Autor Tópico: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007  (Lida 15160 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #30 em: Setembro 06, 2007, 07:32:47 pm »
Bom eu só tenho pena, porque amanhã é impossível para mim.
Mas não se prendam por mim.
Raio do tempo!!! Melhora se faz favor! :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:
Entretanto pedi à senhora da pensão para ir olhando para o céu de noite e ver se há nuvens. :-D  :-D  :-D

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #31 em: Setembro 06, 2007, 07:36:04 pm »
Eu sei que não vou e tal.. Mas pensem em duas coisas: problemas de se fazer alterações de última hora (nomeadamente uma coisa de fim-de-semana passar para dia de trabalho), e vejam mesmo se as nuvens altas são muitas ou não.. nuvens altas às vezes é só "má transparência".. Nuvens baixas é que é pior. Por outro lado as nuvens baixas saiem da frente mais rápido que as nuvens altas..
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #31 em: Setembro 06, 2007, 07:36:04 pm »

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #32 em: Setembro 06, 2007, 07:50:06 pm »
Boas,

eu que também não vou, gostaria de fazer uma sugestão, espero que não levem a mal.
Não adiem. Qualquer adiamento terá sempre um aspecto muito negativo. Na minha opinião mantenham agendado o encontro e vão na mesma.

Mesmo que esteja o tempo encoberto, há muitas coisas que poderão fazer em conjunto, uma dela é trocar ideias e experiências no local.
Isto faz-me lembrar um dos primeiros encontros que organiza-mos aqui na "Srª do Monte" em Leiria. Noite pior para astronomia não podia estar, vento e novoeiro serrado, mas ainda assim foi um encontro de sucesso e impulsionador de muitos outros encontros.

Foi uma noite ainda assim muito agradável de umas dezenas de pessoas todas apinhadas numa pequena tenda familiar a ouvir conversas, "estorietas" e troca de ideias pela noite dentro.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #33 em: Setembro 06, 2007, 08:09:29 pm »
Estou a gostar de ouvir as vossas opiniões.
O FIL tem razão no que diz respeito às nuvens, de qualquer forma as coisas podem melhorar, ou piorar  :-D  :-D  :-D
Dependendo do que decidirem eu confirmo amanhã.

Até amanhã
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #34 em: Setembro 06, 2007, 08:45:05 pm »
Desculpem só responder agora mas eu no trabalho não tenho acesso à net.
Nesta curta pausa p jantar venho concordar com o Fil e o jaclerigo. Por mim não se adia. Mais vale algumas nuvens do q céu completamente nublado. Além disso é sempre mau adiar-se as coisas tão em cima da hora. De certeza q mt gente não iria nessas condições e eu sou uma delas pq trabalho até à meia-noite, logo, não conseguiria chegar antes da 1h :?
Desculpem mas é a minha opinião. Tenho a certeza q será uma boa experiência, desde o jantar, a troca de impressões/sugestões e a própria observação. Mas atenção, se preferirem amanhã eu não me vou impôr. E claro q podem ir. No entanto infelizmente não vou nessas condições.
Q dizes Miguel?
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #35 em: Setembro 06, 2007, 09:01:32 pm »
Se repararem agora neste site: http://weather.msn.com/tenday.aspx?weal ... c:POXX0024 as previsões indicam céu limpo... Isto são previsões, nada garantido. Pode ser q tenhamos sorte. Há dez dias diziam q chovia... :s
Só poderei agora vir à net depois da meia-noite mas virei cá p verem o q decidiram.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline xumaxer

  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1217
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #36 em: Setembro 06, 2007, 09:30:57 pm »
Bem, IMHO, adiar é bom e mau...
Mau porque pode desanimar quem estava indeciso  :(
Bom porque pode sempre haver outro dia melhor  :D

Agora, se não temos o telescópio perfeito, porque achamos que devemos ter a noite perfeita?  ;-)
Claro que para quem está perto, não causa grande transtorno ir e... voltar de "olhos a abanar", mas para quem está longe a "coisa" já não é tão simples.  :?  :?  :?
De qualquer forma, prognósticos só mesmo no local  e... 5 minutos depois do acontecimento. :-D

Não sei se conhecem o site de meteorologia da Univ Aveiro : http://climetua.fis.ua.pt/previsao/port ... hp?lang=uk

Para sábado esqueçam a observação e concentrem-se na audição, como refere o Jac.
Há ainda este site http://www.meteotube.com
e com tendência a piorar...

Realmente as previsões não são nada animadoras....
Decidam-se pelo melhor dia. Eu por mim no sábado não irei de certeza absoluta, pois não quero fazer "n" Km (mais ou menos 400Km)para voltar para trás, apesar de querer conhecer-vos pessoalmente e de trocar impressões, mas estou mais interessado em fazê-lo com "a mão na massa", de preferência.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumps ;)

JC
xumaxer
_____________________
"Nunca vi tão bem; a noite é bela; o meu telescópio é o melhor do mundo" William Herschel in Telescópios (2004)

http://myskyatnight.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #37 em: Setembro 07, 2007, 12:38:04 am »
No meteoblue as previsões p a cidade de Arouca indicam nuvens altas a partir da 1h da manhã. Eu continuo disposto a ir ao jantar e levar o canhão na mala na esperança de termos pelo menos um par de horas de boas condições. Compreendo perfeitamente q p quem está relativamente distante é um risco demasiado alto, sobretudo qd está envolvida uma estadia.
Talvez esteja a ser optimista demais mas mm assim vou esperar p ver :)
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #38 em: Setembro 07, 2007, 10:08:54 am »
Paulo, tens razão. Por outro site que tenho seguido, as previsões mais recentes dão núvens apenas a partir da 1 da manha  :sunny:
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #39 em: Setembro 07, 2007, 10:33:04 am »
Citação de: "Miguel Lopes"
Paulo, tens razão. Por outro site que tenho seguido, as previsões mais recentes dão núvens apenas a partir da 1 da manha  :sunny:
Acabei de confirmar isso novamente. Inclusivé no site de meteorologia da Univ. de Aveiro q ontem dava nuvens já a partir do final da tarde de Sábado, hoje já indica essa situação só precisamente a partir da 1h. Com sorte ainda temos mais 1 ou 2 horas de observação p além da hora prevista :-D
E então, fica tudo como estava?
Xumaxer e dUbeni, não querem reconsiderar a vossa presença?
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #40 em: Setembro 07, 2007, 11:45:03 am »
Claro Paulo Santos.
Sendo assim vou tratar das coisas para ir ter com vocês, e participar no jantar.
Eu sempre tive vontade de ir, por várias razões:
1º - Desde que vim de férias o céu por estes lados está opaco;
2º - A vontade de estar com pessoas mais experientes e trocar impressões e experiências;
3º - Porque se trata de um pequeno grupo com quem troco impressões neste forum.

Citação de: "xumaxer"
Agora, se não temos o telescópio perfeito, porque achamos que devemos ter a noite perfeita?  
Claro que para quem está perto, não causa grande transtorno ir e... voltar de "olhos a abanar", mas para quem está longe a "coisa" já não é tão simples.    
De qualquer forma, prognósticos só mesmo no local e... 5 minutos depois do acontecimento.  
Para todos os efeitos concordo com o xumaxer, previsões só mesmo lá no local e na hora.
Vá lá xumaxer! até amanhã nunca se sabe e se calhar até melhoram, ou pioram  :-D  :-D  :-D

Até amanhã.  :sunny:   :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:  :sunny:
Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #41 em: Setembro 07, 2007, 11:47:31 am »
O xumaxer tem toda a razão. Há uns meses fui a Leiria ter com ele e o tempo estava péssimo. Mesmo assim insistimos e quando chegamos ao local tivemos praí 2 horas excelentes. Algumas nuvens a passar de vez em quando, alguma neblina, mas até à 1 da manhã foi a melhor sessão que já tive.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline Fil

  • Moderador Global
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 2621
  • Karma: +5/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #42 em: Setembro 07, 2007, 12:00:47 pm »
Que raio de coisa colocaram aqui do meteoblue, que me aparece uma jalena a pedir login e password de uma conta do meteoblue ?  :evil:  :(|

Bom, mas acho que fazem bem em ir amanhã! Ir carregado para o meio do campo, chegar ao local de observação e não montar nada por causa da humidade (já me aconteceu), do vento (já me aconteceu), das nuvens (já me aconteceu), faz parte do hobby! Testa o nosso gosto pela astronomia, mas além de proporcionar tema de conversa, ainda obriga a focarmo-nos uns nos outros, discutir experiências, e distribuir dicas e conselhos. É bom!

Claro que há que ver o preço da deslocação. 400 km ida-e-volta, a 6 litros aos 100, mais umas portagenzitas deveria ser o máximo que eu estaria disposto a pagar por uma coisa que não se faz todo o ano. Compreendo o xumaxer!
A quem estiver indeciso, eu faço publicidade para irem porque vai valer a pena de certeza, em especial a quem nunca tiver ido a um encontro destes!
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Fil.
GOAAA

Offline dUbeni

  • Astro-Principiante
  • ***
  • Mensagens: 335
  • Karma: +2/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #43 em: Setembro 07, 2007, 12:12:42 pm »
Citação de: "Fil"
Que raio de coisa colocaram aqui do meteoblue, que me aparece uma janela a pedir login e password de uma conta do meteoblue ?  
Que raio de coisa mesmo!
De qualquer forma fui ver as previsões aos diversos endereços e nenhuma é bem igual...uns dão nuvens mais cedo e outros mais lá para a 6 da manhã.
Previsões o que é que se há-de fazer.
E tu FIL não podes vir?

Let's have fun  :-D  :-D  :-D

Cumprimentos
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
dUbeni
Monte Estoril
38º 42' 25" N
9º 24' 30" W
"Eu ouço e esqueço, vejo e aprendo, faço e compreendo." provérbio chinês in "Telescópios" de Guilherme de Almeida.

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #44 em: Setembro 07, 2007, 12:40:07 pm »
Actualização: a previsão mais recente apresenta uma ligeiríssima melhoria, parecendo limpo até à 1 da manhã. E é tudo núvens altas. Temperaturas entre os 14 e os 18 graus. Utilizadores de SCTs, atenção, humidade elevada com o avançar da noite. Ainda não tenho o meu dew heater a funcionar  :(|
Vento praticamente nulo.
Actualização à hora de jantar.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Re: [OBSERVAÇÃO] Serra da Freita - 8 Setembro 2007
« Responder #44 em: Setembro 07, 2007, 12:40:07 pm »