conhecimentos, mas isso não torna as opiniões dos mais "ignorantes" inválidas. Enriquece-nos a todos, tal como o Fil já disse, um bocado aqui, um bocado ali.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #40 em: Setembro 14, 2007, 04:48:30 pm »
Citação de: "aalto"
Quanto ao "desaparecimento"...por mim ligo-me aqui quase todos os dias, a razão porque não participo mais...é ignorância, se não sei mais vale estar calado.

Olá,

a nota que deixei no post anterior não era em especial para ti mas sim para pessoas novas que possam também estar a entrar e leiam o post.
Compreendo que não se possa opinar sobre todos os assuntos mas é sempre saudável para o fórum haver um grande número de participantes. Quanto mais activos estivermos mais nos sentimos ligados e entusiasmados.

Este espaço é de todos e nós fazemos o espaço...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Max71

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #41 em: Setembro 18, 2007, 12:55:51 pm »
Alguém, tem conhecimento se a Faculdade de Ciências do Porto ainda continuar a ter as Terças-feiras de Observação?
Falei com um amigo meu este fim de semana, e ele disse-me que o dep. de Astronomia da Faculdade, ás Terças de Noite abria as portas a quem quisesse fazer Observação.

Cmps.
Max71
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #42 em: Setembro 18, 2007, 01:25:29 pm »
Acho que o CAUP tbm faz observaçoes em alguns fins de semana...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #42 em: Setembro 18, 2007, 01:25:29 pm »