Autor Tópico: Nasa troca motores de novo veículo espacial.  (Lida 1113 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Nasa troca motores de novo veículo espacial.
« em: Maio 30, 2006, 09:16:20 pm »
A agência espacial norte-americana, Nasa, está descartando planos para a criação de uma versão não-reutilizável dos principais motores do vaivém espacial que seria usada num futuro veículo de carga. Em vez da versão não-reaproveitável, a Nasa vai comprar motores de foguetes usados nos lançadores Delta 4 da Boeing, informaram representantes da agência espacial nesta terça-feira.

Ambos os principais motores do vaivém e os motores RS-68 que impulsionam os lançadores Delta da Boeing são produzidos pela Pratt & Whitney Rocketdyne, unidade da United Technologies Corp, sediada na Califórnia.

A Nasa estima que o custo da compra dos motores Delta para seu veículo de carga pesada será de 20 milhões de dólares por motor, metade do preço de uma versão do motor principal. O preço é baseado numa taxa de vôo de dois lançamentos por ano.

A Nasa está desenvolvendo dois novos veículos para substituir o vaivém espacial, que deve ser aposentado em 2010. Um veículo transportará astronautas a bordo de uma cápsula que tem o estilo das naves Apollo, e o outro será usado para envio de carga necessária para expedições à Lua.

Até o término da construção da Estação Espacial Internacional, que está pela metade, os Estados Unidos planeiam retomar esforços no desenvolvimento de seu programa de envio de missões tripuladas à Lua.

O veículo que carregará astronautas usará o mesmo motor de combustível sólido que impulsiona o vaivém espacial durante os primeiros dois minutos e meio de vôo.

Já o transportador da carga usará motores de combustível sólido e cinco motores RS-68 de combustível líquido.

Ainda precisa ser determinado o fabricante do motor de próximo estágio para ambos os veículos e que será baseado no motor J-2, da era do projeto Apollo.

Fonte: REUTERS in Yahoo News
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por PauloSantos »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Nasa troca motores de novo veículo espacial.
« em: Maio 30, 2006, 09:16:20 pm »