Autor Tópico: [ASTROFESTA] 1º ASTROREDONDO - 7 a 9 de Setembro de 2007  (Lida 3510 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
[ASTROFESTA] 1º ASTROREDONDO - 7 a 9 de Setembro de 2007
« em: Julho 26, 2007, 02:26:58 pm »
Olá pessoal,

Venho informar que se irá realizar o Iº (de muitos, espero eu..) ASTROREDONDO, em Redondo, Alentejo, a cerca de 35Km de Évora.

Será realizado nos dias 7, 8, e 9 de Setembro de 2007.

O programa sairá muito brevemente.

Espero por vcs.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Orion_PKFD

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1228
  • Karma: +1/-0
    • Ver Perfil
    • http://astro-andregoncalves.blogspot.com/
Re: Iº ASTROREDONDO
« Responder #1 em: Julho 26, 2007, 02:58:50 pm »
Eu so vou puder ir para o ano, pois vou estar na Universidade Júnior na escola de fisica a fzaer um projecto toda a semana...

Mas e mais uma boa iniciativa para divulgar o fantastico mundo da astronomia ;-)
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »

Re: Iº ASTROREDONDO
« Responder #1 em: Julho 26, 2007, 02:58:50 pm »

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Iº ASTROREDONDO
« Responder #2 em: Agosto 21, 2007, 12:18:13 pm »
Ora Aqui está o programa das Festas!
http://naredondo.awardspace.com/astroredondo.pdf



PS: É necessária marcação prévia para o jantar convivio no Sábado. Mais informações: vitormanuelnunes@gmail.com

Espero-vos por lá, um abraço
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline Miguel Lopes

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1810
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Iº ASTROREDONDO
« Responder #3 em: Agosto 21, 2007, 03:16:57 pm »
humm, apelativo!!
Mas acho q é nessa data que vamos fazer aqui uma observação no norte. Por falar nisso, temos de a começar a planear...
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
"a astrologia é a ciência dos ignorantes, a astronomia é a dos que se sentem ignorantes" - Miguel Lopes

Offline PauloSantos

  • Grupo Galáctico
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1541
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
Re: Iº ASTROREDONDO
« Responder #4 em: Agosto 21, 2007, 03:22:56 pm »
Citação de: "Miguel Lopes"
humm, apelativo!!
Mas acho q é nessa data que vamos fazer aqui uma observação no norte. Por falar nisso, temos de a começar a planear...
Precisamente Miguel. Ainda hoje estive em contactos nesse sentido :D
Mas este não é o local p aprofundar esse tema.
Qt a este evento no Alentejo, espero q tenha sucesso e mt afluência.
Cumps
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Paços de Brandão/Stª Mª Feira

Latitude 40º 58\' 01"
Longitude -8º 34\' 59"
Altura 138m

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: Iº ASTROREDONDO
« Responder #5 em: Agosto 29, 2007, 10:03:29 am »
Caros amigo(a)s,
 
Venho por este meio fazer um Pedido URGENTE! Não queria chegar a este ponto de ter de por um "anûncio público", mas em desespero aqui vai!
 
Preciso Urgentemente de pelo menos 2 Palestrantes, para dar 2 palestras cada, no ASTROREDONDO.
 
Precisava de alguem que desse uma palestra sobre introdução a astronomia, direccionada para os mais jovens, e para quem pretende dar os 1ºs passos nesta área. E depois necessitava alguem, (1 ou 2) palestrantes, um dos quais pode ser o mesmo que dará a outra palestra, para falar sobre outros temas relacionados com a Observação Astronómica, mas nada de demasiado técnico, tipo nem muito avançado nem muito iniciante... Estas palestras serão dadas no sábado á tarde.
 
Para quem não sabe a envolvente da organização, este evento está incluido nas comemorações dos 20 anos do Núcleo Andebol de Redondo, e fazendo parte da direcção e como astrónomo amador que sou, propus a realização de um encontro de astronomia.  
Sei que o tempo já não abunda, mas tivemos diversos problemas que não possibilitaram a organização do mesmo mais cedo...
 
 
Nota: As despesas de alojamento (2 noites) e alimentação dos 3 dias ficarão a cargo da organização.
 
Abraços e desde já muito obrigado
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Offline João Clérigo

  • Administrador
  • Astro-Avançado
  • *****
  • Mensagens: 1698
  • Karma: +1/-0
  • Sexo: Masculino
    • Ver Perfil
Re: [ASTROFESTA] 1º ASTROREDONDO - 7 a 9 de Setembro de 2007
« Responder #6 em: Setembro 11, 2007, 02:37:27 pm »
Olá... só para saber como correu este evento.
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Cumprimentos,
João Clérigo

Offline vic_nunes

  • Astro-Curioso
  • **
  • Mensagens: 55
  • Karma: +0/-0
    • Ver Perfil
    • http://vitornunes.planetaclix.pt
Re: [ASTROFESTA] 1º ASTROREDONDO - 7 a 9 de Setembro de 2007
« Responder #7 em: Setembro 12, 2007, 10:53:36 am »
Ola a todos, ainda não tinha arranjado um tempinho para falar do Evento, mas aqui vais uma breve descrição dos acontecimentos...

Na sexta feira fui para o local de observação por volta das 21:00, por volta das 21:30 apareceram mais 2 pessoas do Redondo, digamos que ainda são uns "Astrocuriosos" que tinham 2 pequenos refractores, entretanto, montei o meu Setup (LXD55 SN 6"), ajudei os outros 2 amigos a montar os 2 telescópios deles e estive a explicar-lhes como funcionam as montagens equatoriais... entretanto começaram a chegar algumas pessoas ao local... foi-se observando, explicando as pessoas o que estavam a ver... enfim o normal para quem não conhece muito desta area...

Um pouco mais tarde chegou o colega Carlos Bernardino, o único astrónomo amador além de mim neste evento. Lá montou o Setup dele, e começou-se a observar... é claro que os participantes adoraram as imagens debitadas pelo telescópio de 10" do amigo Carlos... Tivemos cerca de 20 pessoas no local, algumas aguentaram até a 1:00, depois, fiquei eu e o amigo carlos a fazer testes com filtros e oculares, e a tentar observar objectos extremamente difusos...
Embora as condições não fossem as melhores, mas deu para observar e conseguir distinguir a nebulosa da América do Norte com OIII.

No sábado, não houve nada pra ninguém, pois o céu esteve encoberto o dia quase todo e á noite então ainda estava pior, dirigi-me para o local, ainda consegui observar andrómeda durante 20 minutos, ainda estiveram algumas (poucas) pessoas, mas depois abandonámos o local, pois não dava para ver nada, o céu ficou completamente encoberto...

Tenho pena de não ter tido mais aderência, mas de qualquer forma para o ano há mais, talvez num outro formato...

De qualquer forma quero agradecer a todos os que divulgaram e participaram no Encontro, e especialmente ao amigo Carlos pela sua presença no encontro.

Para quem não foi por causa das condições meteorológicas, na sexta feira, esteve um céu muito razoável... e deu para ver muita coisa mesmo, aliás, mais coisas do que nos arredores de LX em dias com um seeing muito bom para aquela zona... a (mais ou menos) proximidade do redondo não teve influência no céu, senão na zona norte do céu, e era ate aos 30º/40º.

Estão convidados a aparecer para o ano, ou para o próximo encontro, sim, em principio irei combinar brevemente um encontro informal.

Abraços
« Última modificação: Janeiro 01, 1970, 01:00:00 am por Guest »
Vitor Nunes
             Redondo - Alentejo

Re: [ASTROFESTA] 1º ASTROREDONDO - 7 a 9 de Setembro de 2007
« Responder #7 em: Setembro 12, 2007, 10:53:36 am »