Autor Tópico: Cabos USB  (Lida 4726 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Cabos USB
« em: Setembro 10, 2007, 02:02:35 am »
Olá a todos. Tenho uma DSI PRO, que ligo por USB ao computador e funciona perfeitamente. Até ai tudo bem, mas o que eu fiz, foi montar o telescópio no meu jardim, e com 4 extensores de cabos USBs, puxar a ligação para o PC para poder estar sentadinho e quentinho a fazer as minhas pseudo experiências :D  O problema é que a distancia entre o PC e o telescópio é cerca de 15 metros, ou seja, os cabos perdem sinal e não chega imagem ao PC. Cada cabo numa das pontas, tem uma caixinha com um circuito integrado, que o vendedor me disse que era um amplificador de sinal, mas que eu acho que aquilo não amplia é nada, pelo contrário, até acho que faz interferência, pois quando ligo só um desses cabos a imagem melhora um bocadito, mas com muita interferência. Alguém sabe uma forma de aumentar a potência para os cabos?
Obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #1 em: Setembro 10, 2007, 02:25:37 am »
Olha, acabei de arranjar uma DSI PRO. Tenho más notícias, aquilo só funciona a curtas distâncias. Tentei pôr um hub alimentado mas não funcionou. O máximo que consigo para já são 3 metros. E mesmo assim aquilo tem imensas perdas de sinal. Talvez um conversor USB-LAN-USB, mas isso fica caro e não é garantido que funcione. Andamos com o mesmo problema, embora para mim 3 metros chegam.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: Cabos USB
« Responder #1 em: Setembro 10, 2007, 02:25:37 am »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #2 em: Setembro 10, 2007, 09:18:50 am »
Pois, isso do USB foi feito (diz a especificação) para um comprimento máximo de 5 metros. Há uns tipos que fazem cabos especiais, que dizem que conseguem sair da especificação e ir até 10 metros. Mas é supostamente possível utilizar hubs/repetidores USB alimentados (powered USB hubs) para aumentar a distância. Mas não sei muito mais.
Portanto era necessário um destes hubs de 5 em 5, parece-me, ou seja, precisarias de 3 hubs.. (não podem ser alimentados pelo próprio USB, porque senão tudo isso puxa mais do que o portátil consegue alimentar)
O "engraçado" relativamente ao comprimento máximo é que tem a ver com o tempo que o sinal demora a ir e voltar. Se o cabo for muito grande, a resposta chega depois do "timeout", pelo que o computador pensa que não há resposta e que o cabo está desligado.
Há assim umas coisas destas, que não sei se têm equivalente por estes lados do Atlântico..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #3 em: Setembro 10, 2007, 11:07:54 am »
Há assim umas coisas destas, que não sei se têm equivalente por estes lados do Atlântico..[/quote]

Pois, é precisamente isso que ando a vêr, e isso arranja-se no Ebay vindo de Inglaterra, mas ainda estou a vêr ao certo e fazer perguntas ás pessoas que vendem, para saber se realmente funciona bem ou não. O problema é que todos estes extenders são USB 1.1.  Isto é um porblema?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #4 em: Setembro 10, 2007, 11:09:54 am »
Exactamente, Fil. O problema parece-me estar no driver da câmara, que tem timeouts muito curtos.
Aquilo que referiste era o que eu já tinha sugerido, um conversor USB-LAN-USB. Se funcionar tens centenas de metros. O problema é que isso não é exactamente igual a um cabo USB. Passo a explicar.
Aquilo é CAT5, ou seja, 100MBits/s. Essa velocidade é velocidade de camada física. Com a codificação de manchester na verdade aquilo é apenas 50MBits/s na camada superior. Não sei se aqueles pequenos aparelhos aplicam alguma camada protocular. Se o fizerem, tens de reduzir a velocidade praí em 5% por causa dos overheads. Ora uma comunicação USB 2.0 atinge os 320Mbits/s, se o controlador estiver apenas a controlar um dispositivo. Compara isso com os 50MBits/s do CAT5 e vês que não dá  :evil:
Se for CAT6 é gigabit e dará perfeitamente. Isto se os aparelhos não tiverem um delay de transmissão que invalide isto.

A DSI funciona em USB 1.1. O problema é que em vez de demorar muito tempo a receber uma frame, recebe-as rapidamente mas cheias de ruído.
E quando a distância é grande, é isso que acontece, ela é detectada como estando a funcionar em USB 1.1.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #5 em: Setembro 10, 2007, 11:15:53 am »
Geek Power! :geek: :geek: :geek: :geek: :geek: :geek:
É só conhecimento!! É tão fixe juntar pessoal que sabe tudo de um pouco e um pouco de tudo !
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #6 em: Setembro 10, 2007, 12:05:16 pm »
Citação de: "Fil"
Geek Power! :geek: :geek: :geek: :geek: :geek: :geek:
É só conhecimento!! É tão fixe juntar pessoal que sabe tudo de um pouco e um pouco de tudo !

É a vantagem dos fóruns!  :-D É o ajuntamento do conhecimento colectivo em prol da comunidade... Isto sim, orgulha-me fazer parte desta comunidade. Cada vez mais.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Pedro99

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 63
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #7 em: Setembro 10, 2007, 12:49:28 pm »
Aquilo é CAT5, ou seja, 100MBits/s. Essa velocidade é velocidade de camada física. Com a codificação de manchester na verdade aquilo é apenas 50MBits/s na camada superior. Não sei se aqueles pequenos aparelhos aplicam alguma camada protocular. Se o fizerem, tens de reduzir a velocidade praí em 5% por causa dos overheads. Ora uma comunicação USB 2.0 atinge os 320Mbits/s, se o controlador estiver apenas a controlar um dispositivo. Compara isso com os 50MBits/s do CAT5 e vês que não dá  :evil:
Se for CAT6 é gigabit e dará perfeitamente. Isto se os aparelhos não tiverem um delay de transmissão que invalide isto.

Descobri uns extensores que utilizam cabos CAT5E com 15 metros. Há alguma diferença para os CAT5?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #8 em: Setembro 10, 2007, 01:37:37 pm »
Citação de: "Pedro99"
Descobri uns extensores que utilizam cabos CAT5E com 15 metros. Há alguma diferença para os CAT5?
CAT5E indica que são de melhor qualidade. Mas a velocidade é a mesma. São é mais imunes ao ruído.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #9 em: Setembro 12, 2007, 12:03:36 pm »
Já agora, se eu fosse incubido de desenhar uma câmara, fazia-a Ethernet. Os controladores são mais simples do que USB e simplesmente não existem drivers. Qualquer computador, até mac ou linux poderia comunicar com a câmara.
Acho que algumas câmaras de topo são ethernet. E não percebo como é que as baratas não são...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #10 em: Setembro 12, 2007, 04:00:09 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
E não percebo como é que as baratas não são...
Talvez por razões de legacy. Sempre é mais fácil (barato) copiar electrónica existente do que desenvolver de novo.. Não ter drivers implica que a câmara seja algo autónoma, ou que obedeça a algum protocolo..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #11 em: Setembro 12, 2007, 05:02:38 pm »
Fil, Ethernet apareceu na década de 70. O modelo físico actual tem cerca de 14 anos. Muito antes de aparecer o USB. O problema é que teria de ser Gigabit e nem todos os portáteis a têm. Mas também nem todos os portáteis têm USB 2.0.
É como aceder a um servidor Web. A câmara teria um pequeno serviço que responderia a pedidos. Muitíssimo mais fiável e fácil de desenvolver do que comunicações USB. Além disso não estaria ligado a um computador, estaria ligado a todo o mundo. Qualquer pc do mundo poderia lá aceder, se ela estivesse ligada a um router que a ligasse à net.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #12 em: Setembro 12, 2007, 05:29:51 pm »
Pois... Mas um gajo para ligar a câmara a um PC, precisa de comprar um swtich e dois cabos, ou então um cabo cruzado... Não sei.. Mas realmente elas estão a aparecer por aí agora..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #13 em: Setembro 12, 2007, 06:24:46 pm »
O Miguel tem razão... o japoneses já têm os controladores de mão com ligação Ethernet (Starbook e Starbook S). O SO é uma espécie de Linux. Para se comunicar com o comando é como comunicar com um qualquer elemento de rede porque aquilo tem um IP...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cabos USB
« Responder #14 em: Setembro 12, 2007, 06:40:02 pm »
Giro.. Assim sendo, precisa de alimentação própria...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: Cabos USB
« Responder #14 em: Setembro 12, 2007, 06:40:02 pm »