Autor Tópico: Tripulantes da ISS encerram as mais longas caminhadas.  (Lida 1142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Tripulantes da ISS encerram as mais longas caminhadas.
« em: Junho 02, 2006, 01:07:36 pm »
Os ocupantes da Estação Espacial Internacional (ISS), o cosmonauta russo Pável Vinogradov e o americano Jeff Williams, concluíram hoje uma exaustiva caminhada espacial de mais de seis horas, anunciou a Nasa.

"Todas as tarefas foram executadas com sucesso", anunciou o controle da missão em Houston (Texas), quando os membros da Expedição 13 retornaram à camara de depressurização do complexo espacial.

Naquele momento a ISS se deslocava sobre a Europa oriental, após ter passado sobre o extremo norte da América do Sul, a cerca de 450 quilómetros de altitude.

"Já estamos em casa", disse Vinogradov antes de fechar a comporta e oficialmente encerrar a caminhada desta sexta-feira.

"Eles estão sãos e salvos no interior da ISS, após completar uma longa e exaustiva tarefa", acrescentou o controle da missão.

A duração oficial da atividade extraveicular (EVA) foi de seis horas e 31 minutos, uma das mais longas das 65 realizadas até agora para a construção da ISS.

As autoridades da Rússia e dos Estados Unidos decidiram prolongar a missão porque Vinogradov e Williams tiveram mais dificuldades que as previstas para executar sua longa lista de deveres. Um dos problemas foi o suporte do pé de um dos astronautas que se soltou, provocando uma perda de duas horas de trabalho.

Vinogradov lamentou, achando que não seria possível concluir a operação de substituir uma camera de vídeo. Mas a confirmação de que os trajes espaciais russos dos astronautas tinham funcionado sem problemas permitiu a decisão de continuar até quase chegar ao limite de segurança, disse um porta-voz da Nasa.

O prazo estendido foi o suficiente para que os astronautas pudessem finalmente tirar a camera, que começou a falhar em fevereiro de 2005, e a substituíssem por outra, que entrou em operação imediatamente, disse o controle da missão.

"Esta funcionando perfeitamente", informou o controle da missão em Houston.

Foi a primeira caminhada espacial da Expedição 13. A segunda deve acontecer em Agosto, acrescentou a Nasa.

No longo passeio pelo espaço, Vinográdov e Williams repararam um canal do Elektron, um sistema da ISS que produz oxigénio. Eles também recolheram os resultados de uma experiência sobre os efeitos da falta de gravidade nos microorganismos, além de reacomodar duas antenas e substituir a camera de vídeo do sistema de braço robótico.

O Elektron divide moléculas de água em oxigénio e hidrogénio. O oxigénio é utilizado na ISS, enquanto que o hidrogénio é eliminado no vácuo espacial.

Vinogradov também recolheu para um compartimento especial os resultados do experimento Kromka para medir o grau de poluição provocado pelos motores da nave.

O cosmonauta russo, que é o comandante da ISS, também ajustou o cabo de uma antena do módulo de serviço Zvezda, que será utilizado para a acoplagem do Veículo de Transferência Automatizada, uma nave não tripulada da Agência Espacial Europeia.

Fonte: Agência EFE in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Tripulantes da ISS encerram as mais longas caminhadas.
« em: Junho 02, 2006, 01:07:36 pm »