Autor Tópico: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!  (Lida 24703 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #90 em: Novembro 23, 2007, 05:17:49 pm »
Citação de: "Xevious"
Citação de: "Rui Padrão"
Se o periélio se situa depois da órbita de Marte nunca teremos chuva de meteoros aqui na Terra, certo?  ;-)
Discordo
afinal os dejetos viajem em todas as direções apartir do centro do cometa
e eles são expelidos a uma velocidade de 500metros/segundo

para que os dejetos nunca chegassem aqui
ele deveria perder sua órbita e se deslocar se afastando da terra a uma velocidade maior doq 500metros/segundo
e isso não vai acontecer
portanto um dia ou outro os dejetos chegarão aqui
mas pode não dar em nada

Bom, é certo que ele pode estar a crescer a 500 m/s..
Mas no dia 23 de Out ele estava a 2.4349 ua do Sol. 48 horas depois ele estava a 2.4425 ua do Sol. isto dá uma velocidade mínima de 6600 m/s (mínima por esta ser uma velocidade de afastamento do Sol, e não ao longo da órbita; logo o cometa vai mais rápido que isto).. os 500m/s a que os destroços saem do cometa são uma ninharia comparado com isto. Significa que o pedaço de cometa mais veloz anda a 7100 m/s à frente do cometa, e o mais lento anda a 6100 atrás do cometa. Além desse pedaço menos veloz estar a ser empurrado pelo vento solar, Acho que a diferença de velocidade não é suficiente para justificar uma órbita muito diferente que venha cá parar à órbita da Terra.
Penso que é mais provável vermos um Júpiter com uma atmosfera "activa" à passagem pela nuvem, do que nós apanharmos com uma pedrnha que seja vinda do cometa, nos próximos séculos (admitindo que nenhum outro planeta desvia essas pedrinhas)..
Mas não deixa de ser uma caso de estudo interessante, estimar o que aconteceria aos nossos satelites de comunicação, meteorologia, e outros..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Xevious

  • Mensagens: 11
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://www.forummania.com.br
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #91 em: Novembro 23, 2007, 05:42:35 pm »
Citação de: "Fil"
Significa que o pedaço de cometa mais veloz anda a 7100 m/s à frente do cometa, e o mais lento anda a 6100 atrás do cometa.
sim mas o cometa vai e ele voltará
então esse afastamento será uma aproximação

claro
certamente estamos com sorte com esse cometa

ah
fiz uma divulgação para este tópico
apartir do topico do cometa no meu forum
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #91 em: Novembro 23, 2007, 05:42:35 pm »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #92 em: Novembro 24, 2007, 10:36:50 am »
Citação de: "Fil"
Citação de: "Xevious"
Discordo
afinal os dejetos viajem em todas as direções apartir do centro do cometa
e eles são expelidos a uma velocidade de 500metros/segundo

para que os dejetos nunca chegassem aqui
ele deveria perder sua órbita e se deslocar se afastando da terra a uma velocidade maior doq 500metros/segundo
e isso não vai acontecer
portanto um dia ou outro os dejetos chegarão aqui
mas pode não dar em nada

Bom, é certo que ele pode estar a crescer a 500 m/s..
Mas no dia 23 de Out ele estava a 2.4349 ua do Sol. 48 horas depois ele estava a 2.4425 ua do Sol. isto dá uma velocidade mínima de 6600 m/s (mínima por esta ser uma velocidade de afastamento do Sol, e não ao longo da órbita; logo o cometa vai mais rápido que isto).. os 500m/s a que os destroços saem do cometa são uma ninharia comparado com isto. Significa que o pedaço de cometa mais veloz anda a 7100 m/s à frente do cometa, e o mais lento anda a 6100 atrás do cometa. Além desse pedaço menos veloz estar a ser empurrado pelo vento solar, Acho que a diferença de velocidade não é suficiente para justificar uma órbita muito diferente que venha cá parar à órbita da Terra.
Penso que é mais provável vermos um Júpiter com uma atmosfera "activa" à passagem pela nuvem, do que nós apanharmos com uma pedrnha que seja vinda do cometa, nos próximos séculos (admitindo que nenhum outro planeta desvia essas pedrinhas)..
Mas não deixa de ser uma caso de estudo interessante, estimar o que aconteceria aos nossos satelites de comunicação, meteorologia, e outros..


Concordo com o Fil. Os destroços do cometa mto dificilmente cá, pelas razoes referidas plo Fil e por isso nao vale a pena estar aqui a repetir ;-)

É de salientar que a orbita do cometa tbm nao intersecta a de Jupiter(como se pode ver na imagem das orbitas que o Fil postou um pouco atras), por isso, a unica hipotese(a meu ver) de os detritos do cometa atingirem Jupiter e que o vento solar os leve para as proximidades da orbita de Jupiter e depois sim, verificar-se-à um aumento da actividade da atmosfera de Jupiter. mas msm assim nao me parece mto favoravel pois, msm se chegarem a Jupiter, ja devem estar mto rarefeitos.

Aproveito para lançar novas questoes.

Ha alguma nave que vai a passar naquela zona e que pode ser atingida pelos detritos? Detritos a velocidade de 7100m/s poderiam causar serios danos...
Se acontecer um aumento da actividade da atmosfera joviana causada plos detritos esta nao podera ser vista por telescopios amadores, so uma sonda la perto é que deve dar por isso, certo?
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #93 em: Novembro 24, 2007, 05:52:54 pm »
Citação de: "Orion_PKFD"
(...)É de salientar que a orbita do cometa tbm nao intersecta a de Jupiter(como se pode ver na imagem das orbitas que o Fil postou um pouco atras), por isso, a unica hipotese(a meu ver) de os detritos do cometa atingirem Jupiter e que o vento solar os leve para as proximidades da orbita de Jupiter e depois sim, verificar-se-à um aumento da actividade da atmosfera de Jupiter. mas msm assim nao me parece mto favoravel pois, msm se chegarem a Jupiter, ja devem estar mto rarefeitos.
Pois, era a esses que eu me referia.. Os detritos largados pelo cometa, que irão cruzar a órbita de Júpiter.. Isso cruzam de certeza.. Ou melhor dizendo, se imaginarmos uma cauda como uma linha recta infinita, ela vai cruzar a órbita!.. Agora é preciso é fazer continhas com a evloção da cauda ao longa dessa linha, e com os dados orbitais dos dois intervenientes (eu não as sei fazer) para saber se nessa altura vão passar ao mesmo tempo que Júpiter.. Pode muito bem acontecer que os detritos passem andes de Júpiter, porque Júpiter, apesar de estar a ~5 ua do Sol, vai demorar os tais 5 ou 6 anos a chegar lá, ao passo que daqui a esse tempo, já o cometa passou pelo afélio e estará de volta a iniciar mais uma investida (tem um período de ~7 anos).. :)
Citação de: "Orion_PKFD"
Ha alguma nave que vai a passar naquela zona e que pode ser atingida pelos detritos? Detritos a velocidade de 7100m/s poderiam causar serios danos...
Não sei qual a técnica usada para fazer "passadores" de fazer sopa ;) mas é possível que essa seja uma delas :geek:
Mas a malta que lança satélites lá para cima sabe disso.. A melhor arma contra isso é mesmo a prevençao em não atirar uma sonda para sítios desses..
Citação de: "Orion_PKFD"
Se acontecer um aumento da actividade da atmosfera joviana causada plos detritos esta nao podera ser vista por telescopios amadores, so uma sonda la perto é que deve dar por isso, certo?
Eu estava a especular que sim.. Seria giro!.. Mas sinceramente não temos resolução para ver riscos de meteoritos a cair lá.. Eu esperava era que havendo tantos ao mesmo tempo, seria possível que isso iluminasse a atmosfera do planeta, do lado esquerdo dele. :) Claro que se veria melhor no lado escuro de Júpiter.. Coisa que a gente daqui não vê muito bem..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #94 em: Novembro 25, 2007, 09:27:46 pm »
Acho que me enganei.. As contas que fiz para Júpiter apanhar com pó-de-Holmes nos olhos partiam do princípio que os planetas rodavam no sentido contrário aos ponteiros do relógio.. Mas agora estou completamente baralhado, para que lado giram os planetas em torno do Sol..

Entretanto vejam esta applet pare terem uma ideia de como os planetas e o cometa se mexem.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline Rui Padrão

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 143
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #95 em: Novembro 26, 2007, 02:45:19 pm »
Enquanto os pós chegam e não chegam a Júpiter, fui observá-lo no passado sábado. A lua estava cheia, como sabem, e a vista foi desoladora, comparada com o que se via há 2/3 semanas... A nuvem está muito mais ténue (magnitude 5 ou 6) e embora ainda se veja uma mancha com os binóculos, já só me consigo aperceber de algo com a visão periférica, olhando pela plossl de 20 mm no meu Newton de 130/900 mm. No entanto, dá para ver que o tamanho aumentou muito desde a minha última observação de há 2 semanas.

Enfim, vamos poder ver melhor daqui a 1 semana, quando a lua se começar a pôr mais cedo...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #96 em: Novembro 26, 2007, 09:00:57 pm »
Uma coisa que me parece importante e que e visivel no applet, principalmente mexendo nas barras laterais que fazem variar o angulo de observaçao. Entao, supostamente, Jupiter so pode apanhar com o po no ponto onde a sua orbita é intersectada com a linha imaginaria que parte do sol e passa plo ponto de intersecçao da orbita do cometa com o plano do sistema solar. Assim, mexendo no date, obtem-se a data correspondente a situaçao referida acima.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #97 em: Novembro 30, 2007, 10:05:49 am »
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Re: Cometa 17P/Holmes - OUTBURST mag~3!!!
« Responder #97 em: Novembro 30, 2007, 10:05:49 am »