Autor Tópico: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?  (Lida 8345 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #15 em: Setembro 12, 2007, 06:53:58 pm »
Miguel, acho que o Rui tem alguma razão no que diz.. Nós já estamos a pensar no equipamento que nos resolve muitas das chatices pelas quais alguns podem não se importar de passar no início..
Eu ainda sinto que consigo viver só com um motor em AR durante uns tempos, mas em breve farto-me disso, é verdade.
Ainda assim é bom deixar passar a noção que a qualidade que se quer ter nas imagens, começa rapidamente a pedir custos granditos..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #16 em: Setembro 12, 2007, 08:49:45 pm »
Citação de: "Rui Padrão"
:-D  :-D  Não sabia que o Paulo Santos ficou a detestar EQs! Eu é que lhe comprei o primeiro telescópio e posso dizer que estou satisfeito, embora reconheça as muitas limitações da minha pobre montagem...  :-D  :-D
Podes cres q sim... :)
Não me safei com o q te vendi e mais tarde ainda tentei um com GoTo e todas aquelas "modernices" :-D  e mm assim não durou mais q 2 ou 3 meses :s
O dobson é outra fruta nas minhas mãos. Além de ganhar em abertura ainda me dá mais prazer observar e manusear a montagem e agora com o Skyatlas laminado (chegou hoje) e o buscador Telrad vai ser canja encontrar tudo o q for possivel 8)
Mas isto sou eu... tudo depende de uma série de factores em cada um de nós, factores já referidos neste tópico.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #16 em: Setembro 12, 2007, 08:49:45 pm »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #17 em: Setembro 12, 2007, 10:27:27 pm »
Espero que não encarem isto como malícia da minha parte e eu não sou dono do monopólio da verdade, claro está, mas não concordo com isto dos dobs serem apenas para curiosos e de quem quer ter verdadeiras aspirações a ser astronomo amador, tenha de ir obrigatóriamente para uma montagem equatorial.
Eu como tenho um dob, sou suspeito, claro, mas cada um tem o direito de puxar a brasa à sua sardinha e não condeno ninguém por isso.

Para mim há simplesmente todo o tipo de astrónomo amador e a cada um, o seu equipamento ideal. Somos todos diferentes, com personalidades diferentes e com objectivos diferentes.

Para alguem que está a começar nestas coisas, para já, o melhor seria começar por aprender a observar a olho nu, nomeadamente, saber identificar várias estrelas e constelações e depois passar para uns binóculos 7x50 ou 10x50.

Mais tarde, se quizer sacrificar abertura e ter por outro lado um instrumento fácil para localizar objectos, então talvez um telescópio como o etx90 não fosse má ideia.

Se por outro lado, quer ter o máximo de abertura possível de modo a ter acesso a outras possibilidades de observação, então muito bem, vá para um dob.

Se alguem que está a começar quer um equipamento fácil de montar e desmontar e que lhe permita aprender a localizar coisas no céu, então o dob é o instrumento fundamental.
Agora, se essa pessoa não se importa de ter um tempo de setup mais elevado e em troca disso prefere mais conforto a nível de seguimento e localização de objectos, então a montagem equatorial será o ideal.
Se a pessoa ambicionar fazer astrofotografia, então será necessário a montagem equatorial, claro está. No entanto, isto da astrofotografia, não é pêra doce. Como todos sabemos, exige muita dedicação, muito investimento ( de tempo e dinheiro também) e na minha opinião, exige que se tenha já um conhecimento algo avançado nestas coisas.

Eu observo com o meu dob 10´ há quase 7 anos. Foi o meu primeiro telescópio sério. Hoje tenho 24 anos e posso-me orgulhar de ter um conhecimento do céu que o facto de ter a montagem equatorial ( com go-to) não me possibilitaria ( os settings circles para os dobs, ponho-os no mesmo saco). Sei-me orientar com os atlas com bastante facilidade e conheço a localização de muitos objectos de memória, precisando apenas de apontar o tubo. Tenho um setup que leva 5 minutos a montar e a desmontar, o que faz com que possa observar aqui a partir de casa, onde tenho a sorte de ter um céu bastante decente, com bastante frequência.
Tudo bem. Concordo perfeitamente que para observação planetária crítica, que um telescópio de muito boa qualidade com uma montagem equatorial que permita uma maior concentração na observação em vez de no seguimento, tenha uma grande vantagem.
No entanto, para observação de céu profundo, onde a minha gama de amplificações varia normalmente de 40x a 138x, ou em casos raros 278x, o céu "não anda" assim tão depressa que me faça sentir frustrado. Um pequeno toque com a mão de 20 em 20segundos ou assim, é mais que suficiente para efectuar o seguimento com eficácia.
Além disso, não vejo a vantagem de ter um tubo rotativo numa montagem equatorial, quando no dob, observo com o tubo a apontar a qualquer direcção, confortávelmente sentado num banco, nunca me exigindo observar em posições precárias.

Claro que provavelmente um dia, sinta a necessidade de me intrometer nesse mundo, que é a astrofotografia e aí necessitarei de uma montagem equatorial. Muitos outros astronomos amadores meus colegas e amigos, sentiram essa necessidade mais cedo e não vejo absolutamente mal nenhum nisso. É apenas uma questão de gostos e personalidades. Penso que uma das coisas mais maravilhosas neste nosso hobby é o facto de podermos optar por tantos caminhos diferentes e a cada caminho, haverá à sua espera um telescópio ideal.

Puxando mais uma vez a brasa à minha sardinha, se forem a ver, nos Estados Unidos, onde a astronomia amadora está na minha opinião bastante à frente de nós aqui, temos muitíssimos astronomos amadores que se dedicam com todo o mérito à astrofotografia, mas também muitíssimos outros que se dedicam à observação visual com dobs de grande abertura (+ 15 polegadas), com vastíssimas possibilidades de observação.
Penso que estes sejam dois caminhos válidos, com muitos pontos em comum, mas que não se possa dizer que de um lado estejam astrómomos sérios e do outro curiosos.

Um abraço a todos e não me batam por favor  :-D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #18 em: Setembro 13, 2007, 03:37:28 am »
Foi criado o prometido tópico p redireccionar sempre q for o caso.

Aqui: http://albedo.gem51.com/viewtopic.php?f=45&t=1281

Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #19 em: Setembro 13, 2007, 10:19:09 am »
joao marum:
Citar
mas não concordo com isto dos dobs serem apenas para curiosos e de quem quer ter verdadeiras aspirações a ser astronomo amador, tenha de ir obrigatóriamente para uma montagem equatorial.

Desculpem-me, se dei a entender isto que o joao marum disse. Nunca foi essa a minha intenção. O que eu quis dizer é que, quem estiver a começar e tiver alguma aptência para perceber como funciona o mecanismo de uma montagem equatorial deve tomar contacto com uma o mais cedo possível, pois isso irá trazer-lhe as vantagens que já referi.

Essa pessoa, possivelmente, depois de ver alguns objectos de céu profundo, e se se mantiver o interesse, irá então evoluir para chamados "baldes de luz" (dobs de grande abertura). Eu próprio gostava muito de ter um...  :mrgreen:

Tens que concordar que um dob de 10" não é propriamente um telescópio de iniciação... ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #20 em: Setembro 13, 2007, 10:26:41 am »
Eu gostava é de me ter iniciado com um obsession de 18´  :mrgreen:  :mrgreen:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #21 em: Setembro 13, 2007, 10:38:42 am »
Citação de: "joao marum"
Eu gostava é de me ter iniciado com um obsession de 18´  :mrgreen:  :mrgreen:
Era um excelente investimento para uma associação  :D
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline joao marum

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 388
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #22 em: Setembro 13, 2007, 10:41:37 am »
Mas pronto. Brincadeiras à parte, eu iniciei-me com um refractor de 60mm, o que era o que se conseguia arranjar há 15 anos atrás. O resto era caro de mais. Acho no entanto, que hoje em dia, com a descida constante de preços, os padrões podem ser outros. Concordo que um dob 10´não é o mais adequado para quem se está a iniciar.  Além de bastante pesado, é um investimento algo alto para alguém que não sabe se vai ficar por estas andanças nos próximos anos.
Além disso, a grande maioria são f5, o que faz com que a colimação seja crítica demais para algum iniciante.
É aí que um refractor tem vantangens. Temos sempre a certeza que nos está a oferecer as melhores imagens, sem nos preocuparmos com o alinhamento dos componentes ópticos. ( ok, bater com ele repetidamente numa parede não é recomendável mesmo assim).
Mesmo assim, acho que um dob de 6´não seria uma má opção para iniciação. A grande maioria dos que andam aí são f8, o que faz com que a colimação seja bastante mais tolerante ( pode estar um bocado desalinhado sem se notar diferenças nas imagens) e já tem uma abertura suficiente para que ofereça muitos "wows" nas imagens, tanto de planetas como de céu profundo. Claro que com um dob, vai ser preciso aprender o céu, mas isso faz-se aos poucos. Pode-se começar por objectos visíveis a olho nu, que requerem apenas que se aponte o tubo, sem o auxílio de mapas e depois, passa-se gradualmente para objectos mais difíceis.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
------------------
João Marum
GOAAA

Offline Max71

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #23 em: Setembro 13, 2007, 10:55:38 am »
Fico grato pelo vosso feedback, sei que por vezes é difícil reunir consensos, mas isso é bom para mim, presenciar as experiências de cada um as dificuldades e vantagens de uma determinada escolha.
No meu caso, e dada a minha inexperiência, penso que um Dob se encaixa perfeitamente, apesar de achar as montagens EQ + interessantes pela sua dinâmica, aliada a um bom conhecimento de manuseamento da mesma, mas isso não é para mim, pelo menos nesta fase.
Não querendo abusar da vossa paciência, saber, dentro da gama de telescópios, o mais equilibrado na relação preço/qualidade. isto para 6" e 8".

Obrigado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #24 em: Setembro 13, 2007, 11:19:37 am »
Olá,

creio que um XT8 http://www.gem51.com/verproduto.php?id=46&fam1=1 será uma excelente escolha...

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #25 em: Setembro 13, 2007, 11:40:40 am »
O que dizem é que as 8" é o limite a partir do qual os objectos do céu profundo começam a ter piada. Eu tenho um de 6" e embora esteja muito contente com ele, acho que tanto de céu citadino como em céu da aldeia o de 8" representa um salto significativo. E ainda é bastante transportável. O de 10" é que já começa a ser volumoso e pesado.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Max71

  • Mensagens: 7
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #26 em: Setembro 13, 2007, 11:44:58 am »
É possivel converter um Dob Orion SkyQuest XT8 numa base EQ?

Max71
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #27 em: Setembro 13, 2007, 11:45:34 am »
Citação de: "rogercrespo"
Olá,

creio que um XT8 http://www.gem51.com/verproduto.php?id=46&fam1=1 será uma excelente escolha...

Concordo.
Caso tenhas problemas de falta de espaço ou queiras transportar o telescópio no carro sem limitar o espaço disponível, sugiro ainda este: http://gem51.com/verproduto.php?id=2520&fam1=1
Caso contrário ficas mt bem servido com o XT. Eu tenho um de 10" e estou plenamente satisfeito ;-)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #28 em: Setembro 13, 2007, 11:49:41 am »
Citação de: "Max71"
É possivel converter um Dob Orion SkyQuest XT8 numa base EQ?

Max71
Sim, é possível colocar o tubo numa montagem equatorial, desde q esta suporte o seu peso. Mas não sei no entanto até q ponto será viável. O peso dos tubos dos dobson são normalmente mt pesados e p garantir uma certa estabilidade tens q apostar em montagens mais caras. Talvez compense mais no futuro investir num setup equatorial completo e ficar com o dobson como um 2º equipamento exclusivamente p observações. Caso seja demais ou não tenhas mt espaço, podes sempre vendê-lo. Nao será dificil, garanto.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline rogercrespo

  • Astro-Amador
  • ****
  • Mensagens: 500
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #29 em: Setembro 13, 2007, 11:50:31 am »
Citação de: "Max71"
É possivel converter um Dob Orion SkyQuest XT8 numa base EQ?

Max71


Olá,

sim é possível! Para isso é necessário comprar a montagem e mais um ou outro acessório, como aneis e barra dovetail.
Aliás acho que o nosso amigo Xumaxer fez exactamente isso!

Abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: AJUDA: Qual o Telescópio apropriado para mim?
« Responder #29 em: Setembro 13, 2007, 11:50:31 am »